PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO
INFANTIL
TURMA:
2 anos.
PROFESSOR(A):
Lucinéia
Paula
TEMA:
Identidade: Quem Sou Eu?
COMPETÊNCIAS: Autoconhecimento
e autocuidado; Empatia e cooperação e Comunicação.
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: Eu
o Outro e Nós; Corpo, Gestos e Movimentos; Traços, Sons, Cores e Formas;
Escuta, Fala Pensamento e Imaginação.
TEMPO
DE DURAÇÃO: 2 semanas
JUSTIFICATIVAS: Sabendo-se que a creche tem papel fundamental na
construção da identidade e da autonomia de cada criança é que planejamos a sequência com o
objetivo de realizar atividades que possibilitem as crianças o conhecimento de
si mesmo, levando-os a descobri-los, sentir que possuem um nome, uma identidade
e que fazem parte de um conjunto de pessoas em casa a família, na creche e na comunidade e que acima de tudo
são muito importantes.
OBJETIVO GERAL: Possibilitar
que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio das brincadeiras,
das interações com outros grupos e da vivência de diferentes situações.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Conhecer
a história do nome e saber que todos tem um nome;
·
Oportunizar
a criança ao reconhecimento da própria imagem a do colega, entender
que cada um tem suas características próprias, maneiras diferentes de ser e de
viver; levando-os
a valorizar e repeitar a todos;
·
Identificar membros da família;
·
Reconhecer
as partes do seu próprio corpo, a partir da musicalização;
·
Deslocar
seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, trás, no
alto,embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de
diferentes naturezas;
·
Promover a socialização, e estimular sentimentos de
solidariedade e respeito ao próximo através das regras de convívio;
·
Estabelecer parceria com as
famílias envolvendo-as no processo de ensino aprendizagem dos filhos;
·
Desenvolver a linguagem oral e ampliar o vocabulário;
·
Estimular a criatividade da criança.
RECURSOS DIDÁTICOS: Livros
literários, músicas, imagens, fotos, álbuns, som, pen drave, envelopes, giz de
cera, tinta guache, papel pardo ou 40k, papel laminado prata, chamex, cola,
revistas, caixa de papelão, espelho, fita adesiva, máquina fotográfica ou
aparelho celular.
APRESENTAÇÃO OU INTRODUÇÃO: Daremos
inicio a nossa sequência com a contação de história “A Velha Que Dava Nome as
Coisas” de Cynthia Rylant com a intenção
de mostrar as crianças através da historia que todas coisas tem nome. Ainda na
rodinha cantaremos músicas que insira o nome das crianças como: Bom dia Coleguinhas;
A Luiza pegou pão; Maria você é tão linda...
PRÁTICA
1 – Contar
a história: Quem sou eu? Do livro de Ana Maria Machado.
E enviar pesquisa sobre o nome da
criança para a família responder e devolver, juntamente com fotos, álbum de
família se possível para exposição dos mesmos em rodinha na sala.
PRÁTICA
2 – A caixa do tesouro
atividade com espelho - Numa dinâmica
interessante, um a um, na rodinha vai pegar na caixa do tesouro, dentro dessa
caixa devera ter um espelho no fundo de forma que assim que a criança abrir a
caixa se depare com sua imagem. Deixá-la apreciar seu rosto se olhar no espelho
e fazer perguntas como: O que você está vendo? O que tem dentro da caixa?
Explicar que todos nós somos importantes para mamãe, papai, professores e
coleguinhas. Após este momento realizar com as crianças uma atividade de artes,
(espelho, espelho meu) as crianças deveram pintar com giz de cera ou tinta um
espelho, onde será colada uma foto da criança.
PRÁTICA
3 – Desenho do corpo no
papel pardo - Recorte um papel pardo do tamanho da criança, peça que ela deite
sobre o papel e faça o contorno do corpo no papel, depois complete o rosto com figuras de olho, boca,
nariz e orelhas. Colar tecidos para
fazer a roupa ou colar peças de roupa mesmo nos bonecos. Fazer um menino e uma
menina. Pode-se usar lã ou papel para completar o cabelo. Deixar exposto na sala.
PRÁTICA 4 – Roda
de história – Contar a história “O livro
da Família” utilizando livro ou data show e construir com as crianças a árvore
genealógica.
PRÁTICA
5 – Roda de Música - Todas as turmas de 2 anos dançar e
brincar com as músicas que trabalhe o corpo no pátio – Músicas: Vou Andar de
Devagarinho; Sai, Sai, Sai o Piaba; Palminhas; Meu Boneco de Lata; Batalha do
Movimento; Cabeça Ombro; Fui ao Mercado e outras.
CULMINÂNCIA: Confecção de um mural coletivo para ficar
exposto na instituição com o tema: Tudo
Bem ser Diferente...Eu Sou assim! Será feito com o auto
retrato da criança feito pela família - Conversar com os pais informando sobre
a sequência que esta sendo trabalhada com as crianças e pedir que façam um
desenho do rosto da criança para construirmos um mural coletivo que ficará
exposto na instituição.
AVALIAÇÃO:
O trabalho que desenvolvemos com
essa sequência foi maravilhoso graças a Deus consegui atingir meus objetivos,
as crianças participaram ativamente das atividades planejadas. A apresentação
da história planejada na sequência foi um sucesso havíamos pensado em
apresentar apenas para as turmas de 2 anos porém acabou sendo estendido as outras turmas. Nessa sequência cantamos e
brincamos bastante com corpo e o nome das crianças. Percebo que quase todos já
reconhecem os colegas e professores pelo nome, também quase todos reconhecem
partes do corpo.
A participação dos pais me surpreendeu
bastante, todos se envolveram com a proposta de fazer o auto retrato dos filho
e depois de prontos e expostos no mural na instituição ao ver os pais apreciando
é possível perceber o orgulho deles em ver uma arte que eles produziram, as
crianças chamando-os para mostrar, isto
é gratificante e é fruto do nosso trabalho. Na pesquisa realizada dos nomes das
crianças todos responderam, também enviaram álbuns de fotografias material que
contribuiu bastante no desenvolvimento das nossas atividades. Em relação às
histórias contadas para a turma é notável a pouca concentração e atenção mas
gostam de histórias. Sofia e Vitória participou de todas as atividade, se
envolveram, interagiram com os colegas, são crianças adoráveis.
Quero ressaltar que esse trabalho
coletivo das turmas de dois anos juntas realizando a mesma sequência foi muito
bom. A troca de ideias, a interação dos professores e monitoras foi bem positivo
e enriqueceu o trabalho. Enfim tivemos
um bom resultado que com certeza contribuirá
para próximos planejamentos.
REFERÊNCIAS:
ANEXOS: