quarta-feira, 26 de abril de 2017

Atividade de Movimento


                                                                                                             

 Brincar de aviãozinho: Mostre a posição e peça para as crianças repetirem-na: tronco um pouco inclinado para frente, em um só pé, braços abertos, acompanhando a linha do ombro. As crianças brincam utilizando uma perna de apoio, depois trocam e apoia a outra perna. Em duplas, uma criança de frente para a outra, de mãos dadas e pés juntos: ao sinal da professora, devem tentar pular para um lado e para o outro, sem soltar as mãos.

  Atividade de Equilíbrio: Fita crepe colada em linha reta no chão: Peça para as crianças andarem em cima da fita, de frente (na ida) e de costas (na volta). Corda colada em linha reta no chão. Repita a solicitação anterior e acrescente uma terceira tarefa, juntar os pés e pular com ambos de um lado e do outro, utilizando a corda no meio como referencial. Depois, mantenha a corda esticada no chão, dando alguns nós no meio dela. As crianças terão mais dificuldade de andar em cima dela tendo de pisar nos nós. Depois, peça que eles andam por baixo da corda e por cima da corda. Tábua de caminhar: Se possível utilize uma tábua de equilíbrio ou uma tábua feita de EVA. Repita as movimentações anteriores e acrescente caminhar lateralmente. Finalização: Peça para as crianças caminharem na tábua ou no banco com um objeto na mão (pode ser uma bexiga, pois é leve). Depois, coloque no meio da tábua um pequeno obstáculo, fazendo com que, no caminhar, a criança precise passar por cima dele sem cair. O obstáculo pode ser uma corda enrolada ou algo similar, não muito alto. Após os exercícios dirigidos, peça que as crianças equilibrem caixas de fósforo, saquinhos de feijão ou de areia, na cabeça, nos pés, na palma das mãos.

Brincadeira da Etiqueta: Forme duplas e espalhe as crianças pela sala. Entregue uma etiqueta adesiva para cada criança e explique as regras: quando você falar o nome de uma das partes do corpo, ela deverá colar a etiqueta no colega (na parte falada).

Trabalhar com bola: As crianças formam uma fila e devem passar a bola para os amigos por cima da cabeça e depois pelo meio das pernas. As crianças formam duas filas uma em frente com a outra, sendo que cada dupla irá receber uma bola e ao sinal da professora irá rolar a bola pelo chão para o amigo, primeiro com uma mão depois com a outra.

 Movimentos em pé: Solicite que as crianças realizem giros para o lado direito e, depois, para o esquerdo. Então, repetem-nos, mas agora, de olhos fechados. Peça para as crianças andarem apoiadas nos calcanhares e depois na ponta dos pés.

Brincadeira do quadrado: Marque um quadrado grande no chão com fita crepe. Coloque uma música e peça para as crianças dançarem ao redor dele (do lado de fora). Quando a música parar, todas as crianças vão para dentro do quadrado. Então a brincadeira recomeça só que com um quadrado menor (a professora desmarca o primeiro quadrado e faz outro, também com fita crepe). Novamente, quando a música parar, as crianças vão para dentro do quadrado, até que as crianças precisem ajudar umas as outras para que caibam todas dentro do quadrado.
    


Nenhum comentário:

Postar um comentário