PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
NA
EDUCAÇÃO INFANTIL
TURMA:
PROFESSOR(A):
Lucinéia Paula
MONITORA:
Jéssica Costa
PROJETO DE SALA:
Bichos que Voam
TEMA:
O BRASIL QUE EU QUERO
EIXO - ETI: Comunicação e Múltiplas Linguagens,
Sustentabilidade e Protagonismo, Identidade e Diversidade.
CONTEÚDOS:
Conhecimento do meio, linguagem oral e musical, artes e movimentos.
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: O eu, o outro e
o nós; Traços, sons, cores e formas;
Corpo, gestos e movimentos; Oralidade e escrita, Espaços, tempos, quantidades,
relações e transformações.
TEMPO
DE DURAÇÃO:
JUSTIFICATIVA:
A presente sequência
destina-se a contribuir para o processo de ensino aprendizagem na educação
infantil, através da consciência patriótica, despertando nas crianças o
conhecimento do Brasil em que vive.
Visto assim,
será utilizada essa ferramenta pelas professoras a fim de desenvolver nas
crianças o amor e respeito pela pátria, criando atividades que favoreça a
formação de um cidadão critico conscientizando - ás para um Brasil que
queremos.
OBJETIVO
GERAL:
·
Despertar o pequeno cidadão estimulando
a criatividade, a imaginação desenvolvendo o amor a pátria construindo um
Brasil melhor.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Conhecer
melhor a nossa pátria;
·
Explorar
as cores da bandeira;
·
Desenvolver
o respeito e admiração pela nação;
·
Valorizar
a creche como participante de grandeza da pátria;
·
Reconhecer
a bandeira como símbolo da pátria.
RECURSOS
DIDÁTICOS:
Papelão,
revistas, pincel, durex, garrafa pet, pedras pequenas, Tinta, Livros, Vídeo,
Cola, TNT, Eva, Fantasias, Som, Papel, Giz.
APRESENTAÇÃO
OU INTRODUÇÃO:
Será feita uma
roda coletiva em geral, apresentando a bandeira e cantar o hino nacional. O
pedagogo Guilherme ficou responsável em organizar a roda introduzindo o assunto
de maneira lúdica e significativa para as crianças.
PRÁTICA 1 – Trabalhar as cores da bandeira. Apresentar
a bandeira do Brasil para as crianças pedindo para que eles identifiquem as
cores. Propor a construção de chocalhos utilizando garrafas pet e colorindo-as
com as cores da bandeira do Brasil. Depois de pintadas separar por cores, realizar
contagem oral. Quando as garrafas secar ir com as crianças ao parque/campo e
juntos catar pedrinhas para colocar nos vidros.
Após ficarem prontos enfeitar com fitas de TNT, cantar e brincar com as
crianças.
PRÁTICA 2 – Confecção do chapéu com revistas e
espada com papelão. Utilizando o chapéu e a espada brincar com as crianças de
soldadinho.
PRÁTICA 3 - Trabalhar o movimento através da música
“O Soldadinho” da Cristina Mel. Utilizando a música propor para as
crianças: Vamos fazer tudo que a música mandar: Mandou bater as mãos; bater os
pés; tocar com a mão no chão, e criar outros comandos com as crianças...
PRÁTICA 4 – Contação de História: Contar a história: O Grito da
Independência. Do vídeo - Quintal da Cultura. (História adaptada pela
professora Lucinéia) Sentar as crianças em roda e utilizar de alguns objetos
para ir contando a história como: Barco, Bandeira, chapéu, espada e o boneco para
ser o Don Pedro. Ao final todas as crianças utilizando chapéu e espada deveram
fazer o grito da independência.
PRÁTICA 5 – Construção da
faixa por turma. Realizamos a pintura da mão das crianças com tinta guache para
confecção da faixa com o tema: “Queremos Paz” com o recorte da pintura montamos
duas pombas para colocar na faixa, e a
mesma será usada no desfile de 7 de setembro.
CULMINÂNCIA: Para final da sequência iremos promover
um desfile de 7 de setembro onde todas as crianças estarão caraterizadas cada
um de acordo com o tema escolhido pela sua turma.
AVALIAÇÃO:
No primeiro momento com as crianças
foi bem legal assim que eu peguei a bandeira eu nem havia aberto ela e eles
começaram a falar: Brasil! Brasil! Eles já conhecem e sabem a posição correta
para ouvir o hino nacional. Cantei com eles na sala e conversamos sobre nossa
pátria. A maioria já conhecem as cores primarias. Percebi que o interesse maior
deles mesmo foi nos brinquedos e brincadeiras realizadas. Também não posso
deixar de registrar aqui que a participação dos meus pais foi excelente faltou
apenas um que justificou sua falta.
ANEXOS:
CONFECÇÃO DO CHAPÉU DE
PAPEL, A ESPADA DE PAPELÃO
TRABALHAR
O MOVIMENTO ATRAVÉS DA MÚSICA
“O
SOLDADINHO” DA CRISTINA MEL
Nenhum comentário:
Postar um comentário