Educação Infantil. Projetos. Sequência de atividades. Jogos. Brincadeiras.
terça-feira, 18 de agosto de 2020
segunda-feira, 17 de agosto de 2020
sábado, 8 de agosto de 2020
Modelo de relatório
RELATÓRIO EM TEMPO DE PANDEMIA
Devido à situação adversa que estamos vivendo em decorrência da pandemia COVID-19 continuamos com as aulas remotas através da plataforma digital criada pela SMED, onde são propostas atividades pedagógicas não presenciais como instrumento de apoio à aprendizagem possibilitando a socialização dos professores junto à criança e sua família em relação à execução dessas atividades. Diante
das observações realizadas no mês de julho, em relação às atividades da
plataforma concluídas pelas famílias a participação foi satisfatória. Todas
as crianças da turma de 2 anos A (a que estou acompanhando devido suspensão
da professora regente) e 2 anos F encontram-se inscritas na plataforma SMED-GV.
Na turma 2A de 12 crianças 7 realizaram e enviaram a devolutiva para
professora através de vídeos e fotos. Já a turma 2F de 13 crianças 11
realizaram atividades da plataforma e também deram retorno para professora. Através
de vídeos e fotos percebo que as crianças estão se divertindo com as
atividades propostas feitas junto com a família, tornou-se um momento de
interação entre eles todos participam papai, mamãe, irmão até vovó. Isso é algo significativo, pois sabemos á
necessidade da participação da família no desenvolvimento e aprendizagem de
seus filhos. Observei que as atividades mais realizadas com as crianças foram
as que não exigiram materiais como tinta, durex, papéis, pincéis e outros
materiais que possivelmente a família não tenha em casa. Neste
mês de julho recebi 27 vídeos de atividades realizadas com as crianças. As que mais destacaram foram: O Patinho
Colorido; Banho de Bonecos(a), Transferir Água com Esponja; Flutua ou Afunda
e Espelho Espelho Meu. Continuo mantendo contato através do WhatsApp ou
telefone com os pais, onde sempre oriento quando há necessidade ou dúvidas,
lembrando dá importância de acessar a plataforma observando as atividades e
marcando as que já realizaram. Uma das dificuldades relatada pelas famílias tem
sido a internet, pois grande parte
deles usam internet 3G
e na maioria das vezes não
conseguem acessar a plataforma. Com esses pais pesquiso as
atividades Informo a família e os mesmos realizam com as crianças e me dão à
devolutiva. Procuro sempre compreender e ajudar, pois sei que não têm sido
fácil, muitos trabalham e às vezes não tem tempo por isso realizam as
atividades nos finais de semana. Estou sempre enviando bilhetes de motivação
e agradecimento procurando sempre estreitar cada vez mais o vínculo afetivo
com as famílias sei o quão importante é estarmos juntos trabalhando em
parceria em prol do desenvolvimento das crianças que é o nosso objetivo
maior. E
para reforçar ainda mais a educação nesse momento da pandemia, a Secretaria
Municipal de Educação (SMED) inaugurou neste mês as vídeoaulas para TV
EDUCAÇÃO, no canal 13.2, onde as aulas vão atender as crianças da Educação
Infantil e já temos crianças que estão assistindo. Com
relação às atividades realizadas através dos vídeos feitos pela professora
foram bem aceitos pelas famílias onde os pais relataram através de mensagens
pelo WhatsApp que as crianças gostaram bastante e pedem para assistir. Como
projeto da turma é: “Quem Tem Medo de Quê?” Fiz um vídeo e enviei para família explicando
como surgiu o projeto e o porquê do nome. Consegui também envolver os pais
juntamente com as crianças em um vídeo trabalhando uma atividade do nosso
projeto onde eles teriam que dizer qual era seu medo. Foi bastante divertido
e prazeroso para todos. Também foi feito outro vídeo dentro do projeto da
turma que foi a contação da história: “Quem Tem Medo de Quê?” de Ruth Rocha.
Ainda foi construído outro vídeo contando a história: “Mãe Porque Não Posso
ir à Creche?” Devido algumas informações das famílias em relação às crianças
que estavam perguntando o porquê não podiam ir à creche. A história foi um
sucesso praticamente quase todas assistiram. Último vídeo feito está dentro
do projeto das turmas e foi à apresentação de três brincadeiras simples, mas
que todos poderiam realizar devido o material ser de fácil acesso. E o tema
foi: “Brincadeiras com lençol” como foi recente estou aguardando resultados. Espero
que daqui para frente consiga envolver cada vez mais as famílias nas atividades
propostas na plataforma SMED-GV e também em todos as atividades apresentadas
através nos vídeos postados nos grupos
de WhatsApp e nas redes sociais da instituição que é o Instagram e o
Facebook.
|
Higiene das mãos
Sequência de Atividades na Educação Infantil
Turma:2
Professora:Lucinéia Paula
Tema da sequência: Cuidando das Minhas Mãos
Campos de Experiências: O eu o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Objetivos de
Aprendizagem e Desenvolvimento (BNCC):
(EI02EO06); (EI02CG04);
(EI02CG05); (EI02TS01); (EI02EF01); (EI02ET05);(EI02ET05); (EI02EF04).
Tempo de duração: 1 semana
Justificativa: Devido à situação que estamos vivendo em relação ao corona vírus muitas crianças gripadas, onde basicamente o cuidado com a higiene das mãos é fundamental para proteção da nossa saúde é que surgiu a ideia de trabalhar esse tema com a turminha.
Objetivo Geral: Aprender cuidados básicos para higienizar as mãos.
Objetivos Específicos:
- Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras;
- Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo;
- Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros;
- Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias;
- Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões;
- Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho,peso, cor, forma etc.).
Recursos Utilizados: Tinta guache; papel 40k; álcool gel; revistas; livros; luvas gigantes; fantoches; sabonete, sabão; pincel para pintura; cola; durex colorido; fita adesiva; aparelho de som e papel chamex.
Apresentação ou Introdução: Na rodinha
conversar com as crianças sobre o cuidado que devemos ter com nossas mãos.
Perguntar para que serve as mãos? O
que devemos fazer com as mãos quando vamos comer? Podemos passar as mãos nos
olhos se estiverem sujas? Podemos limpar o nariz somente com as mãos ou a
blusa? Explicar que vamos aprender como cuidar das nossas mãos para não
ficarmos doentes.
Atividade 1: Saco surpresa com materiais de higiene como:sabonete, sabão, álcool, água e papel higiênico. Na rodinha conversar com as crianças procurando provocar a curiosidade do grupo, fazer perguntas tipo: O que será que tem dentro desse saco? Será que é de comer? Será que é um brinquedo? A partir daí começar a tirar de dentro do saco os objetos um de cada vez, perguntando se eles conhecem? Quem já viu? E para que serve? Permitir que todo grupo possa pegar nos objetos. Explorar formas, cheiro e cor.
Atividade 2: Ensinar a música: “Sai a água da torneira”
MÚSICA:
Sai a Água da Torneira
Faz espuma com sabão
Para eu ter boa saúde
Vou lavar as minhas mãos.
Escrever no cartaz deixar e exposto na sala junto a desenhos das crianças.
Atividade 3: Aprendendo a lavar as mãos – levar as crianças ao banheiro e ensinar como se lava as mãos corretamente. Deixar cada criança lavar sua mão.
Atividade 4: Distribuir revistas e pedir
que as crianças encontrem imagens de mãos e retirem para colar no cartaz onde
foi escrito a música: Sai a água da torneira.
Atividade 5: Pintura - propor que as crianças pinte de preto um papel 40k para confecção do corona vírus, e faça a impressão das mãos usando tinta vermelha para anexar na folha onde tem a letra da música.
Culminância: utilizar luvas gigantes e o fantoche da dona bactéria para cantar a música que as crianças aprenderam. Além de outras canções relacionadas ao tema trabalhado.