PROPOSTA
DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA
EDUCAÇÃO INFANTIL REALIZADA
NA CRECHE BRILHO DE TURMALINA
EM
GOVERNADOR VALADARES -MG
TURMA:
PROFESSOR
(A):
TEMA:
HIGIENE
“CONHECENDO HÁBITOS SAUDÁVEIS”
EIXO
-
ETI: IDENTIDADE E DIVERSIDADE, SUSTENTABILIDADE E PROTAGONISMO, COMUNICAÇÃO E
MÚLTIPLAS LINGUAGENS
CONTEÚDOS:
CONHECIMENTO DO MEIO, ARTE, MÚLTIPLAS LINGUAGENS: ORAL E MUSICAL.
TEMPO
DE DURAÇÃO: DUAS SEMANAS
JUSTIFICATIVA:
O trabalho que se destina realizar se justifica pela necessidade percebida
pelos profissionais e pais da instituição, quanto à higienização das crianças.
Temos percebido muito piolho; algo que tem muito nos preocupado, pois sabemos
que ele pode interferir no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças. Além
do piolho, precisamos, de fato, trabalhar com as crianças hábitos de higiene
pessoal e do ambiente em que vivem para que possam ter uma boa saúde. Todo
trabalho integrado coma família para que possamos promover mudanças efetivas.
OBJETIVO
GERAL: Desenvolver atividades que estimulem o cuidado com
o corpo e com o ambiente que convivem tendo como prioridade e higiene corporal.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS: Estimular o cuidado com o corpo;
propiciar momentos de conhecimento a produtos de higiene pessoal; estabelecer
vínculos com a família; utilizar de estratégias lúdicas como figuras, teatros e
contação de histórias; favorecer a linguagem e o cuidado com elas mesmas;
trabalhar a identidade e autoestima; proporcionar momentos de interação e
socialização; estimular o desenvolvimento da coordenação motora.
RECURSOS
DIDÁTICOS: Livro literário, vídeos, músicas, DVDs musicais,
Figuras diversas e etc.
APRESENTAÇÃO
OU INTRODUÇÃO: A abertura da sequência didática será
dia 15/08 com apresentação de uma peça teatral cujo nome é “xô piolho” feita
pelas professoras no intuito de sensibilizar e conscientizar as crianças.
PRÁTICA
1
– Na roda, em sala, cada professora utilizará uma metodologia para contar
histórias sobre higiene e mostrar as imagens que construíram sobre o tema da
sequência. Mandaremos para casa o bilhete do “Atenção piolho” e uma receita
para que em casa os pais possam usar, no intuito de acabar com os piolhos.
PRÁTICA
2-
Também em roda, na sala ou em outro espaço, a professora irá levar para a sala
uma caixa surpresa. Nessa caixa poderá colocar objetos ou embalagens de
produtos de higiene. Deverão explorar esse material destacando a sua
importância. As crianças poderão manusear e podem até fazer um cartaz para
colocar na sala.
PRÁTICA
3
– Terão a oportunidade de trabalhar com as mídias, assistindo vídeos sobre
higiene no espaço de videoteca da creche ou na TV da sala.
PRÁTICA
4
– As crianças serão convidadas a rasgar papel. Depois de rasgarem bastante
papel de revistas ou jornais, faremos o banho imaginário, mostrando como lavar
as partes do corpo, o sabonete de brincadeira, tudo com muita ludicidade.
PRÁTICA
5
– Em roda, as professoras juntamente com as crianças darão banho em uma boneca
ou um boneco, utilizarão água, sabonete, xampu, bucha... Mostrando a
importância de se tomar banho, lavar a cabeça, pentear os cabelos, lavar e
cuidar.
PRÁTICA
6-
Faremos a prática de escovação no banheiro da creche, ensinado como se faz uma
boa escovação. Utilizaremos um banner para explicar as crianças, o mesmo tem
imagens e instruções para tal ação higiênica.
CULMINÂNCIA:
Será uma tarde de interação com as crianças, promovendo um dia de beleza.
Convidaremos os pais que puderem para participar desse momento.
REFERÊNCIAS:
AVALIAÇÃO:
CRÉDITOS:
AO PEDAGOGO GUILHERME RODRIGUES DOS SANTOS, E TODA EQUIPE DE PROFESSORES DA CRECHE BRILHO DE TURMALINA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário