Turma: 1 ano
Professoras:
Introdução
O trabalho a ser desenvolvido com a turma
de 1 ano da Educação Infantil da Escola........................ no ano
de...................., será desenvolvido com base no Referencial Curricular Nacional
para Educação Infantil e Diretrizes da Escola de Tempo Integral e Proposta
Pedagógica da Instituição.
Pretende-se através das atividades
elaboradas e realizadas, observar e acompanhar o desenvolvimento das
capacidades próprias de cada criança, respeitando a especificidade dessa faixa
etária, trabalhando a partir do conhecimento construído, através do
sujeito e o seu relacionamento com o
objeto ( brinquedo) e ou outros, considerando o projeto
................................... tendo por objetivo proporcionar vivências
variadas e ricas com o mundo da imaginação, brincadeiras, músicas, jogos,
leitura e escrita, observando o desenvolvimento de suas capacidades,
priorizando a participação das mesmas.
EIXO: IDENTIDADE E DIVERSIDADE
CONTEÚDOS:
Formação Pessoal e Social
Reconhecer seus
objetos pessoais;
Reconhecer seus objetos pessoais;
Mostrar interesse pelas coisas que não conhece;
Conhecer as relações familiares;
Demonstrar afetividade em relação às pessoas;
Seguir instruções;
Cumprir as
regras;
Saber
localizar-se no espaço;
Saber cooperar
quando solicitado.
Movimento e Música
Descobrir as
características e propriedades de rolar, abaixar, levantar, caminhar sobre
risco no chão;
Vencer
obstáculos, subir e descer, passar por baixo, passar por cima, saltar, virar,
dar cambalhotas sobre colchonetes;
Deslocar-se com
destreza progressiva no espaço do andar, correr e pular;
Desenvolver a
coordenação motora fina e grossa;
Explorar e
utilizar movimentos de preensão, encaixe e lançamento;
Imitar gestos
motores que produzem sons;
Brincar de
pegar, esconder-se, jogar, dançar, cantar e dramatizar;
Dançar
percebendo muitos e diferentes movimentos em coreografias próprias e livres, ou
ensaiadas;
Jogar com bolas,
bambolês, dados e boliche;
Apreciar
diversos estilos musicais;
Resgatar as
diversas músicas e brincadeira de roda.
Objetivo:
Enfatizar a
construção do indivíduo em seus vínculos sociais, que expressam diferenças
culturais, valores e expressões grupais.
EIXO: COMUNICAÇÃO E MÚLTIPLAS LINGUAGENS
CONTEÚDOS:
Artes Visuais
Desenhar,
pintar, amassar, rasgar, colar e modelar;
Manipular
objetos e materiais como: Tinta, água, terra, argila e areia;
Explorar e
reconhecer diferentes movimentos gestuais, visando à produção de marca gráfica;
Cuidar do
próprio corpo e dos colegas no contato com o suporte e matérias de arte;
Cuidar do
material produzido individualmente ou em grupo;
Manipular variados
suportes gráficos como: jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas e
madeiras;
CONTEÚDOS: Linguagem oral e Escrita
Manusear revistas e livros;
Familiarizar-se aos poucos com a escrita através do contato com livros,
Revistas e histórias;
Desenhar no chão
e no papel.
Saber o momento
certo de falar e ouvir no grupo;
Despertar o
gosto pela leitura.
CONTEÚDOS: Lógicos e Matemáticos
Fazer contagem
oral;
Identificar
tamanho, cores , e quantidades ( muito/pouco, cheio/vazio, grosso/fino,
baixo/alto, igual/diferente, tudo/nada, curto/comprido, dentro/fora, em
cima/embaixo, frente/atrás, frio/quente;
Utilizar a
linguagem oral para expor quantidade;
Identificar os
colegas que faltou através do nome;
Iniciar conceito
de lateralidade
Objetivos:
Interessar-se
pelas próprias produções e as dos outro, desenvolvendo o gosto, cuidado e
respeito pelo processo de produção e criação.
Familiarizar-se
aos poucos com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se
faz necessária e através do contato com livros, revistas e histórias em
quadrinhos.
Realizar as
atividades propostas com interesse, entendimento, atenção e compreensão.
EIXO: SUSTENTABILIDADE E PROTAGONISMO
CONTEÚDOS: Natureza e Sociedade
Conhecimento
sobre o meio em que vive;
Minha família (
parentesco e árvore genealógica);
Identidade:
Construção e compreensão da identidade;
Convívio em
sociedade: Regras, convivência e valores;
Conhecimentos e
curiosidades sobre animais;
Fenômenos
naturais como: chuva e vento;
Brincar com paródias
feitas a partir de musicas folclóricas.
Valorização da
cultura através das parlendas advinha, ciranda de rodas
O corpo: Partes
do corpo, função, higiene, saúde e alimentação.
Objetivos:
Propiciar
condições de análise e crítica das situações e fatos do dia a dia, para que
possam fazer escolhas assertivas para si e para o grupo social ao qual
pertencem, tornando-se cidadãos conscientes e solidários, que atuem e
modifiquem positivamente sua realidade.
Bibliografia
Referencial
Curricular Nacional para Educação Infantil – Brasília: MEC/SEF, 1998.
Cadernos de
Diretrizes Curriculares 2. Identidade e Diversidade.
Fontes de
Pesquisa: WWW.Nova Escola. com. br e outros específicos para Educação Infantil-
feitas as devidas adaptações de acordo com os turma e estrutura da instituição.
Indicadores da Qualidade na Educação
Infantil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário