sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Atividades Para Educação Infantil

ATIVIDADES EXCELENTES  


Nos primeiros anos de vida, as crianças se interessam por tudo o que é novo, sensações novas, imagens, texturas e sons. 
          Com base no RCNEI (1998, p. 169), "o contato com o mundo permite à criança construir conhecimentos práticos sobre o seu entorno, relacionados à sua capacidade de perceber a existência de objetos, seres, formas, cores, sons, odores, de movimentar-se nos espaços e de manipular os objetos."
                              EXPLORANDO A COLA COLORIDA
                             
                 
                         EXPLORANDO O PAPEL CELOFANE


             
           EXPLORANDO A TINTA GUACHE COM A MÃO

                      EXPLORANDO O PLÁSTICO BOLHA


    PINTURA COM GIZ DE CERA  

 EXPLORANDO O TATO ATRAVÉS DA 
                       CAIXA SURPRESA

         EXPLORANDO A MASSINHA DE MODELAR

         EXPLORANDO A TINTA GUACHE COM OS PÉS   


             EXPLORANDO O QUENTE E O FRIO

                     EXPLORANDO O PARQUE 



Blogger -É PRECISO SABER VIVER.
Profª Priscila e Isabel

Atividades Para Trabalhar Com Turma de 1 Ano

Na Creche Brilho de Turmalina é assim a cada aula uma novidade! As crianças se envolvem completamente, a  aprendizagem acontece de forma lúdica e muita prazerosa.

O desenvolvimento das crianças na Educação Infantil depende das oportunidades de aprendizagem oferecidas pelo mundo que as cerca. Oferecer diferentes materiais as crianças é uma maneira de ampliar a capacidade de expressão delas e contemplar as inúmeras possibilidades que se apresentam diante das atividades que envolvem os sentidos. Através  da exploração de diferentes materiais os pequenos ampliam a capacidade de expressão e o conhecimento do mundo.










PEDAGOGO: GUILHERME RODRIGUES
PROFESSORA: MARIA JOSÉ

CRECHE BRILHO DE TURMALINA
GOVERNADOR VALADARES-MG


Atividade Sensorial

Brincadeira: Trilha Sensorial


Na educação infantil é muito importante o trabalho com os sentidos das crianças. O contato com texturas, cores, formas e materiais diversos desenvolve e aprimora a percepção das crianças acerca de suas habilidades sensoriais e sua relação com o mundo, além de ampliar o repertório de imagens, elementos, vocabulário, entre outros.

Segundo Piaget, “as crianças precisam explorar, experimentar e receber feedback de suas ações (e reações) sobre os objetos, usando os seus sentidos para aprender através de experiências práticas.”

        Atividade desenvolvida com turma de 1 ano.



Materiais para fazer a trilha sensorial









 Crianças passeando pela trilha sensorial








segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Atividades para trabalhar a psicomotricidade

Sugestão para trabalhar com cordas e outros...

Vídeo

Atividades: 
1) Saltar a corda: 

Coordenação motora ampla: 
Formação: coluna. 
Material: corda. 
Desenvolvimento: a frente de cada coluna estarão três cordas esticadas na horizontal, o primeiro aluno deverá saltar as cordas de frente, de costa, de lado. 

2) Cobrinha: 
Coordenação motora ampla: 
Formação: coluna. 
Material: corda. 
Desenvolvimento: o professor deverá fazer cobrinha com a corda, o deverá saltar sem tocar na corda. 
Variação: dois segurando a corda fazendo um leve balanceio de um lado para o outro. 

3) Lançar: 
Coordenação motora ampla: 
Formação: individual. 
Material: bola. 
Desenvolvimento: deslocando, lançar a bola para cima e segurar. 

4) Deslocamento: 
Coordenação motora ampla. 
Formação: individua. 
Material: bola. 
Desenvolvimento: andando e passando a bola por entre as pernas em forma de 8. 

5) Deslocamento: 
Coordenação motora ampla:
Formação: individual. 
Material: bola. 
Desenvolvimento: andar com a bola entre as pernas. 

6) Abraçados: 
Coordenação motora ampla: 
Formação: dois a dois. 
Material: Bola. 
Desenvolvimento: andar com bola entre o tórax dos colegas. 

7) Corrida das bolinhas: 
Coordenação motora ampla. 
Formação: coluna. 
Material: cartelas de ovos e bolinha de gude. 
Desenvolvimento: Colocar cartelas de ovos vazias a cinco metros de distância para que as crianças possam enchê-las pegando bolinhas de gude ou grãos que estão distantes; (correm levando as bolinhas ou grãos). 

8) O presente: 
Coordenação motora ampla: 
Material: caixas de papelão de tamanho variado. 
Desenvolvimento: Entrar em caixas de papelão gigante, médias e pequenas. 

9) Bola por cima: 
Coordenação motora ampla: 
Material: bola. 
Formação: assentados em coluna. 
Desenvolvimento: os alunos deverão estar assentados em fila, o organizador distribuirá uma bola para cada fila, ao sinal do organizador os alunos deverão passar a bola por cima da cabeça. Vence a equipe que conseguir transportar a bola primeiro. 
Variação: quando a bola chegar ao último aluno este deverá deslocar-se e ocupar a primeira posição na fila, vence a equipe que chegar primeiro no aluno que começou a atividade. 

10) Bola pela lateral: 
Coordenação motora ampla: 
Material: bola. 
Formação: assentados em coluna. 
Desenvolvimento: Idem a anterior, porém a bola é passada lateralmente. 

11) Bola por baixo: 
Coordenação motora ampla: 
Material: bola. 
Formação: em pé – coluna. 
Desenvolvimento: Idem a anterior, porém a bola é passada por debaixo das pernas. 
Variação: quando a bola chegar ao último este deverá passar por debaixo das pernas dos colegas, carregando consigo a bola. Continuando assim a atividade. Vence a atividade quando o primeiro aluno da equipe que começou ocupar a sua primeira posição.
12) Minhocão 
Coordenação motora ampla: 
Material: bola. 
Formação: em pé – coluna. 
Desenvolvimento: Idem a anterior, porém a bola é passada por debaixo das pernas do primeiro colega e por cima da cabeça do segundo colega e assim por diante, por baixo, por cima, por baixo, por cima... 

13) Controlar o jornal no corpo: 
Coordenação motora ampla: 
Material: jornal. 
Formação: fila. 
Desenvolvimento: o organizador entrega um jornal para o primeiro aluno da equipe, este deverá correr controlando-o no corpo, indo e voltando, entregar o jornal para o próximo colega de sua equipe, que realizará o mesmo percurso. Vence a equipe que terminar primeiro. (Coloca-se o jornal no tórax, deve correr sem segurar o jornal). 

14) Montar quebra-cabeça gigante no chão;
15) Correr com fitas coloridas sem deixá-las tocar o chão;
16) Jogar bolas de ar (bexiga, balão) para o alto e não deixá-las tocar o chão;
17) Rodar pneu de borracha. 


Coordenação motora fina: diz respeito aos trabalhos mais finos, aqueles que podem ser executados com o auxílio das mãos e dedos, especificamente aqueles com grande importância entre mãos e olhos. O bom desenvolvimento da coordenação fina garantirá um bom traço de letra e será observado quando, por exemplo, a criança pega água em um copo plástico sem derramar ou equilibrando a força necessária para colorir desenhos nas mais diferentes texturas e superfícies. 

Atividades: 
1) Amassar e desamassar: 
Coordenação motora fina: 
Formação: círculo. 
Material: jornal. 
Desenvolvimento: os alunos em círculo receberão uma folha de jornal, deverão: 
- amassar o jornal usando as mãos 
- colocar o jornal amassado no chão e desamassá-lo com os pés. 

2) Amarrado: 
Coordenação motora fina: 
Material: lenço.
Formação: coluna.
Desenvolvimento: A frente de cada coluna estará um aluno de pé e com os braços em extensão. O professor entregará um lenço ao primeiro aluno de cada coluna que deverá deslocar até o colega que está em frente da coluna e amarrar a sua mão, voltar tocar na mão do colega que deverá deslocar até o colega amarrado e desamarrá-lo, entregando o lenço para o próximo colega de sua coluna e assim sucessivamente.

3) Tampa e destampa: Coordenação motora fina: 
Material: garrafa pet.
Formação: coluna.
Desenvolvimento: A frente da coluna estará uma garrafa pet tampada. Assim o primeiro da coluna destampa a garrafa pet volta para sua coluna e assenta no final da mesma, o segundo tampa a garrafa pet e assim sucessivamente.

4) Empilhar e desempilhar:

Coordenação motora fina:
Material: latas.
Formação: coluna.
Desenvolvimento: o primeiro aluno de cada fila deverá correr até o local onde se encontram as latas e empilhá-las, voltar e tocar na mão de seu colega de equipe, este deverá desempilhá-las, voltando e tocando na mão do próximo colega de sua equipe e assim sucessivamente, vence a equipe que terminar primeiro.

5) Bola de gude;

6) Dominós.

COLUNISTA PORTAL - EDUCAÇÃO


Música para trabalhar os sentidos

Trabalhar os sentidos utilizando a música:Os Sentidos
Sugestão trabalhar apenas o primeiro verso.(Para crianças maternal)

                       Meus olhinhos são pra ver

                          Meu nariz é pra cheirar
 

                         Minha boca é pra comer

                       Meu ouvido é pra escutar

Vídeo


Os Sentidos
Eliana

 Meus olhinhos são pra ver
Meu nariz é pra cheirar
Minha boca é pra comer
Meu ouvido é pra escutar

Completando os sentidos
Tenho as mãos para pegar
E os bracinhos bem compridos
Pra mamãe eu abraçar

Meus olhinhos são pra ver
Meu nariz é pra cheirar
Minha boca é pra comer
Meu ouvido é pra escutar

Completando os sentidos
Tenho as mãos para pegar
E os bracinhos bem compridos
Pra mamãe eu abraçar

Meus olhinhos são pra ver
Meu nariz é pra cheirar
Minha boca é pra comer
Meu ouvido é pra escutar

Completando os sentidos
Tenho as mãos para pegar
E os bracinhos bem compridos

Pra mamãe eu abraçar

Literatura na Educação Infantil em Versos


Literatura na Educação Infantil em versos


Literatura infantil, muito fácil de decifrar,
No coração de cada criança, para na imaginação flutuar.
Ler para a criança é um prazer, sempre deve-se inovar,
No olhinho de cada um, um sonho a decifrar.
Literatura é pra quem gosta de aprender e imaginar,
Pra quem gosta de ler e durante a leitura sonhar...
A literatura na Educação Infantil deve ter muita imaginação,
Proporcionar apresentação, comoção, atenção e distração.
Literatura é importante, mas é preciso compreender,
Faz parte da educação, por ela, um mundo melhor iremos ter.
É preciso criatividade,
É preciso emoção, isso para fazer sentido ao nosso coração.
Literatura é pura imaginação
Literatura é fazer parte
Literatura é amor
Literatura é arte.
Não imagino Educação infantil sem histórias mil.
Príncipes e princesas...
Oh que beleza!
Brincar com a imaginação
Viver num mundo de emoção
Oh bate, bate coração.
Temos que aprender a ler e sentir prazer
Pelo nosso bem e também deleite.
A literatura nos faz viajar para um mundo colorido e bonito de se acreditar.
Em um mundo onde as histórias começam com “Era uma vez...”
Depende muito de nós para se escrever um novo enredo, onde o “Felizes para sempre” não venha carregado da dor e do medo.
Literatura infantil quero te conhecer,
Pois da sua história quero saber.
Sou pequeno não sei ler e nem escrever,
Mas em breve vou saber
Que da literatura um dia posso viver
Meu professor, meu mediador quero contigo sempre aprender,
Pois um dia na escola eu pude conhecer que a literatura faz parte do meu viver.
Com você professor quero muitas coisas aprender
Me ensina como se faz pra eu ler...
Poesias, poemas e rimas.
Utilizando brincadeiras, jogos e muitas cantigas.
Quero viver agora um mundo melhor
Transformando através da educação as pessoas ao meu redor.
Professor, eu gosto de brincar, de sorrir e de cantar,
Gosto de ouvir os passarinhos, quando estão a cantarolar.
Eu vivo viajando, procurando descobrir,
Novas pessoas que andam por aí...
E de tanto viajar eu agora aprendi que neste mundo não se deve as pessoas excluir.
Quando chego à escola, fico doida pra estudar.
Encontrar os amiguinhos e com eles vou brincar...
A professora, tão bonita tem histórias pra contar.
Com uma voz suave e meiga, nossa! Já começo a sonhar.
Tantos livros, tantas histórias, cada cena de arrasar.
Quando começa o faz de conta já vou eu à viajar.
Imaginar é o que gosto, pois assim me sinto lá...
Viro rei, viro rainha e posso até questionar...
Triste, ora alegre, eu não sei o que sentir,
Posso até sentir medo, mas depois volto a sorrir.
E termina a história! É hora de aterrissar.
Fecha o livro, por favor, eu preciso acordar!
Mas nem sempre com todos é assim...
Muita flor, mas muito espinho existe nesse jardim...
Minha vida de criança era uma grade alegria,
Mas não tinha livros
Brincava muito de casinha
Dava aulas para as bonecas e fazia comidinha
Oh quanta alegria quando minha mãe olhava e batia palminhas...
Poso dizer que...
Era uma vez uma criança que gostava de ler,
Mas não conseguia entender
Ao trabalhar com histórias, ela começou a se desenvolver.
Gente! A literatura dá asas à imaginação,
Nos faz imaginar e criar,
Por isso gostaria de com você através do brincar, ter um momento de rimar:
Branquinha e macia,
Que pipoquinha tão branquinha
Pulava, pulava sem parar,
Corria e se soltava de lá para cá.
Corram, corram coleguinhas
Que a festa vai começar...
Nossa! Vem criança de todo lugar!
É preciso encantar... Isso é coisa que só a literatura pode proporcionar.
Mas como sempre vou terminado...
Páginas em branco estão ficando...
 Isso, por que a história não pode parar. Ela deve continuar.
Cada um com a sua história pra que eu possa viver e recontar!
Literatura e infância de mãos dadas para o mundo transformar!
Pensa-se no hoje, pois o amanhã já sei que vai chegar. O importante agora é investir em nossas crianças e nelas sempre acreditar.  Nunca se esqueça que tudo se inicia com a semente que se quer plantar!


Autores: Pedagogo e Professoras da Creche Brilho de Turmalina. Governador Valadares - MG
Estudo Coletivo com Professores PMII   
Literatura e infância. 2017

Pedagogo:

Guilherme Rodrigues dos Santos

Professoras:
Flávia Gomes de Andrade
Gisele Gomes Soares de Amorim
Ivanilda Rodrigues da Silva
Juliana Moreira dos Santos
Jussara Maria de Jesus Modesto
Lucimar Pereira de Oliveira Martins
Lucimária A. da S. Carvalho
Lucinéia Paula da Silva Jesus
Magna Lúcia
Maria Imaculada Ferreira Freitas
Maria José Meneses Caldeira
Michele Pereira Souza
Raquel Meneses Caldeira
Rosemary A. Pereira
Vanda Rodrigues Ramos
Verônica Nicolau da Silva





Parabéns a toda equipe pelo lindo trabalho.