sábado, 31 de março de 2018

Dinâmica de grupo para trabalhar tempo


DINÂMICA DE GRUPO: PEDRA, AREIA E ÁGUA          
                     Pedras grandes, pedras pequenas, areia e água

Dizem que certo professor universitário levou para a sala de aula alguns objetos com os quais pretendia apresentar aos seus alunos uma experiência que se assemelhava à vida de cada um. Os objetos eram (Pedras grandes, pedras pequenas, areia, água e um pote de vidro com boca grande).
Levou tudo para a sala de aula, colocou o vidro em cima da mesa e escondeu os demais objetos em baixo da mesma.
Quando a aula começou, ele iniciou seu exemplo. Abaixou-se, pegou uma pedra grande e colocou-a no vidro. Em seguida perguntou à classe:
- Cabe mais?
- Sim, responderam os alunos…


Novamente ele se abaixa, pega mais duas pedras grandes, coloca-as no vidro e pergunta novamente:
- Cabe mais?
- Não!!! - responderam os alunos, pois a ponta de uma das pedras já ficava para fora do pote.
Então o professor se abaixa, pega algumas pequenas pedras, a areia e começa a colocar dentro do pote. As pequenas pedras e as areia entram nos intervalos das grandes pedras e vão para o fundo do pote. O professor pergunta novamente:
- Cabe mais?
Os alunos ficaram em silêncio, com os olhos bem abertos aguardando qual seria o próximo movimento do professor.
Então ele se abaixa, pega a água e coloca a põe por cima. A água passa pelos intervalos dos demais objetos e vai para o fundo do pote. O professor com um sorriso diz aos alunos:
- Viram? Coube tudo!!!
A classe continua em silêncio, pensando no que viria depois, quando o professor diz com uma voz de expectativa….
- Alguém pode me dizer que tipo de exemplo que tentei passar para vocês nesta aula?
Um aluno levanta a mão e diz…
- Eu sei professor!!! Você tentou nos mostrar que sempre há tempo para tudo, que mesmo quando achamos que não temos tempo para alguma coisa, se nos esforçarmos conseguiremos achar um tempinho.
- Não, não foi isso que eu quis lhes ensinar, respondeu o professor. O que eu quis lhes mostrar é que na nossa vida, algumas coisas devem ter prioridades. Quando coloquei primeiro as grandes pedras, em seguida as pequenas pedras, depois a areia e por fim a água, estava mostrando que se eu invertesse a ordem e colocasse primeiro a água, depois a areia, quando fosse tentar colocar as pedras grandes, a água iria se derramar. Precisamos entender que algumas bases da nossa vida precisam ter prioridade.
Assim aquele professor conseguiu atrair a atenção de seus alunos e lhe passar o recado que desejava.


Modelo de relatório de projeto


RELATÓRIO –  PROJETOS PRIMEIRO SEMESTRE
PROFESSORA LUCINÉIA

Diante dos objetivos propostos no projeto da turma, posso afirmar que muitos objetivos foram alcançados. A música é uma atividade que desperta o interesse das crianças levando-os a participar ativamente. No decorrer deste semestre todos se envolveram dançaram, cantaram e brincaram muito.  Trabalhamos bastante algumas cantigas dando ênfase as que estarão no livro que está sendo confeccionado pela turma.  Foram realizados cartazes com a letra e imagens das músicas que ficaram expostos na sala e em outros espaços da creche. Todos os dias exploramos os cartazes e ainda realizamos várias atividades como: brincadeiras cantadas e tudo que da música  se pode aproveitar, conhecer partes do corpo, trabalhar natureza, higiene e movimento corporal e é claro muita diversão. Desenvolvemos  atividades de artes como colagens e pinturas para ilustrações do livro. As crianças conheceram a bandinha e experimentaram cada instrumento da mesma fazendo uso na rodinha. Apresentamos para turma também um violão onde cada um pode explorar tocar, ouvir o som. Foi realizado a confecção do chocalho e do tamborzinho os quais são utilizados sempre na rodinha, onde percebo que muitas crianças já conseguem cantar partes do refrão das músicas, reproduzir gestos, acompanhar com palmas e uma das músicas que tem total participação das crianças  é a do pintinho amarelinho e  palminhas, eles simplesmente adoram. Com relação ao projeto institucional, também tenho uma avaliação muito positiva, conseguimos construir uma bola de meia, um carrinho puxa puxa e o ioiô com a participação da família que enviaram materiais de sucatas solicitadas e fizeram a diferença. As crianças tiveram a oportunidade de ampliar seu repertorio de brincadeiras.
No segundo semestre pretendo dar continuidade a esse projeto, que foi tão bem aceito e muito proveitoso, um trabalho que trouxe novas experiências, muita aprendizagem,  descontração e socialização. Não dá para imaginar a Educação Infantil sem música sem brinquedo e sem brincadeiras.


Mensagem para reunião pais


A SOMA DOS TALENTOS


 SE A NOTA DISSESSE:
“NÃO É UMA NOTA QUE FAZ UMA MÚSICA.”
… NÃO HAVERIA SINFONIA.
SE A PALAVRA DISSESSE:
“NÃO É UMA PALAVRA QUE PODE FAZER UMA PÁGINA.”
… NÃO HAVERIA LIVRO.
SE A PEDRA DISSESSE:
“NÃO É UMA PEDRA QUE PODE MONTAR UMA PAREDE.”
…NÃO HAVERIA CASA.
SE A GOTA DISSESSE:
“NÃO É UMA GOTA DE ÁGUA QUE FAZ O RIO.”
…NÃO HAVERIA O OCEANO.
SE O GRÃO DE TRIGO DISSESSE:
“NÃO É O GRÃO QUE PODE SEMEAR O CAMPO.”
…NÃO HAVERIA COLHEITA.
SE O HOMEM DISSESSE:
“NÃO É UM GESTO DE AMOR QUE PODE SALVAR A HUMANIDADE.”
JAMAIS HAVERIA JUSTIÇA E PAZ, DIGNIDADE E FELICIDADE NA TERRA DOS HOMENS.
COMO A SINFONIA PRECISA DE CADA NOTA,
COMO O LIVRO PRECISA DE CADA PALAVRA,
COMO A CASA PRECISA DE CADA PEDRA,
COMO A COLHEITA PRECISA DE CADA GRÃO DE TRIGO,
A HUMANIDADE INTEIRA PRECISA DE TI,
ONDE ESTIVERES, ÚNICO E, PORTANTO, INSUBSTITUÍVEL.
COMO O FUTURO DO NOSSO PAÍS, PRECISA DA EDUCAÇÃO,
A FAMÍLIA E A CRECHE PRECISAM ESTAR JUNTAS, PARA
COMPARTILHAREM A ALEGRIA DO SUCESSO.

OBRIGADO POR ESTAREM CONOSCO, SOMANDO TALENTOS, MULTIPLICANDO SORRISOS, COMPARTILHANDO ALEGRIAS.



Mensagem para reunião de pais



MENSAGEM: SEU TEMPO

     
Um menino, com voz tímida e olhar de admiração, pergunta ao pai, quando este retorna do trabalho: - Papai! Quanto o Senhor ganha por hora?

O pai, num gesto severo, responde: - Escute aqui, meu filho! Isto nem tua mãe sabe. Não amole! Estou cansado.

Mas, o filho insiste: - Mas, papai, por favor... Diga quanto o Senhor ganha por hora... A reação do pai foi menos severa, e respondeu: - R$3,00 por hora.

- Então, papai, o Senhor pode me emprestar R$1,00? O pai, cheio de ira, e tratando o filho com brutalidade, respondeu: - Então, esta era a razão de querer saber quanto eu ganho? Vá dormir e não me amole mais. Estou cansado!

Já era noite quando o pai começou a pensar no que havia acontecido e sentiu-se culpado. Talvez, quem sabe, o filho precisasse comprar algo. Querendo descarregar sua consciência doída, foi até o quarto do menino e, em voz baixa, perguntou: - Filho... está dormindo? - Não, papai. Respondeu o sonolento garoto. - Olha, aqui está o dinheiro que me pediu.

- Muito obrigado, papai! Disse o filho, levantando-se e retirando R$2,00 de uma caixinha que estava sob a cama. - Agora já completei! Tenho R$3,00! Poderia me dar agora uma hora de seu tempo?

Se você não tem um filho, pense em alguém que você ama...


Sugestões para trabalhar com a história "Arca de Noé"

História para imprimir


Utilizei uma mesa para fazer a arca, pintei com tinta guache e usei vários bichinhos, as crianças amaram.


Apresentação da música "O que é que tem na arca de Noé?"


Colagem 



Corrida dos animais - colocar máscaras nas crianças e propor a brincadeira 








Mural feito com dobraduras







                                      História para imprimir 
                               "A Arca de Noé"










domingo, 11 de março de 2018

Máscaras de Bichos Para Imprimir

Vamos fazer máscaras de animais? Então é só imprimir as imagens abaixo, tem máscaras de vários animais para imprimir.