Sequência de
Atividades
Proposta de Intervenção Pedagógica na
Educação Infantil
TURMA: (Pode se fazer
adaptação)
PROFESSORA: Lucinéia Paula
TEMA: Preservar Também é Coisa de Criança
EIXOS: Comunicação
e Múltiplas Linguagens/ Identidade e Diversidade / Sustentabilidades e
Protagonismo
CONTEÚDOS: Linguagem
Oral e Escrita, artes visuais, música, movimento e natureza e sociedade.
TEMPO DE
DURAÇÃO: Duas semanas.
JUSTIFICATIVA:
A questão ambiental está em alta por uma razão
simples: necessidade de sobrevivência. Quanto mais cedo o tema for abordado com
as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação.
Por isso, a educação para uma vida sustentável deve começar já na Educação
Infantil. O objetivo definido pelo Referencial Curricular Nacional é observar e
explorar o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante,
dependente, transformador e, acima de tudo, que tem atitudes de
conservação.
OBJETIVO
GERAL:
Apresentar a natureza com suas belezas,
curiosidades e fragilidades. Mostrar lados negativos e positivos da ação do
homem e valorizar a preservação.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
- Desenvolver a linguagem oral e escrita;
- Conceito de
Preservação da natureza e reciclagem ;
- Conscientizar os pais sobre a importância da coleta
seletiva do lixo, do reaproveitamento dos materiais recicláveis e do tempo de
decomposição;
- Refletir sobre nossas atitudes no dia a dia;
- conhecer os arredores da creche e observar como é a limpeza
- Reconhecer os
elementos prejudiciais a natureza;
- Identificar e selecionar os materiais
- Percepção Visual e auditiva- textos, histórias,
músicas com a temática ambiental.
- Envolver a comunidade, conscientizando-os da importância
de cuidar da nossa comunidade, da nossa cidade...;
- Familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio
da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato no
cotidiano com os livros, revistas, histórias, cartazes, rótulos, embalagens e
painéis;
- Estimular a expressão espontânea, a confiança em si
mesmo, o respeito pelo outro;
- Incentivar e enriquecer experiências com teatro e
apresentações artísticas;
- Estimular a o movimento e a expressividade do corpo
através dos jogos dramáticos.
RECURSOS DIDÁTICOS:
·
Livros literários;
·
Tinta guache, pinceis, esponjas;
·
Sacolas plásticas, luvas;
·
Barbantes, colas, papel chamex coloridos, durex,
EVA, TNT;
·
TV, DVD, SOM, máquina fotográfica e CD;
·
Imagens impressas, murais, garrafão plástico;
·
Fantasias, máscaras, maquiagem.
APRESENTAÇÃO
OU INTRODUÇÃO:
Em uma roda de conversa, apresentar para as
crianças imagens que ilustram o assunto
que será trabalhado. Propor uma aula-passeio nos arredores da creche/escola.
Com objetivo de observar a quantidade de
lixo jogado nas ruas. Em sala propor pinturas e desenhos para registrar o
passeio.
PRÁTICA 1 – Roda de conversa
sobre o tema, e apreciação de imagens a respeito da natureza. Fazer uma
sondagem para saber o que as crianças sabem a este respeito.
PRÁTICA 2
– Realizar uma aula-passeio nos arredores da
creche, levar as crianças a observar como estão as ruas? Como são depositados
os lixos? Se houver rio observar como ele está? Levar sacolas e luvas para
recolher possíveis lixos encontrados. Na sala realizar seleção do material recolhido.
PRÁTICA 3 –
Construir com as crianças uma parodia e confeccionar pequenos cartazes
educativos, utilizando pinturas e desenhos.
PRÁTICA 4 – Contar
a história: “A Pescaria”. Enviar panfletos educativos para família.
PRÁTICA 5 – Dramatizar a peça de teatro: “Fora Poluição”
CULMINÂNCIA:
Realizar uma visita na praça da
comunidade e junto às crianças fazer o varal educativo. Colar em um grande
varal que ficará exposto na praça vários cartazes confeccionados pelas crianças
com frases educativas que ficaram lá para apreciação e leitura de toda
comunidade.
AVALIAÇÃO:
Avaliação será contínua,
através da observação diária das crianças no desempenho de suas atividades, no
relacionamento com os colegas e com a professora.
REFERÊNCIAS:
·
REFERENCIAL CURRICULAR DE
EDUCAÇÃO INFANTIL – Volume III.
·
http://rede.novaescolaclube.org.br/planos-de-aula/projeto-meio-ambiente-na-educacao-infantil