quarta-feira, 21 de junho de 2017

Música o sapo não lava o pé





ATIVIDADE:

Sugestão de atividades com a música: O Sapo Não Lava o Pé

  • ·        Na rodinha a professora irá trabalhar com a música o sapo não lava o pé, incentivando as crianças a ter bons hábitos de higiene. Conversar sobre não lavar apenas o pé, mas o corpo inteiro, conversar sobre a importância do banho para nossa saúde. Ainda na rodinha cantar outras músicas que fale do sapo e outras relacionadas ao tema trabalhado.
  •          Propor as crianças a brincar de imitar o sapo, pulando como ele.
  •       Realizar uma arte para confecção de cartaz.
  •       Contar a história -  Festa no Céu.
  •          Dramatização da história.
  •          Dobradura do sapo pula pula.


OBJETIVOS:
·         Criar condições para a criança  adquirir bons hábitos de  higiene;
·         Discutir as formas de higiene das mãos, corporal, bucal, etc.;
·         Estimular a criatividade;
·         Adotar hábitos de autocuidado, respeitando as possibilidades e limites do próprio corpo;
·         Desenvolver a linguagem oral, a atenção e concentração;
·         Desenvolver coordenação motora grossa.

A festa no céu
(Conto tradicional do Brasil)

Luís Câmara Cascudo
Entre todas as aves, espalhou-se a notícia de uma festa no Céu. Todas as aves compareceriam e começaram a fazer inveja aos animais e outros bichos da terra incapazes de vôo.
Imaginem quem foi dizer que ia também à festa... O Sapo! Logo ele, pesadão e nem sabendo dar uma carreira, seria capaz de aparecer naquelas alturas. Pois o Sapo disse que tinha sido convidado e que ia sem dúvida nenhuma. Os bichos só faltaram morrer de rir. Os pássaros, então, nem se fala!
O Sapo tinha seu plano. Na véspera, procurou o Urubu e deu uma prosa boa, divertindo muito o dono da casa. Depois disse:
- Bem, camarada Urubu, quem é coxo parte cedo e eu vou indo, porque o caminho é comprido.
O Urubu respondeu:
- Você vai mesmo?
- Se vou? Até lá, sem falta!
Em vez de sair, o Sapo deu uma volta, entrou na camarinha do Urubu e, vendo a viola em cima da cama, meteu-se dentro, encolhendo-se todo.
O Urubu, mais tarde, pegou na viola, amarrou-a a tiracolo e bateu asas para o céu, rru-rru-rru...
Chegando ao céu, o Urubu arriou a viola num canto e foi procurar as outras aves. O Sapo botou um olho de fora e, vendo que estava sozinho, deu um pulo e ganhou a rua, todo satisfeito.
Nem queiram saber o espanto que as aves tiveram, vendo o Sapo pulando no céu! Perguntaram, perguntaram, mas o Sapo só fazia conversa mole. A festa começou e o Sapo tomou parte de grande. Pela madrugada, sabendo que só podia voltar do mesmo jeito da vinda, mestre Sapo foi-se esgueirando e correu para onde o Urubu se havia hospedado. Procurou a viola e acomodou-se, como da outra feita.
O sol saindo, acabou-se a festa e os CONVIDADOS foram voando, cada um no seu destino. O Urubu agarrou a viola e tocou-se para a Terra, rru-rru-rru...
Ia pelo meio do caminho, quando, numa curva, o Sapo mexeu-se e o Urubu, espiando para dentro do instrumento, viu o bicho lá no escuro, todo curvado, feito uma bola.
- Ah! camarada Sapo! É assim que você vai à festa no Céu? Deixe de ser confiado...!
E, naquelas lonjuras, emborcou a viola. O Sapo despencou-se para baixo que vinha zunindo. E dizia, na queda:
- Béu-Béu!
Se desta eu escapar,
Nunca mais bodas no céu!...
E vendo as serras lá em baixo:
- Arreda pedra, se não eu te rebento!
Bateu em cima das pedras como um genipapo, espapaçando-se todo. Ficou em pedaços. Nossa Senhora, com pena do Sapo, juntou todos os pedaços e o Sapo enviveceu de novo.
Por isso o Sapo tem o couro todo cheio de remendos.

Antologia da literatura mundial
Lendas, fábulas e apólogos - vol IV
Seleção de Nádia Santos e Yolanda Lhullier Santos
Livraria e Editora Logos Ltda. São Paulo, 19--                                                                                                         

















segunda-feira, 19 de junho de 2017

Brinquedos Feito Com Sucata






NÃO JOGUE NADA FORA TUDO TEM UM VALOR,  QUE PODE CAUSAR MUITA DIVERSÃO E APRENDIZAGEM PRA CRIANÇADA.


Instrumentos Musicais Construídos Com Sucata






Muito bacana e fácil de fazer.




"Modelo de Parecer" Será Que Existe?




Todo final de semestre é a mesma coisa para os professores, é hora de elaborar os relatórios individuais dos alunos. Os tão famosos pareceres. É de suma importância lembrar que os pareceres começam a serem construídos desde quando a criança chega a instituição. Você deve estar perguntando como? – Toda vez que você aplica  uma atividade e faz anotações das observações da criança em relação à atividade aplicada você esta elaborando parte do seu parecer. É ali que você vai registrar as capacidades, os avanços e retrocessos da criança. O parecer se for construído dessa forma não será  difícil  redigir. Ficara verdadeiro e ao ler você consegue visualizar a criança nele. Escolhi alguns  relatórios, para colocar como sugestão, apenas  para dar uma direção mesmo. E quando for construir o  seu parecer, pense na sua criança, volte as atividades trabalhadas e visualize o momento isso vai te ajudar muito e boa sorte!  Espero ter ajudado...

 ANA CARLA

A criança adaptou-se bem a rotina da creche este é o segundo ano dela na instituição, já conhecia a maioria dos colegas e alguns professores. É alegre, muito carinhosa, tem bom relacionamento com os colegas, professores e demais funcionários da instituição. Sempre prestativa em atender solicitações em ajudar a guardar os brinquedos após usá-los, é muito organizada e cuidadosa com os mesmos.
Quando necessário sabe expressar seus sentimentos e necessidades, tenta resolver algumas situações de conflitos e se não consegue sozinha, pede ajuda a professora. Mas não gosta de ser alertada sobre seu comportamento.  Brinca com todas as colegas tendo uma forte característica de liderança. Mas em algumas brincadeiras tem uma colega em especial que gosta de brincar. Às vezes  chega a discutir com os colegas dizendo que Ana Laura é amiga só dela. É preciso a intervenção da professora, pois fica com sentimento de posse. Tipo, ninguém pode brincar com ela só eu. Inúmeras vezes parei as brincadeiras para conversarmos sobre isso. Ela, porém faz birras e continua insistindo que a amiga é só dela. 
Sua linguagem oral está bem desenvolvida, tem usado frases curtas, mas com clareza, nas  rodas de conversa  tem muita  atenção é participativa procura interagir com a professora nas atividades propostas e sempre contribuindo com vivências pertinentes ao tema tratado, quando estávamos trabalhando sobre a dengue, relatava fatos de sua casa dizendo que os pais fazia para que o mosquito não fosse lá. Repetia o que eu tinha falado sobre os devidos cuidados para prevenção do mesmo, demonstrando conhecimento interesse e curiosidade sobre o assunto.
             É inteligente e esperta, absorve muito rápido as coisas, tem facilidade em repetir e memorizar gestos, acompanhar ritmos e danças. Aprecia e realiza com prazer as dramatizações de histórias realizadas na sala de fantasia. Na abertura do projeto pediu para participar da peça de teatro e representou muito bem seu papel, foi desinibida e ficou feliz em fazê-lo.
No cantinho da leitura, aprecia a hora da história tem uma concentração satisfatória  gosta de manusear livros e revistas observando as figuras e nomeando-as.
No parque, sobe e desce no escorregador com destreza por várias vezes sem parar, brinca no vai e vem e divide o espaço com os coleguinhas sem conflitos, apresenta desenvoltura nas atividades que envolva correr, subir, escorregar, andar, tem equilíbrio e noção espacial, utiliza  de contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais reconheça sua necessidade.
Consegue coordenar braços e pernas nas atividades físicas, salta pequenos obstáculos, mostrando um controle motor próprio da sua idade.
Observa e descreve as propriedades dos objetos, dizendo cor, tamanho e nomeando-os. Nas brincadeiras com legos utiliza e executa os movimentos de encaixe, constrói torres, trenzinhos, escadas e até tapetes, é muito criativa e tudo que faz mostra a professora. Encontra-se na fase da garatuja riscando e rabiscando a folha sem intenção. Tem habilidades em lidar com massinha de modelar, realiza modelagens de bolinhas, cobrinhas e às vezes diz que fez doce e coxinha.
Tem demonstrado um comportamento autônomo no uso de talher, copo e prato. Aceita bem o alimento que é oferecido, gosta de experimentar saladas, mas ainda tem resistência em aceitar cenoura e beterraba.
           É independente quanto ao uso do banheiro, identifica e nomeia as partes do corpo, acha divertido fazer isto através de músicas e brincadeiras.  Reconhece objetos de uso pessoal como: mochila, calçado, copo e escova. Aprecia o momento do banho, já consegue tirar e vestir a roupa sozinha, porém às vezes prefere esperar pela monitora, se ensaboa, deixa lavar o cabelo tranquila,  gosta de escolher as roupas que vai usar e após o banho espera para pentear o cabelo, depois de penteado sempre mostra orgulhosa, se sentindo linda. Na hora do repouso, tem dificuldades para relaxar, fica muito inquieta, leva um bom tempo para dormir. Nos jogos e brincadeiras tem sempre iniciativa, oferecendo para participar, tem atitudes cooperativas tanto com a professora como com os colegas.

 ANA CLARA 

Sua adaptação ocorreu de forma espontânea no convívio diário com os colegas. É uma criança extremamente sociável e carinhosa, que interage muito bem com todos da instituição.
Sua oralidade está em pleno desenvolvimento, consegue expressar suas ideias com clareza relata fatos ocorridos na vida diária, sempre fala sobre seus passeios na roça com a família. Esta cada vez mais falante, participando das rodas de conversas. Interagindo com os colegas e professoras. Gosta de cantar e fazer gestos principalmente à música do “Guto”. Conhece todos os colegas pelo nome e também sabe falar o nome da mãe e do pai.
Tem habilidades para executar movimentos envolvendo os grandes músculos, andar, correr, saltar, arremessar, chutar, apresenta equilíbrio em andar sobre pneus, saltar pequenos obstáculos. Com relação à motricidade fina, modela com massinha, usa giz de cera para desenhar, consegue encaixar, montar e desmontar peças de legos tampa e destampa vários tipos de vidros, pequenos grandes, consegue empilhar blocos de madeira e tampinhas. Interessa-se pelas aulas de artes, para ela é um momento de grande prazer, é criativa e dedicada nas realizações de suas produções, participando com muita alegria e concentração, sempre se preocupa em não sujar a roupa de tinta, avisando os colegas para não deixar cair na mesa ou no chão é um amor de criança.
Demonstra atitudes de respeito, solidariedade e carinho para com todas as pessoas com quem convive na instituição.
No cantinho da leitura interessa-se pelas histórias contadas e lidas pela professora e da mesma forma adora manipular os livros, revistas, nomeia e identifica imagens, mas ainda não consegue fazer reconto. Gosta de se fantasiar, fazer maquiagem no rosto e se diverte observando sua imagem no espelho.
Nas brincadeiras com músicas demonstra estar à vontade quando solicitada a participar, se envolve dançando em função da mesma, sozinha, em grupo, canta gosta de imitar animais, seus sons e movimentos. Consegue realizar contagem oral até dez, na atividade de arremesso ela foi uma dos que conseguiu encaixar  oito, de  dez bolinhas no caixote. Tem ótima noção espacial. Também consegue agarrar com facilidade arremessos de bola e jogá-la de volta ao arremessador. Se divertiu muito na brincadeira “seu lobo está?” Ela fazia a pergunta para o lobo e quando ele respondia ela ria tanto que teve um momento em que deitou-se no chão de tanto rir. Demonstra muita alegria em estar aqui na instituição. Todos os dias quando chega logo pede para pegar na boneca Mile da chiquititas e fica com ela no colo por um bom tempo. E todas as vezes que brincamos de faz de conta ela não se interessa por outros brinquedos mesmo oferecendo ainda prefere a boneca.
Aceita a alimentação que é oferecida com prazer e alimenta-se sozinha e bem, fazendo uso do talher e copo com segurança. Reconhece objetos de uso pessoal seu e de seus colegas tais como: mochila, calçados, lençol, toalha e copo. Identifica e nomea partes do corpo. Aprecia muito a hora do banho, e neste momento segundo a monitora ela relata muitos fatos de sua vivência. Ainda não consegue  tirar a roupa sozinha e só  veste com ajuda da monitora.
             Já controla os esfíncteres. A criança manifesta bons hábitos de higiene, aprecia a escovação, realiza os movimentos corretos sobre a orientação da monitora. Na hora do repouso mostra-se tranquila aproveitando bem esse tempo para descansar. É admirável o cuidado e carinho dela pela natureza, é  cuidadosa ao tocar nas plantas sempre avisa os coleguinhas para terem cuidado e ainda diz “não é professora” no  dia em que estávamos plantando a cenoura encontramos muitas minhocas o Paulo queria matá-las mas ela logo dizia “não pode ela vai chorar”. Muito incrível participar do desenvolvimento da Ana Clara.

ANA LUIZA

A criança quando chegou à instituição chorou um pouco nos primeiros dias, mas aos poucos foi se adaptando, e hoje se sente segura chega sempre sorrindo. É uma criança meiga, tímida e muito sensível. Diante de conflitos com os colegas, se posiciona recorrendo á professora quando necessita, mas tem dificuldades de expressar suas vontades e desejos. É solidária com todos.
Vem se manifestando cada vez mais nas brincadeiras, contando-me novidades e conversando com os colegas. No inicio, era muito encabulada e quase não falava ou falava tão baixinho que a professora tinha dificuldades para entender. Sempre estimulava a falar, conversando muito com ela e procurando não forçá-la ou constrangê-la. Até seu choro é baixinho, é preciso prestar atenção para perceber as coisas, pois é muito discreta.
Nas rodinhas canta e acompanha as canções com palmas e gestos fica toda vergonhosa quando seu nome é citado em alguma música, mas gosta de ser lembrada. Conhece a professora e os colegas pelo nome, identifica seus pertences, como: mochila, copo, lençol e toalha.
Geralmente não tem preferência por brinquedo o que lhe oferecer aceita e fica satisfeita. Costuma pedir outro para complementar. Brinca em grupo, mas a maioria das vezes brinca sozinha, com bonecas, panelinhas, se identifica com a colega Ana Lívia em muitos momentos estão juntas. Nas atividades propostas sempre participa, mas deixa claro seu medo e insegurança ao realizar tais atividades. Fica sempre a espera de comandos, não tem iniciativa própria.
No parque brinca mais nos balanços de vai e vem é onde fica mais tranquila, mas se tiver outra criança ao lado dela, se ficar sozinha rapidamente abandona também o brinquedo e sai. Quando vai subir na casinha sempre chama, a professora e à medida que caminha pede para que fique perto dela, segure em sua mão pra passar na ponte é muito receosa.  Consegue subir nos escorregadores, mas na hora de descer eu preciso auxiliá-la, sozinha não consegue. Só anda sobre os pneus também apoiada nas mãos da professora, e sempre achando que vai cair. Inúmeras vezes pergunta, “vou cair?” Sempre faço as intervenções necessárias. Sua coordenação motora está em desenvolvimento precisa ser estimulada, ainda não consegue coordenar braços e pernas, por ex: a música “O Guto bate com um martelo” ela não acompanha os movimentos de braços pernas e cabeça tudo em conjunto. Nas atividades de artes percebo o cuidado dela com sua produção, assim que termina seja o desenho ou pintura chama a professora para mostrar sentindo se realizada peloTrabalho. Encontra-se na fase da garatuja, riscando e rabiscando a folha sem nenhuma intenção, explora e brinca com as cores em suas artes.
Seu progresso em termos de participação nas atividades grupais vem acontecendo, superando sua inibição. No cantinho da leitura ou na sala de fantasia quando proponho  dramatizarmos uma história  participa, gosta de vestir as fantasias se sente linda e fica desfilando com a roupa, mostrando se para os colegas.
Aceita a alimentação que é oferecida, mas não gosta muito de comidas secas como farofa, também não aprecia o purê de batata, prefere ensopado. Tem também resistência em aceitar verduras e alguns tipos de frutas como: pera e mamão.
Aprecia o momento do banho, ajuda a tirar e a vestir a roupa, identifica os objetos usados na higiene corporal e valoriza práticas de higiene. Já consegue nomear partes do corpo,  passa o sabonete sobre o mesmo sozinha e tem hábitos de contar casos  de vivencia familiar neste momento, mas tem pavor em lavar os cabelos. Quando observa que tem o vidro de xampu exposto, logo deduz que é o dia de lavar os cabelos ai começa a chorar e na hora de enxaguar grita, fica muito angustiada mesmo conversando muito com ela. A Ana Luiza parece uma bonequinha, linda e extremamente sensível.

PAULO PEREIRA

O Paulo não apresentou dificuldades em adaptar-se à rotina da instituição pelo fato de ser o seu segundo ano na mesma. É uma criança alegre, inteligente e muito carinhoso. Brinca e interage com os colegas, em especial com Ana Laura com quem tem um vínculo afetivo muito forte, vive dizendo que ela é sua amiga, tem ciúmes dela não gosta quando brinca com outras crianças.  As  vezes, seu comportamento oscila, há momentos em que aparenta tranquilo participa das atividades proposta de forma espontânea e momentos de estranhamento onde costuma fugir  da sala, chorar e até  fazer um certo charminho. Relaciona-se muito bem com a professora e com os colegas e todos os funcionários do convívio da instituição. Comunica-se com facilidade e esbanja simpatia. Já identifica e nomeia todos, reconhece seus objetos pessoais e os dos colegas e professora. Vem apresentando consideráveis progressos em suas interações e tem se integrado com facilidade aos grupos. Nas brincadeiras do solário, por exemplo, interage com crianças de outras turminhas e já não necessita mais que eu esteja ao seu lado, sendo necessário apenas que eu permaneça no seu campo de visão. Já está negociando brinquedos, justificando sua posição e explicando seus descontentamentos. Nas disputas por brinquedos ou durante conflitos, em algumas vezes costuma reagir impulsivamente, e aos poucos vem buscando corrigir esta atitude e demonstra estar construindo um controle de suas ações. Seu brinquedo de preferência é um carrinho onde ele insiste em brincar de empurrá-lo com a mão.
Sempre animado e muito simpático, se diverte escapando para a sala onde a mãe trabalha e, ao retornar, conta alegre e orgulhoso que fugiu para ver a “a mamãe”. Muito determinado e seguro de suas decisões, já tem suas preferências e solicita as músicas e brincadeiras, insistindo para que sejam repetidas várias vezes. A sua canção preferia tem sido “o João pegou pão”, a qual ele solicita várias vezes consecutivas e não se cansa de cantar e dançar, sempre dramatizando os movimentos e inserindo os colegas na brincadeira.
Muito prestativo, tem sido um ótimo ajudante, coloca papéis no lixo, ajuda na hora de recolher brinquedos, materiais e outros objetos e faz questão de auxiliar nas tarefas cotidianas, como pegar um pano para ajudar a limpar a mesa, após as atividades de artes.
            Na área da linguagem oral, é despachado e muito simpático, comunica-se de forma objetiva, se fazendo entender de forma clara e chegando a ficar irritado quando não consigo entendê-lo de primeira. Utiliza frases, reconta pequenas histórias ou trechos e tem demonstrado entendimento a
cerca de algumas noções de tempo como antes/depois/agora. Suas brincadeiras prediletas são aquelas que lhe permitem desafios, inventar e usar a imaginação. Sempre criativo, cria bichinhos, biscoitos e alimentos com as massinhas de modelar. Faz aviões, torres e pontes com peças de legos.
Na brinquedoteca, gosta de brincar com lençóis para construir barraca ou para cobrir o rosto e fingir ser um fantasma. Na área motora, evidencia um ótimo domínio corporal. O caminhar é harmonioso e as corridinhas estão cada dia mais equilibradas, raramente tropeça e cai e tem conseguido desviar dos colegas, evitando trombadas, sobe e desce com muita destreza dos escorregadores. Evidencia agilidade no manejo dos talheres, alimenta-se bem, porém não aceita saladas, é preciso estímulo e incentivo com relação à alimentação. Adora as atividades de artes  principalmente as que envolvem tintas. Explora bem os materiais e gosta de sentir a textura das tintas entre os dedos, mostrando interesse na descoberta das cores, sempre se lambuza costuma pintar o papel quase sempre no mesmo lugar. É visível a paixão dele pelas cores, quer usar todas ao mesmo tempo.
Aprecia o momento do banho, mas ainda não consegue retirar nem vestir a roupa sozinho necessitando da ajuda da monitora. Gosta de lavar os cabelos e mostrar como ficou cheiroso. Já faz controle dos esfíncteres, porém quando vai fazer uso do banheiro não gosta que fique olhando, diz que quando terminar chama. É muito vergonhoso.
Tem sido gratificante e prazeroso contemplar as descobertas do Paulo e contribuir de forma significativa com estes aprendizados, pois a cada dia sua curiosidade o instiga a fazer novas descobertas, deixando a todos repletos de muita admiração.

  VITHOR IGOR   


É uma criança assídua, alegre, esperto e muito comunicativo. Manifesta-se espontaneamente nas rodas de conversas, sabe expressar seus sentimentos e necessidades, procura ajuda da professora quando necessário. Tem um bom relacionamento com todos os colegas e funcionários da instituição principalmente com a professora com quem ele tem um vinculo forte de amizade, confiança e respeito. Esta sempre relatando fatos de sua vivencia familiar, contando novidades, sobre passeios e brincadeiras fora do ambiente da instituição. Na sala tem uma ligação afetiva mais forte com o Paulo que apesar de serem amigos as vezes se estranham muito. Sempre a professora precisa intervir em situações  de conflitos entre os dois que geralmente acontece por disputa de brinquedo.

  É uma criança muito inteligente, gosta de participar das conversas na rodinha, reconhece os  combinados e rotina da turma, por exemplo: hora do café, almoço, brinquedoteca, repouso, escovação e outros. Participa ativamente das atividades propostas, tem iniciativa para  recontar histórias utilizando a linguagem das imagens, nos desenhos percebe detalhes é observador.

Ultimamente percebi que ele mudou um pouco seu comportamento tornando necessário estar sempre conversando com ele sobre, saber esperar sua vez, entender que os colegas também tem os mesmos direito de participar, quer ser o primeiro na fila, só ele pode agradecer pelo lanche, jantar, e quando é alertado sobre seu comportamento, não aceita, faz birras,  chora, grita nervoso e até faz gestos agressivos, bate em si mesmo, impondo que sua vontade seja feita. Porém no inicio do ano quando chegou aqui não era assim estava sempre tranquilo, todos os dias chorava para não ir embora, querendo ficar mais tempo na instituição. E nesta época ele morava apenas com a avó. E agora segundo informações da família a sua mãe  retornou e ele foi morar com ela.
Demonstra satisfação nos momentos de lazer (parque, brincadeiras lúdicas e jogos). Brincando com os legos consegue montar brinquedos com perfeição como: carrinho, trenzinho e outros. Tem equilíbrio nas brincadeiras de obstáculos como: virar cambalhotas, correr, subir, descer e pular corda, andar sobre pneus. Gosta muito da brincadeira dança da cadeira.
Nas atividades do cantinho de leitura, gosta de ouvir histórias e manusear livros, tendo uma certa preferência por livros que trazem figuras grandes. Nas atividades com tinta, no papel  preocupa-se em preencher todos os espaços da folha e gosta de explorar os materiais como pincel, espuminha mas acaba sempre pintando com as mãos. Admira as mãos toda suja de tinta. Aprecia as músicas do Patati  Patata, galinha pintadinha, consegue assistir desenhos se concentra por um tempo satisfatório, gosta de dançar em função da música.

JONAS

         A criança teve um pouco de dificuldade em adaptar-se a instituição chorando muito nos primeiros dias, e não aceitava que a professora fizesse nem um gesto de carinho, por exemplo, pegar em sua mão, ou mesmo colocá-lo no colo, logo fazia uma carinha de bravo. E esta não é sua primeira experiência, pois já havia frequentado a instituição no ano anterior, já conhecia a professora e alguns colegas, mas mesmo assim sua adaptação foi difícil. Porém agora se mostra  mais tranquilo e seguro no ambiente da creche. É uma criança reservada.
          A linguagem oral está em pleno desenvolvimento pronunciando palavras soltas, e geralmente quando fala é muito baixinho quase não da pra entender o que fala. Quando quer alguma coisa tem hábito de apontar com o dedo, é preciso estimulá-lo a falar.  Nas rodinhas demonstra-se bem tímido geralmente não participa não fala nada apenas ouve e observa. Acompanha as músicas com palmas, gosta bastante da cantiga “palminhas vamos bater e depois as mãozinhas pra trás esconder” fica feliz quando estamos cantando, e ansioso para o momento de achar as mãos. Ainda não toma iniciativa nas brincadeiras cantadas e nem nas conversas dirigidas. Sempre quieto no seu canto sendo necessário a todo instante estar instigando e motivando a participar e experimentar. Às vezes não gosta de realizar as atividades, aparentando desânimo e cansaço.
          Na brinquedoteca, percebo que não escolhe um brinquedo, mas fica o tempo todo em conflito com os colegas pelo fato de querer o brinquedo que esta com o outro. Faço as intervenções necessárias no momento e ofereço-lhe outros brinquedos, mas sempre faz a mesma coisa. Ultimamente está mais próximo da colega Ana Laura com quem sempre está brincando às vezes é alvo de disputa das colegas que querem ficar sempre perto dele.
           Em uma atividade de caixa surpresa com um espelho dentro, onde a criança abri a caixa e se depara  com sua imagem,  ele parecia não acreditar e dizia “Jo e apontava para ele” sorria e olhava de novo e de novo, ficou muito surpreso em encontra-lo ali, no espelho. Foi uma atividade bem marcante com certeza na vida dele.
          Ainda não apresenta iniciativa e segurança em atividades que envolva correr, subir, descer e saltar pequenos obstáculos, necessitando da ajuda e incentivo da professora.  Ainda não consegue realizar contagem oral nas brincadeiras que necessitam. No cantinho da leitura aprecia muito manusear livros e observar as figuras, gosta de ouvir histórias contadas, mas as que mais lhe chama
a atenção é as contadas usando fantoches. Apesar de sua timidez ele se oferece para participar de dramatizações.
          Durante as refeições, alimenta-se bem, e  não rejeita nenhum um alimento que lhe é oferecido comendo com muito gosto, come devagar, e as vezes fica esperando que a professora coloque na boca dele, tenho que ficar lembrando a todo momento, incentivando  a pegar na colher e comer por que ele sabe manusear bem os talheres porém fica desanimado. No momento do banho, fica esperando que alguém leve a sua mochila todos os dias é preciso lembrá-lo de pegar, retira e veste a roupa com ajuda da monitora, consegue identificar algumas partes do corpo, mas não sabe passar o sabonete ainda sozinho, na verdade o Jonas é muito dependente precisa trabalhar muito a autonomia. Já adquiriu o controle esfincteriano, sempre pedindo para ir ao banheiro. No momento do repouso consegue relaxar com muita facilidade é um dos primeiros a dormir, tem um sono tranquilo e longo, aproveitando bem este tempo para descansar.







  


O Que Colocar no Parecer Descritivo da Criança?



"Aprender é apropriar-se da linguagem; é historiar-se, recordar o passado para despertar-se ao futuro; é deixar-se surpreender-se pelo já conhecido. Aprender é reconhecer-se, admitir-se. Crer e criar. Arriscar-se a fazer dos sonhos textos visíveis e possíveis." (Alicia Fernandez)
O desenvolvimento infantil acontece de forma singular entre as crianças, sendo assim, consideramos os conhecimentos e valores culturais que as crianças já têm e progressivamente, garantimos a ampliação dos conhecimentos de forma a possibilitar a construção da autonomia, cooperação, criatividade, responsabilidade e a formação do auto-conceito positivo, que levam à formação da cidadania. 
No processo de construção do conhecimento, as crianças se utilizam das mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem idéias e de criarem hipóteses originais sobre aquilo que buscam desvendar. 


Nessa perspectiva, destacamos algumas características do(a) educando(a) que permanecem únicas, construindo sua individualidade e diferenças:

  • Demonstra autonomia para realizar as atividades executando-as com prazer e capricho:
  • Manifesta seus desejos, preferências e desagrados;
  • Em alguns momentos demonstra timidez, porém participa das aulas contando uma novidade ou interagindo no diálogo iniciado por outro colega;
  • Expressa-se com clareza, bom vocabulário, relatando experiências com seqüência e objetividade;
  • Demonstra atitudes de respeito, solidariedade e carinho para com todas as pessoas com quem convive na escola;
  • Interessa-se pelas histórias contadas e lidas pela professora e da mesma forma adora manipular os livros;
  • Demonstra interesse na escrita e leitura; lê algumas palavras;
  • Interessa-se pelas aulas de artes, para ela foram momentos de grande prazer, é criativa, e dedicada nas realizações de suas produções, participando com muita alegria e concentração;
  • Construiu relações matemáticas, sistematizando com clareza o que foi proposto.
Recomendamos livros para estimular o processo de leitura e interpretação e jogos envolvendo conceitos matemáticos. 
Quanto mais ricos forem os desafios proporcionados a _____________, maiores serão suas descobertas, suas aprendizagens, o fascínio pelo mundo que está ao seu redor, favorecendo, assim, o prazer e a felicidade de aprender a aprender, aprender a viver junto, aprender a ser, aprender a conhecer. 
Sua dedicação e empenho nesta trajetória ampliaram seus conhecimentos e contribuíram para o seu aprendizado. Foi muito bom acompanhar seu desenvolvimento! Você é especial!



Como Fazer um Parecer Descritivo da Criança?

SUGESTÕES DE PALAVRAS E EXPRESSÕES PARA USO EM RELATÓRIOS


Você pensa
Você escreve
O aluno não sabe
O aluno não adquiriu os conceitos, está em fase de aprendizado.
           
             Não tem limites

Apresenta dificuldades de auto-regulação, pois…
                  É nervoso

Ainda não desenvolveu habilidades para convívio no ambiente escolar, pois…
Tem o costume de roubar
Apresenta dificuldade de autocontrole, pois…
É agressivo

Demonstra agressividade em situações de conflito; usa meios físicos para alcançar o que deseja
É bagunceiro, relaxado, porco

Ainda não desenvolveu hábitos próprios de higiene e de cuidado com seus pertences.
Não sabe nada
Aprendeu algumas noções, mas necessita desenvolver…
É largado da família
Aparenta ser desassistido pela família, pois…
É desobediente

Costuma não aceitar e compreender as solicitações dos adultos; Tem dificuldades em cumprir regras.
É apático, distraído

Ainda não demonstra interesse em participar das atividades propostas; Muitas vezes parece se desligar da realidade, envolvido em seus pensamentos.
É mentiroso

Costuma utilizar inverdades para justificar seus atos ou relatar as atitudes dos colegas
É fofoqueiro
Costuma se preocupar com os hábitos e atitudes dos colegas.
É chiclete

É muito afetuoso; demonstra constantemente seu carinho…
É sonso e dissimulado

Em situações de conflito coloca-se como expectador, mesmo quando está clara a sua participação.
É preguiçoso

Não realiza as tarefas, aparentando desânimo e cansaço. Porém logo parte para as brincadeiras e outras atividades.
É mimado

Aparenta desejar atenções diferenciadas para si, solicitando que sejam feitas todas as suas vontades.
É deprimido, isolado, anti-social

Evita o contato e o diágolo com colegas e professores preferindo permanecer sozinho; Ainda não desenvolveu hábitos e atitudes próprias do convívio social.
É tagarela
Costuma falar mais que o necessário, não respeitando os momentos em que o grupo necessita de silêncio.
Tem a boca suja

Utiliza-se de palavras pouco cordiais para repelir ou afrontar.
Possui distúrbio de comportamento

Apresenta comportamento fora do comum para sua idade e para o convívio em grupo, tais como…
É egoísta

Ainda não sabe dividir o espaço e os materiais de forma coletiva.

Coloque sempre as intervenções feitas para ações apresentadas, isso ressalta trabalho.

Fonte:http://www.rota83.com/sugestoes-de-palavras-e-expressoes-para-uso-em-relatorios-de-alunos.html
Professor, escrever não depende de dom, mas de empenho, dedicação, compromisso, seriedade, desejo e crença na possibilidade de ter algo a dizer que vale a pena sobre seu aluno. É importante criticar e sugerir possíveis soluções. Escrever é um procedimento e, como tal, depende de exercitação.

É importante considerar, na construção do relatório individual das crianças os seguintes critérios:

• A avaliação deve sempre enfatizar os avanços e não os fracassos dos alunos. Registrar o que o aluno conseguiu , em que progrediu, nunca utilizar termos pejorativos;
• Valorizar e registrar o desenvolvimento sócio-afetivo como: participação, solidariedade, posicionamento diante das rodas de conversa etc;
• Registrar a participação do aluno nos projetos desenvolvidos na sala;
• Deve-se proceder relação com o registro anterior, ou seja, dar uma continuidade ao texto valorizando o que o aluno aprendeu;
• Diversificar a redação de um aluno para o outro, buscando ser fiel em suas colocações, produzindo um texto narrativo e não em tópicos.

Sugestões para iniciar relatórios:
• Com base nos objetivos trabalhados no bimestre, foi possível observar que o aluno...
• Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que neste bimestre...
• A partir das atividades apresentadas, o aluno demonstrou habilidades em...
• Com base na observação diária, foi possível constatar que o aluno...
Sugestões de possíveis abordagens para registro do desenvolvimento cognitivo:

• O aluno demonstra um ótimo aproveitamento na aquisição da leitura e escrita;
• O aluno apresenta bom desenvolvimento no processo de aquisição da leitura e da escrita;
• O aluno está desenvolvendo-se gradualmente no processo de aprendizagem da leitura e da escrita;
• Encontra-se em desenvolvimento no processo de aprendizagem da leitura e da escrita.
• Tem um bom desenvolvimento cognitivo, mas apresenta dificuldades na leitura (citar quais dificuldades) contudo, com a realização da recuperação paralela tem apresentado avanços importantes;
• Lê com fluência qualquer tipo de texto, fazendo relações com a realidade;
• Lê e interpreta os textos trabalhados em aula sem maiores dificuldades;
• Lê com alguma dificuldade, mas demonstra interesse e esforça-se em aprender;
• Escreve, ordena e amplia frases, formando textos coerentes e lógicos;
• Produz frases e pequenos textos com criatividade e entendimento;
• Constrói o conceito lógico-matemático, realizando cálculos com as quatro operações matemáticas (citar com ou sem autonomia);
• O aluno tem especial interesse nas atividades matemáticas;
• Realiza cálculos simples de adição e subtração;
• Realiza cálculos com auxilio de material concreto;
• É curioso, questiona e busca informações;
• Traz para a classe informações de fontes diversas como: radio, tv, jornais e etc;
• Compreende as relações existentes entre os elementos do meio ambiente;
• Compreende a importância da preservação do meio ambiente para o futuro do nosso planeta;
• Adota hábitos de cuidados com o corpo e com o ambiente;
• Nas atividades orais demonstra desenvoltura...(ou inibição);
• Ocasionalmente troca letras;
• Constrói frases criativas e elabora pequenos textos com linguagem e ilustrações significativas;
• Expressa o que pensa relatando, argumentando, avaliando, relacionando, ordenando, generalizando, concluindo...;
• Expressa a escrita representando idéias através de rabiscos, pseudoletras e outros símbolos;
• Lê com fluência vários tipos de textos interpretando-os;
• Produz textos escritos com clareza, coerência e coesão;
• Observa, descreve, analisa e sintetiza gravuras, reportagens e textos;
• Apresenta dificuldades ortográficas (citar quais se destacam. Lembre-se que só deve cobrar o que foi trabalhado com a turma);
• Identifica e escreve seu nome completo (com ou sem apoio na plaquinha de nome);
• Ainda não faz relação entre o que fala e escreve;
• Lê e escreve textos desenvolvendo a compreensão do sistema alfabético, utilizando a escrita de acordo com as concepções e hipóteses que possui no momento (é importante registrar em que hipótese se apresenta a escrita da criança, procurando deixar claro para o leitor como se dá essa hipótese);
• Produz textos individuais e coletivamente, utilizando gestos, desenhos, sons movimentos e palavras;
• Distingue a língua escrita da língua oral;
• Demonstra compreensão do sistema alfabético;
• Produz frases com lógica;
• Produz pequenos textos sem preocupação ainda com as questões ortográficas (ou uso da pontuação, uso do parágrafo, letra maiúscula e minúscula etc);
• Distingue letras na linguagem oral e escrita;
• Já sabe que as letras são para escrever, porém ainda não sabe como isso se processa;
Sugestões de possíveis abordagens para registro da participação - convívio social:

• Participa com interesse e produtividade;
• Boa participação nas atividades realizadas em sala;
• Participação tímida nas atividades em sala, embora tenha bom relacionamento com os colegas em classe;
• Demonstra atitudes críticas diante de acontecimentos conflitantes;
• É criativo e comunicativo;
• Coopera com colegas e professora;
• O aluno demonstra interesse nas atividades propostas (as realiza com autonomia? Necessita da intervenção da professora ou dos colegas?);
• Ouve, reproduz e transmite textos oralmente como histórias, recados, noticias entre outros;
• Demonstra curiosidade em relação aos assuntos estudados;
• É cuidadoso e rápido na execução das atividades desenvolvidas;
• Aceita sugestões da professora e dos colegas;
• Manifesta suas opiniões com clareza e objetividade;
• Contribui para a integração e o crescimento do grupo;
 
• Demonstra inquietude e geralmente se envolve em questões referentes aos colegas;
• Ainda não aceita as regras convencionadas pelo grupo;
 
• Colabora na construção de regras;
 
• Interage com o grupo, ouvindo, respeitando e se posicionando;
 
• Tem um bom relacionamento com os colegas e mostra-se sempre pronto em ajudar;
 
• Reconhece as relações entre fala e escrita;
• Explora várias formas de linguagens e diferentes tipos de suporte textual para ampliação de informações;
• Ouve histórias e comentários valorizando impressões afetivas.:

Contribuições:
Andréa Flávia de Brito Gonçalves
Professora Mestre em Desenvolvimento Humano - Licenciada em Pedagogia e Artes Visuais