PROPOSTA
DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
NA
EDUCAÇÃO INFANTIL
TURMA:
PROFESSOR(A
): Lucinéia
Paula
MONITORA:
Jéssica
Costa
PROJETO
DE SALA:
Bichos
Que Voam!
TEMA:
Asas
Para Voar!
EIXO - ETI: Comunicação
e Múltiplas Linguagens, Sustentabilidade e Protagonismo, Identidade e
Diversidade.
CAMPOS
DE EXPERIÊNCIA:
CONTEÚDOS:
Conhecimento do meio; Artes; Múltiplas linguagens: oral e musical.
TEMPO
DE DURAÇÃO:
JUSTIFICATIVA: Nossa
turma está trabalhando com o projeto, bichos que voam e temos cantado muitas
cantigas relacionadas ao tema e na rodinha cantando com as crianças a música “o
elefante queria voar” percebi que minhas crianças não souberam expressar, mas
queriam me dizer que o elefante não pode voar. Daí percebi a necessidade de
mostrar a eles que não só os pássaros voam mais existem outras coisas capazes
de voar como:avião, helicóptero, foguete, pipas, balão e outros.
OBJETIVO
GERAL: Ampliar o conhecimento
das crianças em relação ao tema que será trabalhado, levando-os a compreender
que não só as aves voam.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Conhecer outras coisas que também voam
além dos pássaros;
·
Desenvolver a linguagem oral, a
percepção espacial, visual e auditiva;
·
Conhecer o artista plástico Ivan Cruz
através de fotos e algumas de sua telas;
·
Estimular o movimento e a expressividade
do corpo através das brincadeiras;
·
Despertar o interesse por sua produção,
pela produção do colega e por outras produções artísticas com as quais entre em
contato, ampliando seu conhecimento
mundo;
·
Inserir os pais nesse processo de ensino
aprendizagem dos filhos, tendo-os como parceiros.
RECURSOS
DIDÁTICOS:
·
Papel 40k; papel chamex; cola branca e
cola quente; pistola de cola; som, TV; pendrayv; tinta guache; giz de
cera;pincel/buchinha; caixas, sacos surpresas; imagens e fotos; rolinhos de
papel crepom; barbantes; durex colorido; fita adesiva; livros; uma pipa.
APRESENTAÇÃO OU INTRODUÇÃO: Em
roda questionar as crianças: Quem pode voar? O que precisamos para voar? O que
mais voa além dos passarinhos, as borboletas e outros bichos? A partir das
respostas ir introduzindo o avião, o balão, as pipas, apresentar a foto do
Santos Dumont explicando quem ele, sua importância para aviação que ele
construiu e voou em um dos primeiros balões, também criou o avião, mostrar imagens ilustrativas de
coisas que voam.
PRÁTICA
1 – Conversa
informou sobre as coisas que voam e apresentação de imagens ilustrativas na
rodinha. Deixar material exposto na sala.
PRÁTICA
2- Em
um saco surpresa trazer um aviãozinho de brinquedo para mostrar as crianças. Apresentar para as
crianças o vídeo do Patati Patata com a música “Nosso Avião” e cantar.
PRÁTICA
3 – Apresentar
a tela “Aviãozinho de Papel” do artista plástico Ivan Cruz e propor a releitura
da tela através de brincadeiras utilizando dobradura com papel pintado pelas
crianças.
PRÁTICA
4 – Brincar
no campo com o aviãozinho de papel.
PRÁTICA 5 – Apresentar
o brinquedo barangandão e confeccionar o mesmo com as crianças e após brincar
com as crianças no campo.
PRÁTICA
6 – Releitura
da tela de Ivan Cruz “Brincadeiras Com Bolinhas de Sabão” através de
brincadeiras.
PRÁTICA 7 – Apresentar
a tela “A Pipa” do artista plástico Ivan Cruz, e ler com as crianças a poesia
“A Pipa” de Andra Valladares.
CULMINÂNCIA: Convidar
os pais para confeccionar pipas junto às crianças e depois brincar no campo com
os filhos.
AVALIAÇÃO:
Em
todas as atividades realizadas com minhas crianças tenho obtido ótimos
resultados. Quase todas as crianças já conseguem identificar as telas de Ivan
Cruz que trabalhamos dizendo o nome, As crianças se envolveram e participaram
ativamente. Ficaram encantadas com as brincadeiras do aviãozinho de papel no
campo se divertiram muito e brincaram pra valer, assim também foi com o
barangandão, a bolinha de sabão. Achei interessante é que na hora da construção
algumas crianças ficou perguntando se podia mostrar a mamãe, o desejo de
dividir com a família aquilo que eles estão vivenciando aqui. A atividade da
construção da pipa foi bacana as crianças ficaram felizes em receber os pais na
creche, no primeiro momento recebemos os pais na sala onde fizemos uma oração,
cantamos a música do bom dia e contei um pouco sobre nosso trabalho, nosso
projeto apresentei o artista plástico Ivan Cruz através de imagem e os pais
ficaram encantados quando perguntei para as crianças quem era aquele homem e as
crianças falaram o nome dele. No momento da construção percebi que as crianças
ficaram próximas dos pais, o Davi se encantou com a construção da pipa e ficou
muito feliz em ganhar uma. Lamentavelmente o tempo foi pouco e não foi possível
soltar a pipa com os pais, mas em outro momento vamos brincar no campo de
soltar pipa com as crianças. Tenho percebido que o nosso tempo é muito corrido
e não dá pra explorar muito algumas atividades que certamente em um segundo
momento teria resultados melhores por exemplo no caso das brincadeiras.
REFERÊNCIAS:
4- Caderno de
Diretrizes Curriculares
ANEXOS:
Trabalho realizado com turma de 2 anos. Trabalhei a sequência didática "Asas Para Voar" e utilizei a tela do Artista Plástico Ivan Cruz para desenvolver meu trabalho, onde utilizei pintura, dobradura e brincadeiras.
Parabéns
ResponderExcluir