sábado, 8 de agosto de 2020

Higiene das mãos

Sequência de Atividades na Educação Infantil


Turma:2

Professora:Lucinéia Paula

Tema da sequência: Cuidando das Minhas Mãos

Campos de Experiências: O eu o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento (BNCC):

(EI02EO06); (EI02CG04); (EI02CG05); (EI02TS01); (EI02EF01); (EI02ET05);(EI02ET05); (EI02EF04).

Tempo de duração: 1 semana

 Justificativa: Devido à situação que estamos vivendo em relação ao corona vírus  muitas crianças gripadas, onde basicamente o cuidado com a higiene das mãos é fundamental  para proteção da nossa saúde é que surgiu a ideia de trabalhar esse tema com a turminha.

Objetivo Geral: Aprender cuidados básicos para higienizar as mãos.

 Objetivos Específicos:

- Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras;

- Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo;

- Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para     desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros;

- Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias;

- Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões;

- Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho,peso, cor, forma etc.).

Recursos Utilizados: Tinta guache; papel 40k; álcool gel; revistas; livros; luvas gigantes; fantoches; sabonete, sabão; pincel para pintura; cola; durex colorido; fita adesiva; aparelho de som e papel chamex.

Apresentação ou Introdução: Na rodinha conversar com as crianças sobre o cuidado que devemos ter com nossas mãos. Perguntar para que serve as mãos? O que devemos fazer com as mãos quando vamos comer? Podemos passar as mãos nos olhos se estiverem sujas? Podemos limpar o nariz somente com as mãos ou a blusa? Explicar que vamos aprender como cuidar das nossas mãos para não ficarmos doentes.

Atividade 1: Saco surpresa com materiais de higiene como:sabonete, sabão, álcool, água e papel higiênico. Na rodinha conversar com as crianças  procurando provocar a curiosidade do grupo, fazer perguntas tipo: O que será que tem dentro desse saco? Será que é de comer? Será que é um brinquedo? A partir daí começar a tirar de dentro do saco os objetos um de cada vez, perguntando se eles conhecem? Quem já viu? E para que serve? Permitir que todo grupo possa pegar nos objetos. Explorar formas, cheiro e cor.

Atividade 2: Ensinar a música: “Sai a água da torneira”

MÚSICA:

Sai a Água da Torneira

Faz espuma com sabão

Para eu ter boa saúde

Vou lavar as minhas mãos.

Escrever no cartaz deixar e exposto na sala junto a desenhos das crianças.

 Atividade 3: Aprendendo a lavar as mãos – levar as crianças  ao banheiro e ensinar como se lava as mãos corretamente. Deixar cada criança lavar sua mão.

Atividade 4: Distribuir revistas e pedir que as crianças encontrem imagens de mãos e retirem para colar no cartaz onde foi escrito a música: Sai a água da torneira.

Atividade 5: Pintura - propor que as crianças pinte de preto um papel 40k para confecção do corona vírus, e faça a impressão das mãos usando tinta vermelha para anexar na folha onde tem a letra da música.

Culminância: utilizar luvas gigantes e o fantoche da dona bactéria para cantar a música que as crianças aprenderam. Além de outras canções relacionadas ao tema trabalhado.

Avaliação: Foi excelente o trabalho realizado, consegui atingir o objetivo proposto, as crianças aprenderam a música, as famílias estavam me dando retorno a respeito do trabalho desenvolvido contando que os filhos estavam ensinando em casa como se lavava as mãos. E essa era a proposta que todos compreendessem a importância do cuidado com a higiene das mãos. Todas as crianças apreciaram bastante as atividades propostas e realizaram com prazer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário