MUNDO DAS SENSAÇÕES
PROPOSTA
DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
NA
EDUCAÇÃO INFANTIL
TURMA: obs: Pode fazer adaptação.
SALA: Do
Pintinho
PROFESSOR
(A) Lucinéia
MONITORAS:
TEMA:
“Mundo
das Sensações”
EIXO
-
ETI: IDENTIDADE E DIVERSIDADE, SUSTENTABILIDADE E PROTAGONISMO, COMUNICAÇÃO E
MÚLTIPLAS LINGUAGENS
CONTEÚDOS:
CONHECIMENTO DO MEIO, ARTE, MULTIPLAS LINGUAGENS: ORAL E MUSICAL.
TEMPO
DE DURAÇÃO:
JUSTIFICATIVA:
Observando a turma de 1 ano e considerando que se tratam de
crianças onde o mundo infantil é rico de significados e imaginação, pensamos em
uma sequência que proporcionasse possibilidades e experimentações,
assim então surgiu a ideia de desenvolver esse tema “O Mundo das Sensações”
dando continuidade ao trabalho realizado na sequência anterior, pois sabemos que nessa idade a criança é
sensório motora e sua aprendizagem se desenvolve pelas experiências como seu
próprio corpo e os objetos que estão ao seu redor.
OBJETIVO
GERAL: Proporcionar o desenvolvimento das expressões e dos sentidos
através de atividades lúdicas e da experimentação de diversos materiais.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Observar as reações
das crianças em cada estimulação do tato, paladar, olfato, visão e audição;
·
Experimentar e sentir
diferentes sensações;
·
Descobrir as partes do
corpo humano e suas capacidades de movimento, expressões, funções e sentidos;
·
Estimular o paladar
para a apreciação e degustação dos variados sabores;
·
Explorar diferentes
objetos e materiais, observando as suas características, propriedades e
possibilidades de manuseio.
RECURSOS
DIDÁTICOS:
Binóculo, vídeos, músicas, cartazes com imagens, tintas, gelatina, espumas,
rolinho de papel higiênico, durex colorido, fita adesiva, trigo, pó de serra,
folhas seca, areia, brita, água baldes, caixas de papelão, papel 40k, tapetes de diferentes texturas (veludo,
fitas, barbante), brinquedos, vasilhames e bandinha.
APRESENTAÇÃO OU INTRODUÇÃO: Daremos inicio
a sequência com o desenho do corpo da criança em cartaz que ficará exposto na
sala durante toda sequência o qual será explorado através de músicas, histórias.
PRÁTICA 1 – Visão: Levar as crianças na área
externa (campo) e apresentar um
binóculo e pedi-los para observar a paisagem, e tudo em volta.
PRÁTICA
2-
Pintura em rolinhos de papel para construção de um brinquedo (binóculo), e
brincar com as crianças utilizando o
material confeccionado.
PRÁTICA
3
– Olfato: Apresentar para as crianças variados potes de cheiros e propor sentir
cada um deles.
PRÁTICA
4
– Paladar: Degustação de alimentos (limão, açúcar, manga, laranja, boldo e
sal).
PRÁTICA
5
– Tato: Retirar brinquedos de dentro da gelatina e andar sobre o tapete
sensorial.
PRÁTICA
6-
Audição: Explorar diversos tipos de sons: Violão, pandeiro, chocalho, apito,
triangulo, tambor, (bandinha da creche) e produzir sons com o próprio corpo.
CULMINÂNCIA:
Passeio na trilha sensorial, utilizando pó de serra, britas, areia, trigo,
grude, tapetes de veludo, barbantes, fitas, folhas e água fria.
AVALIAÇÃO:
Esse trabalho realizado foi maravilhoso cheio de muitas descobertas e
sensações. As crianças aproveitaram cada momento com muita curiosidade,
entusiasmo e prazer. Demonstraram bastante concentração e atenção na hora de
executar as atividades. Na degustação de alimentos fiquei impressionada com as
crianças experimentar o boldo e comer, e também chupar o limão e muitos nem
faziam careta. Surpreenderam-me. Nos potes de cheiro foi bem divertido todos
queriam cheirar e cheirar de novo. Conseguimos explorar bem todos os sentidos. O
passeio pela trilha sensorial também foi muito bacana as sensações
experimentadas pelas crianças foram incríveis eles simplesmente amaram.
Havíamos planejado uma visita para tocar um instrumento no caso o violão, porém
não foi possível, utilizamos a bandinha que fez o maior sucesso entre as
crianças. Valeu muito esse trabalho.
REFERÊNCIAS:
- REFERENCIAL CURRICULAR DE EDUCAÇÃO INFANTIL – Volume
III.
- Educação Infantil: da construção do ambiente ás
práticas pedagógicas – Editora Vozes, 4ª Edição.
ANEXOS:
DESENHO DO CORPO DA CRIANÇA
CONHECENDO O BINOCULO
CONFECÇÃO DO BINOCULO COM MATERIAL RECICLADO
MOMENTOS DE DEGUSTAÇÃO
PASSEIO NA TRILHA SENSORIAL
ANDAR SOBRE TAPETE SENSORIAL
OBSERVAR BOCA NO ESPELHO
RODINHA USANDO BANDA MUSICAL
TRABALHANDO COM POTES DE CHEIRO
RETIRAR BRINQUEDO DA GELATINA