domingo, 23 de abril de 2017

Intenções Pedagógicas


 

Turma: 1 ano
Professoras:
Introdução
O trabalho a ser desenvolvido com a turma de 1 ano da Educação Infantil da Escola........................ no ano de...................., será desenvolvido com base no Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil e Diretrizes da Escola de Tempo Integral e Proposta Pedagógica da Instituição.
Pretende-se através das atividades elaboradas e realizadas, observar e acompanhar o desenvolvimento das capacidades próprias de cada criança, respeitando a especificidade dessa faixa etária, trabalhando a partir do conhecimento construído, através do sujeito  e o seu relacionamento com o objeto ( brinquedo) e ou outros, considerando o projeto ................................... tendo por objetivo proporcionar vivências variadas e ricas com o mundo da imaginação, brincadeiras, músicas, jogos, leitura e escrita, observando o desenvolvimento de suas capacidades, priorizando a participação das mesmas.
EIXO: IDENTIDADE E DIVERSIDADE
CONTEÚDOS:

Formação Pessoal e Social

Reconhecer seus objetos pessoais;
     Reconhecer seus objetos pessoais;
     Mostrar interesse pelas coisas que não conhece;
     Conhecer as relações familiares;
     Demonstrar afetividade em relação às pessoas;
     Seguir instruções;
Cumprir as regras;
Saber localizar-se no espaço;
Saber cooperar quando solicitado.

Movimento e Música

Descobrir as características e propriedades de rolar, abaixar, levantar, caminhar sobre risco no chão;
Vencer obstáculos, subir e descer, passar por baixo, passar por cima, saltar, virar, dar cambalhotas sobre colchonetes;
Deslocar-se com destreza progressiva no espaço do andar, correr e pular;
Desenvolver a coordenação motora fina e grossa;
Explorar e utilizar movimentos de preensão, encaixe e lançamento;
Imitar gestos motores que produzem sons;
Brincar de pegar, esconder-se, jogar, dançar, cantar e dramatizar;
Dançar percebendo muitos e diferentes movimentos em coreografias próprias e livres, ou ensaiadas;
Jogar com bolas, bambolês, dados e  boliche;
Apreciar diversos estilos musicais;
Resgatar as diversas músicas e brincadeira de roda.

Objetivo:
Enfatizar a construção do indivíduo em seus vínculos sociais, que expressam diferenças culturais, valores e expressões grupais.


EIXO: COMUNICAÇÃO E MÚLTIPLAS LINGUAGENS
CONTEÚDOS:

 Artes Visuais

Desenhar, pintar, amassar, rasgar, colar e modelar;
Manipular objetos e materiais como: Tinta, água, terra, argila e areia;
Explorar e reconhecer diferentes movimentos gestuais, visando à produção de marca gráfica;
Cuidar do próprio corpo e dos colegas no contato com o suporte e matérias de arte;
Cuidar do material produzido individualmente ou em grupo;
Manipular variados suportes gráficos como: jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas e madeiras;

CONTEÚDOS: Linguagem oral e Escrita
      Manusear revistas e livros;
     Familiarizar-se aos poucos com a escrita através do contato com livros,
      Revistas  e histórias;
Desenhar no chão e no papel.
Saber o momento certo de falar e ouvir no grupo;
Despertar o gosto pela leitura.

CONTEÚDOS: Lógicos e Matemáticos

Fazer contagem oral;
Identificar tamanho, cores , e quantidades ( muito/pouco, cheio/vazio, grosso/fino, baixo/alto, igual/diferente, tudo/nada, curto/comprido, dentro/fora, em cima/embaixo, frente/atrás, frio/quente;
Utilizar a linguagem oral para expor quantidade;
Identificar os colegas que faltou através do nome;
Iniciar conceito de lateralidade

Objetivos:
Interessar-se pelas próprias produções e as dos outro, desenvolvendo o gosto, cuidado e respeito pelo processo de produção e criação.
Familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e através do contato com livros, revistas e histórias em quadrinhos.
Realizar as atividades propostas com interesse, entendimento, atenção e compreensão.

EIXO: SUSTENTABILIDADE E PROTAGONISMO
CONTEÚDOS: Natureza e Sociedade

Conhecimento sobre o meio em que vive;
Minha família ( parentesco  e árvore genealógica);
Identidade: Construção e compreensão da identidade;
Convívio em sociedade: Regras, convivência e valores;
Conhecimentos e curiosidades sobre animais;
Fenômenos naturais como: chuva e vento;
Brincar com paródias feitas a partir de musicas folclóricas.
Valorização da cultura através das parlendas advinha, ciranda de rodas
O corpo: Partes do corpo, função, higiene, saúde e alimentação.

Objetivos:
Propiciar condições de análise e crítica das situações e fatos do dia a dia, para que possam fazer escolhas assertivas para si e para o grupo social ao qual pertencem, tornando-se cidadãos conscientes e solidários, que atuem e modifiquem positivamente sua realidade.

Bibliografia

Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil – Brasília: MEC/SEF, 1998.
Cadernos de Diretrizes Curriculares 2. Identidade e Diversidade.
Fontes de Pesquisa: WWW.Nova Escola. com. br e outros específicos para Educação Infantil- feitas as devidas adaptações de acordo com os turma e estrutura da instituição.
      Indicadores da Qualidade na Educação Infantil.






Nenhum comentário:

Postar um comentário