História: Mariana a Florzinha
Educação Infantil. Projetos. Sequência de atividades. Jogos. Brincadeiras.
domingo, 10 de maio de 2020
sexta-feira, 8 de maio de 2020
Relatório Semana da Criança - Modelo
Relato
de Experiência- Semana da Criança
TURMA: 2
PROFESSORA: Lucinéia Paula
|
A semana da criança foi bastante divertida e
animada, começamos recebendo as crianças com músicas, todos os professores e
monitores fantasiados, sendo que cada dia uma fantasia diferente e as crianças
iam reconhecendo os personagens. Tivemos vários personagens como: Palhaços,
Minnes, Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, Bruxa, Fadas, Borboletas,
Abelhas, Minnios, Mulher Maravilha, Boneca, Chiquinha, Pirata, Emília e outros.
No inicio fiquei preocupada com receio das crianças se assustarem com as
fantasias, mas pelo contrario elas ficaram encantadas, queriam abraçar, tirar
fotos, me surpreenderam não se importaram com a pintura facial, máscaras e
perucas queriam usar também todos os adereços da professora. O momento no
escorregador e pula pula inflável foi muito bacana pena que o tempo foi pouco
para que pudessem aproveitar mais o brinquedo que chamou a atenção deles. Em
relação ao cineminha todos gostaram a imagem grande o som perfeito, tudo isso
atrai.
Outro
acontecimento que marcou essa semana foi à presença dos amigos e parceiros da
Creche, Sr. José e Maria que presentearam nossas crianças com saquinhos
surpresas e fez a alegria da criançada. A roda coletiva da turma de 3 anos da
professora Gleicivania e da monitora Roberta foi um show nos fez viajar no
mundo da imaginação. O teatro realizado pelas professoras da Creche também não
foi diferente simplesmente lindo, as crianças concentradas não perderam nenhum
detalhe, na sala sempre recontavam o que tinham acontecido durante o dia nos
espaços da instituição. O passeio de trenzinho foi fascinante, aproveitaram
cada momento alguns conseguiam se remexer e dançar ao som da música outros
ficavam com os olhares fixos a tudo que tinha lá fora durante o percurso.
A visita da turma da tia Cris com a Patrulha
Canina fez o maior sucesso, minhas
crianças apreciaram bastante, o Arthur
procurava ficar bem pertinho dos bichinhos, dançaram e divertiram a vontade.
Infelizmente não foi possível realizar o banho de mangueira devido à mudança de
tempo, mas tivemos uma roda de música muito animada na direção da nossa
pedagoga Magna onde as crianças cantaram imitando sons, fazendo gestos,
acompanhando com chocalhos e palmas. Na roda de brincadeiras realizamos a dança
da cadeira e estátua, nessa atividade apenas as crianças
das turmas de 2 anos participaram. Com relação aos lanches especiais como:
picolé, cachorro quente, sucos, pipoca e bolo foram bem apreciados pelas
crianças, apenas o chuck, notei que a maioria das minhas crianças não
conseguiram chupar alegando estar muito gelado, tiveram dificuldade para
segurar. A entrega das lembrancinhas foi
pura diversão, Miguel ficou muito feliz por ter ganhado e sorria dizendo: “é
pra mim Néia?” Foi uma semana muito
divertida e que com certeza deixou lembranças boas em nossas crianças, e nós professores alegria e satisfação do trabalho realizado.
SEMANA
DA CRIANÇA COMEÇOU NO BRILHO...
PROFESSORES E MONITORES FANTASIADOS PARA
RECEBER AS CRIANÇAS.
Modelo de Relatório de Projetos
RELATÓRIO DE PROJETOS – PRIMEIRO SEMESTRE
TURMA: 2 ANOS
PROFESSORA: LUCINÉIA PAULA
De acordo com os
objetivos propostos no projeto da turma, praticamente quase todos foram
alcançados. Estou muito feliz por ver que as crianças se envolveram,
participaram e aproveitaram de cada momento vivenciado neste projeto. A visita
à reserva ambiental, a loja onde vende pássaros na comunidade, as atividades de
artes, brincadeiras, histórias, músicas e outras foram realizadas com muita
dedicação e entusiasmo. O feedback das
famílias motivou ainda mais o nosso trabalho, sempre um ou outro pai me
contando que seu filho chegou em casa falando o que tinha feito na creche,
outras vezes me perguntavam você está trabalhando sobre passarinhos? Pra mim
isto é muito gratificante significa que minhas crianças estão absorvendo,
aprendendo o que está sendo trabalhado com elas aqui.
E de todas as atividades
que desenvolvi nesse projeto a que mais me chamou a atenção foi à visita do
“Periquito Maracanã” que tornou-se nosso
mascote e fez alegria da criançada. Muitas histórias boas ouvi dos pais depois
da visita do periquito, pessoas que estavam tristes e se alegraram com o
Maracanã, criança que mudou seu comportamento após a visita do passarinho e a
família se animou em ter um em casa. São muitos os relatos que indicam a
importância desse projeto e que valeu a pena ter trabalhado.
Não consegui vencer todas
as etapas e algumas atividades como o passeio no ASCANAVE também não foi
realizado, e por isso pretendo dar sequência a esse projeto nesse segundo
semestre também contando com a participação da família a qual faz muita
diferença no nosso trabalho.
Com relação ao projeto institucional, também
tenho uma avaliação muito positiva, tenho trabalhado bastante com histórias,
dramatizações, confeccionei a caixa de história “Cachinhos Dourado” que encantou
minhas crianças e nesse segundo semestre vou trabalhar com a bolsa literária
onde a família vai escolher uma história se caracterizar (usando fantasias máscaras) para contar aqui
na creche para nossa turminha, já conversei com as famílias sobre esse trabalho
que pretendo fazer e eles estão animados e eu é claro muito mais. É sempre bom
contar com a parceria da família como
diz: “Juntos Somos Mais Fortes.”
Modelo de Perfil de Turma 1 ano
PERFIL DA TURMA DE 1 ANO
Neste primeiro semestre, a turma de 01
ano encontra-se com 08 crianças, sendo 04 meninas e 04 meninos. A adaptação das
crianças foi tranquila, apesar de alguns chorarem, acredito por ser sua
primeira experiência longe do convívio familiar, porém, algumas já demonstraram confiança com as professoras e monitoras,
socializando com alegria entre os colegas, sentindo-se seguras no ambiente da
instituição.
Dentre essas 08 crianças 03 usam chupetas. A maioria
ainda não reconhecem seus pertences. Na turma temos um caso de inclusão, uma
criança com deficiência auditiva segundo informação da família.
Com relação à
alimentação todos se alimentam bem, porém a aqueles que necessitam de estimulo
e auxilio na hora de comer. No momento do repouso todos relaxam e descansam
tranquilamente.
No geral demonstram interesse em
participar das atividades propostas em sua maioria apreciam atividades com
bolas, bonecas e carrinhos. Gostam muito de assistir DVDs musicais apreciam as
cantigas cantadas nas rodinhas participam, alguns já tentam reproduzir gestos
apresentados nas músicas, É perceptível o interesse por histórias.
Alguns
ao se comunicar através da linguagem oral apresentam dificuldades, há muitos
balbucios o que é próprio dessa faixa etária, poucos começam a usar palavras
soltas. Em alguns momentos dividimos o mesmo espaço com outras turmas da mesma
faixa etária e as crianças se socializam bem com os colegas. Todas andam, mas
alguns ainda não demonstram equilíbrio ao fazer e principalmente ao correr,
tropeçam facilmente.
A turma de 01 ano é fantástica, são
crianças espertas, alegres e carinhosas, dispostas a compartilhar suas energias
nas diversas brincadeiras e fazer novos amigos.
terça-feira, 5 de maio de 2020
Assinar:
Postagens (Atom)