Educação Infantil. Projetos. Sequência de atividades. Jogos. Brincadeiras.
sábado, 4 de junho de 2022
sábado, 14 de maio de 2022
Brinquedos e Brincadeiras
PROJETO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
APRESENTAÇÃO:
O
projeto de turma é um recorte do Projeto Institucional e que tem como
prioridade trabalhar o lúdico. De acordo com as Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Educação Infantil, a criança é um sujeito histórico e de
direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivenciam,
constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja,
aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói.
Ao
brincar, a criança vai estimulando a aprendizagem, a aquisição de
conhecimentos, a criatividade, a imaginação, a socialização, bem como diversas
habilidades importantes para o seu desenvolvimento. O brincar, além de ser um
direito de todas as crianças (ECA - artigo 16), é uma forma de expressar seus
pensamentos e sentimentos. Entende-se que o brincar além de direito é uma
necessidade para o desenvolvimento infantil.
Diante disso pensando em oportunizar às nossas crianças o seu direito de ter a infância garantida na escola, foi que criamos o projeto Brinquedos e Brincadeiras que contempla duas frentes de trabalho: a construção de brinquedos e brincadeiras diversas.
OBJETIVO GERAL:
Proporcionar as crianças oportunidades de aprendizagens, a sensibilidade, imaginação e o desenvolvimento integral através das brincadeiras.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
ü (EI02EO03)
Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e
adultos
ü (EI02CG01)
Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos
e brincadeiras;
ü (EI02TS02)
Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de
modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao
criar objetos tridimensionais;
ü (EI02EF06)
Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos;
ü (EI02ET08) Registrar com números a quantidade de crianças (meninas meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc...
DESENVOLVIMENTO:
ü Na
rodinha apresentar algumas telas do artista plástico Ivan Cruz que retratam
brincadeiras e falar um pouco sobre a biografia do artista;
ü Releitura
das Telas do Artista Plástico Ivan Cruz Através de Brincadeiras;
ü Histórias
em livros e fantoches;
ü Dobraduras;
ü Pinturas;
ü Músicas;
ü Construção
de brinquedos;
ü Pesquisa com a família sobre brinquedos e brincadeiras preferidas da sua infância. Fazer a leitura dessa pesquisa na rodinha para as crianças;
ü Brincadeiras
diversas;
ü Mural
com releitura de algumas telas do artista Ivan Cruz através de brincadeiras.
RECURSOS:
Pen drive com músicas como: cantigas de roda e brincadeiras cantadas; desenhos, filmes; aparelho de som; livros de histórias, fantoches; cordas; papel 40k ou cartolina, giz de cera; tinta; pincel; esponjas; massinha; sucatas; papelão; cola; durex colorido; jornal; revistas; papel chamex; tesoura; barbante; fita adesiva; brinquedos diversos apropriados para a idade; brinquedos educativos e apropriados para a idade; cadeiras/colchão; bolas; bambolé; fantasias, chocalhos e outros instrumentos musicais próprios para a idade; saco; imagens impressas de algumas telas do artista Ivan Cruz tamanho A4.
CULMINÂNCIA:
Exposição dos trabalhos realizados com as crianças, no dia do último plantão para as famílias.
AVALIAÇÃO:
Será
contínua, através da observação diária do comportamento da criança, em seu
desempenho nas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse,
assimilação e aprendizagem, nas relações e manifestações com os
colegas, professor e monitor.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DO PROJETO DA TURMA
ATIVIDADES - MÊS DE MAIO
|
ØGarrafas coloridas - encha garrafas pet com uma mistura de água e tinta guache peça a criança que pegue uma garrafa de determinada cor ou, então, coloque as garrafas em sequência alternando as cores. Você pode desafiar a criança em recriá-la sem a sua ajuda. Ø Brincadeiras
– Musicalização: - Seu lobo está? ;
- Lavando a roupa;
- Orquestra de papel – música: Clap Clap
Song; Ø História:
A casa e Seu Dono (uma adaptação da poema de Elias José); |
|
ATIVIDADES - MÊS DE AGOSTO
|
Ø Construção
do brinquedo: Peteca; Ø Releitura da tela de Ivan Cruz: “Peteca”
através da brincadeira. Ø História:
Mariana a florzinha; Ø Releitura
do quadro de Romero Britto “Flor” através da pintura da imagem; Ø Artes:
Técnica de pintura: - Frotagem, utilizando
folhas de árvore; - Pintura livre. Ø Brincadeiras:
|
|
ØRoda de música – utilizando chocalho.
Ø Brincadeiras: Pique pega, estátua, Passar anel e pular elástico;
ØHistória: Lá Vem Dona Tartaruga – Dramatização da história;
Ø Mural para culminância do projeto.
quinta-feira, 24 de março de 2022
Perfil de Turma
PERFIL DE TURMA 3 ANOS – 1º
SEMESTRE
Turma: 3
anos
Etapa: Creche
Professora:
Neste primeiro semestre a turma 3 anos A
é composta por 15 crianças sendo 10 meninas e 5 meninos. Dentre estes 3 fazem
uso de fralda. 2 fazem uso de chupeta. A
turma é assídua. Esse período de adaptação das crianças e das famílias foi
tranquilo, teve alguns momentos de choro ansiedade em ir embora, uns por ser esta
a primeira experiência escolar deles e por nunca terem ficado longe dos pais ou
responsável por um longo período. Porém agora já estabeleceram vinculo afetivo
com os colegas, professora, monitora e demais funcionários da escola,
adaptando-se com facilidade à rotina escolar relacionando-se com os demais de
maneira alegre confiante e segura.
De modo geral a turma é esperta, as
crianças gostam de brincar de auxiliar os amigos e realizar atividades em
grupo. Teve no início algumas resistências na divisão e o uso comum de brinquedos, mas isso está sendo sanado e aos
poucos a formação de hábitos de partilha e assimilação de regras de convivência
social vai sendo fortalecida. São agitados, mas não apresentam dificuldade em
dividir o mesmo espaço com outras crianças costumam organizar a sala ajudam a
guardar os brinquedos e brincam amistosamente. Poucos
apresentam dificuldades para assimilar as regras propostas nos combinados para
uma boa convivência em grupo e para o bom andamento da rotina.
Apreciam atividades quer sejam na sala
ou realizadas fora da dela, demonstram interesse em fazer de tudo que lhes é
proposto. Algumas crianças apresentam fala bastante infantilizada com
dificuldade ao se expressarem na pronúncia de algumas palavras são
comunicativos e a oralidade esta em pleno desenvolvimento.
Gosta
de conversar contar novidades de vivências familiares e acontecimentos da
rotina escolar. Nas rodas de conversa percebo a vontade deles por cantar,
aprendendo as músicas e acompanhando com gestos, rítmos. A grande maioria gosta
de ver vídeos, assistir desenhos, ouvir histórias, seja com livros ou fantoches.
Porém o tempo de atenção e concentração deixa a desejar.
Com
relação à alimentação não apreciam verduras e legumes, necessitam de estímulos
e auxilio na hora de comer precisando de bastante incentivo para experimentar. São
dependentes no uso dos sanitários, banho e escovação necessitando de
orientações e acompanhamento para que
possam desenvolver a autonomia.
A
turma é especial e estão gostando de estar no ambiente da escola. Certamente
teremos um ano cheio de muitas aprendizagens!