sábado, 25 de março de 2017







Sequência Didática 

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA  EDUCAÇÃO INFANTIL


TURMA:  (Pode fazer adaptação)

PROFESSORA: Lucinéia Paula

TEMA: Aprendendo e Socializando Com: Meu Pintinho Amarelinho

EIXOS: Comunicação e Múltiplas Linguagens/ Sustentabilidades e Protagonismo

CONTEÚDOS: Linguagem Oral e Escrita, artes visuais, música, movimento e natureza e sociedade. 

TEMPO DE DURAÇÃO: Duas semanas.

JUSTIFICATIVA:
 Por ser a adaptação uma fase difícil para todos nós, professores, crianças e pais. Uma etapa delicada que precisa de muita dedicação por parte de todos envolvidos, momento de novas experiências, de conhecer, de aprender, de cuidar um do outro, de amar e acolher. A separação, apesar de necessária, é um processo doloroso tanto para a criança quanto para a mãe, foi pensando em transformar esse sofrimento em segurança, confiança e vínculos afetivos que surgiu a ideia de se trabalhar essa sequencia didática que  tem como finalidade proporcionar a criança uma acolhida fraterna, valorizando sua presença na creche. Nesse sentido, consideramos importantíssima a parceria e a interação família/creche para que haja a construção de laços saudáveis favoráveis à troca de vivências e ao pleno desenvolvimento da criança, sendo ela o principal sujeito da adaptação. Sabemos que a confiança e a segurança dos pais vão sendo construídas à medida que vão conhecendo as professoras e o seu trabalho, por isso desejamos que esse período seja de muita parceria, compreensão, carinho e confiança.

OBJETIVO GERAL:
·      Oferecer tranquilidade e fazer com que todos se sintam seguros, pois, é um momento de conhecimento e construção de vínculos afetivos entre crianças, professoras, instituição e família, a fim de que todos possam conhecer viverem novas experiências, expressando seus sentimentos, pensamentos e emoções livremente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Fazer com que a criança e a família sintam-se acolhida, segura no ambiente da instituição e através das brincadeiras, promover a interação da criança com os demais colegas, professores, monitores e demais funcionários da instituição;
·         Experimentar situações de interação com a música e explorar o corpo com a voz, mãos e pés, produzindo sons, ritmos e movimentos corporais;
·         Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas;
·          Estimular a linguagem oral à emissão de sons, balbucios e palavras cantando músicas, imitando os personagens das histórias, etc.;
·         Interessar-se por leituras de histórias;
·         Estabelecer contato com pequenos animais, manifestando curiosidades e interesse;
·         Exploração do ambiente da creche, passeios aos espaços da instituição;
·         Promover à integração família a creche.

RECURSOS DIDÁTICOS:
·    Papel A4, papel 40k, EVA;
·    Tinta guache, durex colorido;
·    Caixa de sapato, cartela vazia de remédio, garrafa pet, cabo de vassoura;
·    Um pintinho, canjiquinha, feijão e arroz;  
·    História em fantoche;
·    TV, som e pendrive.

APRESENTAÇÃO OU INTRODUÇÃO:
  A sequência didática foi planejada com o propósito de proporcionar um ambiente agradável e acolhedor com atividades lúdicas e prazerosas as quais supram o processo de separação da família vivido pela criança. A partir dessas atividades, como: músicas,  brincadeiras, histórias, pinturas e dentre outras, receber as crianças, dando-lhes atenção, carinho e afeto, sempre chamando-as pelo nome,  pretende -se conquistar a confiança da criança e consequentemente facilitar o processo de adaptação e socialização da mesma. Será dado inicio a essa sequência com uma roda de conversa e a apresentação de uma caixa surpresa onde terá um pintinho que será a peça chave de todo esse trabalho. Serão apresentadas e cantadas as músicas relacionadas ao tema como: Meu Pintinho Amarelinho, A galinha Pintadinha, A Galinha do Vizinho e Pintinho Fujão com a utilização de chocalhos. Em outro momento será realizado atividades de artes com decalque das mãos e pintura coletiva para confecção do pintinho que será o enfeite da porta e ainda a confecção de um mural onde será exposto a música Meu Pintinho Amarelinho. Acontecerá também a contação da história “A galinha Ruiva” utilizando fantoche de vareta e roda de conversa informal sobre o tema trabalhado.  Apresentação das dependências da creche acontecerá de forma natural, através dos momentos de alimentação e de execução de atividades, ou seja, na "sala de aula", nos banheiros, no lanche/almoço, no campo, no pátio, no contato com os funcionários e demais crianças da creche através de interações. Como culminância vamos contar com a participação da família na colaboração para realização de um piquenique com as crianças, tendo como intenção trabalhar a importância da partilha e a socialização.

PRÁTICA 1 - Num primeiro momento, na rodinha apresentar a caixa fechada com a intenção de provocar a curiosidade das crianças perguntando: "O que será que tem dentro da caixa"? Logo após abrir a caixa conversar sobre a novidade com eles perguntando: Quem já viu um pintinho? Como o pintinho faz? O que será que ele come? Ele é macio? Fofinho? Deixar as crianças tocar no pintinho. Propor cantar a música do pintinho amarelinho.

PRÁTICA 2 - Na rodinha cantar músicas relacionadas ao tema: Meu Pintinho Amarelinho, A galinha Pintadinha, A Galinha do Vizinho e Pintinho Fujão com a utilização de chocalhos.  

PRÁTICA 3 - Artes: Pintura coletiva e decalque das mãos utilizando tinta guache.

PRÁTICA 4 - contar a história “A galinha Ruiva” usando fantoche de palito.

PRÁTICA 5 - Confecção de um mural com a música “Meu Pintinho Amarelinho”;

CULMINÂNCIA:
·         Piquenique com as crianças e a colaboração das famílias.

AVALIAÇÃO:
  Observei que aos poucos as crianças foram adaptando-se a nova rotina o choro foi dando lugar à confiança consequentemente os pais demonstraram satisfação e segurança. No geral todos participaram de diferentes propostas de aprendizagem como: histórias, artes, música, dança e brincadeiras. Apresentaram disposição e curiosidade ao realizarem as propostas. Surpreenderam-me com a visita do pintinho demonstraram alegria, sentimentos e sensações diferentes. Todos queriam tocar, mas alguns desejavam apertar, uma das crianças chegou a tremer deixando claro sua vontade, o pintinho foi salvo várias vezes pela professora. Posso dizer que foi um momento mágico, muito prazeroso para toda turma. Percebi que as canções cantadas e gesticuladas pela professora fazem as crianças imitar os gestos, cantar, babulciar os sons, bater palminhas e movimentar o corpo. Apreciam atividades com tinta, gostam de sentir, observar a tinta nas mãos, admiram quando vê a impressão da mesma no papel. Com relação ao piquenique, fiquei extremante satisfeita com a participação dos pais, pois todos colaboraram com satisfação para a realização do mesmo. As crianças teve um momento de socialização bem gostoso onde todos se envolveram e ficaram felizes. Hoje percebo que a turma está bem adaptada, as crianças tranquilas, interagem bem com os coleguinhas, professoras, monitores e demais funcionários da instituição.
Conclui-se que essa sequência contribuiu muito para que a adaptação das crianças tornasse um momento prazeroso de aprendizagem e muita diversão.   

REFERÊNCIAS:
  • REFERENCIAL CURRICULAR DE EDUCAÇÃO INFANTIL – Volume III.
  • Revista Guia Prático do Professor Educação Infantil – Editora Escala/Edição 150.

                                                                            








sábado, 18 de março de 2017


Sugestão para 

Combinados da Turma

                                       

Atividade: Conhecendo meu corpo



AMBIENTE: Sala de Referência
EIXO: Comunicação e Múltiplas Linguagens/Identidade e Diversidade
OBJETIVOS:
  • Identificar as partes do corpo para familiarizar-se elas valorizando suas funções;
  • Estabelecer relações de semelhanças e diferença entre seu corpo e o corpo do outros colegas do grupo;
  • Observação do corpo, no espelho e do outro colega, nomeando semelhanças e diferenças;
RECURSOS:
·       Aparelho de som, CD musical (sugestão de música Gugu Dada – as partes do corpo), espelho, imagens de corpo e papel 40k.
ATIVIDADES: Conhecendo meu corpo. Roda de conversa sobre as partes do corpo. confecção de mural pra deixar exposto na sala e brincadeiras com músicas relacionadas ao tema.
DESENVOLVIMENTO:
Na rodinha iniciar a atividade observando o corpo no espelho, e o corpo dos colegas. Sugerir que peguem na parte do corpo, quando a professora solicitar. Exemplo: Vamos agora pegar no joelho, nas mãos, na barriga e assim por diante. Cantar músicas relacionadas ao tema. Realizar o desenho do corpo utilizando o corpo das crianças, em uma grande folha de papel desenhe o contorno do  corpo  o qual será um modelo de corpo a ser explorado pela turma, onde as crianças vão observar semelhanças e diferenças entre ambos.Conversar sobre as funções do corpo, para que serve a boca? Para que serve o olho? E assim sucessivamente.
OUTRAS SUGESTÕES  DE MÚSICAS:
·         Cabeça ombro joelho e pé;
·         Eu conheço um jacaré;
·         Meu boneco de lata;
·         Fui ao mercado.







A GENTE É PROFESSOR: Plano de Aula AMBIENTE:BrinquedotecaEIXO:Comunic...

A GENTE É PROFESSOR:
Plano de Aula
 AMBIENTE:BrinquedotecaEIXO:Comunic...
: Plano de Aula   AMBIENTE : Brinquedoteca EIXO: Comunicação e Múltiplas Linguagens OBJETIVOS: ·          Estimular a ori...

sexta-feira, 17 de março de 2017


Plano de Aula

AMBIENTE: Brinquedoteca
EIXO: Comunicação e Múltiplas Linguagens
OBJETIVOS:
·         Estimular a orientação espacial a·percepção de si e dos demais que dividem o mesmo espaço, desenvolvendo movimentos rítmicos e harmoniosos do corpo;
·         Trabalhar o esquema corporal, explorando diferentes dinâmicas do movimento levando as crianças a conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio corpo.
RECURSOS:
·         Aparelho de son e CD musical.
ATIVIDADES: Brincar com músicas diversificadas, fazendo gestos, percebendo sons, acompanhando ritmos, trabalhando o esquema corporal de forma lúdica. (Sugestão de música - Desengonçada de Bia Bedran)
DESENVOLVIMENTO:  

         Preparar a sala deixando o ambiente livre, explicar para as crianças como será a atividade, pedir para observarem o ambiente, se situar no espaço, ver-se e ver as coisas em relação a si e a seus movimentos no espaço. Colocar a música e brincar com as crianças, horas fazendo o que a música diz ou criando seus próprios gestos, movimentos. Procurar envolver todas as crianças na brincadeira, incentivando-os a participar. Pedir uma criança para criar movimentos e os outros seguirem e assim sucessivamente.  

quarta-feira, 8 de março de 2017


                Atividade Chuvinha de Papel


Ambiente : sala de referência.
Eixo:  comunicação e múltiplas linguagens.
Recursos: revistas, planfetos e jornais.
Atividade: chuvinha de papel
Desenvolvimento:
 Sentar-se com a turma no chão, em rodinha cantar a música Cai Chuvinha, conversar com  eles sobre a brincadeira de chuvinha de papel  e logo após  distribuir revistas, planfetos e deixar que eles observem, explorem as gravuras. Depois que manipularem bastante o material propor que rasguem em pedaços pequenos as revistas. Quando terminar de rasgar juntar os papéis picados num monte e jogar tudo para o alto. Deixar as crianças brincar livremente com a chuvinha de papel.
Objetivos:
  •  Relaxar de forma ativa (e não apenas em posição de repouso);
  •  Proporcionar momentos de descontração, de recreação estimulando as crianças a interagir de maneira lúdica com o educador e os colegas;
  •  Desenvolver a coordenação motora fina.

                                                                     




                   Música:Cai chuvinha ...


Cai chuvinha neste chão , cai chuvinha pra molhar a plantação;
Cai chuvinha neste chão , cai chuvinha pra molhar a plantação;
Uma gotinha, duas gotinhas, três gotinhas, quatro gotinhas, cinco gotinhas;
Cai chuvinha neste chão , cai chuvinha pra molhar a plantação;

Eu faço da seguinte forma:

 Cantamos a música ... com os gestinhos de chuva caindo e da contagem ... 1,2.3,4 e 5 ...
 Conversamos sobre a chuva , como é importante para nós ... rios, mares ... 
e agora com a questão da falta de água  no mundo ...
 a importância da conscientização! 






 Vamos Acabar com o Piolho?

  Piolho é coisa séria. Mas um trabalho de conscientização de pais e alunos do problema pode ajudar na diminuição ou extinção do piolho no ambiente da escola, creche  e até em casa...

 DRAMATIZAÇÃO DA POESIA DON PIOLHITO   







SUGESTÃO DE BILHETE PARA FAMÍLIA












Piolho Aqui Não...

Se você tem problema de piolho na sua sala, olha aí que maravilha essa poesia ilustrada , suas crianças vão adorar.Faça a impressão e cole no papel cartão fica excelente. 

POESIA ILUSTRADA








sábado, 4 de março de 2017


Pais Brilhantes
                                                                             

- Chore com seus filhos e abrace-os.
Isso é mais importante do que dar-lhes fortunas ou fazer-lhes montanhas de críticas.

- Não forme heróis, mas seres humanos que conheçam seus limites e sua força.

- Faça de cada lágrima uma oportunidade de crescimento.

- Estimule seu filho a ter metas.

- Lembre-se: conversar é falar sobre o mundo que nos cerca.

- Dialogar é falar sobre o mundo que somos.

- Abraçar, beijar, falar espontaneamente.

- Contar histórias.

- Semear ideias.

- Dizer não sem medo.

- Não ceder a chantagem.

- Para educar é necessário paciência.




Augusto Cury

Brincando com a Música


AMBIENTE: Solário
EIXO: Comunicação e Múltiplas Linguagens / Identidade e DiversidadeOBJETIVOS:
·         Estimular a afetividade e levar a criança a ter momentos agradáveis;
·         Vivênciar um clima de amizade e companheirismo por meio de brincadeiras;
·         Desenvolver a atenção e concentração, interagir e socializar-se.
RECURSOS:
·         Figura da piaba
ATIVIDADES: Dinâmica do abraço: Cantar e dançar a música Sai Piaba.
DESENVOLVIMENTO:

                 No primeiro momento perguntar se conhecem a piaba, o que é piaba? Após apresentar a figura da piaba e explicar a brincadeira. As crianças em pé, formam um círculo, cantam e dançam conforme sugere a letra da música,
"Sai, sai, sai, ô piaba
Saia da lagoa (bis)
Põe a mão na cabeça
Outra na cintura
Dá um remelexo no corpo
E um abraço no coleguinha."

 E no final da música vai mudando. Ex: dá um beijo, um aperto de mão as crianças trocam de par e continuam cantando, dançando e trocando de par até abraçarem, beijarem todos os amigos.