terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

  Atividades com balões para 
todas as idades

Pendurar bolas cheias de tinta e fazer pinturas apertando-as: atividade de criação e de propriocepção.

  


Pintura com bexiga cheia de ar, de água ou de farinha de trigo, usando assadeira de bolo (a bexiga deve quicar e não rolar): atividade de coordenação.

                                                                                 

 Encher as bexigas com farinha de trigo e depois fazer carinhas, depois, fazer caretas nelas: atividade de coordenação motora fina e de propriocepção.
  
                                     
Não deixar o balão cair usando as pernas e os pés: atividade de coordenação motora, de propriocepção, de equilíbrio e de alternância.

                                                                           

Segurar bexigas com água na colher de pau: atividade de coordenação, de propriocepção e de equilíbrio.               
 Andar sobre a linha pontilhada se esquivando ou afastando-se dos balões suspensos: atividade de coordenação motora, de equilíbrio e de atenção.

                                                                             



Não deixar a bola de soprar cair e passar ela de um lado para o outro: atividade de coordenação motora e de equilíbrio.

                                                                             


Tocar nos balões com as mãos: atividade de coordenação motora, descontração, equilíbrio e flexibilidade.

domingo, 5 de fevereiro de 2017


Modelo
Perfil de turma

Outro ano se inicia, e com ele novas oportunidades e novos desafios. Para as crianças da Educação Infantil é uma nova etapa, onde tudo é novidade repleta de desafios diários, pois a criança tem que adaptar-se ao novo ambiente físico, a professora, aos coleguinhas e a creche.
O principal objetivo da Educação Infantil é criar um ambiente socializador onde ocorra o desenvolvimento da identidade da criança, através de uma diversificada aprendizagem realizada mediante situações de interação, partilha e convivência mútua.
¨A criança interage ativamente com o seu meio, construindo suas próprias categorias de pensamento, ao mesmo tempo que organiza o mundo.¨
                                                                                                                                Emília Ferrero.

Modelo de perfil
Vai  fazer o seu relatório de diagnóstico inicial da sua  turma?
O que é importante falar?
Como retratar esta nova turma e verificar o que será necessário 
mesmo proporcionar para que se desenvolvam bem neste ano?
Trouxemos uma primeira ideia pra vocês. 


   A turma de dois anos encontra-se neste semestre com 13 crianças, sendo sete meninas e seis meninos. A adaptação das crianças foi tranquila aconteceu de maneira bem natural, para algumas  crianças como: Ana, Luiza, Pedro e Vitor esta é a primeira experiência longe da família e somente a Ana chorou um pouco nos primeiros dias, rapidamente integrou-se a turma. Os demais já frequentavam a creche no ano anterior. Portanto já conheciam os professores, tinham laços afetivos por isso demonstram segurança no ambiente da instituição, socializando com alegria entre os colegas. Dentre essas 13 crianças uma usa fralda, uma  faz uso de chupeta somente na hora do repouso. Este ano pela primeira vez recebemos uma criança com deficiência intelectual e múltipla. É uma criança alegre que não teve nenhuma dificuldade de adpatção, integrou-se bem com a turma, não houve nenhum tipo de discriminação por parte dos colegas.  Tem  uma monitora especialmente para ele que auxilia no acompanhamento das atividades propostas para turma.
  Quase todos  conhecem os colegas pelo nome, pelo fato de serem conhecidos  do ano anterior. Todos reconhecem seus pertences e os de alguns colegas. 
   Demonstram interesse em participar das atividades propostas, apreciam atividades coletivas, gostam de cantar músicas que envolvam ritmos, palmas e gestos, cantigas de rodas, brincadeiras cantadas. È perceptível o interesse pelas histórias, mas o período de concentração é muito pouco. Gostam de brincadeiras diversas, nota-se o pleno desenvolvimento do jogo simbólico (faz de conta). O egocentrismo é presente, típico dessa idade, onde pensa que tudo gira ao seu redor e tem a ver com suas vontades. Quanto à alimentação, já alimenta-se sozinhos, fazendo uso dos talheres, experimentando saladas, frutas e legumes, mas a maioria tem resistência  em aceitar  salada.
   Algumas crianças têm dificuldades de cumprirem com os combinados. Mas não tem nenhum caso de agressão, mordidas ou agressividade na turma, são bem carinhosos. Demosntram alegria em estar na instituição tanto que tenho duas crianças que quando chega a hora de ir embora elas choram para não ir. Alguns carentes de carinho e atenção, dispostas a compartilhar a sua energia em brincadeiras que possam enriquecer seu grupo social, fazendo novos amigos. Percebe-se que é necessário um trabalho visando o desenvolvimento da linguagem oral, poucos conversam espontaneamente, falam frase corretas e completas. Mas também é importante respeitar o tempo de cada criança.
  
 -------------------------------------------------------------------------------

De modo geral, a turma é muito entrosada. Ajudam-se uns aos outros, opinam nas tarefas uns dos outros e gostam de realizar as atividades em grupo, encontrando algumas dificuldades apenas no que diz respeito a divisão ou uso comum de materiais e brinquedos. Saindo de uma fase egocêntrica, iniciam a formação de hábitos de partilha e internalização de regras de convivência social. A linguagem está em desenvolvimento e a maior parte dos alunos ainda aprensenta um falar bastante infantilizado, com a difícil articulação de algumas palavras e ocorrência de troca de fonemas, o que não é incentivado. Exercícios como recontar histórias ou cantar músicas, contar em voz alta e dialogar tem sido realizados. Bastante participativos, todos já realizam as tarefas rotineiras, à exceção de João e Mário, que ainda estão num processo de adaptação ao meio, aos outros e acostumando-se a seguir regras preestabelecidas. Alguns já identificam as cores primárias e contam oralmente até cinco. De modo geral, todo o grupo gosta de ouvir e recontar histórias, passando com facilidade a imitar as personagens, através do jogo simbólico. Todos são bastante ativos e enérgicos, o que também é típico da faixa etária, à exceção de Amanda, que tem sido incentivada a interagir mais com o grupo. As atividades e jogos lúdicos têm sido de vital importância para melhorar a adaptação e socialização. Os momentos de dramatização, canto e reconto também, assim como a utilização de brinquedos ao ar livre.
--------------------------------------------------------------------------------

Até o presente momento, a turma de cinco anos está composta de 19 crianças, sendo 10 meninas e 9 meninos.
Neste segundo semestre, as crianças obtiveram um bom desempenho nas atividades em sala e nos ambientes propostos. Percebemos um maior comprometimento por parte da maioria das crianças, e uma relação de maior proximidade e carinho entre as crianças e professoras.
Foi dada a continuidade ao projeto institucional começamos um trabalho em conjunto entre os turnos vespertino e matutino, o que está contribuindo significativamente.  Trabalhamos as diversas áreas do conhecimento, com o auxilio de múltiplas atividades, seguindo os temas pertinentes ao projeto.
Quanto ao desenvolvimento das crianças, percebemos as dificuldades encontradas pelas mesmas em obedecer aos combinados. Nas atividades que envolvem o contato com escrita e oralidade, são crianças criativas, que estão se desenvolvendo bem, de acordo com sua maturação, mas que necessitam de acompanhamento e direcionamento constante. Demonstram uma Inteligência muito aguçada, e um grande potencial.
Foi oferecido o contato direto com o mundo letrado, estimulando o gosto pela leitura e escrita, exercitando a capacidade de distinguir letras, numerais, símbolos, cores, figuras geométricas, lateralidade (alto, baixo, direita, esquerda). Podemos afirmar que houve melhora significativa em todos os aspectos.
Com relação à linguagem oral as crianças apresentaram um ótimo desenvolvimento na dicção e também não tiveram dificuldade para expressar suas necessidades.
As crianças apresentam concentração normal em atividades de percepção auditiva, visual e oral. Gostam de ouvir histórias, assistir filmes educativos, teatro, além de dançar, cantar e dramatizar.
Outro aspecto relevante foi o desenvolvimento das habilidades gráficas (escrita, desenho e pintura). As crianças usam os lápis de cores com autonomia, e já possuem uma coordenação motora fina mais desenvolvida. Conseguem observar elementos da linguagem visual: forma, cor, volume e textura, no entanto sem muita precisão, pois conceitos como macio, áspero ou liso, ainda estão sendo construídos.
Demonstram cuidados com os materiais, trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em grupo.
Trabalhamos as propostas curriculares e metodológicas da Educação Infantil voltadas para as necessidades de cada criança, mas até o presente momento, percebemos a importância da intervenção pedagógica pelas professoras.

 --------------------------------------------------------------------------------

          Neste segundo semestre, a turma de um ano continua composta por dez crianças, que estão em processo de desenvolvimento acelerado.
          A maioria está bem desenvolvida quanto à linguagem oral, apenas três crianças ainda não constroem frases completas, mesmo tendo desenvolvido suas linguagens orais.
          Das dez crianças, sete não usam fraldas descartáveis, apenas três fazem uso para dormir. Todas se alimentam bem, conseguem comer sozinhas.
         As crianças demonstram mais espontaneidade, são desinibidas, continuam falantes, espertas, curiosas, superam pequenos obstáculos e estão em constante movimento. Fazem coreografias, acompanham ritmos musicais, dramatizações simples, imitam bichos. Na brinquedoteca, escolhem o brinquedo de sua preferência. No parque, utilizam o escorregador, o vai e vem, brinquedos antes, não utilizados devido ao medo e insegurança que sentiam. Na fantasia, usam as roupas e gostam de se mostrarem no espelho e até mesmo para os coleguinhas e funcionários. No solário, utilizam a bola, conseguem correr com destreza, passam dentro das manilhas e brincam de esconder, montam e desmontam os legos de peças maiores com bastante facilidade, pois a coordenação motora está bem  mais desenvolvida.
          Mesmo as crianças tendo pouco tempo de concentração, assistem a DVDs musicais, desenhos e pequenos filmes, participam de apresentações musicais, histórias, etc.
          As crianças neste segundo semestre sobressaíra bem em todos os aspectos: cognitivos (intelectual), físico (motor), afetivo  e sociais, proporcionando assim uma melhor convivência dentro da instituição e no meio familiar.


quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Atividade Para Primeiro Dia de Aula

                                                                         




AMBIENTE: Sala de Referência/Pátio 

EIXO: Comunicação e Múltiplas Linguagens/ Identidade e Diversidade

OBJETIVOS:
  •  Proporcionar um ambiente agradável e acolhedor visando o bem estar da criança, oportunizando momentos nos quais elas interajam entre si e com os professores;
  • Conhecer os colegas e professor  pelo nome.
RECURSOS:        
 Brinquedos diversos, fantasias, aparelho de som, massinhas, giz de cera, fantoches ou livros.

ATIVIDADES:
·         Organize a sala de aula  em cantinhos, com bonecas, carrinhos, alguns locais próprios para desenhos, giz de cera, uma área com massinha e outra com folha para desenhar;
·         Roda de conversa com músicas variadas que da pra inserir o nome da criança;
·          Conte uma história.

DESENVOLVIMENTO:

Para começar use uma fantasia, arcos ou perucas no cabelo, algo que chame a atenção da criança, e não a assuste. Tente formular um diálogo com as crianças individualmente por exemplo pergunte a um aluno,  ex: Maria  sua mãe me disse que você gosta de desenhar aqui tem folha e giz de cera você pode desenhar quando quiser, Ana olha quantas bonecas pode brincar com elas, Mariana eu já sei que você gosta muito de massinha vamos fazer um bolo de massinha? A criança precisa sentir segura, confiar no professor perceber que ele se importa com ela. Proponha todos dançar livremente ao som de diversas músicas e cante músicas que insere o nome das crianças. No final reúna as crianças e diga o que lhe espera no dia seguinte motivando-os a querer sempre ir para escola pois lá é um lugar onde se pode ter amiguinhos, poderá desenhar, brincar de boneca ou carrinho, cantar, dançar, ouvir histórias. Incentive  seu aluno a querer voltar.