Brincar de aviãozinho:
Mostre a posição e peça para as crianças
repetirem-na: tronco um pouco inclinado para frente, em um só pé, braços
abertos, acompanhando a linha do ombro. As crianças brincam utilizando uma
perna de apoio, depois trocam e apoia a outra perna. Em duplas, uma criança de
frente para a outra, de mãos dadas e pés juntos: ao sinal da professora, devem
tentar pular para um lado e para o outro, sem soltar as mãos.
Atividade de
Equilíbrio: Fita crepe colada em linha reta no chão: Peça para
as crianças andarem em cima da fita, de frente (na ida) e de costas (na volta).
Corda colada em linha reta no chão. Repita a solicitação anterior e acrescente
uma terceira tarefa, juntar os pés e pular com ambos de um lado e do outro,
utilizando a corda no meio como referencial. Depois, mantenha a corda esticada
no chão, dando alguns nós no meio dela. As crianças terão mais dificuldade de
andar em cima dela tendo de pisar nos nós. Depois, peça que eles andam por
baixo da corda e por cima da corda. Tábua de caminhar: Se possível utilize uma
tábua de equilíbrio ou uma tábua feita de EVA. Repita as movimentações
anteriores e acrescente caminhar lateralmente. Finalização: Peça para as crianças
caminharem na tábua ou no banco com um objeto na mão (pode ser uma bexiga, pois
é leve). Depois, coloque no meio da tábua um pequeno obstáculo, fazendo com
que, no caminhar, a criança precise passar por cima dele sem cair. O obstáculo
pode ser uma corda enrolada ou algo similar, não muito alto. Após os exercícios
dirigidos, peça que as crianças equilibrem caixas de fósforo, saquinhos de
feijão ou de areia, na cabeça, nos pés, na palma das mãos.
Brincadeira da Etiqueta:
Forme duplas e espalhe as crianças pela sala. Entregue uma etiqueta adesiva
para cada criança e explique as regras: quando você falar o nome de uma das
partes do corpo, ela deverá colar a etiqueta no colega (na parte falada).
Trabalhar com bola:
As crianças formam uma fila e devem passar a bola para os amigos por cima da
cabeça e depois pelo meio das pernas. As
crianças formam duas filas uma em frente com a outra, sendo que cada dupla irá
receber uma bola e ao sinal da professora irá rolar a bola pelo chão para o
amigo, primeiro com uma mão depois com a outra.
Movimentos em pé:
Solicite que as crianças realizem giros para o lado direito e, depois, para o
esquerdo. Então, repetem-nos, mas agora, de olhos fechados. Peça para as
crianças andarem apoiadas nos calcanhares e depois na ponta dos pés.
Brincadeira do quadrado:
Marque um quadrado grande no chão com fita crepe. Coloque uma música e peça
para as crianças dançarem ao redor dele (do lado de fora). Quando a música
parar, todas as crianças vão para dentro do quadrado. Então a brincadeira
recomeça só que com um quadrado menor (a professora desmarca o primeiro
quadrado e faz outro, também com fita crepe). Novamente, quando a música parar,
as crianças vão para dentro do quadrado, até que as crianças precisem ajudar
umas as outras para que caibam todas dentro do quadrado.
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