sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Sequência de Atividades - Meio Ambiente

Sequência de Atividades


Proposta de Intervenção Pedagógica na
Educação Infantil



TURMA: (Pode se fazer adaptação)

PROFESSORA: Lucinéia Paula

TEMA: Preservar Também é Coisa de Criança

EIXOS: Comunicação e Múltiplas Linguagens/ Identidade e Diversidade / Sustentabilidades e Protagonismo

CONTEÚDOS: Linguagem Oral e Escrita, artes visuais, música, movimento e natureza e sociedade. 

TEMPO DE DURAÇÃO: Duas semanas.

JUSTIFICATIVA:
A questão ambiental está em alta por uma razão simples: necessidade de sobrevivência. Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação. Por isso, a educação para uma vida sustentável deve começar já na Educação Infantil. O objetivo definido pelo Referencial Curricular Nacional é observar e explorar o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, que tem atitudes de conservação.         
OBJETIVO GERAL:
Apresentar a natureza com suas belezas, curiosidades e fragilidades. Mostrar lados negativos e positivos da ação do homem e valorizar a preservação.
         
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Desenvolver a linguagem oral e escrita;
  •  Conceito de Preservação da natureza e reciclagem ;
  •  Conscientizar os pais sobre a importância da coleta seletiva do lixo, do reaproveitamento dos materiais recicláveis e do tempo de decomposição;
  •  Refletir sobre nossas atitudes no dia a dia;
  • conhecer os arredores da creche e observar como é a limpeza
  •  Reconhecer os elementos prejudiciais a natureza;
  •  Identificar e selecionar os materiais
  •  Percepção Visual e auditiva- textos, histórias, músicas com a temática ambiental.
  •   Envolver a comunidade, conscientizando-os da importância de cuidar da nossa comunidade, da nossa cidade...;
  • Familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato no cotidiano com os livros, revistas, histórias, cartazes, rótulos, embalagens e painéis;
  •   Estimular a expressão espontânea, a confiança em si mesmo, o respeito pelo outro;
  •  Incentivar e enriquecer experiências com teatro e apresentações artísticas;
  •  Estimular a o movimento e a expressividade do corpo através dos jogos dramáticos. 
RECURSOS DIDÁTICOS:

·         Livros literários;
·         Tinta guache, pinceis, esponjas;
·         Sacolas plásticas, luvas;
·         Barbantes, colas, papel chamex coloridos, durex, EVA, TNT;
·         TV, DVD, SOM, máquina fotográfica e CD;
·         Imagens impressas, murais, garrafão plástico;
·         Fantasias, máscaras, maquiagem.

APRESENTAÇÃO OU INTRODUÇÃO:
Em uma roda de conversa, apresentar para as crianças  imagens que ilustram o assunto que será trabalhado. Propor uma aula-passeio nos arredores da creche/escola. Com  objetivo de observar a quantidade de lixo jogado nas ruas. Em sala propor pinturas e desenhos para registrar o passeio.

 PRÁTICA 1 – Roda de conversa sobre o tema, e apreciação de imagens a respeito da natureza. Fazer uma sondagem para saber o que as crianças sabem a este respeito.

PRÁTICA 2 Realizar uma aula-passeio nos arredores da creche, levar as crianças a observar como estão as ruas? Como são depositados os lixos? Se houver rio observar como ele está? Levar sacolas e luvas para recolher possíveis lixos encontrados. Na sala realizar seleção  do material recolhido.

 PRÁTICA 3 – Construir com as crianças uma parodia e confeccionar pequenos cartazes educativos, utilizando pinturas e desenhos.

PRÁTICA 4 – Contar a história: “A Pescaria”. Enviar panfletos educativos para família.

PRÁTICA 5 – Dramatizar a peça de teatro: “Fora Poluição”


CULMINÂNCIA:
 Realizar uma visita na praça da comunidade e junto às crianças fazer o varal educativo. Colar em um grande varal que ficará exposto na praça vários cartazes confeccionados pelas crianças com frases educativas que ficaram lá para apreciação e leitura de toda comunidade.

AVALIAÇÃO:
  Avaliação será contínua, através da observação diária das crianças no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

REFERÊNCIAS:


·         REFERENCIAL CURRICULAR DE EDUCAÇÃO INFANTIL – Volume III.

·         http://rede.novaescolaclube.org.br/planos-de-aula/projeto-meio-ambiente-na-educacao-infantil



































 


3 comentários: