quarta-feira, 26 de abril de 2017

Dinâmica Para Crianças Com a Música Canto ao Pescador (Dorival Caymmi)


Como Trabalhar Com Crianças do Maternal

                                                                             
Sabe-se  que o primeiro contato que a criança tem com a escola é um momento único e especial, tanto para a família quanto para a escola.

Partindo desse pressuposto, é fundamental que o professor receba as crianças com o maior afeto possível, demonstrando simpatia e principalmente passando segurança para os pequenos iniciantes do convívio escolar, bem como nas atividades propostas.

O planejamento das atividades a serem inseridas é considerado o momento principal que irá propiciar a aceitação, a participação e a evolução da criança nesse novo ambiente.

Com o objetivo de enriquecer e facilitar o trabalho do professor de educação infantil, em especial do maternal, segue algumas sugestões de atividades e práticas a serem aplicadas para as crianças dessa fase escolar.

Atividades e condutas a serem aplicadas para alunos do maternal

• Com o objetivo de controlar os esfíncteres do aluno, orienta-se o professor que estimule e incentive a criança de forma tranqüila e gradativa.

• Elabore atividades que aborde a higiene bucal e coloque em prática com os alunos após o momento do lanche, incentivando o uso do creme e da escova dental. Teatro com fantoches é uma atividade que chama a atenção dos alunos, porém quando bem elaborada.


• No horário do lanche, auxilie o aluno a alimentar-se, mas dê liberdade para que ele aprenda a fazer sozinho. Lembre-se de que o papel do professor é de orientar e não realizar tudo que é proposto.

• Trabalhe com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo.

• Conte histórias infantis, porém curtas.

• Trabalhe com o corpo através de estímulos, de forma que estimule a criança a identificar e nomear as partes do seu corpo. No momento do banho também pode ser trabalhado o corpo.


• Incentive e desenvolva a fala, conversando diariamente com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia, possibilitando que essa expresse seus desejos através da fala, evitando somente a comunicação gestual, bem como favorecendo o desenvolvimento de sua linguagem.

• Trabalhe com garatujas, utilizando folhas brancas, lápis, giz de cera e/ou tinta guache atóxica. Nesse momento é fundamental que o professor fique atento de forma que o aluno não leve esses materiais à boca e olhos.

• Aplique atividades com traçados simples (desenvolvendo a coordenação motora), rasgar papel e trabalhar com massinhas, com formas geométricas: círculo, quadrado e triângulo, exercícios de encaixe, incentivando o acerto. No início o professor deve auxiliar a criança, no segundo momento deve deixar com que ela o faça.

Trabalhar com a criança possibilita ao professor criar inúmeras atividades. O importante é que no momento do planejamento o mesmo busque criar atividades que tenham como finalidade propiciar o desenvolvimento da criança como um todo.

Por Elen Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil Escola.


Atividades Psicomotoras

VAI E VÉM

Objetivo  Desenvolver a coordenação ampla, viso - motora, atenção.

Atividade A atividade é desenvolvida com um brinquedo que deve ser utilizado em duplas, o brinquedo pode ser desenvolvido com garrafas pets, fitas adesivas, argolas e fios ou adquirido em lojas especializadas.

Desenvolvimento da atividade - Os participantes da atividade devem segurar  nas extremidades, nas argola plásticas, dando impulso, ao abrir os braços, no objeto para a outra extremidade.

CORDA

Objetivo Desenvolver a coordenação motora ampla, o esquema corporal, estimular a orientação espacial e temporal, ampliar o equilíbrio, a lateralidade.

Atividade –  A atividade é desenvolvida com uma corda de quatro metros em média.

Desenvolvimento das atividades –  Pode ser utilizada no chão, em que a criança anda descalça sobre a corda, com os braços abertos, procurando manter o equilíbrio.
Aproveitando a mesma atividade só que agora a criança vai andar de costas sobre a corda.
Ainda esticada no chão a criança pula com os dois pés juntos para esquerda e para direita consecutivamente.
A corda pode ser erguida dez centímetros do chão para a criança pular de um lado para o outro.
A corda pode ser utilizada pela dupla como cabo-de-guerra, no meio do espaço utilizado deve ter uma marca no chão, para visualizar quem está vencendo o cabo-de-guerra.
As crianças podem pular corda. 

BAMBOLÊ

Objetivo Desenvolver a coordenação motora ampla, o esquema corporal, estimular a orientação espacial e temporal, ampliar o equilíbrio, a lateralidade.

Atividade –  A atividade é desenvolvida com quatro bambolês em média.

Desenvolvimento das atividades –  Uma criança deve segurar o bambolê, enquanto outra vem engatinhando para passar por dentro do bambolê.
Girar o bambolê na cintura e outras partes do corpo, como pescoço e braço.
Com alguns bambolês alinhados lado a lado no chão, andar com a perna esquerda no bambolê esquerdo e a direita no bambolê direito.
Ainda com os bambolês no chão pular com os dois pés de um bambolê para outro.
Com um bambolê somente pular para dentro e para fora.
Brincar com o bambolê na mão, rodando-o como se fosse um volante.
Passar o bambolê pelo corpo inteiro a começar pela altura da cabeça.

ATIVIDADES PSICOMOTORAS FINAS

ALINHAVOS
Objetivo Desenvolver a coordenação motora fina, coordenação viso - motora, esquema corporal, estimular a orientação espacial, a lateralidade  e melhorar.

Atividade –  A atividade é desenvolvida com alinhavos preparados com papel cartão e figuras plastificado ou adquiridos prontos.

Desenvolvimento da atividade –  A criança deve trabalhar o alinhavo de forma livre ou orientada pelo professor. É possível trabalhar o alinhavo associando outros conhecimentos como as formas geométricas, números, letras, animais, meios de transporte.


ESPONJAS

Objetivo  Desenvolver a coordenação motora fina, coordenação viso - motora, esquema corporal.

Atividade –  A atividade é desenvolvida com uma bacia com água e várias esponjas coloridas, com texturas/dureza diferenciadas.

Desenvolvimento das atividades Colocar as esponjas na água e pedir para a criança retirar uma a uma apertando bem retirando toda água da esponja.


PINÇA

Objetivo Desenvolver a coordenação motora fina, coordenação viso - motora, esquema corporal, a lateralidade.

Atividade –  A atividade é desenvolvida com dois (ou três) recipientes um com objetos e outro vazio e uma pinça tamanho médio.

Desenvolvimento das atividades  A criança deve transportar os objetos que estão em um recipiente com a pinça para outro recipiente vazio. Pode ser realizado também pedindo que a criança coloque os objetos no recipiente esquerdo ou direito.

CAIXA DE CANUDINHOS

Objetivo –  Desenvolver a coordenação motora fina, coordenação viso - motora, esquema corporal.
Atividade –  Será utilizado uma caixa forrada de material neutro com furos e canudinhos.
Desenvolvimento das atividades A criança recebe a caixa forrada com furos e canudinhos e é orientada para colocar os canudinhos nos diversos buraquinhos da caixa. 

Atividade de Movimento


                                                                                                             

 Brincar de aviãozinho: Mostre a posição e peça para as crianças repetirem-na: tronco um pouco inclinado para frente, em um só pé, braços abertos, acompanhando a linha do ombro. As crianças brincam utilizando uma perna de apoio, depois trocam e apoia a outra perna. Em duplas, uma criança de frente para a outra, de mãos dadas e pés juntos: ao sinal da professora, devem tentar pular para um lado e para o outro, sem soltar as mãos.

  Atividade de Equilíbrio: Fita crepe colada em linha reta no chão: Peça para as crianças andarem em cima da fita, de frente (na ida) e de costas (na volta). Corda colada em linha reta no chão. Repita a solicitação anterior e acrescente uma terceira tarefa, juntar os pés e pular com ambos de um lado e do outro, utilizando a corda no meio como referencial. Depois, mantenha a corda esticada no chão, dando alguns nós no meio dela. As crianças terão mais dificuldade de andar em cima dela tendo de pisar nos nós. Depois, peça que eles andam por baixo da corda e por cima da corda. Tábua de caminhar: Se possível utilize uma tábua de equilíbrio ou uma tábua feita de EVA. Repita as movimentações anteriores e acrescente caminhar lateralmente. Finalização: Peça para as crianças caminharem na tábua ou no banco com um objeto na mão (pode ser uma bexiga, pois é leve). Depois, coloque no meio da tábua um pequeno obstáculo, fazendo com que, no caminhar, a criança precise passar por cima dele sem cair. O obstáculo pode ser uma corda enrolada ou algo similar, não muito alto. Após os exercícios dirigidos, peça que as crianças equilibrem caixas de fósforo, saquinhos de feijão ou de areia, na cabeça, nos pés, na palma das mãos.

Brincadeira da Etiqueta: Forme duplas e espalhe as crianças pela sala. Entregue uma etiqueta adesiva para cada criança e explique as regras: quando você falar o nome de uma das partes do corpo, ela deverá colar a etiqueta no colega (na parte falada).

Trabalhar com bola: As crianças formam uma fila e devem passar a bola para os amigos por cima da cabeça e depois pelo meio das pernas. As crianças formam duas filas uma em frente com a outra, sendo que cada dupla irá receber uma bola e ao sinal da professora irá rolar a bola pelo chão para o amigo, primeiro com uma mão depois com a outra.

 Movimentos em pé: Solicite que as crianças realizem giros para o lado direito e, depois, para o esquerdo. Então, repetem-nos, mas agora, de olhos fechados. Peça para as crianças andarem apoiadas nos calcanhares e depois na ponta dos pés.

Brincadeira do quadrado: Marque um quadrado grande no chão com fita crepe. Coloque uma música e peça para as crianças dançarem ao redor dele (do lado de fora). Quando a música parar, todas as crianças vão para dentro do quadrado. Então a brincadeira recomeça só que com um quadrado menor (a professora desmarca o primeiro quadrado e faz outro, também com fita crepe). Novamente, quando a música parar, as crianças vão para dentro do quadrado, até que as crianças precisem ajudar umas as outras para que caibam todas dentro do quadrado.
    


domingo, 23 de abril de 2017

Intenções Pedagógicas


 

Turma: 1 ano
Professoras:
Introdução
O trabalho a ser desenvolvido com a turma de 1 ano da Educação Infantil da Escola........................ no ano de...................., será desenvolvido com base no Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil e Diretrizes da Escola de Tempo Integral e Proposta Pedagógica da Instituição.
Pretende-se através das atividades elaboradas e realizadas, observar e acompanhar o desenvolvimento das capacidades próprias de cada criança, respeitando a especificidade dessa faixa etária, trabalhando a partir do conhecimento construído, através do sujeito  e o seu relacionamento com o objeto ( brinquedo) e ou outros, considerando o projeto ................................... tendo por objetivo proporcionar vivências variadas e ricas com o mundo da imaginação, brincadeiras, músicas, jogos, leitura e escrita, observando o desenvolvimento de suas capacidades, priorizando a participação das mesmas.
EIXO: IDENTIDADE E DIVERSIDADE
CONTEÚDOS:

Formação Pessoal e Social

Reconhecer seus objetos pessoais;
     Reconhecer seus objetos pessoais;
     Mostrar interesse pelas coisas que não conhece;
     Conhecer as relações familiares;
     Demonstrar afetividade em relação às pessoas;
     Seguir instruções;
Cumprir as regras;
Saber localizar-se no espaço;
Saber cooperar quando solicitado.

Movimento e Música

Descobrir as características e propriedades de rolar, abaixar, levantar, caminhar sobre risco no chão;
Vencer obstáculos, subir e descer, passar por baixo, passar por cima, saltar, virar, dar cambalhotas sobre colchonetes;
Deslocar-se com destreza progressiva no espaço do andar, correr e pular;
Desenvolver a coordenação motora fina e grossa;
Explorar e utilizar movimentos de preensão, encaixe e lançamento;
Imitar gestos motores que produzem sons;
Brincar de pegar, esconder-se, jogar, dançar, cantar e dramatizar;
Dançar percebendo muitos e diferentes movimentos em coreografias próprias e livres, ou ensaiadas;
Jogar com bolas, bambolês, dados e  boliche;
Apreciar diversos estilos musicais;
Resgatar as diversas músicas e brincadeira de roda.

Objetivo:
Enfatizar a construção do indivíduo em seus vínculos sociais, que expressam diferenças culturais, valores e expressões grupais.


EIXO: COMUNICAÇÃO E MÚLTIPLAS LINGUAGENS
CONTEÚDOS:

 Artes Visuais

Desenhar, pintar, amassar, rasgar, colar e modelar;
Manipular objetos e materiais como: Tinta, água, terra, argila e areia;
Explorar e reconhecer diferentes movimentos gestuais, visando à produção de marca gráfica;
Cuidar do próprio corpo e dos colegas no contato com o suporte e matérias de arte;
Cuidar do material produzido individualmente ou em grupo;
Manipular variados suportes gráficos como: jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas e madeiras;

CONTEÚDOS: Linguagem oral e Escrita
      Manusear revistas e livros;
     Familiarizar-se aos poucos com a escrita através do contato com livros,
      Revistas  e histórias;
Desenhar no chão e no papel.
Saber o momento certo de falar e ouvir no grupo;
Despertar o gosto pela leitura.

CONTEÚDOS: Lógicos e Matemáticos

Fazer contagem oral;
Identificar tamanho, cores , e quantidades ( muito/pouco, cheio/vazio, grosso/fino, baixo/alto, igual/diferente, tudo/nada, curto/comprido, dentro/fora, em cima/embaixo, frente/atrás, frio/quente;
Utilizar a linguagem oral para expor quantidade;
Identificar os colegas que faltou através do nome;
Iniciar conceito de lateralidade

Objetivos:
Interessar-se pelas próprias produções e as dos outro, desenvolvendo o gosto, cuidado e respeito pelo processo de produção e criação.
Familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e através do contato com livros, revistas e histórias em quadrinhos.
Realizar as atividades propostas com interesse, entendimento, atenção e compreensão.

EIXO: SUSTENTABILIDADE E PROTAGONISMO
CONTEÚDOS: Natureza e Sociedade

Conhecimento sobre o meio em que vive;
Minha família ( parentesco  e árvore genealógica);
Identidade: Construção e compreensão da identidade;
Convívio em sociedade: Regras, convivência e valores;
Conhecimentos e curiosidades sobre animais;
Fenômenos naturais como: chuva e vento;
Brincar com paródias feitas a partir de musicas folclóricas.
Valorização da cultura através das parlendas advinha, ciranda de rodas
O corpo: Partes do corpo, função, higiene, saúde e alimentação.

Objetivos:
Propiciar condições de análise e crítica das situações e fatos do dia a dia, para que possam fazer escolhas assertivas para si e para o grupo social ao qual pertencem, tornando-se cidadãos conscientes e solidários, que atuem e modifiquem positivamente sua realidade.

Bibliografia

Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil – Brasília: MEC/SEF, 1998.
Cadernos de Diretrizes Curriculares 2. Identidade e Diversidade.
Fontes de Pesquisa: WWW.Nova Escola. com. br e outros específicos para Educação Infantil- feitas as devidas adaptações de acordo com os turma e estrutura da instituição.
      Indicadores da Qualidade na Educação Infantil.






Plano de aula com sequência didática


TURMA: PODE FAZER ADAPTAÇÃO.

PROFESSORAS: ...........................................

PROJETO DE SALA: Música - Ouvindo e Cantando Estou só Começando

TEMA: Identidade: Eu Sei Quem eu Sou!

EIXO - ETI: Comunicação e Múltiplas Linguagens/ Identidade e Diversidade / Sustentabilidades e Protagonismo

CONTEÚDOS: Linguagem Oral e Escrita, artes visuais, música, movimento e natureza e sociedade. 

TEMPO DE DURAÇÃO: Duas semanas.

JUSTIFICATIVA:
         Visando a necessidade da criança de se apropriar de sua identidade, saber quem ela é entendendo que ela faz parte de um grupo, saber seu nome de perceber diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguindo de características físicas, conhecer seu professor e monitor de referência, desta forma, a sequência vai alargar esse  universo das crianças que até então é restrito proporcionando a  convivência  com outras crianças e com adultos de origens e hábitos diferentes, de aprender novas brincadeiras, adquirir novos conhecimentos sobre a realidade na qual estão inserida. Lembrando que a construção da identidade se manifesta através das interações com o outro.  

OBJETIVO GERAL:
          Proporcionar a criança meios de aquisição de conhecimento de si mesmo e do mundo que a rodeia, a fim de possibilitar a construção de sua identidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  •  Identificar sua imagem no espelho ou em fotos;
  •   Estimular a oralidade;
  •  Reconhecer pelo nome seus colegas de sala, professoras e monitoras
  •  Perceber-se a si e ao outro, as igualdades e diferenças, mediante as interações estabelecidas;
  • Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade; 
  •   Promover a socialização;
  •  Conhecer o peixinho e despertar nas crianças o respeito e cuidado pelos animais ;
  •  Brincar expressando emoções, sentimentos, desejos e necessidades.


RECURSOS DIDÁTICOS:
  •  Caixa de sapato, pratos de papelão e bandejas de isopor;
  •  Tinta guache, pinceis e esponjas;
  •  Papel 40k, papel cartão, papel chamex, cola branca, cola quente, pistola de cola quente e fios de náilon;
  •    Maquinas fotográfica e Fotografias;
  • Aquário e peixes;
  •   Som, CDs e fantoches;
  •     Espelho.

APRESENTAÇÃO OU INTRODUÇÃO:
          Em uma roda de conversa com as crianças apresentar uma caixa surpresa para despertar a curiosidade dos mesmos, nesta caixa terá um espelho onde ao abrir as crianças vão se deparar com a própria imagem refletida no espelho, deixar que eles brinquem se reconheçam. Prosseguir com atividade cantando músicas que insere o nome das crianças, Como: Se eu fosse um peixinho e soubesse nadar tirava a ................... do fundo do mar e outras canções relacionadas. 

PRÁTICA 1 – Trabalhar com “a caixa do tesouro”, para apreciação da imagem e cantar músicas que insiram o nome das crianças. Realizar momentos de fotografias com as crianças.

PRÁTICA 2 – Levar para sala um aquário com um peixinho e apresentar para as crianças observar e despertar curiosidade.  Conversar sobre o peixinho, onde ele vive o que come... Dar um nome ao peixe. Cantar e ensinar o refrão da música ‘Se eu fosse um peixinho. (Obs: inserir o nome da criança)

PRÁTICA 3Artes: Pintura com tinta guache nos pratos descartáveis de papel para confecção do peixinho, onde colocara uma foto da criança e será móbile para sala de referência.

PRÁTICA 4 Momento fotográfico com as crianças e pesquisa do nome com os pais para confecção de um mural com o tema: Eu Sei Quem Eu!

PRÁTICA 5 Carimbo dos pés para fazer peixinho e montar uma arte usando bandejas de isopor para levar pra casa.

CULMINÂNCIA:
·         Será realizado um baile à fantasia;
·         Banho de ducha;
·         Entrega do peixinho para cada criança levar pra casa.


AVALIAÇÃO: ........................................................

REFERÊNCIAS:
  • REFERENCIAL CURRICULAR DE EDUCAÇÃO INFANTIL – Volume III.
  • https://br.pinterest.com

ANEXOS

MODELO DE FICHA PARA ENVIAR AOS PAIS

COLOCAR O NOME DA ESCOLA


CRIANÇA:_____________________PROFESSORA_________________MONITORA__________ 

MAMÃE  ESTOU REALIZANDO UM TRABALHO SOBRE OS NOMES DAS CRIANÇAS DA TURMA, GOSTARIA DE SABER:
1.       
      QUEM ESCOLHEU O NOME DA CRIANÇA?
______________________________________________________________________________

         PORQUE ESTE NOME FOI ESCOLHIDO PARA SUA CRIANÇA?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3      
       QUE TAL CONVERSAR COM SUA CRIANÇA SOBRE A ESCOLHA DO NOME DELA?
_____________________________________________________________________________