domingo, 23 de abril de 2017

Plano de aula com sequência didática


TURMA: PODE FAZER ADAPTAÇÃO.

PROFESSORAS: ...........................................

PROJETO DE SALA: Música - Ouvindo e Cantando Estou só Começando

TEMA: Identidade: Eu Sei Quem eu Sou!

EIXO - ETI: Comunicação e Múltiplas Linguagens/ Identidade e Diversidade / Sustentabilidades e Protagonismo

CONTEÚDOS: Linguagem Oral e Escrita, artes visuais, música, movimento e natureza e sociedade. 

TEMPO DE DURAÇÃO: Duas semanas.

JUSTIFICATIVA:
         Visando a necessidade da criança de se apropriar de sua identidade, saber quem ela é entendendo que ela faz parte de um grupo, saber seu nome de perceber diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguindo de características físicas, conhecer seu professor e monitor de referência, desta forma, a sequência vai alargar esse  universo das crianças que até então é restrito proporcionando a  convivência  com outras crianças e com adultos de origens e hábitos diferentes, de aprender novas brincadeiras, adquirir novos conhecimentos sobre a realidade na qual estão inserida. Lembrando que a construção da identidade se manifesta através das interações com o outro.  

OBJETIVO GERAL:
          Proporcionar a criança meios de aquisição de conhecimento de si mesmo e do mundo que a rodeia, a fim de possibilitar a construção de sua identidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  •  Identificar sua imagem no espelho ou em fotos;
  •   Estimular a oralidade;
  •  Reconhecer pelo nome seus colegas de sala, professoras e monitoras
  •  Perceber-se a si e ao outro, as igualdades e diferenças, mediante as interações estabelecidas;
  • Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade; 
  •   Promover a socialização;
  •  Conhecer o peixinho e despertar nas crianças o respeito e cuidado pelos animais ;
  •  Brincar expressando emoções, sentimentos, desejos e necessidades.


RECURSOS DIDÁTICOS:
  •  Caixa de sapato, pratos de papelão e bandejas de isopor;
  •  Tinta guache, pinceis e esponjas;
  •  Papel 40k, papel cartão, papel chamex, cola branca, cola quente, pistola de cola quente e fios de náilon;
  •    Maquinas fotográfica e Fotografias;
  • Aquário e peixes;
  •   Som, CDs e fantoches;
  •     Espelho.

APRESENTAÇÃO OU INTRODUÇÃO:
          Em uma roda de conversa com as crianças apresentar uma caixa surpresa para despertar a curiosidade dos mesmos, nesta caixa terá um espelho onde ao abrir as crianças vão se deparar com a própria imagem refletida no espelho, deixar que eles brinquem se reconheçam. Prosseguir com atividade cantando músicas que insere o nome das crianças, Como: Se eu fosse um peixinho e soubesse nadar tirava a ................... do fundo do mar e outras canções relacionadas. 

PRÁTICA 1 – Trabalhar com “a caixa do tesouro”, para apreciação da imagem e cantar músicas que insiram o nome das crianças. Realizar momentos de fotografias com as crianças.

PRÁTICA 2 – Levar para sala um aquário com um peixinho e apresentar para as crianças observar e despertar curiosidade.  Conversar sobre o peixinho, onde ele vive o que come... Dar um nome ao peixe. Cantar e ensinar o refrão da música ‘Se eu fosse um peixinho. (Obs: inserir o nome da criança)

PRÁTICA 3Artes: Pintura com tinta guache nos pratos descartáveis de papel para confecção do peixinho, onde colocara uma foto da criança e será móbile para sala de referência.

PRÁTICA 4 Momento fotográfico com as crianças e pesquisa do nome com os pais para confecção de um mural com o tema: Eu Sei Quem Eu!

PRÁTICA 5 Carimbo dos pés para fazer peixinho e montar uma arte usando bandejas de isopor para levar pra casa.

CULMINÂNCIA:
·         Será realizado um baile à fantasia;
·         Banho de ducha;
·         Entrega do peixinho para cada criança levar pra casa.


AVALIAÇÃO: ........................................................

REFERÊNCIAS:
  • REFERENCIAL CURRICULAR DE EDUCAÇÃO INFANTIL – Volume III.
  • https://br.pinterest.com

ANEXOS

MODELO DE FICHA PARA ENVIAR AOS PAIS

COLOCAR O NOME DA ESCOLA


CRIANÇA:_____________________PROFESSORA_________________MONITORA__________ 

MAMÃE  ESTOU REALIZANDO UM TRABALHO SOBRE OS NOMES DAS CRIANÇAS DA TURMA, GOSTARIA DE SABER:
1.       
      QUEM ESCOLHEU O NOME DA CRIANÇA?
______________________________________________________________________________

         PORQUE ESTE NOME FOI ESCOLHIDO PARA SUA CRIANÇA?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3      
       QUE TAL CONVERSAR COM SUA CRIANÇA SOBRE A ESCOLHA DO NOME DELA?
_____________________________________________________________________________









Um comentário: