segunda-feira, 21 de agosto de 2017

A Parábola do Semeador

SUGESTÃO DE ILUSTRAÇÃO DA HISTÓRIA
 A PARÁBOLA DO SEMEADOR
TEXTO BASE  Mateus 13:1-23; Marcos 4:1-20; Lucas 8:4-15
OBJETIVO
• Saber que cada pessoa recebe a palavra de maneira diferente.
• Saber que devemos pregar a Palavra para todas as pessoas.

VERSÍCULO BÍBLICO
“...Eis que o semeador saiu a semear.” Mateus 13:3












quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Atividade Pintura Com Tinta Guache

PINTURA COM TINTA GUACHE

Objetivos de ensino:
  •  Ampliar as possibilidades de movimento, criatividade, expressão através da pintura com tinta guache.
  •  Participar das atividades aprendendo a se movimentar com o pincel, criar dando forma ao desenho, utilizar as cores, organizar os materiais.

 Atividade;

Inicialmente conversar com a turma sobre atividade com pintura com guache: Quem já fez pintura com guache? Quais materiais necessários, como utilizá-los, que cuidados precisamos ter, como não misturar as cores no momento de usá-las...
 Após as discussões a professora irá dispor os materiais para as crianças, após iremos realizar a pintura para que as crianças experimentem aprendendo o movimento do pincel, sendo orientados pela professora (de baixo para cima ou de cima para baixo), quando mudar de cor limpar o pincel, cada criança irá participar individualmente desta atividade, porém será pintado um quadro coletivo. Pois cada criança , estará  pintando dando continuidade ao que já foi desenha do pelo colega anteriormente.













sábado, 5 de agosto de 2017

Releitura das Telas do Artista Plástico Ivan Cruz



Releitura das Telas do Artista Plástico Ivan Cruz Através de Brincadeiras
Na rodinha apresentar algumas telas do artista plástico Ivan Cruz que retratam brincadeiras como: Ciranda, Barquinho de Papel, Jogando Bola, Carrinho de Boneca, Passarás, Balanço e falar um pouco sobre a biografia do artista. 


 As crianças conhecendo o artista




                     
                                            Releitura das Telas

















sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Sequência de Atividades - Meio Ambiente

Sequência de Atividades


Proposta de Intervenção Pedagógica na
Educação Infantil



TURMA: (Pode se fazer adaptação)

PROFESSORA: Lucinéia Paula

TEMA: Preservar Também é Coisa de Criança

EIXOS: Comunicação e Múltiplas Linguagens/ Identidade e Diversidade / Sustentabilidades e Protagonismo

CONTEÚDOS: Linguagem Oral e Escrita, artes visuais, música, movimento e natureza e sociedade. 

TEMPO DE DURAÇÃO: Duas semanas.

JUSTIFICATIVA:
A questão ambiental está em alta por uma razão simples: necessidade de sobrevivência. Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação. Por isso, a educação para uma vida sustentável deve começar já na Educação Infantil. O objetivo definido pelo Referencial Curricular Nacional é observar e explorar o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, que tem atitudes de conservação.         
OBJETIVO GERAL:
Apresentar a natureza com suas belezas, curiosidades e fragilidades. Mostrar lados negativos e positivos da ação do homem e valorizar a preservação.
         
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Desenvolver a linguagem oral e escrita;
  •  Conceito de Preservação da natureza e reciclagem ;
  •  Conscientizar os pais sobre a importância da coleta seletiva do lixo, do reaproveitamento dos materiais recicláveis e do tempo de decomposição;
  •  Refletir sobre nossas atitudes no dia a dia;
  • conhecer os arredores da creche e observar como é a limpeza
  •  Reconhecer os elementos prejudiciais a natureza;
  •  Identificar e selecionar os materiais
  •  Percepção Visual e auditiva- textos, histórias, músicas com a temática ambiental.
  •   Envolver a comunidade, conscientizando-os da importância de cuidar da nossa comunidade, da nossa cidade...;
  • Familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato no cotidiano com os livros, revistas, histórias, cartazes, rótulos, embalagens e painéis;
  •   Estimular a expressão espontânea, a confiança em si mesmo, o respeito pelo outro;
  •  Incentivar e enriquecer experiências com teatro e apresentações artísticas;
  •  Estimular a o movimento e a expressividade do corpo através dos jogos dramáticos. 
RECURSOS DIDÁTICOS:

·         Livros literários;
·         Tinta guache, pinceis, esponjas;
·         Sacolas plásticas, luvas;
·         Barbantes, colas, papel chamex coloridos, durex, EVA, TNT;
·         TV, DVD, SOM, máquina fotográfica e CD;
·         Imagens impressas, murais, garrafão plástico;
·         Fantasias, máscaras, maquiagem.

APRESENTAÇÃO OU INTRODUÇÃO:
Em uma roda de conversa, apresentar para as crianças  imagens que ilustram o assunto que será trabalhado. Propor uma aula-passeio nos arredores da creche/escola. Com  objetivo de observar a quantidade de lixo jogado nas ruas. Em sala propor pinturas e desenhos para registrar o passeio.

 PRÁTICA 1 – Roda de conversa sobre o tema, e apreciação de imagens a respeito da natureza. Fazer uma sondagem para saber o que as crianças sabem a este respeito.

PRÁTICA 2 Realizar uma aula-passeio nos arredores da creche, levar as crianças a observar como estão as ruas? Como são depositados os lixos? Se houver rio observar como ele está? Levar sacolas e luvas para recolher possíveis lixos encontrados. Na sala realizar seleção  do material recolhido.

 PRÁTICA 3 – Construir com as crianças uma parodia e confeccionar pequenos cartazes educativos, utilizando pinturas e desenhos.

PRÁTICA 4 – Contar a história: “A Pescaria”. Enviar panfletos educativos para família.

PRÁTICA 5 – Dramatizar a peça de teatro: “Fora Poluição”


CULMINÂNCIA:
 Realizar uma visita na praça da comunidade e junto às crianças fazer o varal educativo. Colar em um grande varal que ficará exposto na praça vários cartazes confeccionados pelas crianças com frases educativas que ficaram lá para apreciação e leitura de toda comunidade.

AVALIAÇÃO:
  Avaliação será contínua, através da observação diária das crianças no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

REFERÊNCIAS:


·         REFERENCIAL CURRICULAR DE EDUCAÇÃO INFANTIL – Volume III.

·         http://rede.novaescolaclube.org.br/planos-de-aula/projeto-meio-ambiente-na-educacao-infantil