terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Trabalhando Pátria na Educação Infantil


PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA 
NA EDUCAÇÃO INFANTIL


TURMA: 
PROFESSOR(A): Lucinéia Paula
MONITORA: Jéssica Costa
PROJETO DE SALA: Bichos que Voam
TEMA: O BRASIL QUE EU QUERO
EIXO - ETI: Comunicação e Múltiplas Linguagens, Sustentabilidade e Protagonismo, Identidade e Diversidade.
CONTEÚDOS: Conhecimento do meio, linguagem oral e musical, artes e movimentos.
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: O eu, o outro e o nós; Traços, sons, cores e formas; Corpo, gestos e movimentos; Oralidade e escrita, Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
TEMPO DE DURAÇÃO: 
JUSTIFICATIVA:
A presente sequência destina-se a contribuir para o processo de ensino aprendizagem na educação infantil, através da consciência patriótica, despertando nas crianças o conhecimento do Brasil em que vive.
Visto assim, será utilizada essa ferramenta pelas professoras a fim de desenvolver nas crianças o amor e respeito pela pátria, criando atividades que favoreça a formação de um cidadão critico conscientizando - ás para um Brasil que queremos.
OBJETIVO GERAL:
·         Despertar o pequeno cidadão estimulando a criatividade, a imaginação desenvolvendo o amor a pátria construindo um Brasil melhor.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Conhecer melhor a nossa pátria;
·         Explorar as cores da bandeira;
·         Desenvolver o respeito e admiração pela nação;
·         Valorizar a creche como participante de grandeza da pátria;
·         Reconhecer a bandeira como símbolo da pátria.
RECURSOS DIDÁTICOS:
Papelão, revistas, pincel, durex, garrafa pet, pedras pequenas, Tinta, Livros, Vídeo, Cola, TNT, Eva, Fantasias, Som, Papel, Giz.
APRESENTAÇÃO OU INTRODUÇÃO:
Será feita uma roda coletiva em geral, apresentando a bandeira e cantar o hino nacional. O pedagogo Guilherme ficou responsável em organizar a roda introduzindo o assunto de maneira lúdica e significativa para as crianças.
PRÁTICA 1 – Trabalhar as cores da bandeira. Apresentar a bandeira do Brasil para as crianças pedindo para que eles identifiquem as cores. Propor a construção de chocalhos utilizando garrafas pet e colorindo-as com as cores da bandeira do Brasil. Depois de pintadas separar por cores, realizar contagem oral. Quando as garrafas secar ir com as crianças ao parque/campo e juntos catar pedrinhas para colocar nos vidros.  Após ficarem prontos enfeitar com fitas de TNT, cantar e brincar com as crianças.
PRÁTICA 2 – Confecção do chapéu com revistas e espada com papelão. Utilizando o chapéu e a espada brincar com as crianças de soldadinho.
PRÁTICA 3 - Trabalhar o movimento através da música “O Soldadinho” da Cristina Mel. Utilizando a música propor para as crianças: Vamos fazer tudo que a música mandar: Mandou bater as mãos; bater os pés; tocar com a mão no chão, e criar outros comandos com as crianças...
PRÁTICA 4 – Contação de História: Contar a história: O Grito da Independência. Do vídeo - Quintal da Cultura. (História adaptada pela professora Lucinéia) Sentar as crianças em roda e utilizar de alguns objetos para ir contando a história como: Barco, Bandeira, chapéu, espada e o boneco para ser o Don Pedro. Ao final todas as crianças utilizando chapéu e espada deveram fazer o grito da independência.
 PRÁTICA 5 – Construção da faixa por turma. Realizamos a pintura da mão das crianças com tinta guache para confecção da faixa com o tema: “Queremos Paz” com o recorte da pintura montamos duas pombas para  colocar na faixa, e a mesma será usada no desfile de 7 de setembro.
CULMINÂNCIA: Para final da sequência iremos promover um desfile de 7 de setembro onde todas as crianças estarão caraterizadas cada um de acordo com o tema escolhido pela sua turma.
AVALIAÇÃO:
         No primeiro momento com as crianças foi bem legal assim que eu peguei a bandeira eu nem havia aberto ela e eles começaram a falar: Brasil! Brasil! Eles já conhecem e sabem a posição correta para ouvir o hino nacional. Cantei com eles na sala e conversamos sobre nossa pátria. A maioria já conhecem as cores primarias. Percebi que o interesse maior deles mesmo foi nos brinquedos e brincadeiras realizadas. Também não posso deixar de registrar aqui que a participação dos meus pais foi excelente faltou apenas um  que  justificou sua falta.
ANEXOS:



















4



TRABALHANDO COM AS CORES DA BANDEIRA
CONFECÇÃO DO CHAPÉU DE PAPEL, A  ESPADA DE PAPELÃO
E A HISTÓRIA: O GRITO DA INDEPENDÊNCIA

TRABALHAR O MOVIMENTO ATRAVÉS DA MÚSICA
“O SOLDADINHO” DA CRISTINA MEL
CONFECÇÃO DA FAIXA E DESFILE COM O TEMA: QUEREMOS PAZ!






















































Nenhum comentário:

Postar um comentário