sábado, 27 de janeiro de 2018

Atividades para trabalhar a questão da mordida.



TEMA: Beijinho Sim, Mordida Não!


PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA
EDUCAÇÃO INFANTIL
TURMA: 1 ano 
PROFESSORA: Lucinéia Paula
TEMA: Beijinho Sim, Mordida Não!
EIXO - ETI: Comunicação e Múltiplas Linguagens/ Identidade e Diversidade / Sustentabilidades e Protagonismo
CONTEÚDOS: Linguagem Oral e Escrita, artes visuais, música, movimento e natureza e sociedade. 
TEMPO DE DURAÇÃO: Duas semanas ou enquanto houver necessidade.

JUSTIFICATIVA: Esse sequência surgiu a partir do comportamento impulsivo das mordidas das crianças na turma de 1 ano. Observamos que na disputa de brinquedos, pessoas de seu convívio e na busca por novas sensações algumas crianças começaram a morder, bater e empurrar, situação que a cada dia está ficando mais difícil. Ai vem a nossa preocupação e pergunta; o que está acontecendo, e o que fazer? Vale lembrar que as crianças estão na fase oral, consequentemente estão aprendendo a exteriorizar suas angústias, medos, frustrações, anseios e descobertas. E são as mãos e os dentes que usam como instrumento de defesa para marcar, chamar a atenção, aliviar o stress e a irritação, até porque eles não conseguem expressar através da fala o que estão sentindo. Por isso pretendemos trabalhar de forma lúdica para melhorar essa situação que esta prejudicando bastante a turma.    

OBJETIVO GERAL: Construir um convívio onde as crianças percebam que morder dói e machuca o amiguinho!         

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·        -  Aprender a conviver em grupo no espaço da instituição, criando bons hábitos e respeitar os combinados da turma;
·       -   Saber para que serve a boca e refletir sobre o que é certo e errado;
·        -  Aprender a dividir objetos, brinquedos e pessoas;
·         - Através da brincadeira promover a interação e afetividade;
·        -  Estimular a oralidade, a coordenação motora fina e expressão corporal;
·     - Atividades de manipulação de papel, como rasgar, amassar e fazer bolinhas com papel, tudo para aliviar a agressividade.

RECURSOS DIDÁTICOS:
·        Histórias sequenciada, revistas e jornais, ;
·         Espelho, durex;
·        Tinta guache pincéis e esponjas;
·        Papel 40k, papelão, tinta guache, cola branca, pincel;
·        Maquinas fotográfica Som, ;
·        Imagens de pessoas.

APRESENTAÇÃO OU INTRODUÇÃO: Na rodinha vamos apresentar uma boca grande e perguntar para as crianças para que serve a boca? Explicar que todos tem boca e que a boca serve para comer, tomar sorvete, morder maçã, melancia, carne... E o cachorro faz o que?  Cachorro morde? Aproveitar o momento e contar a história: “Mordida não, Napoleão!”

PRÁTICA 1Na rodinha contar a história, “Mordida não, Napoleão!” e conversar com as crianças sobre a história dando ênfase quem morde é cachorro, criança beijinho. Solicitar que as crianças deem beijinhos em si mesmas, jogue beijos para os colegas e façam um carinho. 

PRÁTICA 2 - Trabalhando com o espelho, na rodinha conversar com as crianças sobre a boca e apresentar para elas um espelho e pedir para que cada um observe sua boca no espelho. Após apresentar uma boca confeccionada com papelão, deixar as crianças manusear a boca observando o que tem dentro da boca, dentes? Língua? E para que servem? Conversar com as crianças sobre o que podemos fazer com nossa boca? A boca pode morder o que? Apresentar imagens de alimentos e lembrar as crianças do lema da sala, ”beijinho sim, mordida não!”

PRÁTICA 3 – Rasgadura de papel. Distribuir revistas e jornal para as crianças realizar rasgadura e confeccionar um bola de papel e brincar com a bola na caixa onde eles deveram encaixar a bola para que ela entre dentro da caixa, esvaziar a caixa e deixar que coloquem de novo, brincar enquanto houver  interesse.

PRÁTICA 4Confeccionar com a turma o mural da afetividade, com imagens de pessoas se abraçando, beijando ou fazendo carinho. Observar e conversar sobre as imagens. Deixar cartaz exposto na sala. Lembrar que mordidas jamais, apenas carinhos.,

PRÁTICA 5 - Brincadeira: Sai Piaba – Em circulo de pé cantar a música com as crianças:
“Sai sai sai o  piaba,
 saia da lagoa,
 põe uma mão na cabeça
e a outra na cintura
dá um remelexo no corpo, e um abraço no coleguinha... Repete a canção e diga: Dá um beijo no coleguinha... Dá aperto de mão no coleguinha... Dance com o coleguinha...

CULMINÂNCIA: Realizaremos um baile à fantasia com turma onde distribuiremos muitos beijinhos e abraços.

AVALIAÇÃO: 

REFERÊNCIAS:
·         http://www.tempodecreche.com.br/relacao/historia-mordida-nao-napoleao/

 ANEXOS:

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA








                            
                                           MODELO DO CARTAZ 



OBS: A HISTÓRIA QUE FOI TRABALHADA  NESTA SEQUÊNCIA ESTA NO MEU BLOG.

7 comentários: