Trabalhando Com História
Sequência de Atividades na Educação Infantil
Professor (a): Lucinéia
Paula
Monitor (a): Denise
e Joice
Projeto Institucional: Arte
na Educação Infantil - Sou Criança Sou Artista
Projeto de Sala: Jardim
de Histórias Brilhantes!
Tema da sequência: Quem
Conta um Conto, Aumenta um Sorriso!
Campos de Experiências: O
Eu, O Outro e o Nós; Corpo, Gestos e Movimento; Traços, Sons, Cores e Formas; Escuta,
Fala, Pensamento e Imaginação; Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e
Transformações.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento (BNCC):
(EI02EO04), (EI02EO06),
(EI02EF03), (EI02EF01), (EI02EF05), (EI02CG02), (EI02EF04), (EI02CG05),
(EIO2EO06).
Tempo de duração: 2
semanas
Justificativa: Devido o Projeto da turma ser Jardim de
Histórias Brilhantes e o interesse das
crianças por histórias é que surgiu a ideia de trabalhar essa sequência. Uma proposta
que também envolve as famílias, apresentando a elas a importância da leitura,
da contação de histórias no processo ensino
aprendizagem das crianças.
Objetivo Geral: Proporcionar
as crianças oportunidades de aprendizagens, a sensibilidade, imaginação e gosto
pela leitura.
Objetivos Específicos:
·
Comunicar-se com os colegas e adultos, buscando
compreendê-los e fazendo-se compreender;
·
Respeitar regras básicas de convívio social nas
interações e brincadeiras;
·
Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a
leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações e
acompanhando com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima
para baixo, da esquerda para direita);
·
Dialogar com crianças e adultos, expressando
seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões;
·
Relatar experiências e fatos acontecidos,
histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos etc.;
·
Apropriar-se de gestos e movimentos de sua
cultura e no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras;
·
Formular e responder perguntas sobre fatos da
história narrada, identificando cenários, personagens e principais
acontecimentos;
·
Possibilitar a integração dos pais com os filhos
através da contação de história e estabelecer
parceria com as famílias;
·
Perceber que as pessoas têm características
físicas diferentes, respeitando essas diferenças.
Recursos Utilizados: Tinta guache; Cola; Pen drive; livros
literários; revistas; jornal; papel chamex; pincel; papel 40k; TNT; meia; cola
quente; pistola de cola quente; tesouras; fantasias, mascaras; TV; papel
crepom, brinquedos: (bonecas de pano);
massinhas; giz de cera; garrafa pet; lastec; EVA; caixa de papelão;
plástico.
Apresentação ou Introdução: Na
rodinha dramatizar a história: Menina Bonita do Laço de Fita e conversar sobre
a mesma com as crianças deixando que todas as crianças explorem o livro
observando as imagens.
Atividade 1: Leitura
em família - a atividade será norteada pela literatura infantil que serão
previamente selecionados pela professora com o intuito de oferecer livros com
bons textos, com gravuras que possibilitem o encantamento, enfim, livros que
possuam conteúdos e qualidade. Cada dia da semana uma criança levará o livro
pra casa, os pais da criança deverão ler a história e enviar a sacola literária
no dia seguinte. Após a leitura desse livro, o responsável, deverá fazer um
registro na folha em anexo contando como foi à experiência de ter esta sacola
literária em sua casa. Qual foi a reação de seu filho ao ouvir você contando a
história pra ele? A criança deverá fazer um desenho sobre a história.
Atividade 2: Artes:
pintura nas mãos para fazer o decalque e
no plástico para montar a Menina Bonita
do Laço de Fita.
Atividade 3: Brincadeira: corrida do sapo – colocar as crianças juntas e
explicar como será a brincadeira.
Atividade 4: Ensinar a
poesia: Peixinho Preto
Peixinho preto
Já sabe nadar
Mergulha até o fundo
E sobre pra respirar.
Fazer um mural com a poesia e deixar
exposto na sala, ler com as crianças e realizar a arte com pintura das mãos e
papel crepom.
Atividade
5: Preparar um
ambiente na sala ou em outro espaço da instituição com tapete, almofadas e
livros para momento de leitura com as crianças.
Atividade 6: Convidar as famílias para
contar histórias para as crianças aqui na instituição.
Atividade 7: Contar a
história: A Boca do Sapo para a turma, utilizando caixa de história e após
propor que as crianças façam o reconto da mesma.
Atividade 8: Confecção da
boneca de pano pela família. (Obs: pedir para fazer a confecção de uma boneca
preta) devido à história trabalhada com as crianças “Menina Bonita do Laço de
Fita”.
Culminância: Realizar
intercâmbio com as turmas de 1, 2 e 3 anos e contar a
história: De Quem é Esse Chapéu? E a
Boca do Sapo. (Obs: todas as crianças usar chapéu).
Avaliação:
Dei inicio a nossa sequência com a dramatização da história
Menina Bonita do Laço de Fita feita pelas monitoras da sala Denise e Joice. As
crianças apreciaram bastante esse momento a concentração foi satisfatória. A
turma também esta bastante animada com a atividade da bolsa literária onde cada
criança levou para casa uma atividades para ser realizada com a família. Os
pais depois de ler para os filho fizeram relatos dessa experiência e foi muito bom, na sala as
crianças falam sobre esse momento com a
família. Foi proposto também para a família a atividade da construção de um
boneco para os meninos e boneca para as meninas, no inicio os pais ficaram
assustados, alguns disseram que iam comprar, uma mãe chegou postar no bazar GV
procurando uma boneca, porém me contou que ficou constrangida e decepcionada
com a atitude das pessoas, pois começaram a dar até endereço de lugares onde
fazem trabalhos espirituais, esse
acontecimento acabou comprovando o quanto ainda é necessário o trabalho que
estou realizando com minha turma. Graças a Deus os pais tem participado se
envolvido com as atividades. Houve contação de histórias feita pelos pais e as
crianças ficam encantadas e sempre um ou outro
diz: minha mãe vai vir contar também. Em relação às atividades de artes
percebo que adoram trabalhar com tinta e apreciarem suas artes. As brincadeiras
ganham um lugar especial no coração da criançada, pois eles simplesmente gostam
de correr, pular e saltar. A maioria tem coordenação motora excelente, caso de
1 com dificuldades de equilíbrio e força. As interações com as outras turmas
foram maravilhosas percebi que todas as idades adoram histórias, a atenção e concentração
de todos satisfatória, houve envolvimento, socialização com as outras as
crianças e isso independente da idade.
Estou muito feliz em finalizar esse trabalho, saber que consegui alcançar meus
objetivos e grata as minhas monitoras Denise e Joice pelo envolvimento e
comprometimento. Certamente juntos somos mais fortes.
Anexos/ Foto