Sequência de Atividades na Educação Infantil
Turma:2
Professora:Lucinéia Paula
Tema da sequência: Cuidando das Minhas Mãos
Campos de Experiências: O eu o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Objetivos de
Aprendizagem e Desenvolvimento (BNCC):
(EI02EO06); (EI02CG04);
(EI02CG05); (EI02TS01); (EI02EF01); (EI02ET05);(EI02ET05); (EI02EF04).
Tempo de duração: 1 semana
Justificativa: Devido à situação que estamos vivendo em relação ao corona vírus muitas crianças gripadas, onde basicamente o cuidado com a higiene das mãos é fundamental para proteção da nossa saúde é que surgiu a ideia de trabalhar esse tema com a turminha.
Objetivo Geral: Aprender cuidados básicos para higienizar as mãos.
Objetivos Específicos:
- Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras;
- Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo;
- Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros;
- Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias;
- Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões;
- Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho,peso, cor, forma etc.).
Recursos Utilizados: Tinta guache; papel 40k; álcool gel; revistas; livros; luvas gigantes; fantoches; sabonete, sabão; pincel para pintura; cola; durex colorido; fita adesiva; aparelho de som e papel chamex.
Apresentação ou Introdução: Na rodinha
conversar com as crianças sobre o cuidado que devemos ter com nossas mãos.
Perguntar para que serve as mãos? O
que devemos fazer com as mãos quando vamos comer? Podemos passar as mãos nos
olhos se estiverem sujas? Podemos limpar o nariz somente com as mãos ou a
blusa? Explicar que vamos aprender como cuidar das nossas mãos para não
ficarmos doentes.
Atividade 1: Saco surpresa com materiais de higiene como:sabonete, sabão, álcool, água e papel higiênico. Na rodinha conversar com as crianças procurando provocar a curiosidade do grupo, fazer perguntas tipo: O que será que tem dentro desse saco? Será que é de comer? Será que é um brinquedo? A partir daí começar a tirar de dentro do saco os objetos um de cada vez, perguntando se eles conhecem? Quem já viu? E para que serve? Permitir que todo grupo possa pegar nos objetos. Explorar formas, cheiro e cor.
Atividade 2: Ensinar a música: “Sai a água da torneira”
MÚSICA:
Sai a Água da Torneira
Faz espuma com sabão
Para eu ter boa saúde
Vou lavar as minhas mãos.
Escrever no cartaz deixar e exposto na sala junto a desenhos das crianças.
Atividade 3: Aprendendo a lavar as mãos – levar as crianças ao banheiro e ensinar como se lava as mãos corretamente. Deixar cada criança lavar sua mão.
Atividade 4: Distribuir revistas e pedir
que as crianças encontrem imagens de mãos e retirem para colar no cartaz onde
foi escrito a música: Sai a água da torneira.
Atividade 5: Pintura - propor que as crianças pinte de preto um papel 40k para confecção do corona vírus, e faça a impressão das mãos usando tinta vermelha para anexar na folha onde tem a letra da música.
Culminância: utilizar luvas gigantes e o fantoche da dona bactéria para cantar a música que as crianças aprenderam. Além de outras canções relacionadas ao tema trabalhado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário