Todo final de semestre
é a mesma coisa para os professores, é hora de elaborar os relatórios
individuais dos alunos. Os tão famosos pareceres. É de suma importância lembrar
que os pareceres começam a serem construídos desde quando a criança chega a
instituição. Você deve estar perguntando como? – Toda vez que você aplica
uma atividade e faz anotações das observações da criança em relação à
atividade aplicada você esta elaborando parte do seu parecer. É ali que você
vai registrar as capacidades, os avanços e retrocessos da criança. O parecer se
for construído dessa forma não será difícil redigir. Ficara
verdadeiro e ao ler você consegue visualizar a criança nele. Escolhi alguns
relatórios, para colocar como sugestão, apenas para dar uma direção
mesmo. E quando for construir o seu parecer, pense na sua criança, volte
as atividades trabalhadas e visualize o momento isso vai te ajudar muito e boa
sorte! Espero ter ajudado...
ANA CARLA
A criança
adaptou-se bem a rotina da creche este é o segundo ano dela na instituição, já
conhecia a maioria dos colegas e alguns professores. É alegre, muito carinhosa,
tem bom relacionamento com os colegas, professores e demais funcionários da
instituição. Sempre prestativa em atender solicitações em ajudar a guardar os
brinquedos após usá-los, é muito organizada e cuidadosa com os mesmos.
Quando necessário
sabe expressar seus sentimentos e necessidades, tenta resolver algumas
situações de conflitos e se não consegue sozinha, pede ajuda a professora. Mas
não gosta de ser alertada sobre seu comportamento. Brinca com todas
as colegas tendo uma forte característica de liderança. Mas em algumas
brincadeiras tem uma colega em especial que gosta de brincar. Às vezes
chega a discutir com os colegas dizendo que Ana Laura é amiga só dela. É
preciso a intervenção da professora, pois fica com sentimento de posse. Tipo,
ninguém pode brincar com ela só eu. Inúmeras vezes parei as brincadeiras para
conversarmos sobre isso. Ela, porém faz birras e continua insistindo que a
amiga é só dela.
Sua linguagem oral
está bem desenvolvida, tem usado frases curtas, mas com clareza, nas
rodas de conversa tem muita atenção é participativa procura
interagir com a professora nas atividades propostas e sempre contribuindo com
vivências pertinentes ao tema tratado, quando estávamos trabalhando sobre a
dengue, relatava fatos de sua casa dizendo que os pais fazia para que o
mosquito não fosse lá. Repetia o que eu tinha falado sobre os devidos cuidados
para prevenção do mesmo, demonstrando conhecimento interesse e curiosidade
sobre o assunto.
É inteligente e esperta, absorve
muito rápido as coisas, tem facilidade em repetir e memorizar gestos,
acompanhar ritmos e danças. Aprecia e realiza com prazer as dramatizações de
histórias realizadas na sala de fantasia. Na abertura do projeto pediu para
participar da peça de teatro e representou muito bem seu papel, foi desinibida
e ficou feliz em fazê-lo.
No cantinho da
leitura, aprecia a hora da história tem uma concentração satisfatória
gosta de manusear livros e revistas observando as figuras e nomeando-as.
No parque, sobe e
desce no escorregador com destreza por várias vezes sem parar, brinca no vai e
vem e divide o espaço com os coleguinhas sem conflitos, apresenta desenvoltura
nas atividades que envolva correr, subir, escorregar, andar, tem equilíbrio e
noção espacial, utiliza de contagem oral nas brincadeiras e em situações
nas quais reconheça sua necessidade.
Consegue coordenar
braços e pernas nas atividades físicas, salta pequenos obstáculos, mostrando um
controle motor próprio da sua idade.
Observa e descreve
as propriedades dos objetos, dizendo cor, tamanho e nomeando-os. Nas
brincadeiras com legos utiliza e executa os movimentos de encaixe, constrói
torres, trenzinhos, escadas e até tapetes, é muito criativa e tudo que faz
mostra a professora. Encontra-se na fase da garatuja riscando e rabiscando a
folha sem intenção. Tem habilidades em lidar com massinha de modelar, realiza modelagens
de bolinhas, cobrinhas e às vezes diz que fez doce e coxinha.
Tem demonstrado um comportamento
autônomo no uso de talher, copo e prato. Aceita bem o alimento que é oferecido,
gosta de experimentar saladas, mas ainda tem resistência em aceitar cenoura e
beterraba.
É independente quanto ao uso do banheiro, identifica e nomeia as partes
do corpo, acha divertido fazer isto através de músicas e brincadeiras.
Reconhece objetos de uso pessoal como: mochila, calçado, copo e escova.
Aprecia o momento do banho, já consegue tirar e vestir a roupa sozinha, porém
às vezes prefere esperar pela monitora, se ensaboa, deixa lavar o cabelo
tranquila, gosta de escolher as roupas que vai usar e após o banho espera
para pentear o cabelo, depois de penteado sempre mostra orgulhosa, se sentindo
linda. Na hora do repouso, tem dificuldades para relaxar, fica muito inquieta,
leva um bom tempo para dormir. Nos jogos e brincadeiras tem sempre iniciativa,
oferecendo para participar, tem atitudes cooperativas tanto com a professora
como com os colegas.
ANA CLARA
Sua adaptação
ocorreu de forma espontânea no convívio diário com os colegas. É uma criança
extremamente sociável e carinhosa, que interage muito bem com todos da
instituição.
Sua oralidade está
em pleno desenvolvimento, consegue expressar suas ideias com clareza relata
fatos ocorridos na vida diária, sempre fala sobre seus passeios na roça com a
família. Esta cada vez mais falante, participando das rodas de conversas.
Interagindo com os colegas e professoras. Gosta de cantar e fazer gestos
principalmente à música do “Guto”. Conhece todos os colegas pelo nome e também
sabe falar o nome da mãe e do pai.
Tem habilidades
para executar movimentos envolvendo os grandes músculos, andar, correr, saltar,
arremessar, chutar, apresenta equilíbrio em andar sobre pneus, saltar pequenos
obstáculos. Com relação à motricidade fina, modela com massinha, usa giz de
cera para desenhar, consegue encaixar, montar e desmontar peças de legos tampa
e destampa vários tipos de vidros, pequenos grandes, consegue empilhar blocos
de madeira e tampinhas. Interessa-se pelas aulas de artes, para ela é um
momento de grande prazer, é criativa e dedicada nas realizações de suas
produções, participando com muita alegria e concentração, sempre se preocupa em
não sujar a roupa de tinta, avisando os colegas para não deixar cair na mesa ou
no chão é um amor de criança.
Demonstra atitudes
de respeito, solidariedade e carinho para com todas as pessoas com quem convive
na instituição.
No cantinho da leitura
interessa-se pelas histórias contadas e lidas pela professora e da mesma forma
adora manipular os livros, revistas, nomeia e identifica imagens, mas ainda não
consegue fazer reconto. Gosta de se fantasiar, fazer maquiagem no rosto e se
diverte observando sua imagem no espelho.
Nas brincadeiras
com músicas demonstra estar à vontade quando solicitada a participar, se
envolve dançando em função da mesma, sozinha, em grupo, canta gosta de imitar
animais, seus sons e movimentos. Consegue realizar contagem oral até dez, na
atividade de arremesso ela foi uma dos que conseguiu encaixar oito,
de dez bolinhas no caixote. Tem ótima noção espacial. Também consegue
agarrar com facilidade arremessos de bola e jogá-la de volta ao arremessador.
Se divertiu muito na brincadeira “seu lobo está?” Ela fazia a pergunta para o
lobo e quando ele respondia ela ria tanto que teve um momento em que deitou-se
no chão de tanto rir. Demonstra muita alegria em estar aqui na instituição. Todos
os dias quando chega logo pede para pegar na boneca Mile da chiquititas e
fica com ela no colo por um bom tempo. E todas as vezes que brincamos de faz de
conta ela não se interessa por outros brinquedos mesmo oferecendo ainda prefere
a boneca.
Aceita a
alimentação que é oferecida com prazer e alimenta-se sozinha e bem, fazendo uso
do talher e copo com segurança. Reconhece objetos de uso pessoal seu e de
seus colegas tais como: mochila, calçados, lençol, toalha e copo. Identifica e
nomea partes do corpo. Aprecia muito a hora do banho, e neste momento segundo a
monitora ela relata muitos fatos de sua vivência. Ainda não consegue
tirar a roupa sozinha e só veste com ajuda da monitora.
Já controla os esfíncteres. A criança manifesta bons hábitos de
higiene, aprecia a escovação, realiza os movimentos corretos sobre a orientação
da monitora. Na hora do repouso mostra-se tranquila aproveitando bem esse
tempo para descansar. É admirável o cuidado e carinho
dela pela natureza, é cuidadosa ao tocar nas plantas sempre avisa os
coleguinhas para terem cuidado e ainda diz “não é professora” no dia em
que estávamos plantando a cenoura encontramos muitas minhocas o Paulo queria
matá-las mas ela logo dizia “não pode ela vai chorar”. Muito incrível
participar do desenvolvimento da Ana Clara.
ANA LUIZA
A criança quando
chegou à instituição chorou um pouco nos primeiros dias, mas aos poucos foi se
adaptando, e hoje se sente segura chega sempre sorrindo. É uma criança meiga,
tímida e muito sensível. Diante de conflitos com os colegas, se posiciona
recorrendo á professora quando necessita, mas tem dificuldades de expressar
suas vontades e desejos. É solidária com todos.
Vem se manifestando
cada vez mais nas brincadeiras, contando-me novidades e conversando com os
colegas. No inicio, era muito encabulada e quase não falava ou falava tão
baixinho que a professora tinha dificuldades para entender. Sempre estimulava a
falar, conversando muito com ela e procurando não forçá-la ou constrangê-la.
Até seu choro é baixinho, é preciso prestar atenção para perceber as coisas,
pois é muito discreta.
Nas rodinhas canta
e acompanha as canções com palmas e gestos fica toda vergonhosa quando seu nome
é citado em alguma música, mas gosta de ser lembrada. Conhece a professora e os
colegas pelo nome, identifica seus pertences, como: mochila, copo, lençol e
toalha.
Geralmente não tem
preferência por brinquedo o que lhe oferecer aceita e fica satisfeita. Costuma
pedir outro para complementar. Brinca em grupo, mas a maioria das vezes brinca
sozinha, com bonecas, panelinhas, se identifica com a colega Ana Lívia em
muitos momentos estão juntas. Nas atividades propostas sempre participa, mas
deixa claro seu medo e insegurança ao realizar tais atividades. Fica sempre a
espera de comandos, não tem iniciativa própria.
No parque brinca
mais nos balanços de vai e vem é onde fica mais tranquila, mas se tiver outra
criança ao lado dela, se ficar sozinha rapidamente abandona também o brinquedo
e sai. Quando vai subir na casinha sempre chama, a professora e à medida que
caminha pede para que fique perto dela, segure em sua mão pra passar na ponte é
muito receosa. Consegue subir nos escorregadores, mas na hora de descer
eu preciso auxiliá-la, sozinha não consegue. Só anda sobre os pneus também
apoiada nas mãos da professora, e sempre achando que vai cair. Inúmeras vezes
pergunta, “vou cair?” Sempre faço as intervenções necessárias. Sua coordenação
motora está em desenvolvimento precisa ser estimulada, ainda não consegue
coordenar braços e pernas, por ex: a música “O Guto bate com um martelo” ela não
acompanha os movimentos de braços pernas e cabeça tudo em conjunto. Nas
atividades de artes percebo o cuidado dela com sua produção, assim que termina
seja o desenho ou pintura chama a professora para mostrar sentindo se realizada
peloTrabalho. Encontra-se na fase da garatuja, riscando e rabiscando a folha
sem nenhuma intenção, explora e brinca com as cores em suas artes.
Seu progresso em
termos de participação nas atividades grupais vem acontecendo, superando sua
inibição. No cantinho da leitura ou na sala de fantasia quando proponho
dramatizarmos uma história participa, gosta de vestir as fantasias se
sente linda e fica desfilando com a roupa, mostrando se para os colegas.
Aceita a
alimentação que é oferecida, mas não gosta muito de comidas secas como farofa,
também não aprecia o purê de batata, prefere ensopado. Tem também resistência
em aceitar verduras e alguns tipos de frutas como: pera e mamão.
Aprecia o momento
do banho, ajuda a tirar e a vestir a roupa, identifica os objetos usados na
higiene corporal e valoriza práticas de higiene. Já consegue nomear partes do
corpo, passa o sabonete sobre o mesmo sozinha e tem hábitos de contar
casos de vivencia familiar neste momento, mas tem pavor em lavar os
cabelos. Quando observa que tem o vidro de xampu exposto, logo deduz que é o
dia de lavar os cabelos ai começa a chorar e na hora de enxaguar grita, fica
muito angustiada mesmo conversando muito com ela. A Ana Luiza parece uma
bonequinha, linda e extremamente sensível.
PAULO PEREIRA
O Paulo não apresentou
dificuldades em adaptar-se à rotina da instituição pelo fato de ser o seu
segundo ano na mesma. É uma criança alegre, inteligente e muito carinhoso.
Brinca e interage com os colegas, em especial com Ana Laura com quem tem um
vínculo afetivo muito forte, vive dizendo que ela é sua amiga, tem ciúmes dela
não gosta quando brinca com outras crianças. As vezes, seu
comportamento oscila, há momentos em que aparenta tranquilo participa das
atividades proposta de forma espontânea e momentos de estranhamento onde
costuma fugir da sala, chorar e até fazer um certo charminho.
Relaciona-se muito bem com a professora e com os colegas e todos os
funcionários do convívio da instituição. Comunica-se com facilidade e esbanja
simpatia. Já identifica e nomeia todos, reconhece seus objetos pessoais e os
dos colegas e professora. Vem apresentando consideráveis progressos em suas
interações e tem se integrado com facilidade aos grupos. Nas brincadeiras do
solário, por exemplo, interage com crianças de outras turminhas e já não
necessita mais que eu esteja ao seu lado, sendo necessário apenas que eu
permaneça no seu campo de visão. Já está negociando brinquedos, justificando
sua posição e explicando seus descontentamentos. Nas disputas por brinquedos ou
durante conflitos, em algumas vezes costuma reagir impulsivamente, e aos poucos
vem buscando corrigir esta atitude e demonstra estar construindo um controle de
suas ações. Seu brinquedo de preferência é um carrinho onde ele insiste em
brincar de empurrá-lo com a mão.
Sempre animado e
muito simpático, se diverte escapando para a sala onde a mãe trabalha e, ao
retornar, conta alegre e orgulhoso que fugiu para ver a “a mamãe”. Muito
determinado e seguro de suas decisões, já tem suas preferências e solicita as
músicas e brincadeiras, insistindo para que sejam repetidas várias vezes. A sua
canção preferia tem sido “o João pegou pão”, a qual ele solicita várias vezes
consecutivas e não se cansa de cantar e dançar, sempre dramatizando os
movimentos e inserindo os colegas na brincadeira.
Muito prestativo,
tem sido um ótimo ajudante, coloca papéis no lixo, ajuda na hora de recolher
brinquedos, materiais e outros objetos e faz questão de auxiliar nas tarefas
cotidianas, como pegar um pano para ajudar a limpar a mesa, após as atividades
de artes.
Na área da linguagem oral, é despachado e muito simpático, comunica-se de forma
objetiva, se fazendo entender de forma clara e chegando a ficar irritado quando
não consigo entendê-lo de primeira. Utiliza frases, reconta pequenas histórias
ou trechos e tem demonstrado entendimento a
cerca de algumas noções de tempo como
antes/depois/agora. Suas brincadeiras prediletas são aquelas que lhe permitem
desafios, inventar e usar a imaginação. Sempre criativo, cria bichinhos,
biscoitos e alimentos com as massinhas de modelar. Faz aviões, torres e pontes
com peças de legos.
Na brinquedoteca,
gosta de brincar com lençóis para construir barraca ou para cobrir o rosto e
fingir ser um fantasma. Na área motora, evidencia um ótimo domínio corporal. O
caminhar é harmonioso e as corridinhas estão cada dia mais equilibradas,
raramente tropeça e cai e tem conseguido desviar dos colegas, evitando
trombadas, sobe e desce com muita destreza dos escorregadores. Evidencia
agilidade no manejo dos talheres, alimenta-se bem, porém não aceita saladas, é
preciso estímulo e incentivo com relação à alimentação. Adora as atividades de
artes principalmente as que envolvem tintas. Explora bem os materiais e
gosta de sentir a textura das tintas entre os dedos, mostrando interesse na
descoberta das cores, sempre se lambuza costuma pintar o papel quase sempre no
mesmo lugar. É visível a paixão dele pelas cores, quer usar todas ao mesmo
tempo.
Aprecia o momento
do banho, mas ainda não consegue retirar nem vestir a roupa sozinho necessitando
da ajuda da monitora. Gosta de lavar os cabelos e mostrar como ficou cheiroso.
Já faz controle dos esfíncteres, porém quando vai fazer uso do banheiro não
gosta que fique olhando, diz que quando terminar chama. É muito vergonhoso.
Tem sido gratificante
e prazeroso contemplar as descobertas do Paulo e contribuir de forma
significativa com estes aprendizados, pois a cada dia sua curiosidade o instiga
a fazer novas descobertas, deixando a todos repletos de muita admiração.
VITHOR IGOR
É uma criança
assídua, alegre, esperto e muito comunicativo. Manifesta-se espontaneamente nas
rodas de conversas, sabe expressar seus sentimentos e necessidades, procura
ajuda da professora quando necessário. Tem um bom relacionamento com todos os
colegas e funcionários da instituição principalmente com a professora com quem
ele tem um vinculo forte de amizade, confiança e respeito. Esta sempre
relatando fatos de sua vivencia familiar, contando novidades, sobre passeios e
brincadeiras fora do ambiente da instituição. Na sala tem uma ligação afetiva
mais forte com o Paulo que apesar de serem amigos as vezes se estranham muito.
Sempre a professora precisa intervir em situações de conflitos entre os
dois que geralmente acontece por disputa de brinquedo.
É uma
criança muito inteligente, gosta de participar das conversas na rodinha,
reconhece os combinados e rotina da turma, por exemplo: hora do café,
almoço, brinquedoteca, repouso, escovação e outros. Participa ativamente das
atividades propostas, tem iniciativa para recontar histórias utilizando a
linguagem das imagens, nos desenhos percebe detalhes é observador.
Ultimamente percebi
que ele mudou um pouco seu comportamento tornando necessário estar sempre
conversando com ele sobre, saber esperar sua vez, entender que os colegas
também tem os mesmos direito de participar, quer ser o primeiro na fila, só ele
pode agradecer pelo lanche, jantar, e quando é alertado sobre seu
comportamento, não aceita, faz birras, chora, grita nervoso e até faz
gestos agressivos, bate em si mesmo, impondo que sua vontade seja feita. Porém
no inicio do ano quando chegou aqui não era assim estava sempre tranquilo,
todos os dias chorava para não ir embora, querendo ficar mais tempo na
instituição. E nesta época ele morava apenas com a avó. E agora segundo
informações da família a sua mãe retornou e ele foi morar com ela.
Demonstra
satisfação nos momentos de lazer (parque, brincadeiras lúdicas e jogos).
Brincando com os legos consegue montar brinquedos com perfeição como: carrinho,
trenzinho e outros. Tem equilíbrio nas brincadeiras de obstáculos como: virar
cambalhotas, correr, subir, descer e pular corda, andar sobre pneus. Gosta
muito da brincadeira dança da cadeira.
Nas atividades do
cantinho de leitura, gosta de ouvir histórias e manusear livros, tendo uma
certa preferência por livros que trazem figuras grandes. Nas atividades com
tinta, no papel preocupa-se em preencher todos os espaços da folha e
gosta de explorar os materiais como pincel, espuminha mas acaba sempre pintando
com as mãos. Admira as mãos toda suja de tinta. Aprecia as músicas do
Patati Patata, galinha pintadinha, consegue assistir desenhos se
concentra por um tempo satisfatório, gosta de dançar em função da música.
JONAS
A
criança teve um pouco de dificuldade em adaptar-se a instituição chorando muito
nos primeiros dias, e não aceitava que a professora fizesse nem um gesto de
carinho, por exemplo, pegar em sua mão, ou mesmo colocá-lo no colo, logo fazia
uma carinha de bravo. E esta não é sua primeira experiência, pois já havia
frequentado a instituição no ano anterior, já conhecia a professora e alguns
colegas, mas mesmo assim sua adaptação foi difícil. Porém agora se mostra
mais tranquilo e seguro no ambiente da creche. É uma criança reservada.
A linguagem oral está em pleno desenvolvimento pronunciando palavras soltas, e
geralmente quando fala é muito baixinho quase não da pra entender o que fala.
Quando quer alguma coisa tem hábito de apontar com o dedo, é preciso
estimulá-lo a falar. Nas rodinhas demonstra-se bem tímido geralmente não
participa não fala nada apenas ouve e observa. Acompanha as músicas com palmas,
gosta bastante da cantiga “palminhas vamos bater e depois as mãozinhas pra trás
esconder” fica feliz quando estamos cantando, e ansioso para o momento de achar
as mãos. Ainda não toma iniciativa nas brincadeiras cantadas e nem nas
conversas dirigidas. Sempre quieto no seu canto sendo necessário a todo
instante estar instigando e motivando a participar e experimentar. Às vezes não
gosta de realizar as atividades, aparentando desânimo e cansaço.
Na brinquedoteca, percebo que não escolhe um brinquedo, mas fica o tempo todo
em conflito com os colegas pelo fato de querer o brinquedo que esta com o
outro. Faço as intervenções necessárias no momento e ofereço-lhe outros
brinquedos, mas sempre faz a mesma coisa. Ultimamente está mais próximo da
colega Ana Laura com quem sempre está brincando às vezes é alvo de disputa das
colegas que querem ficar sempre perto dele.
Em uma atividade de caixa surpresa com um espelho dentro, onde a criança abri a
caixa e se depara com sua imagem, ele parecia não acreditar e dizia
“Jo e apontava para ele” sorria e olhava de novo e de novo, ficou muito
surpreso em encontra-lo ali, no espelho. Foi uma atividade bem marcante com
certeza na vida dele.
Ainda não apresenta iniciativa e segurança em atividades que envolva correr,
subir, descer e saltar pequenos obstáculos, necessitando da ajuda e incentivo
da professora. Ainda não consegue realizar contagem oral nas brincadeiras
que necessitam. No cantinho da leitura aprecia muito manusear livros e observar
as figuras, gosta de ouvir histórias contadas, mas as que mais lhe chama
a atenção é as contadas usando
fantoches. Apesar de sua timidez ele se oferece para participar de
dramatizações.
Durante as refeições, alimenta-se bem, e não rejeita nenhum um alimento
que lhe é oferecido comendo com muito gosto, come devagar, e as vezes fica
esperando que a professora coloque na boca dele, tenho que ficar lembrando a
todo momento, incentivando a pegar na colher e comer por que ele sabe
manusear bem os talheres porém fica desanimado. No momento do banho, fica
esperando que alguém leve a sua mochila todos os dias é preciso lembrá-lo de
pegar, retira e veste a roupa com ajuda da monitora, consegue identificar
algumas partes do corpo, mas não sabe passar o sabonete ainda sozinho, na
verdade o Jonas é muito dependente precisa trabalhar muito a autonomia. Já
adquiriu o controle esfincteriano, sempre pedindo para ir ao banheiro. No
momento do repouso consegue relaxar com muita facilidade é um dos primeiros a
dormir, tem um sono tranquilo e longo, aproveitando bem este tempo para
descansar.