PROJETO - ARCA DE NOÉ - VINÍCIUS DE MORAES - ATIVIDADES DIVERSAS
A ARCA DE NOÉ
Rio de Janeiro, Sabiá, 1970
Mais conhecidos pelo disco feito para crianças, os poemas da A Arca de Noé foram escritos por Vinicius muitos anos antes de sua primeira edição. Eram feitos para seus filhos Suzana e Pedro de Moraes. Por muitos anos, eles ficaram guardados. Só em 1970, o conjunto de poemas infantis ganha o mundo. Seu lançamento ocorre na Itália, país onde a presença do poeta era constante, seja através de diversas visitas e temporadas ou de traduções de sua obra.
A Arca de Noé tornou-se um dos livros mais populares de Vinicius de Moraes por ter criado um laço com as crianças. Todas as gerações têm nos seus poemas uma porta de entrada no mundo da literatura e da música popular brasileira. Ao mesmo tempo, no âmbito musical, foi o primeiro trabalho que apresentou a ele Toquinho, parceiro até o fim da vida.
O que o aluno poderá aprender com esta Aula
Duração das atividades
2 meses
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula
Iniciar o projeto contando, nas rodas de leitura, a história de Noé ou exibir vídeo da história em DVD, e em seguida listar ,no quadro, com a ajuda dos alunos os possíveis animais que poderiam ter entrado na arca. Aproveitar a lista de animais e trabalhar com os seus respectivos pares (masculinos e femininos). Realizar essa atividade formando agrupamentos produtivos(duplas) de acordo com o nível de cada aluno.
Atenção professor: Utilize o alfabeto móvel para montar as palavras com os alunos pré-silábicos e silábicos , permitindo que façam reflexões sobre a escrita sob sua intervenção. Apresentar aos alunos o livro A ARCA DE NOÉ e aproveitar para identificar algumas informações na capa: ilustração, conteúdo, editora e autor, etc.Aproveite e fale um pouco sobre o poeta Vinícius de Moraes.
ATIVIDADE
1 – Poema: O PATO
O professor deverá escrever (previamente) em papel pardo (em forma de cartaz) o poema O PATO PATETA e em seguida afixá-la na parede da sala, em local visível e acessível, para realizar a leitura junto com os alunos. Na sequência o professor poderá colocar o CD (disponível no youtube) com a música do poema e em seguida cantar com os alunos. Após cantarem o poema do Pato, os alunos deverão realizar as seguintes tarefas:
Exemplo
de texto lacunado:
O Pato
(Vinícius de Moraes)
Lá vem o
………………
Pata ………………,
pata
……………………
La vem o
………………….
Para ver o que é que há.
O Pato
………………………..
Pintou o ……………………
Surrou a ……………………
Bateu no …………………….
Pulou do …………………….
No pé do ……………………..
Levou um …………………….
Criou um …………………….
Comeu um …………………..
De …………………………
Ficou …………………………
Com dor no ………………
Caiu no ………………………
Quebrou a ……………..
Tantas fez o ……………..
Que foi pra ………………..
ATIVIDADE
2 – Poema : A PULGA
A Pulga
Vinícius de MoraesUm, dois, três
Quatro, cinco, seis
Com mais pulinho
Estou na perna do freguês
Um, dois, três
Quatro, cinco, seis
Com mais uma mordinha
Coitadinho do freguês
Um, dois, três
Quatro, cinco, seis
Tô de barriguinha cheia
Tchau
Good bye
Auf Wedersehen
Para trabalhar o poema A PULGA, o professor deverá utilizar a mesma sequência de trabalho desenvolvida no poema O PATO :
ATIVIDADE
3 – Poema: A CASA
A Casa
Vinícius de MoraesEra uma casa
Muito engraçada
Não tinha teto
Não tinha nada
Ninguém podia
Entrar nela não
Porque na casa
Não tinha chão
Ninguém podia
Dormir na rede
Porque na casa
Não tinha parede
Ninguém podia
Fazer pipi
Porque penico
Não tinha ali
Mas era feita
Com muito esmero
Na rua dos bobos
Número zero.
Confeccionar
cartaz com o poema A CASA e fixar na sala de aula. Levar CD com a música do
poema e cantar com os alunos.
Professor, faça outras perguntas desse tipo escolhendo outras palavras do poema. Observe
que esse tipo de atividade fará com que o aluno pré-silábico e silábico reflita acerca da leitura e escrita avançando assim nas suas hipóteses sobre o sistema alfabético.
O poema A CASA poderá ser aproveitado também para trabalhar conceito de família .Os alunos poderão pesquisar sua árvore genealógica, fazer dobraduras em origami de casa, e pesquisar seus
endereços com os pais.Identificar tipos de moradias diferentes e listar os materiais usados para se construir uma casa. Na sequência pedir que os alunos elaborem um texto sobre o lugar onde moram. Utilizar o texto de um aluno silábico-alfabético e realizar correção coletiva, sem identificar o nome do autor.
ATIVIDADE
4 – Poema: O RELÓGIO
O Relógio
Vinícius de MoraesPassa tempo, tic-tac
Tic-tac, passa hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, vai-te embora
Passa,
tempo
Bem depressa
Não atrasa
Não
demora
Que já estou
Muito cansado
E já perdi toda alegria
De fazer meu tic-tac
Dia e
noite
Noite e dia
Tic-tac
Tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
5 – Poema: A FOCA
A Foca
Vinícius de Moraes
Quer ver a foca
Ficar feliz?
É por uma bola
No seu nariz.Quer ver a foca
Bater palminha?
É dar a ela
Uma sardinha.
Quer ver a foca
Comprar uma briga?
É espetar ela
Na barriga!
OBSERVAÇÕES:
Professor, quando as atividades de leitura e escrita realizadas em sala de aula possibilitam a criança participar e interagir de forma concreta, ela vai ,aos poucos, construindo idéias sobre como se lê e escreve, por isso não se preocupe em encher o quadro com atividades longas e cansativas para o aluno responder , o mais importante, porém, é trabalhar com atividades que permitam aos alunos refletirem acerca da leitura e escrita e para isso a qualidade das atividades torna-se mais importante que a quantidade.
No laboratório de informática:
Recursos Complementares
Origami :
Vídeo
Arca de Noé (vídeo)
O Pato
Pateta (vídeo)
A Casa
(vídeo)
A Pulga
(vídeo)
A FOCA
(vídeo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário