quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Trabalhando Higiene - Conhecendo Hábitos Saudavéis


PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL


TURMA: 3 ANOS 

PROFESSORA: LUCIMAR PEREIRA

TEMA: HIGIENE “CONHECENDO HÁBITOS SAUDAVÉIS”

EIXO - ETI: IDENTIDADE E DIVERSIDADE, SUSTENTABILIDADE E PROTAGONISMO, COMUNICAÇÃO E MÚLTIPLAS LINGUAGENS
CONTEÚDOS: CONHECIMENTO DO MEIO, ARTE, MULTIPLAS LINGUAGENS: ORAL E MUSICAL.

TEMPO DE DURAÇÃO: DUAS SEMANAS

JUSTIFICATIVA: O trabalho que se destina realizar se justifica pela necessidade percebida pelos profissionais e pais da instituição, quanto à higienização das crianças. Temos percebido muito piolho; algo que tem muito nos preocupado, pois sabemos que ele pode interferir no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças. Além do piolho, precisamos, de fato, trabalhar com as crianças hábitos de higiene pessoal e do ambiente em que vivem para que possam ter uma boa saúde. Todo trabalho integrado coma família para que possamos promover mudanças efetivas.

OBJETIVO GERAL: Desenvolver atividades que estimulem o cuidado com o corpo e com o ambiente que convivem tendo como prioridade e higiene corporal.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Estimular o cuidado com o corpo; propiciar momentos de conhecimento a produtos de higiene pessoal; estabelecer vínculos com a família; utilizar de estratégias lúdicas como figuras, teatros e contação de histórias; favorecer a linguagem e o cuidado com elas mesmas;
trabalhar a identidade e autoestima; proporcionar momentos de interação e socialização; estimular o desenvolvimento da coordenação motora.

RECURSOS DIDÁTICOS: Livro literário, vídeos, músicas, DVDs musicais, Figuras diversas e etc.

APRESENTAÇÃO OU INTRODUÇÃO: A abertura da sequência didática será dia 15/08 com apresentação de uma peça teatral cujo nome é “xô piolho” feita pelas professoras no intuito de sensibilizar e conscientizar as crianças.

PRÁTICA 1 – Na roda, em sala, cada professora utilizará uma metodologia para contar histórias sobre higiene e mostrar as imagens que construíram sobre o tema da sequência. Mandaremos para casa o bilhete do “Atenção piolho” e uma receita para que em casa os pais possam usar, no intuito de acabar com os piolhos.

PRÁTICA 2- Também em roda, na sala ou em outro espaço, a professora irá levar para a sala uma caixa surpresa. Nessa caixa poderá colocar objetos ou embalagens de produtos de higiene. Deverão explorar esse material destacando a sua importância. As crianças poderão manusear e podem até fazer um cartaz para colocar na sala.

PRÁTICA 3 – Terão a oportunidade de trabalhar com as mídias, assistindo vídeos sobre higiene no espaço de videoteca da creche ou na TV da sala.

PRÁTICA 4 – As crianças serão convidadas a rasgar papel. Depois de rasgarem bastante papel de revistas ou jornais, faremos o banho imaginário, mostrando como lavar as partes do corpo, o sabonete de brincadeira, tudo com muita ludicidade.

PRÁTICA 5 – Em roda, as professoras juntamente com as crianças darão banho em uma boneca ou um boneco, utilizarão água, sabonete, xampu, bucha... Mostrando a importância de se tomar banho, lavar a cabeça, pentear os cabelos, lavar e cuidar.

PRÁTICA 6- Faremos a prática de escovação no banheiro da creche, ensinado como se faz uma boa escovação. Utilizaremos um banner para explicar as crianças, o mesmo tem imagens e instruções para tal ação higiênica.

CULMINÂNCIA: Será uma tarde de interação com as crianças, promovendo um dia de beleza. Convidaremos os pais que puderem para participar desse momento.

AVALIAÇÃO: Com a realização dessa pratica, pude concluir que a turma participou com entusiasmo, pois o tema chamou a atenção dos pequenos e todos puderam aprender algo sobre. Durante as propostas de atividades realizadas foi observado a compreensão das crianças sobre o assunto, para assim ocorrer as intervenções necessária para a melhor assimilação das crianças.

REFERÊNCIAS: REFERENCIAL CURRICULAR.

CRÉDITOS: PROFESSORA LUCIMAR PEREIRA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário