sábado, 31 de março de 2018

Dinâmica de grupo para trabalhar tempo


DINÂMICA DE GRUPO: PEDRA, AREIA E ÁGUA          
                     Pedras grandes, pedras pequenas, areia e água

Dizem que certo professor universitário levou para a sala de aula alguns objetos com os quais pretendia apresentar aos seus alunos uma experiência que se assemelhava à vida de cada um. Os objetos eram (Pedras grandes, pedras pequenas, areia, água e um pote de vidro com boca grande).
Levou tudo para a sala de aula, colocou o vidro em cima da mesa e escondeu os demais objetos em baixo da mesma.
Quando a aula começou, ele iniciou seu exemplo. Abaixou-se, pegou uma pedra grande e colocou-a no vidro. Em seguida perguntou à classe:
- Cabe mais?
- Sim, responderam os alunos…


Novamente ele se abaixa, pega mais duas pedras grandes, coloca-as no vidro e pergunta novamente:
- Cabe mais?
- Não!!! - responderam os alunos, pois a ponta de uma das pedras já ficava para fora do pote.
Então o professor se abaixa, pega algumas pequenas pedras, a areia e começa a colocar dentro do pote. As pequenas pedras e as areia entram nos intervalos das grandes pedras e vão para o fundo do pote. O professor pergunta novamente:
- Cabe mais?
Os alunos ficaram em silêncio, com os olhos bem abertos aguardando qual seria o próximo movimento do professor.
Então ele se abaixa, pega a água e coloca a põe por cima. A água passa pelos intervalos dos demais objetos e vai para o fundo do pote. O professor com um sorriso diz aos alunos:
- Viram? Coube tudo!!!
A classe continua em silêncio, pensando no que viria depois, quando o professor diz com uma voz de expectativa….
- Alguém pode me dizer que tipo de exemplo que tentei passar para vocês nesta aula?
Um aluno levanta a mão e diz…
- Eu sei professor!!! Você tentou nos mostrar que sempre há tempo para tudo, que mesmo quando achamos que não temos tempo para alguma coisa, se nos esforçarmos conseguiremos achar um tempinho.
- Não, não foi isso que eu quis lhes ensinar, respondeu o professor. O que eu quis lhes mostrar é que na nossa vida, algumas coisas devem ter prioridades. Quando coloquei primeiro as grandes pedras, em seguida as pequenas pedras, depois a areia e por fim a água, estava mostrando que se eu invertesse a ordem e colocasse primeiro a água, depois a areia, quando fosse tentar colocar as pedras grandes, a água iria se derramar. Precisamos entender que algumas bases da nossa vida precisam ter prioridade.
Assim aquele professor conseguiu atrair a atenção de seus alunos e lhe passar o recado que desejava.


Modelo de relatório de projeto


RELATÓRIO –  PROJETOS PRIMEIRO SEMESTRE
PROFESSORA LUCINÉIA

Diante dos objetivos propostos no projeto da turma, posso afirmar que muitos objetivos foram alcançados. A música é uma atividade que desperta o interesse das crianças levando-os a participar ativamente. No decorrer deste semestre todos se envolveram dançaram, cantaram e brincaram muito.  Trabalhamos bastante algumas cantigas dando ênfase as que estarão no livro que está sendo confeccionado pela turma.  Foram realizados cartazes com a letra e imagens das músicas que ficaram expostos na sala e em outros espaços da creche. Todos os dias exploramos os cartazes e ainda realizamos várias atividades como: brincadeiras cantadas e tudo que da música  se pode aproveitar, conhecer partes do corpo, trabalhar natureza, higiene e movimento corporal e é claro muita diversão. Desenvolvemos  atividades de artes como colagens e pinturas para ilustrações do livro. As crianças conheceram a bandinha e experimentaram cada instrumento da mesma fazendo uso na rodinha. Apresentamos para turma também um violão onde cada um pode explorar tocar, ouvir o som. Foi realizado a confecção do chocalho e do tamborzinho os quais são utilizados sempre na rodinha, onde percebo que muitas crianças já conseguem cantar partes do refrão das músicas, reproduzir gestos, acompanhar com palmas e uma das músicas que tem total participação das crianças  é a do pintinho amarelinho e  palminhas, eles simplesmente adoram. Com relação ao projeto institucional, também tenho uma avaliação muito positiva, conseguimos construir uma bola de meia, um carrinho puxa puxa e o ioiô com a participação da família que enviaram materiais de sucatas solicitadas e fizeram a diferença. As crianças tiveram a oportunidade de ampliar seu repertorio de brincadeiras.
No segundo semestre pretendo dar continuidade a esse projeto, que foi tão bem aceito e muito proveitoso, um trabalho que trouxe novas experiências, muita aprendizagem,  descontração e socialização. Não dá para imaginar a Educação Infantil sem música sem brinquedo e sem brincadeiras.


Mensagem para reunião pais


A SOMA DOS TALENTOS


 SE A NOTA DISSESSE:
“NÃO É UMA NOTA QUE FAZ UMA MÚSICA.”
… NÃO HAVERIA SINFONIA.
SE A PALAVRA DISSESSE:
“NÃO É UMA PALAVRA QUE PODE FAZER UMA PÁGINA.”
… NÃO HAVERIA LIVRO.
SE A PEDRA DISSESSE:
“NÃO É UMA PEDRA QUE PODE MONTAR UMA PAREDE.”
…NÃO HAVERIA CASA.
SE A GOTA DISSESSE:
“NÃO É UMA GOTA DE ÁGUA QUE FAZ O RIO.”
…NÃO HAVERIA O OCEANO.
SE O GRÃO DE TRIGO DISSESSE:
“NÃO É O GRÃO QUE PODE SEMEAR O CAMPO.”
…NÃO HAVERIA COLHEITA.
SE O HOMEM DISSESSE:
“NÃO É UM GESTO DE AMOR QUE PODE SALVAR A HUMANIDADE.”
JAMAIS HAVERIA JUSTIÇA E PAZ, DIGNIDADE E FELICIDADE NA TERRA DOS HOMENS.
COMO A SINFONIA PRECISA DE CADA NOTA,
COMO O LIVRO PRECISA DE CADA PALAVRA,
COMO A CASA PRECISA DE CADA PEDRA,
COMO A COLHEITA PRECISA DE CADA GRÃO DE TRIGO,
A HUMANIDADE INTEIRA PRECISA DE TI,
ONDE ESTIVERES, ÚNICO E, PORTANTO, INSUBSTITUÍVEL.
COMO O FUTURO DO NOSSO PAÍS, PRECISA DA EDUCAÇÃO,
A FAMÍLIA E A CRECHE PRECISAM ESTAR JUNTAS, PARA
COMPARTILHAREM A ALEGRIA DO SUCESSO.

OBRIGADO POR ESTAREM CONOSCO, SOMANDO TALENTOS, MULTIPLICANDO SORRISOS, COMPARTILHANDO ALEGRIAS.



Mensagem para reunião de pais



MENSAGEM: SEU TEMPO

     
Um menino, com voz tímida e olhar de admiração, pergunta ao pai, quando este retorna do trabalho: - Papai! Quanto o Senhor ganha por hora?

O pai, num gesto severo, responde: - Escute aqui, meu filho! Isto nem tua mãe sabe. Não amole! Estou cansado.

Mas, o filho insiste: - Mas, papai, por favor... Diga quanto o Senhor ganha por hora... A reação do pai foi menos severa, e respondeu: - R$3,00 por hora.

- Então, papai, o Senhor pode me emprestar R$1,00? O pai, cheio de ira, e tratando o filho com brutalidade, respondeu: - Então, esta era a razão de querer saber quanto eu ganho? Vá dormir e não me amole mais. Estou cansado!

Já era noite quando o pai começou a pensar no que havia acontecido e sentiu-se culpado. Talvez, quem sabe, o filho precisasse comprar algo. Querendo descarregar sua consciência doída, foi até o quarto do menino e, em voz baixa, perguntou: - Filho... está dormindo? - Não, papai. Respondeu o sonolento garoto. - Olha, aqui está o dinheiro que me pediu.

- Muito obrigado, papai! Disse o filho, levantando-se e retirando R$2,00 de uma caixinha que estava sob a cama. - Agora já completei! Tenho R$3,00! Poderia me dar agora uma hora de seu tempo?

Se você não tem um filho, pense em alguém que você ama...


Mensagem dia do professor


Mural de natal


Sugestão de ornamentação de natal.



Sugestões para trabalhar com a história "Arca de Noé"

História para imprimir


Utilizei uma mesa para fazer a arca, pintei com tinta guache e usei vários bichinhos, as crianças amaram.


Apresentação da música "O que é que tem na arca de Noé?"


Colagem 



Corrida dos animais - colocar máscaras nas crianças e propor a brincadeira 








Mural feito com dobraduras







                                      História para imprimir 
                               "A Arca de Noé"










domingo, 11 de março de 2018

Máscaras de Bichos Para Imprimir

Vamos fazer máscaras de animais? Então é só imprimir as imagens abaixo, tem máscaras de vários animais para imprimir.