sábado, 8 de agosto de 2020

Modelo de relatório

 RELATÓRIO EM TEMPO DE PANDEMIA


Devido à situação adversa que estamos vivendo em decorrência da pandemia COVID-19 continuamos com as aulas remotas através da plataforma digital criada pela SMED, onde são propostas atividades pedagógicas não presenciais como instrumento de apoio à aprendizagem possibilitando a socialização dos professores junto à criança e sua família em relação à execução dessas atividades.

Diante das observações realizadas no mês de julho, em relação às atividades da plataforma concluídas pelas famílias a participação foi satisfatória. Todas as crianças da turma de 2 anos A (a que estou acompanhando devido suspensão da professora regente) e 2 anos F encontram-se inscritas na plataforma SMED-GV. Na turma 2A de 12 crianças 7 realizaram e enviaram a devolutiva para professora através de vídeos e fotos. Já a turma 2F de 13 crianças 11 realizaram atividades da plataforma e também deram retorno para professora.

Através de vídeos e fotos percebo que as crianças estão se divertindo com as atividades propostas feitas junto com a família, tornou-se um momento de interação entre eles todos participam papai, mamãe, irmão até vovó. Isso  é algo significativo, pois sabemos á necessidade da participação da família no desenvolvimento e aprendizagem de seus filhos. Observei que as atividades mais realizadas com as crianças foram as que não exigiram materiais como tinta, durex, papéis, pincéis e outros materiais que possivelmente a família não tenha em casa.

Neste mês de julho recebi 27 vídeos de atividades realizadas com as crianças. As  que mais destacaram foram: O Patinho Colorido; Banho de Bonecos(a), Transferir Água com Esponja; Flutua ou Afunda e Espelho Espelho Meu. Continuo mantendo contato através do WhatsApp ou telefone com os pais, onde sempre oriento quando há necessidade ou dúvidas, lembrando dá importância de acessar a plataforma observando as atividades e marcando as que já realizaram. Uma das dificuldades relatada pelas famílias tem sido a internet, pois  grande parte deles  usam  internet 3G  e na maioria das vezes  não conseguem  acessar  a plataforma. Com esses pais pesquiso as atividades Informo a família e os mesmos realizam com as crianças e me dão à devolutiva. Procuro sempre compreender e ajudar, pois sei que não têm sido fácil, muitos trabalham e às vezes não tem tempo por isso realizam as atividades nos finais de semana. Estou sempre enviando bilhetes de motivação e agradecimento procurando sempre estreitar cada vez mais o vínculo afetivo com as famílias sei o quão importante é estarmos juntos trabalhando em parceria em prol do desenvolvimento das crianças que é o nosso objetivo maior. 

E para reforçar ainda mais a educação nesse momento da pandemia, a Secretaria Municipal de Educação (SMED) inaugurou neste mês as vídeoaulas para TV EDUCAÇÃO, no canal 13.2, onde as aulas vão atender as crianças da Educação Infantil e já temos crianças que estão assistindo.

Com relação às atividades realizadas através dos vídeos feitos pela professora foram bem aceitos pelas famílias onde os pais relataram através de mensagens pelo WhatsApp que as crianças gostaram bastante e pedem para assistir. Como projeto da turma é: “Quem Tem Medo de Quê?”  Fiz um vídeo e enviei para família explicando como surgiu o projeto e o porquê do nome. Consegui também envolver os pais juntamente com as crianças em um vídeo trabalhando uma atividade do nosso projeto onde eles teriam que dizer qual era seu medo. Foi bastante divertido e prazeroso para todos. Também foi feito outro vídeo dentro do projeto da turma que foi a contação da história: “Quem Tem Medo de Quê?” de Ruth Rocha. Ainda foi construído outro vídeo contando a história: “Mãe Porque Não Posso ir à Creche?” Devido algumas informações das famílias em relação às crianças que estavam perguntando o porquê não podiam ir à creche. A história foi um sucesso praticamente quase todas assistiram. Último vídeo feito está dentro do projeto das turmas e foi à apresentação de três brincadeiras simples, mas que todos poderiam realizar devido o material ser de fácil acesso. E o tema foi: “Brincadeiras com lençol” como foi recente  estou aguardando resultados.

Espero que daqui para frente consiga envolver cada vez mais as famílias nas atividades propostas na plataforma SMED-GV e também em todos as atividades apresentadas através nos vídeos  postados nos grupos de WhatsApp e nas redes sociais da instituição que é o Instagram e o Facebook.

 

Higiene das mãos

Sequência de Atividades na Educação Infantil


Turma:2

Professora:Lucinéia Paula

Tema da sequência: Cuidando das Minhas Mãos

Campos de Experiências: O eu o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento (BNCC):

(EI02EO06); (EI02CG04); (EI02CG05); (EI02TS01); (EI02EF01); (EI02ET05);(EI02ET05); (EI02EF04).

Tempo de duração: 1 semana

 Justificativa: Devido à situação que estamos vivendo em relação ao corona vírus  muitas crianças gripadas, onde basicamente o cuidado com a higiene das mãos é fundamental  para proteção da nossa saúde é que surgiu a ideia de trabalhar esse tema com a turminha.

Objetivo Geral: Aprender cuidados básicos para higienizar as mãos.

 Objetivos Específicos:

- Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras;

- Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo;

- Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para     desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros;

- Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias;

- Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões;

- Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho,peso, cor, forma etc.).

Recursos Utilizados: Tinta guache; papel 40k; álcool gel; revistas; livros; luvas gigantes; fantoches; sabonete, sabão; pincel para pintura; cola; durex colorido; fita adesiva; aparelho de som e papel chamex.

Apresentação ou Introdução: Na rodinha conversar com as crianças sobre o cuidado que devemos ter com nossas mãos. Perguntar para que serve as mãos? O que devemos fazer com as mãos quando vamos comer? Podemos passar as mãos nos olhos se estiverem sujas? Podemos limpar o nariz somente com as mãos ou a blusa? Explicar que vamos aprender como cuidar das nossas mãos para não ficarmos doentes.

Atividade 1: Saco surpresa com materiais de higiene como:sabonete, sabão, álcool, água e papel higiênico. Na rodinha conversar com as crianças  procurando provocar a curiosidade do grupo, fazer perguntas tipo: O que será que tem dentro desse saco? Será que é de comer? Será que é um brinquedo? A partir daí começar a tirar de dentro do saco os objetos um de cada vez, perguntando se eles conhecem? Quem já viu? E para que serve? Permitir que todo grupo possa pegar nos objetos. Explorar formas, cheiro e cor.

Atividade 2: Ensinar a música: “Sai a água da torneira”

MÚSICA:

Sai a Água da Torneira

Faz espuma com sabão

Para eu ter boa saúde

Vou lavar as minhas mãos.

Escrever no cartaz deixar e exposto na sala junto a desenhos das crianças.

 Atividade 3: Aprendendo a lavar as mãos – levar as crianças  ao banheiro e ensinar como se lava as mãos corretamente. Deixar cada criança lavar sua mão.

Atividade 4: Distribuir revistas e pedir que as crianças encontrem imagens de mãos e retirem para colar no cartaz onde foi escrito a música: Sai a água da torneira.

Atividade 5: Pintura - propor que as crianças pinte de preto um papel 40k para confecção do corona vírus, e faça a impressão das mãos usando tinta vermelha para anexar na folha onde tem a letra da música.

Culminância: utilizar luvas gigantes e o fantoche da dona bactéria para cantar a música que as crianças aprenderam. Além de outras canções relacionadas ao tema trabalhado.

Avaliação: Foi excelente o trabalho realizado, consegui atingir o objetivo proposto, as crianças aprenderam a música, as famílias estavam me dando retorno a respeito do trabalho desenvolvido contando que os filhos estavam ensinando em casa como se lavava as mãos. E essa era a proposta que todos compreendessem a importância do cuidado com a higiene das mãos. Todas as crianças apreciaram bastante as atividades propostas e realizaram com prazer.