Educação Infantil. Projetos. Sequência de atividades. Jogos. Brincadeiras.
terça-feira, 27 de fevereiro de 2018
quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018
Trabalhando Higiene - Conhecendo Hábitos Saudavéis
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
TURMA: 3 ANOS
PROFESSORA: LUCIMAR PEREIRA
TEMA: HIGIENE “CONHECENDO HÁBITOS SAUDAVÉIS”
EIXO - ETI: IDENTIDADE E DIVERSIDADE, SUSTENTABILIDADE E
PROTAGONISMO, COMUNICAÇÃO E MÚLTIPLAS LINGUAGENS
CONTEÚDOS: CONHECIMENTO DO MEIO, ARTE, MULTIPLAS LINGUAGENS: ORAL
E MUSICAL.
TEMPO DE DURAÇÃO: DUAS SEMANAS
JUSTIFICATIVA: O trabalho que se destina realizar se justifica
pela necessidade percebida pelos profissionais e pais da instituição, quanto à
higienização das crianças. Temos percebido muito piolho; algo que tem muito nos
preocupado, pois sabemos que ele pode interferir no desenvolvimento e na aprendizagem
das crianças. Além do piolho, precisamos, de fato, trabalhar com as crianças
hábitos de higiene pessoal e do ambiente em que vivem para que possam ter uma
boa saúde. Todo trabalho integrado coma família para que possamos promover
mudanças efetivas.
OBJETIVO GERAL: Desenvolver atividades que estimulem o cuidado com
o corpo e com o ambiente que convivem tendo como prioridade e higiene corporal.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Estimular o cuidado com o corpo; propiciar
momentos de conhecimento a produtos de higiene pessoal; estabelecer vínculos
com a família; utilizar de estratégias lúdicas como figuras, teatros e contação
de histórias; favorecer a linguagem e o cuidado com elas mesmas;
trabalhar a identidade e autoestima; proporcionar momentos de
interação e socialização; estimular o desenvolvimento da coordenação motora.
RECURSOS DIDÁTICOS: Livro literário, vídeos, músicas, DVDs
musicais, Figuras diversas e etc.
APRESENTAÇÃO OU INTRODUÇÃO: A abertura da sequência didática será
dia 15/08 com apresentação de uma peça teatral cujo nome é “xô piolho” feita
pelas professoras no intuito de sensibilizar e conscientizar as crianças.
PRÁTICA 1 – Na roda, em sala, cada professora utilizará uma
metodologia para contar histórias sobre higiene e mostrar as imagens que construíram
sobre o tema da sequência. Mandaremos para casa o bilhete do “Atenção piolho” e
uma receita para que em casa os pais possam usar, no intuito de acabar com os
piolhos.
PRÁTICA 2- Também em roda, na sala ou em outro espaço, a
professora irá levar para a sala uma caixa surpresa. Nessa caixa poderá colocar
objetos ou embalagens de produtos de higiene. Deverão explorar esse material
destacando a sua importância. As crianças poderão manusear e podem até fazer um
cartaz para colocar na sala.
PRÁTICA 3 – Terão a oportunidade de trabalhar com as mídias,
assistindo vídeos sobre higiene no espaço de videoteca da creche ou na TV da
sala.
PRÁTICA 4 – As crianças serão convidadas a rasgar papel. Depois de
rasgarem bastante papel de revistas ou jornais, faremos o banho imaginário,
mostrando como lavar as partes do corpo, o sabonete de brincadeira, tudo com
muita ludicidade.
PRÁTICA 5 – Em roda, as professoras juntamente com as crianças
darão banho em uma boneca ou um boneco, utilizarão água, sabonete, xampu,
bucha... Mostrando a importância de se tomar banho, lavar a cabeça, pentear os
cabelos, lavar e cuidar.
PRÁTICA 6- Faremos a prática de escovação no banheiro da creche,
ensinado como se faz uma boa escovação. Utilizaremos um banner para explicar as
crianças, o mesmo tem imagens e instruções para tal ação higiênica.
CULMINÂNCIA: Será uma tarde de interação com as crianças,
promovendo um dia de beleza. Convidaremos os pais que puderem para participar
desse momento.
AVALIAÇÃO: Com a realização dessa pratica, pude concluir que a
turma participou com entusiasmo, pois o tema chamou a atenção dos pequenos e
todos puderam aprender algo sobre. Durante as propostas de atividades
realizadas foi observado a compreensão das crianças sobre o assunto, para assim
ocorrer as intervenções necessária para a melhor assimilação das crianças.
REFERÊNCIAS: REFERENCIAL CURRICULAR.
quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018
domingo, 4 de fevereiro de 2018
sábado, 3 de fevereiro de 2018
Sugestão de atividades lúdicas...
Chamar a atenção dos estudantes é uma das metas principais dos professores para garantir o sucesso do aprendizado. É claro que todo o tempo de aula deve ser aproveitado nesse sentido, porém, enfocar os primeiros e os últimos minutos do dia pode ser uma técnica mais eficaz.
O que eu quero dos meus pais...
Todos os pais querem ter filhos maravilhosos. Querem que eles sejam afáveis enquanto crianças e, quando crescerem, se comportem como pessoas responsáveis e úteis para a sociedade. No entanto, eles se esforçam muito mais em pensar no amanhã do que em semear suas bases durante o presente em que caminhamos. Alguns pais pensam que quando seus filhos são pequenos, eles só devem obedecer e que a criação é apenas isso.
O resultado é que temos cada vez mais crianças inconformadas e adultos infelizes. Quando não há critério para a criação consistente, lógica e estável, a probabilidade de que os filhos mostrem comportamentos rebeldes e/ou herméticos aumenta. Talvez caprichosos, talvez autoritários e, em todos os casos, instáveis. Eles não conseguem estabelecer um vínculo afetivo e próximo com seus pais, pelo contrário, eles vivem em uma guerra indireta ou aberta com eles.
Sugestão de brinquedo para maternal
MARAVILHOSO!!!
Um brinquedo que vai despertar a atenção das crianças e trabalhar a concentração.
ASSISTAM O VÍDEO
GARRAFAS SENSORIAIS PARA BEBÊS:
UMA ATIVIDADE MONTESSORI
Para Montessori, a criança é um “explorador sensorial“. Por isso é normal que a criança experimente o mundo ao seu redor com os cinco sentidos.
Seguindo essa linha de pensamento, o método Montessori motiva a realização de atividades lúdicas para o desenvolvimento sensorial das crianças. Dentre as atividades educativas sensoriais têm-se as garrafas sensoriais para bebês – essas garrafas sensoriais são brinquedos artesanais que tem o objetivo de explorar a coordenação motora, a concentração e a percepção visual, sonora e tátil dos bebês.
Indicadas para os bebês de 06 a 12 meses, a utilização das garrafas sensoriais resulta numa brincadeira bem interessante. Elas proporcionam uma descoberta incrível para o bebê e são capazes de prender a atenção dos pequeninos por um bom tempo (mais de 20 minutos). É lindo de ver o sorriso deles manuseando as garrafas, descobrindo as cores e percebendo os movimentos.
O resultado é incrível! Experimente e Observe!
É bem simples de fazer:
Junte garrafas plásticas transparentes, selecione materiais de diferentes naturezas que despertem a curiosidade e o desejo de observação do bebê e preencha as garrafas com esses materiais para obter resultados diversos e efeitos interessantes.
Você pode pensar em garrafas que estimulem a visão (com materiais coloridos) e a audição (como materiais que emitem sons).
Materiais que você pode colocar nas garrafas sensoriais:
Grãos de feijão ou de milho, bolinhas de lã, água com glitter, lantejoulas coloridas, botões coloridos, pedaços de papel laminado, retalhos de tecido, miçangas diversas, água com corante de alimentos, guizos de metal, pedacinhos coloridos de EVA, canudos cortados, bolinhas de isopor, estrelinhas coloridas. – Na verdade, há uma infinidade de materiais possíveis para serem colocados nas garrafas sensoriais, seja criativo e faça as experiências.
Vejam alguns exemplos nas imagens abaixo:
Atividades de artes
Artes para crianças de
todas as idades!
Hoje vamos a um outro elemento básico do desenho
que é a linha.
As crianças bem pequenas constumam
fazer desenhos bem simples que envolvem todos os elementos básico do desenho :
o ponto , a linha, a superfície...sem pensar sobre eles !!!
Como podemos
"apresentá-los" a estes elementos de forma lúdica e criativa, e assim
estimulá-los a usar e ousar destes elementos de muitas e muitas maneiras ?
Uma idéia bem legal é levar uma caixa colorida e que desperte a curiosidade da turminha
dentro da qual temos muitos e muitos fios coloridos - dos mais variados
materiais, cores, texturas, tamanhos, etc...além de "kits" com estes
fios para que cada um possa experimentar também .
Em seguida podemos introduzir a caixa
( e o que tem dentro dela !) através de imagens : uma pequena história pode
enriquecer a vivência:
"Era
uma vez uma criança que gostava muito de brincar .
Certo dia
ela saiu bem cedinho e correu para o parque para encontrar os seus amigos.
Quando lá
chegou viu que havia um grupinho formado envolta de alguma coisa...resolveu
chegar bem pertinho pra saber o que era.
Era uma
caixa colorida que uma das crianças havia levado. Dentro dela havia muitos
fios, linhas,fitas, arames...de todas as cores, tamanhos, grossuras...cada um
mais legal que o outro, e eles resolveram inventar mil brincadeiras com eles
!"
Em seguida podemos abrir a caixa e
disponibilizar o material com fios variados para que cada uma possa manipular/brincar como quiser.
Se puder vá observando, registrando e
fotografando ! Devemos cuidar para NÃO INTERFERIR, oferecendo sugestões ou perguntando demais !
O próximo passo poderá ser
convidá-las a "registrar"- colando os fios com cola branca - no papel.
Também podemos variar o tipo de papel
( esta atividades deverá se repetir , e assim teremos a oportunidade de
oferecer papéis com cores e texturas diferentes para a criançada).
sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018
MENSAGEM SER CRIANÇA...
"Ser criança é acreditar que tudo é possível.
É ser inesquecivelmente feliz com muito pouco
É se tornar gigante diante de gigantescos pequenos obstáculos
Ser criança é fazer amigos antes mesmo de saber o nome deles.
É conseguir perdoar muito mais fácil do que brigar.
Ser criança é ter o dia mais feliz da vida, todos os dias.
Ser criança é o que a gente nunca deveria deixar de ser."
É ser inesquecivelmente feliz com muito pouco
É se tornar gigante diante de gigantescos pequenos obstáculos
Ser criança é fazer amigos antes mesmo de saber o nome deles.
É conseguir perdoar muito mais fácil do que brigar.
Ser criança é ter o dia mais feliz da vida, todos os dias.
Ser criança é o que a gente nunca deveria deixar de ser."
(Gilberto dos Reis)
Dinâmica do Balão
Brincadeiras que nos fazem refletir e repensar a nossa prática.
Dinâmica do balão: Cada participante receberá um balão e deverá encher e utilizando um pincel escrever uma das funções do cargo que exerce. Todos devem levantar e começar a jogar o seu balão para cima, sabendo que não pode deixar seu balão cair. E quem esta dirigindo a brincadeira vai pedindo aos poucos para que as pessoas voltem a sentar e deixem o seu balão para o grupo que não poderá deixar o balão cair e assim fazer até achar necessário.
MOMENTO DE REFLEXÃO:
- É fácil não deixar o balão cair?
- Eu fiquei só preocupada com o meu balão?
- Eu ajudei meu colega? Ou fiquei observando que o balão dele estava caindo ?
- Eu posso cuidar do meu balão e ajudar meu colega com o dele?
- Eu consigo segurar todos os balões sozinhos?
Mensagem:Os Gansos
Ao emigrar em busca de lugares mais quentes, os gansos voam na típica formação em “V”. Sabe por quê?
Quando um ganso bate as asas cria um vácuo para o pássaro seguinte. Voando na formação em “V”, o bando inteiro tem o seu desempenho 71% melhor do que se cada um voasse sozinho.
Lição: As pessoas que dividem uma direção em comum e têm senso de comunidade chegam mais rápido e mais facilmente a seu destino, porque estão viajando baseadas na confiança.
Sempre que um ganso sai da formação, sente imediatamente a resistência por tentar voar sozinho e, rapidamente, volta para a formação, aproveitando o vácuo deixado pela ave imediatamente à sua frente.
Lição: Se tivermos sensibilidade e bom-senso, permaneceremos alinhados e unidos com aqueles que buscam o mesmo objetivo, e nos disporemos a aceitar a sua ajuda, assim como prestar a nossa ajuda quando necessário. A força, o poder e a segurança aumentam quando seguimos na mesma direção daqueles com quem dividimos um objetivo em comum. As metas serão alcançadas mais fácil e rapidamente.
Quando o ganso líder se cansa, muda para trás na formação e, imediatamente, um outro ganso assume o lugar, voando para a posição da ponta.
Lição: Todos devem apoiar nas tarefas mais pesadas e compartilhar a liderança. Compartilhar e combinar dons, talentos e recursos. Não é preciso ser “chefe” para ser líder. O verdadeiro líder se conhece pelas suas atitudes. As pessoas, assim como os gansos, são dependentes umas das outras.
Os gansos de trás grasnam para encorajar os da frente, e aumentar a velocidade.
Lição: Quando há encorajamento o progresso é maior. Todos precisam ser encorajados com elogios e palavras de ânimo, inclusive o líder.
Finalmente, quando um ganso adoece ou está ferido, e cai, dois gansos saem da formação e o seguem, para ajudá-lo e protegê-lo. Eles ficam com ele até que seja capaz de voar novamente, e depois começam uma nova formação ou partem em busca de seu grupo.
Lição: Numa equipe, todos podem passar por dificuldades e precisarão apoiar-se mutuamente.
Se nos mantivermos um ao lado do outro, apoiando-nos mutuamente. Se tornarmos realidade o espírito de equipe. Se apesar das diferenças pudermos formar um grupo humano para enfrentar qualquer tipo de situações. Se entendermos o verdadeiro valor da amizade. Se tivermos consciência do sentimento de partilha. A vida será mais simples, trabalhar em equipe vai ser prazeroso, alcançaremos as metas e objetivos, e todos ficarão felizes.
(Marco Fabossi)
PARABÉNS AO PEDAGOGO GUILHERME RODRIGUES DOS SANTOS PELO TRABALHO REALIZADO COM SUA EQUIPE NA CRECHE BRILHO DE TURMALINA DE GOVERNADOR VALADARES - MG.
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