TURMA: PODE FAZER ADAPTAÇÃO.
PROFESSORAS: ...........................................
PROJETO
DE SALA:
Música
- Ouvindo e Cantando Estou só Começando
TEMA: Identidade: Eu
Sei Quem eu Sou!
EIXO
- ETI: Comunicação
e Múltiplas Linguagens/ Identidade e Diversidade / Sustentabilidades e Protagonismo
CONTEÚDOS:
Linguagem
Oral e Escrita, artes visuais, música, movimento e natureza e sociedade.
TEMPO
DE DURAÇÃO:
Duas
semanas.
JUSTIFICATIVA:
Visando
a necessidade da criança de se apropriar de sua identidade, saber quem ela é
entendendo que ela faz parte de um grupo, saber seu nome de perceber diferença
entre as pessoas, a começar pelo nome, seguindo de características físicas,
conhecer seu professor e monitor de referência, desta forma, a sequência vai alargar
esse universo das crianças que até então
é restrito proporcionando a convivência com outras crianças e com adultos de origens e
hábitos diferentes, de aprender novas brincadeiras, adquirir novos conhecimentos
sobre a realidade na qual estão inserida. Lembrando que a construção da identidade se manifesta através
das interações com o outro.
OBJETIVO
GERAL:
Proporcionar
a criança meios de aquisição de conhecimento de si mesmo e do mundo que a
rodeia, a fim de possibilitar a construção de sua identidade.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
- Identificar sua imagem no espelho ou em fotos;
- Estimular a oralidade;
- Reconhecer pelo nome seus colegas de sala, professoras e monitoras
- Perceber-se a si e ao outro, as igualdades e diferenças, mediante as interações estabelecidas;
- Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade;
- Promover a socialização;
- Conhecer o peixinho e despertar nas crianças o respeito e cuidado pelos animais ;
- Brincar expressando emoções, sentimentos, desejos e necessidades.
RECURSOS
DIDÁTICOS:
- Caixa de sapato, pratos de papelão e bandejas de isopor;
- Tinta guache, pinceis e esponjas;
- Papel 40k, papel cartão, papel chamex, cola branca, cola quente, pistola de cola quente e fios de náilon;
- Maquinas fotográfica e Fotografias;
- Aquário e peixes;
- Som, CDs e fantoches;
- Espelho.
APRESENTAÇÃO OU INTRODUÇÃO:
Em uma roda de conversa com as
crianças apresentar uma caixa surpresa para despertar a curiosidade dos mesmos,
nesta caixa terá um espelho onde ao abrir as crianças vão se deparar com a
própria imagem refletida no espelho, deixar que eles brinquem se reconheçam.
Prosseguir com atividade cantando músicas que insere o nome das crianças, Como:
Se eu fosse um peixinho e soubesse nadar tirava a ................... do fundo
do mar e outras canções relacionadas.
PRÁTICA 1 – Trabalhar com “a
caixa do tesouro”, para apreciação da imagem e cantar músicas que insiram o
nome das crianças. Realizar momentos de fotografias com as crianças.
PRÁTICA 2 – Levar
para sala um aquário com um peixinho e apresentar para as crianças observar e
despertar curiosidade. Conversar sobre o
peixinho, onde ele vive o que come... Dar um nome ao peixe. Cantar e ensinar o
refrão da música ‘Se eu fosse um peixinho. (Obs: inserir o nome da criança)
PRÁTICA
3
– Artes:
Pintura com tinta guache nos pratos descartáveis de papel para confecção do
peixinho, onde colocara uma foto da criança e será móbile para sala de
referência.
PRÁTICA
4
– Momento
fotográfico com as crianças e pesquisa do nome com os pais para confecção de um
mural com o tema: Eu Sei Quem Eu!
PRÁTICA
5
– Carimbo
dos pés para fazer peixinho e montar uma arte usando bandejas de isopor para
levar pra casa.
CULMINÂNCIA:
·
Será realizado um baile à fantasia;
·
Banho de ducha;
·
Entrega do peixinho para cada criança
levar pra casa.
AVALIAÇÃO: ........................................................
REFERÊNCIAS:
- REFERENCIAL CURRICULAR DE EDUCAÇÃO INFANTIL – Volume
III.
- https://br.pinterest.com
ANEXOS
MODELO DE FICHA PARA ENVIAR AOS PAIS
COLOCAR O NOME DA ESCOLA
CRIANÇA:_____________________PROFESSORA_________________MONITORA__________
MAMÃE ESTOU
REALIZANDO UM TRABALHO SOBRE OS NOMES DAS CRIANÇAS DA TURMA, GOSTARIA DE SABER:
1.
QUEM ESCOLHEU O NOME DA CRIANÇA?
______________________________________________________________________________
PORQUE ESTE NOME FOI ESCOLHIDO PARA SUA CRIANÇA?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3
QUE TAL CONVERSAR COM SUA CRIANÇA SOBRE A
ESCOLHA DO NOME DELA?
_____________________________________________________________________________
Amei tudo!
ResponderExcluir