quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Brincando com as sombras

TRABALHANDO COM SOMBRAS
Desde muito pequenas, as crianças se encantam com a luz e 
prestam muita atenção às sombras e seus movimentos. As 
crianças brincam e  aprendem com esses elementos e seus 
contrastes.
Atividade:

Apresentar para as crianças uma laterna, escurecer a sala apagando as luzes e fechando cortinas. Deixar as crianças explorar as sombras e brincar com elas. Cantar a música a Dona Aranha. Criar imagens de bichos com a sombra. Fazer com que elas sigam a luz deslocando rapidamente ela do lugar.

Objetivos:

Com as atividades propostas as crianças poderá observar e  descobrir a localização da sombra devido à posição da luz, observar o contorno das sombras dos colegas em diferentes posições, desenvolver a percepção visual, descobrir os objetos pela sombra deles, estimular a imaginação, ampliar o vocabulário, dramatizar por meio de sombras uma história conhecida da turma, desenvolver o imaginário infantil, bem como estimular a expressão corporal e a linguagem oral.
























Trabalhando as sensações



MUNDO DAS SENSAÇÕES
   
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

NA EDUCAÇÃO INFANTIL
TURMA: obs: Pode fazer adaptação.
SALA: Do Pintinho
PROFESSOR (A) Lucinéia 
MONITORAS: 
TEMA: “Mundo das Sensações”
EIXO - ETI: IDENTIDADE E DIVERSIDADE, SUSTENTABILIDADE E PROTAGONISMO, COMUNICAÇÃO E MÚLTIPLAS LINGUAGENS
CONTEÚDOS: CONHECIMENTO DO MEIO, ARTE, MULTIPLAS LINGUAGENS: ORAL E MUSICAL.
TEMPO DE DURAÇÃO: 
JUSTIFICATIVA:
Observando a turma de 1 ano e considerando que se tratam de crianças onde o mundo infantil é rico de significados e imaginação, pensamos em uma sequência que proporcionasse possibilidades e experimentações, assim então surgiu a ideia de desenvolver esse tema “O Mundo das Sensações” dando continuidade ao trabalho realizado na sequência anterior,  pois sabemos que nessa idade a criança é sensório motora e sua aprendizagem se desenvolve pelas experiências como seu próprio corpo e os objetos que estão ao seu redor.
OBJETIVO GERAL: Proporcionar o desenvolvimento das expressões e dos sentidos através de atividades lúdicas e da experimentação de diversos materiais. 
 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Observar as reações das crianças em cada estimulação do tato, paladar, olfato, visão e audição;
·         Experimentar e sentir diferentes sensações;
·         Descobrir as partes do corpo humano e suas capacidades de movimento, expressões, funções e sentidos;
·         Estimular o paladar para a apreciação e degustação dos variados sabores;
·         Explorar diferentes objetos e materiais, observando as suas características, propriedades e possibilidades de manuseio.

RECURSOS DIDÁTICOS: Binóculo, vídeos, músicas, cartazes com imagens, tintas, gelatina, espumas, rolinho de papel higiênico, durex colorido, fita adesiva, trigo, pó de serra, folhas seca, areia, brita, água baldes, caixas de papelão, papel 40k,  tapetes de diferentes texturas (veludo, fitas, barbante), brinquedos, vasilhames e bandinha.

APRESENTAÇÃO OU INTRODUÇÃO: Daremos inicio a sequência com o desenho do corpo da criança em cartaz que ficará exposto na sala durante toda sequência o qual será explorado através de músicas, histórias.
PRÁTICA 1 – Visão: Levar as crianças na  área  externa  (campo) e apresentar  um  binóculo e pedi-los para observar a paisagem, e tudo em volta.
PRÁTICA 2- Pintura em rolinhos de papel para construção de um brinquedo (binóculo), e brincar com as crianças  utilizando o material confeccionado.
PRÁTICA 3 – Olfato: Apresentar para as crianças variados potes de cheiros e propor sentir cada um deles.
PRÁTICA 4 – Paladar: Degustação de alimentos (limão, açúcar, manga, laranja, boldo e sal).
PRÁTICA 5 – Tato: Retirar brinquedos de dentro da gelatina e andar sobre o tapete sensorial.
PRÁTICA 6- Audição: Explorar diversos tipos de sons: Violão, pandeiro, chocalho, apito, triangulo, tambor, (bandinha da creche) e produzir sons com o próprio corpo.
CULMINÂNCIA: Passeio na trilha sensorial, utilizando pó de serra, britas, areia, trigo, grude, tapetes de veludo, barbantes, fitas, folhas e água fria.
AVALIAÇÃO: Esse trabalho realizado foi maravilhoso cheio de muitas descobertas e sensações. As crianças aproveitaram cada momento com muita curiosidade, entusiasmo e prazer. Demonstraram bastante concentração e atenção na hora de executar as atividades. Na degustação de alimentos fiquei impressionada com as crianças experimentar o boldo e comer, e também chupar o limão e muitos nem faziam careta. Surpreenderam-me. Nos potes de cheiro foi bem divertido todos queriam cheirar e cheirar de novo. Conseguimos explorar bem todos os sentidos. O passeio pela trilha sensorial também foi muito bacana as sensações experimentadas pelas crianças foram incríveis eles simplesmente amaram. Havíamos planejado uma visita para tocar um instrumento no caso o violão, porém não foi possível, utilizamos a bandinha que fez o maior sucesso entre as crianças. Valeu muito esse trabalho.
REFERÊNCIAS:
  • REFERENCIAL CURRICULAR DE EDUCAÇÃO INFANTIL – Volume III.
  • Educação Infantil: da construção do ambiente ás práticas pedagógicas – Editora Vozes,  4ª Edição.
ANEXOS:

DESENHO DO CORPO DA CRIANÇA



CONHECENDO O BINOCULO




CONFECÇÃO DO BINOCULO COM MATERIAL RECICLADO




MOMENTOS DE DEGUSTAÇÃO


PASSEIO NA TRILHA SENSORIAL




ANDAR SOBRE TAPETE SENSORIAL


OBSERVAR BOCA NO ESPELHO



RODINHA USANDO BANDA MUSICAL




TRABALHANDO COM POTES DE CHEIRO



RETIRAR BRINQUEDO DA GELATINA