TEMA: Beijinho Sim, Mordida Não!
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
PEDAGÓGICA NA
EDUCAÇÃO
INFANTIL
TURMA:
1 ano
PROFESSORA: Lucinéia Paula
TEMA: Beijinho Sim,
Mordida Não!
EIXO
- ETI: Comunicação
e Múltiplas Linguagens/ Identidade e Diversidade / Sustentabilidades e Protagonismo
CONTEÚDOS:
Linguagem
Oral e Escrita, artes visuais, música, movimento e natureza e sociedade.
TEMPO
DE DURAÇÃO:
Duas
semanas ou enquanto houver necessidade.
JUSTIFICATIVA: Esse sequência surgiu a partir
do comportamento impulsivo das mordidas das crianças na turma de 1 ano.
Observamos que na disputa de brinquedos, pessoas de seu convívio e na busca por
novas sensações algumas crianças começaram a morder, bater e empurrar, situação
que a cada dia está ficando mais difícil. Ai vem a nossa preocupação e
pergunta; o que está acontecendo, e o que fazer? Vale lembrar que as crianças
estão na fase oral, consequentemente estão aprendendo a exteriorizar suas
angústias, medos, frustrações, anseios e descobertas. E são as mãos e os dentes
que usam como instrumento de defesa para marcar, chamar a atenção, aliviar o
stress e a irritação, até porque eles não conseguem expressar através da fala o
que estão sentindo. Por isso pretendemos trabalhar de forma lúdica para
melhorar essa situação que esta prejudicando bastante a turma.
OBJETIVO
GERAL: Construir
um convívio onde as crianças percebam que morder dói e machuca o amiguinho!
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
· - Aprender a conviver em grupo no espaço da
instituição, criando bons hábitos e respeitar os combinados da turma;
· - Saber para que serve a boca e refletir sobre o
que é certo e errado;
· - Aprender a dividir objetos, brinquedos e
pessoas;
· - Através
da brincadeira promover a interação e afetividade;
· - Estimular a oralidade, a coordenação motora
fina e expressão corporal;
· - Atividades de manipulação de papel,
como rasgar, amassar e fazer bolinhas com papel, tudo para aliviar a
agressividade.
RECURSOS
DIDÁTICOS:
·
Histórias sequenciada, revistas e
jornais, ;
·
Espelho, durex;
·
Tinta guache pincéis e esponjas;
·
Papel 40k, papelão, tinta guache, cola
branca, pincel;
·
Maquinas fotográfica Som, ;
·
Imagens de pessoas.
APRESENTAÇÃO OU INTRODUÇÃO: Na
rodinha vamos apresentar uma boca grande e perguntar para as crianças para que serve
a boca? Explicar que todos tem boca e que a boca serve para comer, tomar
sorvete, morder maçã, melancia, carne... E o cachorro faz o que? Cachorro morde? Aproveitar o momento e contar
a história: “Mordida não, Napoleão!”
PRÁTICA 1 – Na
rodinha contar a história, “Mordida não, Napoleão!” e conversar com as crianças
sobre a história dando ênfase quem morde é cachorro, criança beijinho.
Solicitar que as crianças deem beijinhos em si mesmas, jogue beijos para os
colegas e façam um carinho.
PRÁTICA 2 -
Trabalhando com o espelho, na rodinha conversar com as crianças sobre a boca e
apresentar para elas um espelho e pedir para que cada um observe sua boca no
espelho. Após apresentar uma boca confeccionada com papelão, deixar as crianças
manusear a boca observando o que tem dentro da boca, dentes? Língua? E para que
servem? Conversar com as crianças sobre o que podemos fazer com nossa boca? A
boca pode morder o que? Apresentar imagens de alimentos e lembrar as crianças
do lema da sala, ”beijinho sim, mordida não!”
PRÁTICA 3
–
Rasgadura de papel. Distribuir revistas e jornal para as crianças realizar
rasgadura e confeccionar um bola de papel e brincar com a bola na caixa onde
eles deveram encaixar a bola para que ela entre dentro da caixa, esvaziar a
caixa e deixar que coloquem de novo, brincar enquanto houver interesse.
PRÁTICA
4
– Confeccionar
com a turma o mural da afetividade, com imagens de pessoas se abraçando,
beijando ou fazendo carinho. Observar e conversar sobre as imagens. Deixar
cartaz exposto na sala. Lembrar que mordidas jamais, apenas carinhos.,
PRÁTICA
5
- Brincadeira:
Sai Piaba – Em circulo de pé cantar a música com as crianças:
“Sai
sai sai o piaba,
saia da lagoa,
põe uma mão na cabeça
e
a outra na cintura
dá
um remelexo no corpo, e um abraço no coleguinha... Repete a canção e diga: Dá
um beijo no coleguinha... Dá aperto de mão no coleguinha... Dance com o
coleguinha...
CULMINÂNCIA:
Realizaremos um baile à fantasia com turma onde distribuiremos muitos beijinhos
e abraços.
AVALIAÇÃO:
REFERÊNCIAS:
·
http://www.tempodecreche.com.br/relacao/historia-mordida-nao-napoleao/
ANEXOS:
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
MODELO DO CARTAZ
OBS: A HISTÓRIA QUE FOI TRABALHADA NESTA SEQUÊNCIA ESTA NO MEU BLOG.
amei.
ResponderExcluirAdorei pude tirar várias ideias a partir da leitura desse plano de aula. Obrigada por compartilhar com a gente!!!
ResponderExcluirPode compartilhar as ideias que teve?
ExcluirVerdade, compartilha.
ExcluirMuito bom trabalho
ResponderExcluirMuito bom mais gostaria de saber qual teórico vc se inspirou a desenvolver esse projeto.
ResponderExcluirGostei e executei muitas ideias do seu projeto, parabéns.
ResponderExcluir