quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Poesia: A Casa e Seu Dono


A CASA E O SEU DONO


Essa casa é do caco
quem mora nela é o macaco.

Essa casa é tao bonita
quem mora nela é a cabrita.

Essa casa é de cimento
quem mora nela é o jumento.

Essa casa é de telha
quem mora nela é a abelha

Essa casa é elegante
quem mora nela é o elefante.

Essa casa, bela obra,
quem mora nela é a cobra.

E descobri de repente
que não falei de casa de gente.

Use sua imaginação










Trabalhando Identidade - Quem Sou Eu?

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL



TURMA: 2 anos.
PROFESSOR(A): Lucinéia Paula
TEMA: Identidade: Quem Sou Eu?
COMPETÊNCIAS: Autoconhecimento e autocuidado; Empatia e cooperação e Comunicação.
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: Eu o Outro e Nós; Corpo, Gestos e Movimentos; Traços, Sons, Cores e Formas; Escuta, Fala Pensamento e Imaginação.
TEMPO DE DURAÇÃO: 2  semanas
JUSTIFICATIVAS: Sabendo-se  que a creche tem papel fundamental na construção da identidade e da autonomia de cada criança é que planejamos a sequência com o objetivo de realizar atividades que possibilitem as crianças o conhecimento de si mesmo, levando-os a descobri-los, sentir que possuem um nome, uma identidade e que fazem parte de um conjunto de pessoas em casa a família,  na creche e na comunidade e que acima de tudo são muito importantes. 

OBJETIVO GERAL: Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio das brincadeiras, das interações com outros grupos e da vivência de diferentes situações.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Conhecer a história do nome e saber que todos tem um nome;
·         Oportunizar a criança ao reconhecimento da própria imagem a do colega, entender que cada um tem suas características próprias, maneiras diferentes de ser e de viver;  levando-os a valorizar e repeitar a todos;
·         Identificar membros da família;
·         Reconhecer as partes do seu próprio corpo, a partir da musicalização;
·         Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, trás, no alto,embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas;
·         Promover a socialização, e estimular sentimentos de solidariedade e respeito ao próximo através das regras de convívio;
·         Estabelecer  parceria com as famílias envolvendo-as no processo de ensino aprendizagem dos filhos
·         Desenvolver a linguagem oral e ampliar o vocabulário;
·         Estimular a criatividade da criança.
RECURSOS DIDÁTICOS: Livros literários, músicas, imagens, fotos, álbuns, som, pen drave, envelopes, giz de cera, tinta guache, papel pardo ou 40k, papel laminado prata, chamex, cola, revistas, caixa de papelão, espelho, fita adesiva, máquina fotográfica ou aparelho celular.
APRESENTAÇÃO OU INTRODUÇÃO: Daremos inicio a nossa sequência com a contação de história “A Velha Que Dava Nome as Coisas” de  Cynthia Rylant com a intenção de mostrar as crianças através da historia que todas coisas tem nome. Ainda na rodinha cantaremos músicas que insira o nome das crianças como: Bom dia Coleguinhas; A Luiza pegou pão; Maria você é tão linda...
PRÁTICA 1 – Contar a história: Quem sou eu? Do livro de Ana Maria Machado.
E enviar pesquisa sobre o nome da criança para a família responder e devolver, juntamente com fotos, álbum de família se possível para exposição dos mesmos em rodinha na sala.
PRÁTICA 2 A caixa do tesouro atividade com espelho - Numa dinâmica interessante, um a um, na rodinha vai pegar na caixa do tesouro, dentro dessa caixa devera ter um espelho no fundo de forma que assim que a criança abrir a caixa se depare com sua imagem. Deixá-la apreciar seu rosto se olhar no espelho e fazer perguntas como: O que você está vendo? O que tem dentro da caixa? Explicar que todos nós somos importantes para mamãe, papai, professores e coleguinhas. Após este momento realizar com as crianças uma atividade de artes, (espelho, espelho meu) as crianças deveram pintar com giz de cera ou tinta um espelho, onde será colada uma foto da criança.
PRÁTICA 3 – Desenho do corpo no papel pardo - Recorte um papel pardo do tamanho da criança, peça que ela deite sobre o papel e faça o contorno do corpo no papel, depois   complete o rosto com figuras de olho, boca, nariz e orelhas.  Colar tecidos para fazer a roupa ou colar peças de roupa mesmo nos bonecos. Fazer um menino e uma menina. Pode-se usar lã ou papel para completar o cabelo. Deixar  exposto na sala.
PRÁTICA 4 – Roda de história – Contar a história “O  livro da Família” utilizando livro ou data show e construir com as crianças a árvore genealógica.
PRÁTICA 5 –   Roda de Música - Todas as turmas de 2 anos dançar e brincar com as músicas que trabalhe o corpo no pátio – Músicas: Vou Andar de Devagarinho; Sai, Sai, Sai o Piaba; Palminhas; Meu Boneco de Lata; Batalha do Movimento; Cabeça Ombro; Fui ao Mercado e outras.
CULMINÂNCIA: Confecção de um mural coletivo para ficar exposto na instituição  com o tema: Tudo Bem ser Diferente...Eu Sou assim! Será feito com o auto retrato da criança feito pela família - Conversar com os pais informando sobre a sequência que esta sendo trabalhada com as crianças e pedir que façam um desenho do rosto da criança para construirmos um mural coletivo que ficará exposto na instituição.
AVALIAÇÃO:
           O trabalho que desenvolvemos com essa sequência foi maravilhoso graças a Deus consegui atingir meus objetivos, as crianças participaram ativamente das atividades planejadas. A apresentação da história planejada na sequência foi um sucesso havíamos pensado em apresentar apenas para as turmas de 2 anos porém acabou sendo estendido   as outras turmas. Nessa sequência cantamos e brincamos bastante com corpo e o nome das crianças. Percebo que quase todos já reconhecem os colegas e professores pelo nome, também quase todos reconhecem partes do corpo.
         A participação dos pais me surpreendeu bastante, todos se envolveram com a proposta de fazer o auto retrato dos filho e depois de prontos e expostos no mural na instituição ao ver os pais apreciando é possível perceber o orgulho deles em ver uma arte que eles produziram, as crianças chamando-os  para mostrar, isto é gratificante e é fruto do nosso trabalho. Na pesquisa realizada dos nomes das crianças todos responderam, também enviaram álbuns de fotografias material que contribuiu bastante no desenvolvimento das nossas atividades. Em relação às histórias contadas para a turma é notável a pouca concentração e atenção mas gostam de histórias. Sofia e Vitória participou de todas as atividade, se envolveram, interagiram com os colegas, são crianças adoráveis.
           Quero ressaltar que esse trabalho coletivo das turmas de dois anos juntas realizando a mesma sequência foi muito bom. A troca de ideias, a interação dos professores e monitoras foi bem positivo e enriqueceu o trabalho. Enfim  tivemos um bom resultado que com certeza contribuirá  para próximos planejamentos.
REFERÊNCIAS:
ANEXOS: