Modelo
Perfil de turma
Outro ano
se inicia, e com ele novas oportunidades e novos desafios. Para as
crianças da Educação Infantil é uma nova etapa, onde tudo é novidade repleta de
desafios diários, pois a criança tem que adaptar-se ao novo ambiente físico, a
professora, aos coleguinhas e a creche.
O principal
objetivo da Educação Infantil é criar um ambiente socializador onde ocorra o
desenvolvimento da identidade da criança, através de uma diversificada
aprendizagem realizada mediante situações de interação, partilha e convivência
mútua.
¨A criança
interage ativamente com o seu meio, construindo suas próprias categorias de
pensamento, ao mesmo tempo que organiza o mundo.¨
Emília Ferrero.
Modelo de perfil
Vai fazer o seu relatório de diagnóstico inicial da sua turma?
O que é importante falar?
Como retratar esta nova turma e verificar o que será
necessário
mesmo proporcionar para que se desenvolvam bem neste ano?
Trouxemos uma primeira ideia pra vocês.
A turma de
dois anos encontra-se neste semestre com 13 crianças, sendo sete meninas e seis
meninos. A adaptação das crianças foi tranquila aconteceu de maneira bem
natural, para algumas crianças como:
Ana, Luiza, Pedro e Vitor esta é a primeira experiência longe da família e
somente a Ana chorou um pouco nos primeiros dias, rapidamente integrou-se a
turma. Os demais já frequentavam a creche no ano anterior. Portanto já
conheciam os professores, tinham laços afetivos por isso demonstram segurança
no ambiente da instituição, socializando com alegria entre os colegas. Dentre
essas 13 crianças uma usa fralda, uma
faz uso de chupeta somente na hora do repouso. Este ano pela primeira
vez recebemos uma criança com deficiência intelectual e múltipla. É uma criança
alegre que não teve nenhuma dificuldade de adpatção, integrou-se bem com a
turma, não houve nenhum tipo de discriminação por parte dos colegas. Tem
uma monitora especialmente para ele que auxilia no acompanhamento das
atividades propostas para turma.
Quase todos
conhecem os colegas pelo nome, pelo fato de serem conhecidos do ano anterior. Todos reconhecem seus
pertences e os de alguns colegas.
Demonstram interesse em participar das
atividades propostas, apreciam atividades coletivas, gostam de cantar músicas
que envolvam ritmos, palmas e gestos, cantigas de rodas, brincadeiras cantadas.
È perceptível o interesse pelas histórias, mas o período de concentração é
muito pouco. Gostam de brincadeiras diversas, nota-se o pleno desenvolvimento
do jogo simbólico (faz de conta). O egocentrismo é presente, típico dessa
idade, onde pensa que tudo gira ao seu redor e tem a ver com suas vontades.
Quanto à alimentação, já alimenta-se sozinhos, fazendo uso dos talheres,
experimentando saladas, frutas e legumes, mas a maioria tem resistência em aceitar
salada.
Algumas crianças têm dificuldades de
cumprirem com os combinados. Mas não tem nenhum caso de agressão, mordidas ou
agressividade na turma, são bem carinhosos. Demosntram alegria em estar na
instituição tanto que tenho duas crianças que quando chega a hora de ir embora
elas choram para não ir. Alguns carentes de carinho e atenção, dispostas a
compartilhar a sua energia em brincadeiras que possam enriquecer seu grupo
social, fazendo novos amigos. Percebe-se que é necessário um trabalho visando o
desenvolvimento da linguagem oral, poucos conversam espontaneamente, falam
frase corretas e completas. Mas também é importante respeitar o tempo de cada
criança.
-------------------------------------------------------------------------------
De modo geral, a turma é muito entrosada. Ajudam-se
uns aos outros, opinam nas tarefas uns dos outros e gostam de realizar as
atividades em grupo, encontrando algumas dificuldades apenas no que diz
respeito a divisão ou uso comum de materiais e brinquedos. Saindo de uma fase
egocêntrica, iniciam a formação de hábitos de partilha e internalização de
regras de convivência social. A linguagem está em desenvolvimento e a maior
parte dos alunos ainda aprensenta um falar bastante infantilizado, com a
difícil articulação de algumas palavras e ocorrência de troca de fonemas, o que
não é incentivado. Exercícios como recontar histórias ou cantar músicas, contar
em voz alta e dialogar tem sido realizados. Bastante participativos, todos já
realizam as tarefas rotineiras, à exceção de João e Mário, que ainda
estão num processo de adaptação ao meio, aos outros e acostumando-se a seguir
regras preestabelecidas. Alguns já identificam as cores primárias e contam
oralmente até cinco. De modo geral, todo o grupo gosta de ouvir e recontar
histórias, passando com facilidade a imitar as personagens, através do jogo
simbólico. Todos são bastante ativos e enérgicos, o que também é típico da
faixa etária, à exceção de Amanda, que tem sido incentivada a interagir mais
com o grupo. As atividades e jogos lúdicos têm sido de vital importância para
melhorar a adaptação e socialização. Os momentos de dramatização, canto e
reconto também, assim como a utilização de brinquedos ao ar livre.
--------------------------------------------------------------------------------
Até o
presente momento, a turma de cinco anos está composta de 19 crianças, sendo 10
meninas e 9 meninos.
Neste
segundo semestre, as crianças obtiveram um bom desempenho nas atividades em
sala e nos ambientes propostos. Percebemos um maior comprometimento por parte
da maioria das crianças, e uma relação de maior proximidade e carinho entre as
crianças e professoras.
Foi dada a
continuidade ao projeto institucional começamos um trabalho em conjunto entre
os turnos vespertino e matutino, o que está contribuindo
significativamente. Trabalhamos as
diversas áreas do conhecimento, com o auxilio de múltiplas atividades, seguindo
os temas pertinentes ao projeto.
Quanto ao
desenvolvimento das crianças, percebemos as dificuldades encontradas pelas
mesmas em obedecer aos combinados. Nas atividades que envolvem o contato com
escrita e oralidade, são crianças criativas, que estão se desenvolvendo bem, de
acordo com sua maturação, mas que necessitam de acompanhamento e direcionamento
constante. Demonstram uma Inteligência muito aguçada, e um grande potencial.
Foi
oferecido o contato direto com o mundo letrado, estimulando o gosto pela
leitura e escrita, exercitando a capacidade de distinguir letras, numerais,
símbolos, cores, figuras geométricas, lateralidade (alto, baixo, direita,
esquerda). Podemos afirmar que houve melhora significativa em todos os
aspectos.
Com relação
à linguagem oral as crianças apresentaram um ótimo desenvolvimento na dicção e
também não tiveram dificuldade para expressar suas necessidades.
As crianças
apresentam concentração normal em atividades de percepção auditiva, visual e
oral. Gostam de ouvir histórias, assistir filmes educativos, teatro, além de
dançar, cantar e dramatizar.
Outro
aspecto relevante foi o desenvolvimento das habilidades gráficas (escrita,
desenho e pintura). As crianças usam os lápis de cores com autonomia, e já
possuem uma coordenação motora fina mais desenvolvida. Conseguem observar
elementos da linguagem visual: forma, cor, volume e textura, no entanto sem
muita precisão, pois conceitos como macio, áspero ou liso, ainda estão sendo
construídos.
Demonstram
cuidados com os materiais, trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em
grupo.
Trabalhamos
as propostas curriculares e metodológicas da Educação Infantil voltadas para as
necessidades de cada criança, mas até o presente momento, percebemos a
importância da intervenção pedagógica pelas professoras.
--------------------------------------------------------------------------------
Neste segundo semestre, a turma de um
ano continua composta por dez crianças, que estão em processo de
desenvolvimento acelerado.
A maioria está bem desenvolvida
quanto à linguagem oral, apenas três crianças ainda não constroem frases
completas, mesmo tendo desenvolvido suas linguagens orais.
Das dez crianças, sete não usam
fraldas descartáveis, apenas três fazem uso para dormir. Todas se alimentam
bem, conseguem comer sozinhas.
As crianças demonstram mais
espontaneidade, são desinibidas, continuam falantes, espertas, curiosas,
superam pequenos obstáculos e estão em constante movimento. Fazem coreografias,
acompanham ritmos musicais, dramatizações simples, imitam bichos. Na
brinquedoteca, escolhem o brinquedo de sua preferência. No parque, utilizam o
escorregador, o vai e vem, brinquedos antes, não utilizados devido ao medo e
insegurança que sentiam. Na fantasia, usam as roupas e gostam de se mostrarem no
espelho e até mesmo para os coleguinhas e funcionários. No solário, utilizam a
bola, conseguem correr com destreza, passam dentro das manilhas e brincam de
esconder, montam e desmontam os legos de peças maiores com bastante facilidade,
pois a coordenação motora está bem mais
desenvolvida.
Mesmo as crianças tendo pouco tempo
de concentração, assistem a DVDs musicais, desenhos e pequenos filmes,
participam de apresentações musicais, histórias, etc.
As crianças neste segundo semestre
sobressaíra bem em todos os aspectos: cognitivos (intelectual), físico (motor),
afetivo e sociais, proporcionando assim
uma melhor convivência dentro da instituição e no meio familiar.