Sugestão de combinados da turma, prontinhos só baixar e imprimir.
Educação Infantil. Projetos. Sequência de atividades. Jogos. Brincadeiras.
quarta-feira, 31 de janeiro de 2018
Projeto: Eu Cheguei na Creche
PROJETO: Eu Cheguei na Creche
Problema:
De que maneira realizar momentos de prazer onde a ausência dos familiares seja amenizada?
Justificativa:
Os primeiros dias no CEI geram expectativas, ansiedade, insegurança, angustia medo e duvidas em pais professores e crianças. Considerando esse momento muito importante é fundamental desenvolver um trabalho que facilite a transição do ambiente familiar ao CEI planejando atividades que garantam uma inserção gradativa envolvendo todos em um ambiente objetivo e acolhedor. Criar um ambiente saudável onde a criança ira permanecer por varias horas longe de seus familiares ambiente este que devera suprir a dependência tanto física quanto o emocional em relação ao adulto nas rotinas de cuidados (higiene, limpeza, saúde).
Desta forma a criança inicia suas experiências com o mundo físico e social, onde estabelece interações com o grupo de pessoas para se desenvolver.
Objetivo Geral: Oferecer tranquilidade e fazer com que todos se sintam seguros, pois é um momento de conhecimentos e construção de vínculos afetivos entre as crianças, professoras, instituição e familiares a fim de que todos possam conhecer e viver novas experiências, expressando seus sentimentos e emoções livremente.
Objetivos específicos:
Promover confiança no ambiente da instituição vivenciando um processo de adaptação;
Brincar com as demais crianças do grupo da instituição a fim de interagir e socializar-se;
Manipular diferentes objetos e materiais explorando características e possibilidade de manuseio;
Estabelecer comunicação através da linguagem oral e corporal a fim de interagir com o adulto ou com outra criança.
Conteúdos:
Eu e o outro, adaptação, família e exploração (identidade e autonomia).
Coordenação motora corpo humano e sensações (movimento).
Comunicação, linguagem oral e corporal (linguagem)
Exploração de diferentes tipos de materiais, fazer artístico (artes visuais)
Expressão oral e corporal, ritmos e gêneros musicais (musica)
Família (natureza e sociedade).
Metodologia
-Cantar fazer gestos, dançar utilizando recursos como rádio, CDS, etc...
-Sentar no chão e participar das brincadeiras (interferindo ou não em sua escolha.)
-Manusear objetos coloridos e sonoros para chamar atenção.
-Evitar ao máximo que as crianças chorem deixa-las mais tranquilas possíveis no ambiente que se encontram.
-Alimenta-las e higieniza-las adequadamente sempre buscando o bem estar enquanto permanecerem no CEI.
-Sempre que possível leva-las a outros ambientes, salas corredores e solário.
-Dar banho sempre que necessário possibilitando um contato maior com a criança e proporcionado prazer e descontração neste momento.
-Cuida-las com muito afeto e carinho para que ela sinta se amada e protegida.
-Confecção de uma lembrança.
-Confecção de mural para enfeite da sala onde se torne um ambiente aconchegante.
Cronograma:
Este projeto devera ser trabalhado o ano inteiro, pois o fluxo de crianças no berçário I é constante.
Avaliação:
-Reconhece pessoas do seu convívio.
-Manifesta confiança no ambiente da instituição.
-Reconhece som do seu próprio nome.
-Explora sons, texturas e imagens.
-Chora e ri demonstrando sentimentos.
-Movimenta-se ao ouvir diferentes sons.
-Manipula brinquedos e materiais sonoros emitindo sons.
-Demonstra espontaneidade ao movimentar seu próprio corpo.
Projeto de Adaptação
PROJETO: ADAPTAÇÃO - MATERNAL
TURMA:
PROFESSORAS:
Objetivos Específicos:
Conhecimentos Prévios:
Duvida:
PROFESSORAS:
PROJETO: ADAPTAÇÃO MATERNAL
JUSTIFICATIVA: Os primeiros dias na creche geram expectativas, ansiedade, insegurança, angústias, medos e dúvidas em pais, crianças, professores e funcionários. Considerando esse momento muito importante, é fundamental desenvolver um trabalho que facilite a transição do ambiente familiar ao o da instituição (creche), pensando e planejando atividades que garantam uma inserção gradativa, envolvendo todos em um ambiente afetivo e acolhedor.
OBJETIVO GERAL:
Proporcionar um ambiente agradável e acolhedor, visando o bem-estar das crianças e seus familiares.
Objetivos Específicos:
*Familiarizar a criança aos espaços do CEI e sua rotina;
*Propiciar um ambiente seguro para que a criança possa manifestar suas emoções e necessidades;
*Construir laços de afetividades entre crianças e professoras;
*Elaborar oralmente e coletivamente regras de convivência;
*Proporcionar uma adaptação tranquila, buscando entrar no ritmo e na rotina do CEI;
*Situar-se e orientar-se nos espaços físicos do Creche
*Aprender a ter autonomia com seus pertences;
*Participar de todas as atividades do Creche;
*Começar a utilizar os banheiros e deixar progressivamente das fraldas.
Conhecimentos Prévios:
*Ficarei com as professoras e com os coleguinhas;
* Irei para casa com papai ou mamãe;
*Brincarei...
Duvida:
*Mamãe e papai vão demorar?
Conteúdos:
Conversar, dialogar, nomear pessoas em geral, cantar contar histórias , etiquetar caixas, armários expor letras de músicas(Linguagem Oral);
Orientação espacial, percurso de trajeto, localização (Matemática);
Apresentação de funcionários e coleguinhas (Natureza e Sociedade);
Pintura, desenho livre, modelagem, colagem, fantoches (Artes Visuais);
Dança (Movimento);
Diferentes tipos de sons e músicas diversos estilos (Música).
Metodologia:
Massinha, fantoches, contação de histórias, rasgar, colar, folhear, pintar com guache e lápis de cor, passeios pelos ambientes do CEI, músicas em geral, dança.
Cronograma: 3 semanas
Avaliação:
A adaptação da turma do maternal foi tranquila, pois a maioria das crianças já frequentava o CEI nos anos anteriores. As crianças novas receberam atenção e carinho especial para tornar este processo mais fácil de ser superado.
Neste período aos poucos as crianças foram adaptando-se a nova rotina e participaram de diferentes propostas de aprendizagem como: passeios, histórias, música e dança, brincadeiras, etc. Demonstraram disposição e curiosidade ao realizarem as propostas.
sábado, 27 de janeiro de 2018
História pra trabalhar mordidas na educação infantil
História: Mordida Não, Napoleão!
Trabalhar a questão das mordidas com as crianças exige paciência e dedicação.
O educador
precisa estar sempre atento, manter o radar ligado e ensinar aos pequenos
alternativas para expressar as suas frustrações. Conversar com o grupo sobre
esse tema também ajuda. O Livro “Mordida não, Napoleão” fala de um menino que
descobre a própria boca. Ao ser mordido pelo seu cachorro pequenino, percebe
que a boca pode também machucar. A história sugere paradas ao longo do enredo
com perguntas que colocam a turminha para pensar e falar a respeito.
Atividades para trabalhar a questão da mordida.
TEMA: Beijinho Sim, Mordida Não!
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
PEDAGÓGICA NA
EDUCAÇÃO
INFANTIL
TURMA:
1 ano
PROFESSORA: Lucinéia Paula
TEMA: Beijinho Sim,
Mordida Não!
EIXO
- ETI: Comunicação
e Múltiplas Linguagens/ Identidade e Diversidade / Sustentabilidades e Protagonismo
CONTEÚDOS:
Linguagem
Oral e Escrita, artes visuais, música, movimento e natureza e sociedade.
TEMPO
DE DURAÇÃO:
Duas
semanas ou enquanto houver necessidade.
JUSTIFICATIVA: Esse sequência surgiu a partir
do comportamento impulsivo das mordidas das crianças na turma de 1 ano.
Observamos que na disputa de brinquedos, pessoas de seu convívio e na busca por
novas sensações algumas crianças começaram a morder, bater e empurrar, situação
que a cada dia está ficando mais difícil. Ai vem a nossa preocupação e
pergunta; o que está acontecendo, e o que fazer? Vale lembrar que as crianças
estão na fase oral, consequentemente estão aprendendo a exteriorizar suas
angústias, medos, frustrações, anseios e descobertas. E são as mãos e os dentes
que usam como instrumento de defesa para marcar, chamar a atenção, aliviar o
stress e a irritação, até porque eles não conseguem expressar através da fala o
que estão sentindo. Por isso pretendemos trabalhar de forma lúdica para
melhorar essa situação que esta prejudicando bastante a turma.
OBJETIVO
GERAL: Construir
um convívio onde as crianças percebam que morder dói e machuca o amiguinho!
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
· - Aprender a conviver em grupo no espaço da
instituição, criando bons hábitos e respeitar os combinados da turma;
· - Saber para que serve a boca e refletir sobre o
que é certo e errado;
· - Aprender a dividir objetos, brinquedos e
pessoas;
· - Através
da brincadeira promover a interação e afetividade;
· - Estimular a oralidade, a coordenação motora
fina e expressão corporal;
· - Atividades de manipulação de papel,
como rasgar, amassar e fazer bolinhas com papel, tudo para aliviar a
agressividade.
RECURSOS
DIDÁTICOS:
·
Histórias sequenciada, revistas e
jornais, ;
·
Espelho, durex;
·
Tinta guache pincéis e esponjas;
·
Papel 40k, papelão, tinta guache, cola
branca, pincel;
·
Maquinas fotográfica Som, ;
·
Imagens de pessoas.
APRESENTAÇÃO OU INTRODUÇÃO: Na
rodinha vamos apresentar uma boca grande e perguntar para as crianças para que serve
a boca? Explicar que todos tem boca e que a boca serve para comer, tomar
sorvete, morder maçã, melancia, carne... E o cachorro faz o que? Cachorro morde? Aproveitar o momento e contar
a história: “Mordida não, Napoleão!”
PRÁTICA 1 – Na
rodinha contar a história, “Mordida não, Napoleão!” e conversar com as crianças
sobre a história dando ênfase quem morde é cachorro, criança beijinho.
Solicitar que as crianças deem beijinhos em si mesmas, jogue beijos para os
colegas e façam um carinho.
PRÁTICA 2 -
Trabalhando com o espelho, na rodinha conversar com as crianças sobre a boca e
apresentar para elas um espelho e pedir para que cada um observe sua boca no
espelho. Após apresentar uma boca confeccionada com papelão, deixar as crianças
manusear a boca observando o que tem dentro da boca, dentes? Língua? E para que
servem? Conversar com as crianças sobre o que podemos fazer com nossa boca? A
boca pode morder o que? Apresentar imagens de alimentos e lembrar as crianças
do lema da sala, ”beijinho sim, mordida não!”
PRÁTICA 3
–
Rasgadura de papel. Distribuir revistas e jornal para as crianças realizar
rasgadura e confeccionar um bola de papel e brincar com a bola na caixa onde
eles deveram encaixar a bola para que ela entre dentro da caixa, esvaziar a
caixa e deixar que coloquem de novo, brincar enquanto houver interesse.
PRÁTICA
4
– Confeccionar
com a turma o mural da afetividade, com imagens de pessoas se abraçando,
beijando ou fazendo carinho. Observar e conversar sobre as imagens. Deixar
cartaz exposto na sala. Lembrar que mordidas jamais, apenas carinhos.,
PRÁTICA
5
- Brincadeira:
Sai Piaba – Em circulo de pé cantar a música com as crianças:
“Sai
sai sai o piaba,
saia da lagoa,
põe uma mão na cabeça
e
a outra na cintura
dá
um remelexo no corpo, e um abraço no coleguinha... Repete a canção e diga: Dá
um beijo no coleguinha... Dá aperto de mão no coleguinha... Dance com o
coleguinha...
CULMINÂNCIA:
Realizaremos um baile à fantasia com turma onde distribuiremos muitos beijinhos
e abraços.
AVALIAÇÃO:
REFERÊNCIAS:
·
http://www.tempodecreche.com.br/relacao/historia-mordida-nao-napoleao/
ANEXOS:
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
MODELO DO CARTAZ
OBS: A HISTÓRIA QUE FOI TRABALHADA NESTA SEQUÊNCIA ESTA NO MEU BLOG.
terça-feira, 16 de janeiro de 2018
Fantoches de Meia
Para quem tem
criatividade meias podem virar lindos fantoches de mão.
Um recurso maravilhoso para contar histórias, cantar, conversar com seus alunos de uma forma bem lúdica e que eles nunca vão esquecer.
sábado, 13 de janeiro de 2018
Atividades para maternal - Aprendendo com música
Confecção de um livro com músicas que as crianças gostam.
Trabalho desenvolvido com a turma de 1 ano. Arte para ilustração do livro feita com o decalque das mãos, pés e digital das crianças.
Sugestão de atividade:
As dobraduras ficam bem legal e a criançada gosta
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