segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Literatura na Educação Infantil em Versos


Literatura na Educação Infantil em versos


Literatura infantil, muito fácil de decifrar,
No coração de cada criança, para na imaginação flutuar.
Ler para a criança é um prazer, sempre deve-se inovar,
No olhinho de cada um, um sonho a decifrar.
Literatura é pra quem gosta de aprender e imaginar,
Pra quem gosta de ler e durante a leitura sonhar...
A literatura na Educação Infantil deve ter muita imaginação,
Proporcionar apresentação, comoção, atenção e distração.
Literatura é importante, mas é preciso compreender,
Faz parte da educação, por ela, um mundo melhor iremos ter.
É preciso criatividade,
É preciso emoção, isso para fazer sentido ao nosso coração.
Literatura é pura imaginação
Literatura é fazer parte
Literatura é amor
Literatura é arte.
Não imagino Educação infantil sem histórias mil.
Príncipes e princesas...
Oh que beleza!
Brincar com a imaginação
Viver num mundo de emoção
Oh bate, bate coração.
Temos que aprender a ler e sentir prazer
Pelo nosso bem e também deleite.
A literatura nos faz viajar para um mundo colorido e bonito de se acreditar.
Em um mundo onde as histórias começam com “Era uma vez...”
Depende muito de nós para se escrever um novo enredo, onde o “Felizes para sempre” não venha carregado da dor e do medo.
Literatura infantil quero te conhecer,
Pois da sua história quero saber.
Sou pequeno não sei ler e nem escrever,
Mas em breve vou saber
Que da literatura um dia posso viver
Meu professor, meu mediador quero contigo sempre aprender,
Pois um dia na escola eu pude conhecer que a literatura faz parte do meu viver.
Com você professor quero muitas coisas aprender
Me ensina como se faz pra eu ler...
Poesias, poemas e rimas.
Utilizando brincadeiras, jogos e muitas cantigas.
Quero viver agora um mundo melhor
Transformando através da educação as pessoas ao meu redor.
Professor, eu gosto de brincar, de sorrir e de cantar,
Gosto de ouvir os passarinhos, quando estão a cantarolar.
Eu vivo viajando, procurando descobrir,
Novas pessoas que andam por aí...
E de tanto viajar eu agora aprendi que neste mundo não se deve as pessoas excluir.
Quando chego à escola, fico doida pra estudar.
Encontrar os amiguinhos e com eles vou brincar...
A professora, tão bonita tem histórias pra contar.
Com uma voz suave e meiga, nossa! Já começo a sonhar.
Tantos livros, tantas histórias, cada cena de arrasar.
Quando começa o faz de conta já vou eu à viajar.
Imaginar é o que gosto, pois assim me sinto lá...
Viro rei, viro rainha e posso até questionar...
Triste, ora alegre, eu não sei o que sentir,
Posso até sentir medo, mas depois volto a sorrir.
E termina a história! É hora de aterrissar.
Fecha o livro, por favor, eu preciso acordar!
Mas nem sempre com todos é assim...
Muita flor, mas muito espinho existe nesse jardim...
Minha vida de criança era uma grade alegria,
Mas não tinha livros
Brincava muito de casinha
Dava aulas para as bonecas e fazia comidinha
Oh quanta alegria quando minha mãe olhava e batia palminhas...
Poso dizer que...
Era uma vez uma criança que gostava de ler,
Mas não conseguia entender
Ao trabalhar com histórias, ela começou a se desenvolver.
Gente! A literatura dá asas à imaginação,
Nos faz imaginar e criar,
Por isso gostaria de com você através do brincar, ter um momento de rimar:
Branquinha e macia,
Que pipoquinha tão branquinha
Pulava, pulava sem parar,
Corria e se soltava de lá para cá.
Corram, corram coleguinhas
Que a festa vai começar...
Nossa! Vem criança de todo lugar!
É preciso encantar... Isso é coisa que só a literatura pode proporcionar.
Mas como sempre vou terminado...
Páginas em branco estão ficando...
 Isso, por que a história não pode parar. Ela deve continuar.
Cada um com a sua história pra que eu possa viver e recontar!
Literatura e infância de mãos dadas para o mundo transformar!
Pensa-se no hoje, pois o amanhã já sei que vai chegar. O importante agora é investir em nossas crianças e nelas sempre acreditar.  Nunca se esqueça que tudo se inicia com a semente que se quer plantar!


Autores: Pedagogo e Professoras da Creche Brilho de Turmalina. Governador Valadares - MG
Estudo Coletivo com Professores PMII   
Literatura e infância. 2017

Pedagogo:

Guilherme Rodrigues dos Santos

Professoras:
Flávia Gomes de Andrade
Gisele Gomes Soares de Amorim
Ivanilda Rodrigues da Silva
Juliana Moreira dos Santos
Jussara Maria de Jesus Modesto
Lucimar Pereira de Oliveira Martins
Lucimária A. da S. Carvalho
Lucinéia Paula da Silva Jesus
Magna Lúcia
Maria Imaculada Ferreira Freitas
Maria José Meneses Caldeira
Michele Pereira Souza
Raquel Meneses Caldeira
Rosemary A. Pereira
Vanda Rodrigues Ramos
Verônica Nicolau da Silva





Parabéns a toda equipe pelo lindo trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário