VAI E VÉM
Objetivo – Desenvolver a
coordenação ampla, viso - motora, atenção.
Atividade – A atividade é
desenvolvida com um brinquedo que deve ser utilizado em duplas, o brinquedo
pode ser desenvolvido com garrafas pets, fitas adesivas, argolas e fios ou
adquirido em lojas especializadas.
Desenvolvimento da atividade -
Os participantes da atividade devem segurar nas extremidades, nas argola plásticas, dando
impulso, ao abrir os braços, no objeto para a outra extremidade.
CORDA
Objetivo – Desenvolver a
coordenação motora ampla, o esquema corporal, estimular a orientação espacial e
temporal, ampliar o equilíbrio, a lateralidade.
Atividade – A atividade é
desenvolvida com uma corda de quatro metros em média.
Desenvolvimento
das atividades – Pode
ser utilizada no chão, em que a criança anda descalça sobre a corda, com os
braços abertos, procurando manter o equilíbrio.
Aproveitando a
mesma atividade só que agora a criança vai andar de costas sobre a corda.
Ainda esticada no
chão a criança pula com os dois pés juntos para esquerda e para direita
consecutivamente.
A corda pode ser
erguida dez centímetros do chão para a criança pular de um lado para o outro.
A corda pode ser
utilizada pela dupla como cabo-de-guerra, no meio do espaço utilizado deve ter
uma marca no chão, para visualizar quem está vencendo o cabo-de-guerra.
As crianças podem
pular corda.
BAMBOLÊ
Objetivo – Desenvolver a
coordenação motora ampla, o esquema corporal, estimular a orientação espacial e
temporal, ampliar o equilíbrio, a lateralidade.
Atividade – A atividade é
desenvolvida com quatro bambolês em média.
Desenvolvimento
das atividades – Uma
criança deve segurar o bambolê, enquanto outra vem engatinhando para passar por
dentro do bambolê.
Girar o bambolê na
cintura e outras partes do corpo, como pescoço e braço.
Com alguns
bambolês alinhados lado a lado no chão, andar com a perna esquerda no bambolê
esquerdo e a direita no bambolê direito.
Ainda com os
bambolês no chão pular com os dois pés de um bambolê para outro.
Com um bambolê
somente pular para dentro e para fora.
Brincar com o
bambolê na mão, rodando-o como se fosse um volante.
Passar o bambolê
pelo corpo inteiro a começar pela altura da cabeça.
ATIVIDADES PSICOMOTORAS FINAS
ALINHAVOS
Objetivo – Desenvolver a
coordenação motora fina, coordenação viso - motora, esquema corporal, estimular
a orientação espacial, a lateralidade e
melhorar.
Atividade – A atividade é
desenvolvida com alinhavos preparados com papel cartão e figuras plastificado
ou adquiridos prontos.
Desenvolvimento da
atividade – A
criança deve trabalhar o alinhavo de forma livre ou orientada pelo professor. É
possível trabalhar o alinhavo associando outros conhecimentos como as formas
geométricas, números, letras, animais, meios de transporte.
ESPONJAS
Objetivo – Desenvolver a coordenação
motora fina, coordenação viso - motora, esquema corporal.
Atividade – A atividade é
desenvolvida com uma bacia com água e várias esponjas coloridas, com
texturas/dureza diferenciadas.
Desenvolvimento
das atividades – Colocar
as esponjas na água e pedir para a criança retirar uma a uma apertando bem
retirando toda água da esponja.
PINÇA
Objetivo – Desenvolver a
coordenação motora fina, coordenação viso - motora, esquema corporal, a
lateralidade.
Atividade – A atividade é
desenvolvida com dois (ou três) recipientes um com objetos e outro vazio e uma
pinça tamanho médio.
Desenvolvimento
das atividades – A
criança deve transportar os objetos que estão em um recipiente com a pinça para
outro recipiente vazio. Pode ser realizado também pedindo que a criança coloque
os objetos no recipiente esquerdo ou direito.
CAIXA DE
CANUDINHOS
Objetivo – Desenvolver a
coordenação motora fina, coordenação viso - motora, esquema corporal.
Atividade – Será utilizado uma
caixa forrada de material neutro com furos e canudinhos.
Desenvolvimento
das atividades – A
criança recebe a caixa forrada com furos e canudinhos e é orientada para
colocar os canudinhos nos diversos buraquinhos da caixa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário