sábado, 3 de março de 2018

Atividades Para Trabalhar com o Tema: Arca de Noé

 PROJETO - ARCA DE NOÉ - VINÍCIUS DE MORAES - ATIVIDADES DIVERSAS

A ARCA DE NOÉ

Rio de Janeiro, Sabiá, 1970



Mais conhecidos pelo disco feito para crianças, os poemas da A Arca de Noé foram escritos por Vinicius muitos  anos antes de sua primeira edição. Eram feitos para seus filhos Suzana e Pedro de Moraes. Por muitos anos, eles ficaram guardados. Só em 1970, o conjunto de poemas infantis ganha o mundo. Seu lançamento ocorre na Itália, país onde a presença do poeta era constante, seja através de diversas visitas e temporadas ou de traduções de sua obra. 
A Arca de Noé tornou-se um dos livros mais populares de Vinicius de Moraes por ter criado um laço com as crianças. Todas as gerações têm nos seus poemas uma porta de entrada no mundo da literatura e da música popular brasileira. Ao mesmo tempo, no âmbito musical, foi o primeiro trabalho que apresentou a ele Toquinho, parceiro até o fim da vida.
O que o aluno poderá aprender com esta Aula


  • Interagir com diversos tipos de  textos  de forma lúdica, dinâmica e reflexiva.
  • Refletir acerca da leitura e escrita  avançando assim nas suas hipóteses sobre o sistema alfabético.
  • Conhecer algumas poesias infantis de Vinícius de Moraes.
  • Estimular a sensibilidade  e criatividade.
  • Ampliar o repertório de textos que se sabe de cor.
  • Despertar o gosto e o prazer pela leitura .
  • Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio do computador..
Duração das atividades
2 meses
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • O que os alunos sabem em relação a leitura e escrita.
  • O grau de habilidade no uso do sistema alfabético.
  • As características individuais dos alunos (pré-silábico, silábico e alfabético).
Estratégias e recursos da aula

Iniciar o projeto contando, nas rodas de leitura, a história de Noé ou exibir vídeo da história em DVD, e em seguida listar ,no quadro, com a ajuda dos alunos os possíveis  animais que poderiam ter entrado na arca. Aproveitar a lista de animais e  trabalhar com os  seus respectivos pares (masculinos e femininos). Realizar essa atividade formando agrupamentos  produtivos(duplas) de acordo com o nível de cada aluno.


Atenção professor:  Utilize o alfabeto móvel para montar  as palavras com os alunos pré-silábicos e silábicos , permitindo que façam reflexões sobre a escrita sob sua intervenção. Apresentar aos alunos o livro A ARCA DE NOÉ e aproveitar para identificar algumas informações na capa: ilustração, conteúdo, editora e  autor, etc.Aproveite e fale um pouco sobre o poeta Vinícius de Moraes.

ATIVIDADE
1 – Poema: O PATO



professor deverá escrever (previamente) em papel pardo (em forma de cartaz) o poema O PATO PATETA  e em seguida afixá-la na parede da sala, em local visível e acessível, para  realizar a leitura junto com os alunos. Na sequência o professor poderá colocar o CD (disponível no youtube) com a música do poema  e em seguida cantar com os alunos. Após cantarem o poema do Pato, os alunos deverão realizar as seguintes tarefas:
  • Alfabéticos: escreverem a música de cor.
  • Pré-silábicos e silábicos : fazerem  lista de animais com a letra P utilizando o alfabeto
    móvel.
  • Trabalhar versos, estrofes e rimas.
  • Todos deverão ilustrar o poema.
  • O professor poderá assumir o papel de escriba e escrever no quadro, com a ajuda dos alunos,  um texto narrativo sobre o pato .
  • Utilizar o poema  como quebra-cabeça para que os alunos possam colocar os  versos e palavras
    na seqüência correta.
  • Disponibilizar o poema xerocado em forma de  texto lacunado para ser preenchido com
    palavras que faltam. Mas atenção: Alunos pré-silábicos e silábicos disponibilizar um banco de palavras para realizar esta atividade.
Exemplo
de texto lacunado:


O Pato


(Vinícius de Moraes)
Lá vem o


………………


Pata ………………,


pata


……………………


La vem o


………………….


Para ver o que é que há.
O Pato


………………………..


Pintou o ……………………


Surrou a ……………………


Bateu no …………………….


Pulou do …………………….


No pé do ……………………..


Levou um …………………….


Criou um …………………….


Comeu um …………………..

De …………………………

Ficou …………………………

Com dor no ………………
Caiu no ………………………
Quebrou a ……………..
Tantas fez o ……………..
Que foi pra ………………..




                                 ATIVIDADE


2 – Poema : A PULGA



A Pulga


Vinícius de MoraesUm, dois, três


Quatro, cinco, seis


Com mais pulinho


Estou na perna do freguês


Um, dois, três


Quatro, cinco, seis


Com mais uma mordinha


Coitadinho do freguês


Um, dois, três


Quatro, cinco, seis


Tô de barriguinha cheia
Tchau


Good bye


Auf Wedersehen

Para trabalhar o poema A PULGA, o professor deverá utilizar a mesma sequência de trabalho desenvolvida no poema O PATO :
  • Escrever o poema em papel pardo, fixar o cartaz na parede, fazer leitura coletiva e individual.
  • Cantar o poema com os alunos.
  • Trabalhar com lista de palavras (animais nocivos ao homem).
  • Trabalhar a escrita dos números de 1 a 10.
  • Os alunos alfabéticos devem escrever o texto de cor e os pré-silábicos e silábicos  utilizar
    alfabeto móvel para montar palavras do poema.
  • Ilustrar o poema.
  • Trabalhar com lista de palavras no diminutivo (nh) .
  • Aproveitar o tema  e trabalhar com anúncios ( texto informativo )sobre orientações para a
    prevenção de doenças transmitidas por animais (raiva, calazar, etc).
  • Fazer, coletivamente, uma lista de cuidados que devemos ter com nossos bichinhos de estimação.
ATIVIDADE
3 – Poema: A CASA


A Casa


Vinícius de MoraesEra uma casa


Muito engraçada


Não tinha teto


Não tinha nada


Ninguém podia


Entrar nela não


Porque na casa


Não tinha chão


Ninguém podia
Dormir na rede
Porque na casa
Não tinha parede
Ninguém podia
Fazer pipi
Porque penico
Não tinha ali


Mas era feita


Com muito esmero


Na rua dos bobos


Número zero.
Confeccionar


cartaz com o poema A CASA e fixar na sala de aula. Levar CD com a música do


poema e cantar com os alunos.
  • Ilustrar o poema.
  • Trabalhar versos, rima e estrofes.
  • Fazer leitura coletiva do poema com os alunos e pedir que  identifiquem, no cartaz, algumas
    palavras . Exemplo: Ana, onde está a palavra CASA no poema do Vinícius? Venha até aqui a frente identificar no cartaz. Muito bem! Com que letra começa a palavra CASA turma? Quantas letras tem a palavra CASA? Vamos contar juntos? Quantos pedacinhos(sílabas) tem essa palavra? Vamos contar nas palminhas? CA-SA …muito bem, dois pedacinhos (duas sílabas). Que outras palavras vocês conhecem iniciam com essa mesma letra? Vamos
    escrever uma lista de palavras que iniciem com a letra C?







Professor, faça outras perguntas desse tipo escolhendo outras palavras do poema. Observe


que esse tipo de atividade fará com que  o aluno pré-silábico  e silábico reflita acerca da leitura e escrita  avançando assim nas suas hipóteses sobre o sistema alfabético.

O poema A CASA  poderá ser  aproveitado também para trabalhar conceito de família  .Os alunos poderão pesquisar sua árvore genealógica, fazer dobraduras em origami de casa, e  pesquisar seus


endereços com os pais.Identificar tipos de moradias diferentes e listar os materiais usados  para se construir uma casa. Na sequência pedir que os alunos elaborem um texto sobre o lugar onde moram. Utilizar o texto de um aluno silábico-alfabético e realizar correção coletiva, sem identificar o nome do autor.

ATIVIDADE
4 – Poema: O RELÓGIO


O Relógio


Vinícius de MoraesPassa tempo, tic-tac


Tic-tac, passa hora


Chega logo, tic-tac


Tic-tac, vai-te embora


Passa,


tempo


Bem depressa


Não atrasa
Não


demora


Que já estou


Muito cansado


E já perdi toda alegria


De fazer meu tic-tac
Dia e


noite


Noite e dia


Tic-tac


Tic-tac


Dia e noite


Noite e dia

  • Fazer leitura coletiva do poema fixado na parede da sala.
  • Cantar o poema (utilizar CD)
  • Escrever lista de palavras com R.
  • Fazer lista dos dias da semana e dos meses do ano ( professor, leia depois cada palavra com os
    alunos, identifique meses que começam com a mesma letra , que tem o mesmo número de sílabas, identifique o mês em que os alunos fazem aniversário, etc. Faça o mesmo com os dias da semana).
  • Montar calendário,identificando os feriados , dias úteis da semana e finais de semana.








5 – Poema: A FOCA


A Foca


Vinícius de Moraes
Quer ver a foca


Ficar feliz?


É por uma bola


No seu nariz.Quer ver a foca


Bater palminha?


É dar a ela


Uma sardinha.


Quer ver a foca


Comprar uma briga?


É espetar ela


Na barriga!

  • Assim como os outros poemas este também deverá ser escrito no cartaz e afixado em sala de aula.
  • Fazer leitura coletiva do poema.
  • Cantar o poema com os alunos.
  • Ilustrar o poema.
  • Escrever lista de palavras que iniciam com a letra F.
  • Escrever texto coletivo ( professor assume o papel de escriba) sobre a foca ou outros animais que vivem no circo.

OBSERVAÇÕES:

  • Como forma de estimular mais ainda a leitura , convide algumas mães para participar do projeto lendo poemas de outros autores para as crianças ,tornando-se, assim,  um
    momento especial para os   filhos.
  • Em todas as etapas do projeto devem ser realizadas   atividades diversificadas de aprendizagem problematizadoras e desafiadoras que levem  os alunos a refletirem  acerca da leitura e escrita.
  • Use o barbante  e massinha   para modelar a grafia correta das letras sempre relacionando-as com  a escrita de palavras (alunos pré-silábicos ) .
  • Realize atividades em dupla considerando os níveis de aprendizagem próximos dos alunos em relação a leitura e escrita.
  • Aproveite para colocar em ordem alfabética as palavras escritas nas listas.
  • Realize atividades de cruzadinhas envolvendo adivinhações sobre os animais.
  • Peça que recortem e colem letras e jornais ou revistas  para montarem  palavras no caderno.
  • Brinque de Bingo com nomes de animais e objetos.
  • Utilize o alfabeto móvel para construir frases relacionadas aos poemas.
  • Promova Jogos de sílabas e letras .
  • Faça auto  ditado utilizando gravuras com as palavras dos poemas .
  • Estimule a escrita dos poemas que os alunos já conhecem de cor.
Professor, quando as atividades de leitura e escrita realizadas em sala de aula possibilitam a criança participar e interagir de forma concreta, ela vai ,aos poucos, construindo idéias sobre como se lê e escreve, por isso não se preocupe em encher o quadro com atividades longas e cansativas para o aluno responder , o mais importante, porém, é trabalhar com atividades  que permitam aos alunos refletirem acerca da leitura e escrita e para isso a qualidade das atividades torna-se mais importante que a quantidade.

No laboratório de informática:



  • Peça que os alunos ilustrem as poesias de Vinícius no Tux;
  • Oriente os alunos a escreverem  as letras dos poemas  no Writer.
  • Imprima os textos e as imagens produzidas pelos alunos.
  • Produzam  um livro de poemas com os materiais do  lied (imagens e texto) e apresentem
    uma cantata com as músicas aprendidas, para a comunidade escolar.
  • Grave as poesias cantadas em CD e distribua entre os alunos(eles vão adorar!).
Recursos Complementares

Origami :
Vídeo


Arca de Noé (vídeo)
O Pato


Pateta (vídeo)
A Casa


(vídeo)
A Pulga


(vídeo)
A FOCA
(vídeo)


Avaliação

  • A avaliação , processual e contínua , deverá ser  realizada em todas as etapas do projeto envolvendo a observação, participação, realização de atividades, interesse dos alunos e análise reflexiva constante  das tarefas desenvolvidas em sala de aula para que assim o professor possa perceber os avanços , necessidades e dificuldades dos alunos e fazer as intervenções necessárias.
  • Elaborar um portfólio individual, em relação a evolução da escrita,  que mostre o que cada
    aluno aprendeu durante o projeto.

Fonte: internet - http://professoramarciavaleria.blogspot.co 



Nenhum comentário:

Postar um comentário