Sugestões de artes para trabalhar folclore
Educação Infantil. Projetos. Sequência de atividades. Jogos. Brincadeiras.
quinta-feira, 27 de junho de 2019
MENSAGEM PARA OS DIA DAS MÃES
MÃE
MÃE... SÃO TRÊS LETRAS APENAS
AS DESSE NOME BENDITO;
TAMBÉM O CÉU TEM TRÊS LETRAS
E NELAS CABE O INFINITO.
PARA LOUVAR NOSSA MÃE,
TODO O BEM QUE SE DISSER
NUNCA HÁ DE SER TÃO GRANDE
COMO O BEM QUE ELA NOS QUER.
PALAVRA TÃO PEQUENINA,
BEM SABEM OS LÁBIOS MEUS
QUE ÉS DO TAMANHO DO CÉU
E APENAS MENOR QUE DEUS!
MÃE... SÃO TRÊS LETRAS APENAS
AS DESSE NOME BENDITO;
TAMBÉM O CÉU TEM TRÊS LETRAS
E NELAS CABE O INFINITO.
PARA LOUVAR NOSSA MÃE,
TODO O BEM QUE SE DISSER
NUNCA HÁ DE SER TÃO GRANDE
COMO O BEM QUE ELA NOS QUER.
PALAVRA TÃO PEQUENINA,
BEM SABEM OS LÁBIOS MEUS
QUE ÉS DO TAMANHO DO CÉU
E APENAS MENOR QUE DEUS!
MÃE...
QUE A BELEZA DAS FLORES, A DOÇURA DO MEL, O BRILHO DAS ESTRELAS, ENVOLVAM VOCÊ HOJE E QUE VOCÊ CONTINUE IRRADIANDO ESTE AMOR E ESTA ALEGRIA QUE VOCÊ SEMPRE ME OFERECEU!
QUE A BELEZA DAS FLORES, A DOÇURA DO MEL, O BRILHO DAS ESTRELAS, ENVOLVAM VOCÊ HOJE E QUE VOCÊ CONTINUE IRRADIANDO ESTE AMOR E ESTA ALEGRIA QUE VOCÊ SEMPRE ME OFERECEU!
MARCAS DE DEDOS
ÀS VEZES, VOCÊ SE ABORRECE
PORQUE AINDA SOU CRIANCINHA
E SEMPRE DEIXO MARCAS DE DEDOS
NOS MÓVEIS DA CASA INTEIRINHA.
MAS ESTOU CRESCENDO DIA A DIA
E LOGO ADULTA VOU SER
E ESSAS MARCAS DE DEDOS
VÃO TODAS DESAPARECER.
AGORA DEIXO UMA MARCA BEM ESPECIAL
PRA VOCÊ NUNCA ESQUECER
COMO ERAM MEUS DEDINHOS
ANTES DE EU CRESCER.
PARA VOCÊ, MAMÃE, COM TODO O MEU CARINHO!
PORQUE AINDA SOU CRIANCINHA
E SEMPRE DEIXO MARCAS DE DEDOS
NOS MÓVEIS DA CASA INTEIRINHA.
MAS ESTOU CRESCENDO DIA A DIA
E LOGO ADULTA VOU SER
E ESSAS MARCAS DE DEDOS
VÃO TODAS DESAPARECER.
AGORA DEIXO UMA MARCA BEM ESPECIAL
PRA VOCÊ NUNCA ESQUECER
COMO ERAM MEUS DEDINHOS
ANTES DE EU CRESCER.
PARA VOCÊ, MAMÃE, COM TODO O MEU CARINHO!
OBRIGADO
DEUS PELA MÃE QUE EU TENHO...
MEU
DEUS, A TI EU AGRADEÇO A BÊNÇÃO MARAVILHOSA, A INFINITA GRAÇA COM QUE ME
AGRACIASTE, E QUE VIVE E DÁ PELO NOME DE MÃE. A MINHA É A MAIS SUBLIME DAS
MÃES, E A MAIS EXTRAORDINÁRIA DAS MULHERES!
POR ELA EU EXISTO, POR ELA EU VIVO, E A ELA TENTO HONRAR DIARIAMENTE COM MINHA HUMILDE EXISTÊNCIA, MEU ETERNO AMOR, MINHA PROFUNDA ADMIRAÇÃO E ORGULHO. EU TE AGRADEÇO, MEU DEUS, PELA MÃE MARAVILHOSA QUE EU TENHO!
POR ELA EU EXISTO, POR ELA EU VIVO, E A ELA TENTO HONRAR DIARIAMENTE COM MINHA HUMILDE EXISTÊNCIA, MEU ETERNO AMOR, MINHA PROFUNDA ADMIRAÇÃO E ORGULHO. EU TE AGRADEÇO, MEU DEUS, PELA MÃE MARAVILHOSA QUE EU TENHO!
MÃE
HOJE É SEU DIA...
HOJE É O DIA DAQUELAS QUE NOS DERAM CARINHO E
ATENÇÃO...
...QUE NUNCA NOS DEIXARAM DE CANTAR UMA CANÇÃO...
...QUE NOS AMARAM ANTES MESMO DE NOS CONHECER...
...QUE POR AMOR MUITAS NOITES DE SONO TIVERAM QUE PERDER.
HOJE É O DIA DAQUELAS QUE NOS ENSINARAM TUDO...
...QUE POR NÓS MOVERIAM MUNDOS E FUNDOS...
...QUE NOS COLOCARAM NO MUNDO E NEM PENSARAM NA DOR...
...QUE NOS MOSTRARAM O VERDADEIRO AMOR.
HOJE É O DIA DAS QUE INFELIZMENTE NÃO SÃO ETERNAS...
...O DIA DAS MAIS ESPECIAIS...
...O DIA DAS MAIS AMADAS...
...O DIA DAS MAIS QUERIDAS...
...O DIA DAS MELHORES AMIGAS.
...QUE NUNCA NOS DEIXARAM DE CANTAR UMA CANÇÃO...
...QUE NOS AMARAM ANTES MESMO DE NOS CONHECER...
...QUE POR AMOR MUITAS NOITES DE SONO TIVERAM QUE PERDER.
HOJE É O DIA DAQUELAS QUE NOS ENSINARAM TUDO...
...QUE POR NÓS MOVERIAM MUNDOS E FUNDOS...
...QUE NOS COLOCARAM NO MUNDO E NEM PENSARAM NA DOR...
...QUE NOS MOSTRARAM O VERDADEIRO AMOR.
HOJE É O DIA DAS QUE INFELIZMENTE NÃO SÃO ETERNAS...
...O DIA DAS MAIS ESPECIAIS...
...O DIA DAS MAIS AMADAS...
...O DIA DAS MAIS QUERIDAS...
...O DIA DAS MELHORES AMIGAS.
MÃE
ELA TEM A CAPACIDADE DE OUVIR O SILÊNCIO.
ADIVINHAR SENTIMENTOS.
ENCONTRAR A PALAVRA CERTA NOS MOMENTOS INCERTOS.
NOS FORTALECER QUANDO TUDO AO NOSSO REDOR PARECE RUIR.
SABEDORIA EMPRESTADA DOS DEUSES PARA NOS PROTEGER E AMPARAR.
SUA EXISTÊNCIA É EM SI UM ATO DE AMOR.
GERAR, CUIDAR, NUTRIR.
AMAR, AMAR, AMAR...
AMAR COM UM AMOR INCONDICIONAL QUE NADA ESPERA EM TROCA.
AFETO DESMEDIDO E INCONTIDO, MÃE É UM SER INFINITO.
ELA TEM A CAPACIDADE DE OUVIR O SILÊNCIO.
ADIVINHAR SENTIMENTOS.
ENCONTRAR A PALAVRA CERTA NOS MOMENTOS INCERTOS.
NOS FORTALECER QUANDO TUDO AO NOSSO REDOR PARECE RUIR.
SABEDORIA EMPRESTADA DOS DEUSES PARA NOS PROTEGER E AMPARAR.
SUA EXISTÊNCIA É EM SI UM ATO DE AMOR.
GERAR, CUIDAR, NUTRIR.
AMAR, AMAR, AMAR...
AMAR COM UM AMOR INCONDICIONAL QUE NADA ESPERA EM TROCA.
AFETO DESMEDIDO E INCONTIDO, MÃE É UM SER INFINITO.
SER
MÃE É...
"SER MÃE É SER UM ANJO QUE SE EQUILIBRA SOBRE UM
BERÇO DORMINDO! É SER ANSEIO, É SER TEMERIDADE, É SER RECEIO, É SER LUZ QUE AOS
FILHOS ILUMINA! SER MÃE É ANDAR CHORANDO NUM SORRISO! SER MÃE É TER UM MUNDO E
NÃO TER NADA! SER MÃE É PADECER NUM PARAÍSO!"
(COELHO NETO)
FORTE E VALENTE
VINICIUS FELIPE
GHIETTI
MÃE FORTE VALENTE
NÃO TEM MEDO DO QUE VEM PELA FRENTE
MÃE CORAJOSA, ATENCIOSA E AMOROSA
MÃE VOCÊ É A LUZ DA NOSSA VIDA
VOCÊ NOS TRAZ CALOR E ALEGRIA
QUANDO ESTOU COM MEDO SÓ PENSO EM UMA PESSOA... MÃE
QUANDO VI VOCÊ PENSEI COMIGO...
ESSA VAI SER MINHA MÃE, MINHA LUZ E MEU ABRIGO, MEU ACONCHEGO E MEU SENTIDO DA VIDA
PORQUE SEM VOCÊ NINGUÉM PODE VIR AO MUNDO
MÃE É UMA PESSOA ESPECIAL DENTRE TODAS AS PESSOAS DO MUNDO
MÃE É ALEGRIA, AMOR, CONFIANÇA E CALOR.
NÃO TEM MEDO DO QUE VEM PELA FRENTE
MÃE CORAJOSA, ATENCIOSA E AMOROSA
MÃE VOCÊ É A LUZ DA NOSSA VIDA
VOCÊ NOS TRAZ CALOR E ALEGRIA
QUANDO ESTOU COM MEDO SÓ PENSO EM UMA PESSOA... MÃE
QUANDO VI VOCÊ PENSEI COMIGO...
ESSA VAI SER MINHA MÃE, MINHA LUZ E MEU ABRIGO, MEU ACONCHEGO E MEU SENTIDO DA VIDA
PORQUE SEM VOCÊ NINGUÉM PODE VIR AO MUNDO
MÃE É UMA PESSOA ESPECIAL DENTRE TODAS AS PESSOAS DO MUNDO
MÃE É ALEGRIA, AMOR, CONFIANÇA E CALOR.
MÃE
PARA SEMPRE
POR QUE DEUS PERMITE
QUE AS MÃES VÃO-SE EMBORA?
MÃE NÃO TEM LIMITE,
É TEMPO SEM HORA,
LUZ QUE NÃO APAGA
QUANDO SOPRA O VENTO
E CHUVA DESABA,
VELUDO ESCONDIDO
NA PELE ENRUGADA,
ÁGUA PURA, AR PURO,
PURO PENSAMENTO.
MORRER ACONTECE
COM O QUE É BREVE E PASSA
SEM DEIXAR VESTÍGIO.
MÃE, NA SUA GRAÇA,
É ETERNIDADE.
POR QUE DEUS SE LEMBRA
- MISTÉRIO PROFUNDO -
DE TIRÁ-LA UM DIA?
FOSSE EU REI DO MUNDO,
BAIXAVA UMA LEI:
MÃE NÃO MORRE NUNCA,
MÃE FICARÁ SEMPRE
JUNTO DE SEU FILHO
E ELE, VELHO EMBORA,
SERÁ PEQUENINO
FEITO GRÃO DE MILHO.
POR QUE DEUS PERMITE
QUE AS MÃES VÃO-SE EMBORA?
MÃE NÃO TEM LIMITE,
É TEMPO SEM HORA,
LUZ QUE NÃO APAGA
QUANDO SOPRA O VENTO
E CHUVA DESABA,
VELUDO ESCONDIDO
NA PELE ENRUGADA,
ÁGUA PURA, AR PURO,
PURO PENSAMENTO.
MORRER ACONTECE
COM O QUE É BREVE E PASSA
SEM DEIXAR VESTÍGIO.
MÃE, NA SUA GRAÇA,
É ETERNIDADE.
POR QUE DEUS SE LEMBRA
- MISTÉRIO PROFUNDO -
DE TIRÁ-LA UM DIA?
FOSSE EU REI DO MUNDO,
BAIXAVA UMA LEI:
MÃE NÃO MORRE NUNCA,
MÃE FICARÁ SEMPRE
JUNTO DE SEU FILHO
E ELE, VELHO EMBORA,
SERÁ PEQUENINO
FEITO GRÃO DE MILHO.
MÃE PRESENTE DE
DEUS
PARA COMPLETAR O HOMEM, DEUS A FEZ MULHER...
MAS PARA PARTICIPAR DO MILAGRE DA VIDA, DEUS FEZ A MÃE.
PARA LIDERAR UMA CASA, DEUS FEZ A MULHER...
MAS PARA EDIFICAR UM LAR, DEUS FEZ A MÃE.
PARA ESTUDAR, TRABALHAR E COMPETIR, DEUS FEZ A MULHER...
MAS PARA GUIAR A CRIANÇA, DEUS FEZ A MÃE.
PARA OS DESAFIOS DA SOCIEDADE, DEUS FEZ A MULHER...
MAS PARA O AMOR E CARINHO, DEUS FEZ A MÃE.
PARA FAZER AQUELE TRABALHO, DEUS FEZ A MULHER...
MAS PARA EMBALAR O BERÇO E CONSTRUIR UM CARÁTER, DEUS FEZ A MÃE.
PARA SER PRINCESA, DEUS FEZ A MULHER...
MAS PARA SER RAINHA, DEUS FEZ A MÃE.
VOCÊ É O MAIS LINDO PRESENTE DE DEUS PARA MIM.
EU QUERO SER UMA DÁDIVA DE DEUS PRA VOCÊ.
TE AMO MÃE!
PARA COMPLETAR O HOMEM, DEUS A FEZ MULHER...
MAS PARA PARTICIPAR DO MILAGRE DA VIDA, DEUS FEZ A MÃE.
PARA LIDERAR UMA CASA, DEUS FEZ A MULHER...
MAS PARA EDIFICAR UM LAR, DEUS FEZ A MÃE.
PARA ESTUDAR, TRABALHAR E COMPETIR, DEUS FEZ A MULHER...
MAS PARA GUIAR A CRIANÇA, DEUS FEZ A MÃE.
PARA OS DESAFIOS DA SOCIEDADE, DEUS FEZ A MULHER...
MAS PARA O AMOR E CARINHO, DEUS FEZ A MÃE.
PARA FAZER AQUELE TRABALHO, DEUS FEZ A MULHER...
MAS PARA EMBALAR O BERÇO E CONSTRUIR UM CARÁTER, DEUS FEZ A MÃE.
PARA SER PRINCESA, DEUS FEZ A MULHER...
MAS PARA SER RAINHA, DEUS FEZ A MÃE.
VOCÊ É O MAIS LINDO PRESENTE DE DEUS PARA MIM.
EU QUERO SER UMA DÁDIVA DE DEUS PRA VOCÊ.
TE AMO MÃE!
POEMA
SOBRE O DIA DAS MÃES
UM SER ESPECIAL, SEM IGUAL SEM COMPARAÇÃO,
UM SER ESPECIAL, SEM IGUAL SEM COMPARAÇÃO,
SEM IMITAÇÃO.
NÃO TEM COMO DESCREVER EM SIMPLES PALAVRAS
UM SIGNIFICADO QUE UMA MÃE TEM, NA VIDA DE ALGUÉM.
VIVE INTENSAMENTE PARA VER SEUS FILHOS FELIZES,
SEMPRE INTERESSADA EM AJUDAR.
LUTA CONTRA O BEM E O MAU SE FOR PRECISO MESMO AS VEZES SENDO DECEPCIONADA, ELA É CAPAZ DE PERDOAR.
POIS SÓ ELA TEM O AMOR VERDADEIRO, INCONDICIONAL...
SENTIMENTO ÚNICO.
SÃO VERDADEIROS EXEMPLOS PARA SEUS FILHOS.
CHORANDO, ESPERANDO, AMANDO, VIVENDO...
PARA ELA NÃO IMPORTA SÓ O QUE INTERESSA É A
FELICIDADE DAS SUAS CRIANÇAS.
DIAS ESCUROS, NÃO PASSAM DE UM SIMPLES
NEVOEIRO PERTO DELAS...
POIS A ESCURIDÃO NÃO TEM VEZ,
PERTO DO BRILHO DE UMA MÃE.
TE AMO PARA SEMPRE MÃE!
NÃO TEM COMO DESCREVER EM SIMPLES PALAVRAS
UM SIGNIFICADO QUE UMA MÃE TEM, NA VIDA DE ALGUÉM.
VIVE INTENSAMENTE PARA VER SEUS FILHOS FELIZES,
SEMPRE INTERESSADA EM AJUDAR.
LUTA CONTRA O BEM E O MAU SE FOR PRECISO MESMO AS VEZES SENDO DECEPCIONADA, ELA É CAPAZ DE PERDOAR.
POIS SÓ ELA TEM O AMOR VERDADEIRO, INCONDICIONAL...
SENTIMENTO ÚNICO.
SÃO VERDADEIROS EXEMPLOS PARA SEUS FILHOS.
CHORANDO, ESPERANDO, AMANDO, VIVENDO...
PARA ELA NÃO IMPORTA SÓ O QUE INTERESSA É A
FELICIDADE DAS SUAS CRIANÇAS.
DIAS ESCUROS, NÃO PASSAM DE UM SIMPLES
NEVOEIRO PERTO DELAS...
POIS A ESCURIDÃO NÃO TEM VEZ,
PERTO DO BRILHO DE UMA MÃE.
TE AMO PARA SEMPRE MÃE!
domingo, 16 de junho de 2019
SUGESTÕES PARA CONSTRUÇÃO
DE PARECER DESCRITIVO
Essa dica é muito importante, não tenho o nome de quem elaborou, mas
muitas vezes possuímos dificuldades para elaborar um simples relatório por não
estarmos acostumados a fazê-lo.
Com as dicas abaixo, creio que ficará bem mais fácil.
Com as dicas abaixo, creio que ficará bem mais fácil.
Observações
É importante considerar, na construção do relatório os seguintes
critérios:
· A avaliação deve ser sempre enfatizar os avanços e não apenas os
fracassos. Registrar o que o aluno conseguiu e em que progrediu;
· Valorizar e registrar o desenvolvimento sócio afetivo como:
participação, solidariedade, posicionamento, sentimentos;
· É preciso registrar a participação do aluno nos projetos desenvolvidos
no bimestre;
· Deve-se proceder relação com o registro anterior;
· Diversificar a redação de um aluno para o outro, buscando se fiel em
suas colocações.
Sugestões para iniciar relatórios
· Com base nos objetivos trabalhados no bimestre, foi possível observar
que o aluno...
· Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que neste
bimestre...
· A partir das atividades apresentadas, o aluno demonstrou habilidades em...
· Com base na observação diária, foi possível constatar que o aluno...
Desenvolvimento cognitivo
· O aluno demonstra um ótimo aproveitamento na aquisição da leitura e
escrita.
· O aluno apresenta bom desenvolvimento no processo de aquisição da
leitura e da escrita.
· O aluno está desenvolvendo-se gradualmente no processo de aprendizagem
da leitura e da escrita.
· Encontra-se em desenvolvimento no processo de aprendizagem da leitura e da
escrita.
· Tem um bom desenvolvimento cognitivo, mas apresenta dificuldades na
leitura, contudo com a realização da recuperação paralela tem apresentado
avanços importantes.
· Lê com fluência qualquer tipo de texto, fazendo conexões com a
realidade.
· Lê e interpreta os textos trabalhados em aula sem maiores dificuldades.
· Lê com alguma dificuldade, mas demonstra interesse e esforça-se em
aprender.
· Escreve, ordena e amplia frases, formando textos coerentes e lógicos.
· Produz frases e pequenos textos com criatividade e entendimento.
· Constrói o conceito lógico-matemático, realizando cálculos com as quatro
operações matemáticas.
· O aluno tem especial interesse nas atividades matemáticas.
· Realiza cálculos simples de adição e subtração.
· Realiza cálculos com auxilio de material concreto.
· É curioso, questiona e busca informações.
· Traz para a classe informações de fontes diversas como: radio, tv,
jornais e etc.
· Compreende as relações existentes entre os elementos do meio ambiente.
· Compreende a importância da preservação do meio ambiente para o futuro
do nosso planeta.
· Adota hábitos de cuidados com o corpo e com o ambiente.
· Nas atividades orais demonstra desenvoltura ...( ou inibição)
· Ocasionalmente troca letras
· Constrói frases criativas e elabora pequenos textos com linguagem e
ilustrações significativas;
· Expressa o que pensa relatando, argumentando, avaliando, relacionando,
ordenando, generalizando, concluindo...;
· Expressa a escrita representando ideias através de rabiscos, pseudo
letras e outros símbolos
· Lê com fluência vários tipos de textos interpretando-os;
· Produz textos escritos com clareza, coerência e coesão;
· Identifica e escreve seu nome completo;
· Observa, descreve, analisa e sintetiza gravuras, reportagens e textos;
· Apresenta dificuldades ortográficas
· Identifica e escreve seu nome completo
Participação- convívio social
· Participa com interesse e produtividade.
· Boa participação nas atividades realizadas em sala.
· Participação tímida nas atividades em sala, embora tenha bom
relacionamento com os colegas em classe.
· Demonstra atitudes críticas diante de acontecimentos conflitantes.
· É criativo e comunicativo.
· Coopera com colegas e professora.
· O aluno demonstra interesse nas atividades propostas embora não tenha
autonomia para realizá-las sem o apoio da professora.
· Ouve, reproduz e transmite textos oralmente como histórias, recados,
noticias entre outros.
· Demonstra curiosidade em relação aos assuntos estudados.
· É cuidadoso e rápido na execução das atividades desenvolvidas.
· Aceita sugestões da professora e dos colegas.
· Manifesta suas opiniões com clareza e objetividade.
· Contribui para a integração e o crescimento do grupo;
· Demonstra inquietude e geralmente se envolve em questões referentes aos
colegas;
· Ainda não aceita as regras convencionadas pelo grupo;
· Colabora na construção de regras;
· Interage com o grupo, ouvindo, respeitando e se posicionando;
· Tem um bom relacionamento com os colegas e mostra-se sempre pronto em
ajudar;
PARECER DESCRITIVO
1. ÁREA SÓCIO-AFETIVA
Comentar sobre o período de adaptação: Com quem ficou no primeiro dia? Como ficou? Como evoluiu? Mostra dependências? Usa apoio de objetos? Toma mamadeira, chupa bico?
Relacionamento: com a professora, colegas e funcionários. Participa de atividades propostas pelo professor?
Funcionamento no grupo: É aceita? Rejeitada? Isola-se? Lidera? É agressiva? Demonstra preferência por colegas? Coopera com o grupo? É capaz de ouvir os outros? Tem cacoetes?
Tolerância às frustrações: perder e ganhar, acertar e errar.
Controle esfincteriano resolvido?
Brinquedo: com o que prefere brincar na sala e no patio? Como brinca (sozinho, com o grupo em pequenos grupos, com companheiro)?
Autonomia: Está organizado na rotina? Aceita regras, cumpre combinações? Espera a decisão dos outros para tomar a sua? Tem condições de escolher e recusar-se ao que não quer? Envolve-se em conflitos? Como os resolve? Encontra suas próprias respostas? Explica seus pensamentos?
2. ÁREA PSICOMOTORA
Esquema corporal: domínio e conhecimento de seu corpo, imagem corporal. Lateralidade.
Motricidade ampla: ritmo de ação – rápido, lento, acompanha o grupo, não consegue parar, precisa de estimulação, tem freio inibitório. Desempenho com bolas, cordas, rodas cantadas, movimentos.
Coordenação motora: rola sobre o corpo, engatinha, vira cambalhota, sobe e desce escadas, pula.
Motricidade fina/visomotricidade: coordenação – abotoa, dá nós, faz laços. Preensão do lápis. Colore dentro de limites. Enfia contas, amassa papeis. Modelar, rasgar, amassar, picar, alinhavar, recortar. Manusear talheres. Acerta alvos, copia figuras.
3. ÁREA COGNITIVA.
a) Desenvolvimento da linguagem compreensiva e expressiva:
Comunica-se com clareza, expressando de modo organizado seu pensamento? Tem vocabulário adequado à idade? Compreende comunicações verbais? Quando fala, gagueja ou troca letras? Quando relata fatos, fala muito rápido, muito devagar? Relata em seqüência? Relata sempre os mesmos fatos, coisas imaginárias? Assopra balão, velas e assovia? É expressivo ao falar? Manifesta suas emoções?
b) Construção da representação:
1. ÁREA SÓCIO-AFETIVA
Comentar sobre o período de adaptação: Com quem ficou no primeiro dia? Como ficou? Como evoluiu? Mostra dependências? Usa apoio de objetos? Toma mamadeira, chupa bico?
Relacionamento: com a professora, colegas e funcionários. Participa de atividades propostas pelo professor?
Funcionamento no grupo: É aceita? Rejeitada? Isola-se? Lidera? É agressiva? Demonstra preferência por colegas? Coopera com o grupo? É capaz de ouvir os outros? Tem cacoetes?
Tolerância às frustrações: perder e ganhar, acertar e errar.
Controle esfincteriano resolvido?
Brinquedo: com o que prefere brincar na sala e no patio? Como brinca (sozinho, com o grupo em pequenos grupos, com companheiro)?
Autonomia: Está organizado na rotina? Aceita regras, cumpre combinações? Espera a decisão dos outros para tomar a sua? Tem condições de escolher e recusar-se ao que não quer? Envolve-se em conflitos? Como os resolve? Encontra suas próprias respostas? Explica seus pensamentos?
2. ÁREA PSICOMOTORA
Esquema corporal: domínio e conhecimento de seu corpo, imagem corporal. Lateralidade.
Motricidade ampla: ritmo de ação – rápido, lento, acompanha o grupo, não consegue parar, precisa de estimulação, tem freio inibitório. Desempenho com bolas, cordas, rodas cantadas, movimentos.
Coordenação motora: rola sobre o corpo, engatinha, vira cambalhota, sobe e desce escadas, pula.
Motricidade fina/visomotricidade: coordenação – abotoa, dá nós, faz laços. Preensão do lápis. Colore dentro de limites. Enfia contas, amassa papeis. Modelar, rasgar, amassar, picar, alinhavar, recortar. Manusear talheres. Acerta alvos, copia figuras.
3. ÁREA COGNITIVA.
a) Desenvolvimento da linguagem compreensiva e expressiva:
Comunica-se com clareza, expressando de modo organizado seu pensamento? Tem vocabulário adequado à idade? Compreende comunicações verbais? Quando fala, gagueja ou troca letras? Quando relata fatos, fala muito rápido, muito devagar? Relata em seqüência? Relata sempre os mesmos fatos, coisas imaginárias? Assopra balão, velas e assovia? É expressivo ao falar? Manifesta suas emoções?
b) Construção da representação:
1. Gráfica: descrever o desenho da criança, caracterizando a etapa em que se encontra (garatuja, garatuja ordenada, representação completa ou incompleta da figura humana, etc).
2. Escrita:
Mostra interesse por escrita? Observa livros? Representa letras e números? Escreve seu nome? Identifica nomes de colegas escritos? Em que etapa da alfabetização se encontra (pré-silábica, silábica, silábica-alfabética, alfabética)?
c) Expressão através de artes plásticas, danças e dramatização:
É mais expressivo em alguma dessas formas? É criativa? Apresenta soluções originais? Usa recursos variados? É inibida? Prefere papéis sem destaque? Brinca de faz de conta?
d) Desenvolvimento perceptivo:
Visão, audição, tato, olfato e paladar.
e) Atenção:
Condições de atenção e concentração em brincadeiras e atividades, condições de perseverar na tarefa.
f) Memória:
Condições de memorização de canções, versos e brincadeiras.
Observações sobre memória visual e auditiva.
g) Experiências lógico-matemáticas:
· Noções de espaço-tempo, conservação de quantidades, de seriação e
classificação.
· Identifica propriedades, atributos de cor, forma, etc.
· Encontra soluções para resoluções de problemas?
· Reconhece numerais?
· Relaciona número e quantidade?
· Reconhece as relações entre fala e escrita;
· Explora várias formas de linguagens e diferentes tipos de suporte
textual para ampliação de informações;
· Ouve historias e comentários valorizando impressões afetivas;
· Lê e escreve textos desenvolvendo a compreensão do sistema alfabético,
utilizando a escrita de acordo com as concepções e hipóteses que possui no
momento;
· Produz textos individuais e coletivamente, utilizando gestos, desenhos,
sons movimentos e palavras;
· Distingue a língua escrita da língua oral;
· Demonstra compreensão do sistema alfabético;
· Lê silabicamente palavras, formadas por grupo de silabas compostas por
vogal e consoante;
· Produz frases com lógica;
· Produz pequenos textos sem preocupação ortográfica;
· Distingue letras na linguagem oral e escrita;
· Encontra-se na fase pré-silábica, começando a diferenciar letras de
números, desenhos ou símbolos.
Postado por Sandra Maria.
Assinar:
Postagens (Atom)