Sequência Didática
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
TURMA: (Pode fazer adaptação)
PROFESSORA: Lucinéia Paula
TEMA: Aprendendo e Socializando Com: Meu Pintinho Amarelinho
EIXOS: Comunicação
e Múltiplas Linguagens/ Sustentabilidades e Protagonismo
CONTEÚDOS:
Linguagem
Oral e Escrita, artes visuais, música, movimento e natureza e sociedade.
TEMPO
DE DURAÇÃO:
Duas
semanas.
JUSTIFICATIVA:
Por ser a adaptação uma
fase difícil para todos nós, professores, crianças e pais. Uma etapa delicada
que precisa de muita dedicação por parte de todos envolvidos, momento de novas
experiências, de conhecer, de aprender, de cuidar um do outro, de amar e
acolher. A separação, apesar de necessária, é um
processo doloroso tanto para a criança quanto para a mãe, foi pensando em
transformar esse sofrimento em segurança, confiança e vínculos afetivos que
surgiu a ideia de se trabalhar essa sequencia didática que tem como finalidade proporcionar a criança
uma acolhida fraterna, valorizando sua presença na creche. Nesse
sentido, consideramos importantíssima a parceria e a interação família/creche
para que haja a construção de laços saudáveis favoráveis à troca de vivências e
ao pleno desenvolvimento da criança, sendo ela o principal sujeito da
adaptação. Sabemos que a confiança e a segurança dos pais vão sendo construídas
à medida que vão conhecendo as professoras e o seu trabalho, por isso desejamos
que esse período seja de muita parceria, compreensão, carinho e confiança.
OBJETIVO
GERAL:
· Oferecer tranquilidade
e fazer com que todos se sintam seguros, pois, é um momento de conhecimento e
construção de vínculos afetivos entre crianças, professoras, instituição e
família, a fim de que todos possam conhecer viverem novas experiências,
expressando seus sentimentos, pensamentos e emoções livremente.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Fazer
com que a criança e a família sintam-se acolhida, segura no ambiente da
instituição e através das brincadeiras, promover a interação da criança com os
demais colegas, professores, monitores e demais funcionários da instituição;
·
Experimentar
situações de interação com a música e explorar o
corpo com a voz, mãos e pés, produzindo sons, ritmos e movimentos
corporais;
·
Exploração
e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de
marcas gráficas;
·
Estimular a linguagem oral à emissão de sons,
balbucios e palavras cantando músicas, imitando os personagens das histórias,
etc.;
·
Interessar-se
por leituras de histórias;
·
Estabelecer contato com pequenos animais, manifestando
curiosidades e interesse;
·
Exploração do ambiente da creche, passeios aos espaços da
instituição;
·
Promover
à integração família a creche.
RECURSOS
DIDÁTICOS:
· Papel A4, papel 40k, EVA;
· Tinta guache, durex colorido;
· Caixa de sapato, cartela vazia de remédio,
garrafa pet, cabo de vassoura;
· Um pintinho, canjiquinha, feijão e arroz;
· História em fantoche;
· TV, som e pendrive.
APRESENTAÇÃO OU INTRODUÇÃO:
A
sequência didática foi planejada com o propósito de proporcionar um ambiente
agradável e acolhedor com atividades lúdicas e prazerosas as quais supram o
processo de separação da família vivido pela criança. A partir dessas
atividades, como: músicas, brincadeiras,
histórias, pinturas e dentre outras, receber as crianças, dando-lhes atenção, carinho e afeto, sempre
chamando-as pelo nome, pretende
-se conquistar a confiança da criança e consequentemente facilitar o processo
de adaptação e socialização da mesma. Será dado inicio a essa sequência com uma
roda de conversa e a apresentação de uma caixa surpresa onde terá um pintinho
que será a peça chave de todo esse trabalho. Serão apresentadas e cantadas as
músicas relacionadas ao tema como: Meu Pintinho Amarelinho, A galinha
Pintadinha, A Galinha do Vizinho e Pintinho Fujão com a utilização de
chocalhos. Em outro momento será realizado atividades de artes com decalque das
mãos e pintura coletiva para confecção do pintinho que será o enfeite da porta
e ainda a confecção de um mural onde será exposto a música Meu Pintinho
Amarelinho. Acontecerá também a contação da história “A galinha Ruiva”
utilizando fantoche de vareta e roda de conversa informal sobre o tema
trabalhado. Apresentação das dependências da creche acontecerá de
forma natural, através dos momentos de alimentação e de execução de atividades,
ou seja, na "sala de aula", nos banheiros, no lanche/almoço, no campo,
no pátio, no contato com os funcionários e demais crianças da creche através de
interações. Como culminância vamos contar com a participação da família
na colaboração para realização de um piquenique com as crianças, tendo como
intenção trabalhar a importância da partilha e a socialização.
PRÁTICA 1 - Num primeiro momento, na rodinha apresentar a caixa fechada
com a intenção de provocar a curiosidade das crianças perguntando: "O que
será que tem dentro da caixa"? Logo após abrir a caixa conversar sobre a
novidade com eles perguntando: Quem já viu um pintinho? Como o pintinho faz? O
que será que ele come? Ele é macio? Fofinho? Deixar as crianças tocar no
pintinho. Propor cantar a música do pintinho amarelinho.
PRÁTICA 2 - Na
rodinha cantar músicas relacionadas ao tema: Meu Pintinho Amarelinho, A galinha
Pintadinha, A Galinha do Vizinho e Pintinho Fujão com a utilização de chocalhos.
PRÁTICA
3
- Artes:
Pintura coletiva e decalque das mãos utilizando tinta guache.
PRÁTICA
4
- contar
a história “A galinha Ruiva” usando fantoche de palito.
PRÁTICA
5
- Confecção
de um mural com a música “Meu Pintinho Amarelinho”;
CULMINÂNCIA:
·
Piquenique com as crianças e a
colaboração das famílias.
AVALIAÇÃO:
Observei que aos poucos as crianças foram
adaptando-se a nova rotina o choro foi dando lugar à confiança consequentemente
os pais demonstraram satisfação e segurança. No geral todos participaram de
diferentes propostas de aprendizagem como: histórias, artes, música, dança e brincadeiras.
Apresentaram disposição e curiosidade ao realizarem as propostas.
Surpreenderam-me com a visita do pintinho demonstraram alegria, sentimentos e
sensações diferentes. Todos queriam tocar, mas alguns desejavam apertar, uma
das crianças chegou a tremer deixando claro sua vontade, o pintinho foi salvo
várias vezes pela professora. Posso dizer que foi um momento mágico, muito
prazeroso para toda turma. Percebi que as canções cantadas e gesticuladas pela
professora fazem as crianças imitar os gestos, cantar, babulciar os sons, bater
palminhas e movimentar o corpo. Apreciam atividades com tinta, gostam de
sentir, observar a tinta nas mãos, admiram quando vê a impressão da mesma no
papel. Com relação ao piquenique, fiquei extremante satisfeita com a
participação dos pais, pois todos colaboraram com satisfação para a realização
do mesmo. As crianças teve um momento de socialização bem gostoso onde todos se
envolveram e ficaram felizes. Hoje
percebo que a turma está bem adaptada, as crianças tranquilas, interagem bem
com os coleguinhas, professoras, monitores e demais funcionários da
instituição.
Conclui-se que essa sequência contribuiu muito
para que a adaptação das crianças tornasse um momento prazeroso de aprendizagem
e muita diversão.
REFERÊNCIAS:
- REFERENCIAL CURRICULAR DE EDUCAÇÃO INFANTIL – Volume
III.
- Revista Guia Prático do Professor Educação Infantil – Editora Escala/Edição 150.