PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
TURMA: 3 ANOS
PROFESSORA: LUCIMAR PEREIRA
TEMA: HIGIENE “CONHECENDO HÁBITOS SAUDAVÉIS”
EIXO - ETI: IDENTIDADE E DIVERSIDADE, SUSTENTABILIDADE E
PROTAGONISMO, COMUNICAÇÃO E MÚLTIPLAS LINGUAGENS
CONTEÚDOS: CONHECIMENTO DO MEIO, ARTE, MULTIPLAS LINGUAGENS: ORAL
E MUSICAL.
TEMPO DE DURAÇÃO: DUAS SEMANAS
JUSTIFICATIVA: O trabalho que se destina realizar se justifica
pela necessidade percebida pelos profissionais e pais da instituição, quanto à
higienização das crianças. Temos percebido muito piolho; algo que tem muito nos
preocupado, pois sabemos que ele pode interferir no desenvolvimento e na aprendizagem
das crianças. Além do piolho, precisamos, de fato, trabalhar com as crianças
hábitos de higiene pessoal e do ambiente em que vivem para que possam ter uma
boa saúde. Todo trabalho integrado coma família para que possamos promover
mudanças efetivas.
OBJETIVO GERAL: Desenvolver atividades que estimulem o cuidado com
o corpo e com o ambiente que convivem tendo como prioridade e higiene corporal.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Estimular o cuidado com o corpo; propiciar
momentos de conhecimento a produtos de higiene pessoal; estabelecer vínculos
com a família; utilizar de estratégias lúdicas como figuras, teatros e contação
de histórias; favorecer a linguagem e o cuidado com elas mesmas;
trabalhar a identidade e autoestima; proporcionar momentos de
interação e socialização; estimular o desenvolvimento da coordenação motora.
RECURSOS DIDÁTICOS: Livro literário, vídeos, músicas, DVDs
musicais, Figuras diversas e etc.
APRESENTAÇÃO OU INTRODUÇÃO: A abertura da sequência didática será
dia 15/08 com apresentação de uma peça teatral cujo nome é “xô piolho” feita
pelas professoras no intuito de sensibilizar e conscientizar as crianças.
PRÁTICA 1 – Na roda, em sala, cada professora utilizará uma
metodologia para contar histórias sobre higiene e mostrar as imagens que construíram
sobre o tema da sequência. Mandaremos para casa o bilhete do “Atenção piolho” e
uma receita para que em casa os pais possam usar, no intuito de acabar com os
piolhos.
PRÁTICA 2- Também em roda, na sala ou em outro espaço, a
professora irá levar para a sala uma caixa surpresa. Nessa caixa poderá colocar
objetos ou embalagens de produtos de higiene. Deverão explorar esse material
destacando a sua importância. As crianças poderão manusear e podem até fazer um
cartaz para colocar na sala.
PRÁTICA 3 – Terão a oportunidade de trabalhar com as mídias,
assistindo vídeos sobre higiene no espaço de videoteca da creche ou na TV da
sala.
PRÁTICA 4 – As crianças serão convidadas a rasgar papel. Depois de
rasgarem bastante papel de revistas ou jornais, faremos o banho imaginário,
mostrando como lavar as partes do corpo, o sabonete de brincadeira, tudo com
muita ludicidade.
PRÁTICA 5 – Em roda, as professoras juntamente com as crianças
darão banho em uma boneca ou um boneco, utilizarão água, sabonete, xampu,
bucha... Mostrando a importância de se tomar banho, lavar a cabeça, pentear os
cabelos, lavar e cuidar.
PRÁTICA 6- Faremos a prática de escovação no banheiro da creche,
ensinado como se faz uma boa escovação. Utilizaremos um banner para explicar as
crianças, o mesmo tem imagens e instruções para tal ação higiênica.
CULMINÂNCIA: Será uma tarde de interação com as crianças,
promovendo um dia de beleza. Convidaremos os pais que puderem para participar
desse momento.
AVALIAÇÃO: Com a realização dessa pratica, pude concluir que a
turma participou com entusiasmo, pois o tema chamou a atenção dos pequenos e
todos puderam aprender algo sobre. Durante as propostas de atividades
realizadas foi observado a compreensão das crianças sobre o assunto, para assim
ocorrer as intervenções necessária para a melhor assimilação das crianças.
REFERÊNCIAS: REFERENCIAL CURRICULAR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário