segunda-feira, 19 de junho de 2017

"Modelo de Parecer" Será Que Existe?




Todo final de semestre é a mesma coisa para os professores, é hora de elaborar os relatórios individuais dos alunos. Os tão famosos pareceres. É de suma importância lembrar que os pareceres começam a serem construídos desde quando a criança chega a instituição. Você deve estar perguntando como? – Toda vez que você aplica  uma atividade e faz anotações das observações da criança em relação à atividade aplicada você esta elaborando parte do seu parecer. É ali que você vai registrar as capacidades, os avanços e retrocessos da criança. O parecer se for construído dessa forma não será  difícil  redigir. Ficara verdadeiro e ao ler você consegue visualizar a criança nele. Escolhi alguns  relatórios, para colocar como sugestão, apenas  para dar uma direção mesmo. E quando for construir o  seu parecer, pense na sua criança, volte as atividades trabalhadas e visualize o momento isso vai te ajudar muito e boa sorte!  Espero ter ajudado...

 ANA CARLA

A criança adaptou-se bem a rotina da creche este é o segundo ano dela na instituição, já conhecia a maioria dos colegas e alguns professores. É alegre, muito carinhosa, tem bom relacionamento com os colegas, professores e demais funcionários da instituição. Sempre prestativa em atender solicitações em ajudar a guardar os brinquedos após usá-los, é muito organizada e cuidadosa com os mesmos.
Quando necessário sabe expressar seus sentimentos e necessidades, tenta resolver algumas situações de conflitos e se não consegue sozinha, pede ajuda a professora. Mas não gosta de ser alertada sobre seu comportamento.  Brinca com todas as colegas tendo uma forte característica de liderança. Mas em algumas brincadeiras tem uma colega em especial que gosta de brincar. Às vezes  chega a discutir com os colegas dizendo que Ana Laura é amiga só dela. É preciso a intervenção da professora, pois fica com sentimento de posse. Tipo, ninguém pode brincar com ela só eu. Inúmeras vezes parei as brincadeiras para conversarmos sobre isso. Ela, porém faz birras e continua insistindo que a amiga é só dela. 
Sua linguagem oral está bem desenvolvida, tem usado frases curtas, mas com clareza, nas  rodas de conversa  tem muita  atenção é participativa procura interagir com a professora nas atividades propostas e sempre contribuindo com vivências pertinentes ao tema tratado, quando estávamos trabalhando sobre a dengue, relatava fatos de sua casa dizendo que os pais fazia para que o mosquito não fosse lá. Repetia o que eu tinha falado sobre os devidos cuidados para prevenção do mesmo, demonstrando conhecimento interesse e curiosidade sobre o assunto.
             É inteligente e esperta, absorve muito rápido as coisas, tem facilidade em repetir e memorizar gestos, acompanhar ritmos e danças. Aprecia e realiza com prazer as dramatizações de histórias realizadas na sala de fantasia. Na abertura do projeto pediu para participar da peça de teatro e representou muito bem seu papel, foi desinibida e ficou feliz em fazê-lo.
No cantinho da leitura, aprecia a hora da história tem uma concentração satisfatória  gosta de manusear livros e revistas observando as figuras e nomeando-as.
No parque, sobe e desce no escorregador com destreza por várias vezes sem parar, brinca no vai e vem e divide o espaço com os coleguinhas sem conflitos, apresenta desenvoltura nas atividades que envolva correr, subir, escorregar, andar, tem equilíbrio e noção espacial, utiliza  de contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais reconheça sua necessidade.
Consegue coordenar braços e pernas nas atividades físicas, salta pequenos obstáculos, mostrando um controle motor próprio da sua idade.
Observa e descreve as propriedades dos objetos, dizendo cor, tamanho e nomeando-os. Nas brincadeiras com legos utiliza e executa os movimentos de encaixe, constrói torres, trenzinhos, escadas e até tapetes, é muito criativa e tudo que faz mostra a professora. Encontra-se na fase da garatuja riscando e rabiscando a folha sem intenção. Tem habilidades em lidar com massinha de modelar, realiza modelagens de bolinhas, cobrinhas e às vezes diz que fez doce e coxinha.
Tem demonstrado um comportamento autônomo no uso de talher, copo e prato. Aceita bem o alimento que é oferecido, gosta de experimentar saladas, mas ainda tem resistência em aceitar cenoura e beterraba.
           É independente quanto ao uso do banheiro, identifica e nomeia as partes do corpo, acha divertido fazer isto através de músicas e brincadeiras.  Reconhece objetos de uso pessoal como: mochila, calçado, copo e escova. Aprecia o momento do banho, já consegue tirar e vestir a roupa sozinha, porém às vezes prefere esperar pela monitora, se ensaboa, deixa lavar o cabelo tranquila,  gosta de escolher as roupas que vai usar e após o banho espera para pentear o cabelo, depois de penteado sempre mostra orgulhosa, se sentindo linda. Na hora do repouso, tem dificuldades para relaxar, fica muito inquieta, leva um bom tempo para dormir. Nos jogos e brincadeiras tem sempre iniciativa, oferecendo para participar, tem atitudes cooperativas tanto com a professora como com os colegas.

 ANA CLARA 

Sua adaptação ocorreu de forma espontânea no convívio diário com os colegas. É uma criança extremamente sociável e carinhosa, que interage muito bem com todos da instituição.
Sua oralidade está em pleno desenvolvimento, consegue expressar suas ideias com clareza relata fatos ocorridos na vida diária, sempre fala sobre seus passeios na roça com a família. Esta cada vez mais falante, participando das rodas de conversas. Interagindo com os colegas e professoras. Gosta de cantar e fazer gestos principalmente à música do “Guto”. Conhece todos os colegas pelo nome e também sabe falar o nome da mãe e do pai.
Tem habilidades para executar movimentos envolvendo os grandes músculos, andar, correr, saltar, arremessar, chutar, apresenta equilíbrio em andar sobre pneus, saltar pequenos obstáculos. Com relação à motricidade fina, modela com massinha, usa giz de cera para desenhar, consegue encaixar, montar e desmontar peças de legos tampa e destampa vários tipos de vidros, pequenos grandes, consegue empilhar blocos de madeira e tampinhas. Interessa-se pelas aulas de artes, para ela é um momento de grande prazer, é criativa e dedicada nas realizações de suas produções, participando com muita alegria e concentração, sempre se preocupa em não sujar a roupa de tinta, avisando os colegas para não deixar cair na mesa ou no chão é um amor de criança.
Demonstra atitudes de respeito, solidariedade e carinho para com todas as pessoas com quem convive na instituição.
No cantinho da leitura interessa-se pelas histórias contadas e lidas pela professora e da mesma forma adora manipular os livros, revistas, nomeia e identifica imagens, mas ainda não consegue fazer reconto. Gosta de se fantasiar, fazer maquiagem no rosto e se diverte observando sua imagem no espelho.
Nas brincadeiras com músicas demonstra estar à vontade quando solicitada a participar, se envolve dançando em função da mesma, sozinha, em grupo, canta gosta de imitar animais, seus sons e movimentos. Consegue realizar contagem oral até dez, na atividade de arremesso ela foi uma dos que conseguiu encaixar  oito, de  dez bolinhas no caixote. Tem ótima noção espacial. Também consegue agarrar com facilidade arremessos de bola e jogá-la de volta ao arremessador. Se divertiu muito na brincadeira “seu lobo está?” Ela fazia a pergunta para o lobo e quando ele respondia ela ria tanto que teve um momento em que deitou-se no chão de tanto rir. Demonstra muita alegria em estar aqui na instituição. Todos os dias quando chega logo pede para pegar na boneca Mile da chiquititas e fica com ela no colo por um bom tempo. E todas as vezes que brincamos de faz de conta ela não se interessa por outros brinquedos mesmo oferecendo ainda prefere a boneca.
Aceita a alimentação que é oferecida com prazer e alimenta-se sozinha e bem, fazendo uso do talher e copo com segurança. Reconhece objetos de uso pessoal seu e de seus colegas tais como: mochila, calçados, lençol, toalha e copo. Identifica e nomea partes do corpo. Aprecia muito a hora do banho, e neste momento segundo a monitora ela relata muitos fatos de sua vivência. Ainda não consegue  tirar a roupa sozinha e só  veste com ajuda da monitora.
             Já controla os esfíncteres. A criança manifesta bons hábitos de higiene, aprecia a escovação, realiza os movimentos corretos sobre a orientação da monitora. Na hora do repouso mostra-se tranquila aproveitando bem esse tempo para descansar. É admirável o cuidado e carinho dela pela natureza, é  cuidadosa ao tocar nas plantas sempre avisa os coleguinhas para terem cuidado e ainda diz “não é professora” no  dia em que estávamos plantando a cenoura encontramos muitas minhocas o Paulo queria matá-las mas ela logo dizia “não pode ela vai chorar”. Muito incrível participar do desenvolvimento da Ana Clara.

ANA LUIZA

A criança quando chegou à instituição chorou um pouco nos primeiros dias, mas aos poucos foi se adaptando, e hoje se sente segura chega sempre sorrindo. É uma criança meiga, tímida e muito sensível. Diante de conflitos com os colegas, se posiciona recorrendo á professora quando necessita, mas tem dificuldades de expressar suas vontades e desejos. É solidária com todos.
Vem se manifestando cada vez mais nas brincadeiras, contando-me novidades e conversando com os colegas. No inicio, era muito encabulada e quase não falava ou falava tão baixinho que a professora tinha dificuldades para entender. Sempre estimulava a falar, conversando muito com ela e procurando não forçá-la ou constrangê-la. Até seu choro é baixinho, é preciso prestar atenção para perceber as coisas, pois é muito discreta.
Nas rodinhas canta e acompanha as canções com palmas e gestos fica toda vergonhosa quando seu nome é citado em alguma música, mas gosta de ser lembrada. Conhece a professora e os colegas pelo nome, identifica seus pertences, como: mochila, copo, lençol e toalha.
Geralmente não tem preferência por brinquedo o que lhe oferecer aceita e fica satisfeita. Costuma pedir outro para complementar. Brinca em grupo, mas a maioria das vezes brinca sozinha, com bonecas, panelinhas, se identifica com a colega Ana Lívia em muitos momentos estão juntas. Nas atividades propostas sempre participa, mas deixa claro seu medo e insegurança ao realizar tais atividades. Fica sempre a espera de comandos, não tem iniciativa própria.
No parque brinca mais nos balanços de vai e vem é onde fica mais tranquila, mas se tiver outra criança ao lado dela, se ficar sozinha rapidamente abandona também o brinquedo e sai. Quando vai subir na casinha sempre chama, a professora e à medida que caminha pede para que fique perto dela, segure em sua mão pra passar na ponte é muito receosa.  Consegue subir nos escorregadores, mas na hora de descer eu preciso auxiliá-la, sozinha não consegue. Só anda sobre os pneus também apoiada nas mãos da professora, e sempre achando que vai cair. Inúmeras vezes pergunta, “vou cair?” Sempre faço as intervenções necessárias. Sua coordenação motora está em desenvolvimento precisa ser estimulada, ainda não consegue coordenar braços e pernas, por ex: a música “O Guto bate com um martelo” ela não acompanha os movimentos de braços pernas e cabeça tudo em conjunto. Nas atividades de artes percebo o cuidado dela com sua produção, assim que termina seja o desenho ou pintura chama a professora para mostrar sentindo se realizada peloTrabalho. Encontra-se na fase da garatuja, riscando e rabiscando a folha sem nenhuma intenção, explora e brinca com as cores em suas artes.
Seu progresso em termos de participação nas atividades grupais vem acontecendo, superando sua inibição. No cantinho da leitura ou na sala de fantasia quando proponho  dramatizarmos uma história  participa, gosta de vestir as fantasias se sente linda e fica desfilando com a roupa, mostrando se para os colegas.
Aceita a alimentação que é oferecida, mas não gosta muito de comidas secas como farofa, também não aprecia o purê de batata, prefere ensopado. Tem também resistência em aceitar verduras e alguns tipos de frutas como: pera e mamão.
Aprecia o momento do banho, ajuda a tirar e a vestir a roupa, identifica os objetos usados na higiene corporal e valoriza práticas de higiene. Já consegue nomear partes do corpo,  passa o sabonete sobre o mesmo sozinha e tem hábitos de contar casos  de vivencia familiar neste momento, mas tem pavor em lavar os cabelos. Quando observa que tem o vidro de xampu exposto, logo deduz que é o dia de lavar os cabelos ai começa a chorar e na hora de enxaguar grita, fica muito angustiada mesmo conversando muito com ela. A Ana Luiza parece uma bonequinha, linda e extremamente sensível.

PAULO PEREIRA

O Paulo não apresentou dificuldades em adaptar-se à rotina da instituição pelo fato de ser o seu segundo ano na mesma. É uma criança alegre, inteligente e muito carinhoso. Brinca e interage com os colegas, em especial com Ana Laura com quem tem um vínculo afetivo muito forte, vive dizendo que ela é sua amiga, tem ciúmes dela não gosta quando brinca com outras crianças.  As  vezes, seu comportamento oscila, há momentos em que aparenta tranquilo participa das atividades proposta de forma espontânea e momentos de estranhamento onde costuma fugir  da sala, chorar e até  fazer um certo charminho. Relaciona-se muito bem com a professora e com os colegas e todos os funcionários do convívio da instituição. Comunica-se com facilidade e esbanja simpatia. Já identifica e nomeia todos, reconhece seus objetos pessoais e os dos colegas e professora. Vem apresentando consideráveis progressos em suas interações e tem se integrado com facilidade aos grupos. Nas brincadeiras do solário, por exemplo, interage com crianças de outras turminhas e já não necessita mais que eu esteja ao seu lado, sendo necessário apenas que eu permaneça no seu campo de visão. Já está negociando brinquedos, justificando sua posição e explicando seus descontentamentos. Nas disputas por brinquedos ou durante conflitos, em algumas vezes costuma reagir impulsivamente, e aos poucos vem buscando corrigir esta atitude e demonstra estar construindo um controle de suas ações. Seu brinquedo de preferência é um carrinho onde ele insiste em brincar de empurrá-lo com a mão.
Sempre animado e muito simpático, se diverte escapando para a sala onde a mãe trabalha e, ao retornar, conta alegre e orgulhoso que fugiu para ver a “a mamãe”. Muito determinado e seguro de suas decisões, já tem suas preferências e solicita as músicas e brincadeiras, insistindo para que sejam repetidas várias vezes. A sua canção preferia tem sido “o João pegou pão”, a qual ele solicita várias vezes consecutivas e não se cansa de cantar e dançar, sempre dramatizando os movimentos e inserindo os colegas na brincadeira.
Muito prestativo, tem sido um ótimo ajudante, coloca papéis no lixo, ajuda na hora de recolher brinquedos, materiais e outros objetos e faz questão de auxiliar nas tarefas cotidianas, como pegar um pano para ajudar a limpar a mesa, após as atividades de artes.
            Na área da linguagem oral, é despachado e muito simpático, comunica-se de forma objetiva, se fazendo entender de forma clara e chegando a ficar irritado quando não consigo entendê-lo de primeira. Utiliza frases, reconta pequenas histórias ou trechos e tem demonstrado entendimento a
cerca de algumas noções de tempo como antes/depois/agora. Suas brincadeiras prediletas são aquelas que lhe permitem desafios, inventar e usar a imaginação. Sempre criativo, cria bichinhos, biscoitos e alimentos com as massinhas de modelar. Faz aviões, torres e pontes com peças de legos.
Na brinquedoteca, gosta de brincar com lençóis para construir barraca ou para cobrir o rosto e fingir ser um fantasma. Na área motora, evidencia um ótimo domínio corporal. O caminhar é harmonioso e as corridinhas estão cada dia mais equilibradas, raramente tropeça e cai e tem conseguido desviar dos colegas, evitando trombadas, sobe e desce com muita destreza dos escorregadores. Evidencia agilidade no manejo dos talheres, alimenta-se bem, porém não aceita saladas, é preciso estímulo e incentivo com relação à alimentação. Adora as atividades de artes  principalmente as que envolvem tintas. Explora bem os materiais e gosta de sentir a textura das tintas entre os dedos, mostrando interesse na descoberta das cores, sempre se lambuza costuma pintar o papel quase sempre no mesmo lugar. É visível a paixão dele pelas cores, quer usar todas ao mesmo tempo.
Aprecia o momento do banho, mas ainda não consegue retirar nem vestir a roupa sozinho necessitando da ajuda da monitora. Gosta de lavar os cabelos e mostrar como ficou cheiroso. Já faz controle dos esfíncteres, porém quando vai fazer uso do banheiro não gosta que fique olhando, diz que quando terminar chama. É muito vergonhoso.
Tem sido gratificante e prazeroso contemplar as descobertas do Paulo e contribuir de forma significativa com estes aprendizados, pois a cada dia sua curiosidade o instiga a fazer novas descobertas, deixando a todos repletos de muita admiração.

  VITHOR IGOR   


É uma criança assídua, alegre, esperto e muito comunicativo. Manifesta-se espontaneamente nas rodas de conversas, sabe expressar seus sentimentos e necessidades, procura ajuda da professora quando necessário. Tem um bom relacionamento com todos os colegas e funcionários da instituição principalmente com a professora com quem ele tem um vinculo forte de amizade, confiança e respeito. Esta sempre relatando fatos de sua vivencia familiar, contando novidades, sobre passeios e brincadeiras fora do ambiente da instituição. Na sala tem uma ligação afetiva mais forte com o Paulo que apesar de serem amigos as vezes se estranham muito. Sempre a professora precisa intervir em situações  de conflitos entre os dois que geralmente acontece por disputa de brinquedo.

  É uma criança muito inteligente, gosta de participar das conversas na rodinha, reconhece os  combinados e rotina da turma, por exemplo: hora do café, almoço, brinquedoteca, repouso, escovação e outros. Participa ativamente das atividades propostas, tem iniciativa para  recontar histórias utilizando a linguagem das imagens, nos desenhos percebe detalhes é observador.

Ultimamente percebi que ele mudou um pouco seu comportamento tornando necessário estar sempre conversando com ele sobre, saber esperar sua vez, entender que os colegas também tem os mesmos direito de participar, quer ser o primeiro na fila, só ele pode agradecer pelo lanche, jantar, e quando é alertado sobre seu comportamento, não aceita, faz birras,  chora, grita nervoso e até faz gestos agressivos, bate em si mesmo, impondo que sua vontade seja feita. Porém no inicio do ano quando chegou aqui não era assim estava sempre tranquilo, todos os dias chorava para não ir embora, querendo ficar mais tempo na instituição. E nesta época ele morava apenas com a avó. E agora segundo informações da família a sua mãe  retornou e ele foi morar com ela.
Demonstra satisfação nos momentos de lazer (parque, brincadeiras lúdicas e jogos). Brincando com os legos consegue montar brinquedos com perfeição como: carrinho, trenzinho e outros. Tem equilíbrio nas brincadeiras de obstáculos como: virar cambalhotas, correr, subir, descer e pular corda, andar sobre pneus. Gosta muito da brincadeira dança da cadeira.
Nas atividades do cantinho de leitura, gosta de ouvir histórias e manusear livros, tendo uma certa preferência por livros que trazem figuras grandes. Nas atividades com tinta, no papel  preocupa-se em preencher todos os espaços da folha e gosta de explorar os materiais como pincel, espuminha mas acaba sempre pintando com as mãos. Admira as mãos toda suja de tinta. Aprecia as músicas do Patati  Patata, galinha pintadinha, consegue assistir desenhos se concentra por um tempo satisfatório, gosta de dançar em função da música.

JONAS

         A criança teve um pouco de dificuldade em adaptar-se a instituição chorando muito nos primeiros dias, e não aceitava que a professora fizesse nem um gesto de carinho, por exemplo, pegar em sua mão, ou mesmo colocá-lo no colo, logo fazia uma carinha de bravo. E esta não é sua primeira experiência, pois já havia frequentado a instituição no ano anterior, já conhecia a professora e alguns colegas, mas mesmo assim sua adaptação foi difícil. Porém agora se mostra  mais tranquilo e seguro no ambiente da creche. É uma criança reservada.
          A linguagem oral está em pleno desenvolvimento pronunciando palavras soltas, e geralmente quando fala é muito baixinho quase não da pra entender o que fala. Quando quer alguma coisa tem hábito de apontar com o dedo, é preciso estimulá-lo a falar.  Nas rodinhas demonstra-se bem tímido geralmente não participa não fala nada apenas ouve e observa. Acompanha as músicas com palmas, gosta bastante da cantiga “palminhas vamos bater e depois as mãozinhas pra trás esconder” fica feliz quando estamos cantando, e ansioso para o momento de achar as mãos. Ainda não toma iniciativa nas brincadeiras cantadas e nem nas conversas dirigidas. Sempre quieto no seu canto sendo necessário a todo instante estar instigando e motivando a participar e experimentar. Às vezes não gosta de realizar as atividades, aparentando desânimo e cansaço.
          Na brinquedoteca, percebo que não escolhe um brinquedo, mas fica o tempo todo em conflito com os colegas pelo fato de querer o brinquedo que esta com o outro. Faço as intervenções necessárias no momento e ofereço-lhe outros brinquedos, mas sempre faz a mesma coisa. Ultimamente está mais próximo da colega Ana Laura com quem sempre está brincando às vezes é alvo de disputa das colegas que querem ficar sempre perto dele.
           Em uma atividade de caixa surpresa com um espelho dentro, onde a criança abri a caixa e se depara  com sua imagem,  ele parecia não acreditar e dizia “Jo e apontava para ele” sorria e olhava de novo e de novo, ficou muito surpreso em encontra-lo ali, no espelho. Foi uma atividade bem marcante com certeza na vida dele.
          Ainda não apresenta iniciativa e segurança em atividades que envolva correr, subir, descer e saltar pequenos obstáculos, necessitando da ajuda e incentivo da professora.  Ainda não consegue realizar contagem oral nas brincadeiras que necessitam. No cantinho da leitura aprecia muito manusear livros e observar as figuras, gosta de ouvir histórias contadas, mas as que mais lhe chama
a atenção é as contadas usando fantoches. Apesar de sua timidez ele se oferece para participar de dramatizações.
          Durante as refeições, alimenta-se bem, e  não rejeita nenhum um alimento que lhe é oferecido comendo com muito gosto, come devagar, e as vezes fica esperando que a professora coloque na boca dele, tenho que ficar lembrando a todo momento, incentivando  a pegar na colher e comer por que ele sabe manusear bem os talheres porém fica desanimado. No momento do banho, fica esperando que alguém leve a sua mochila todos os dias é preciso lembrá-lo de pegar, retira e veste a roupa com ajuda da monitora, consegue identificar algumas partes do corpo, mas não sabe passar o sabonete ainda sozinho, na verdade o Jonas é muito dependente precisa trabalhar muito a autonomia. Já adquiriu o controle esfincteriano, sempre pedindo para ir ao banheiro. No momento do repouso consegue relaxar com muita facilidade é um dos primeiros a dormir, tem um sono tranquilo e longo, aproveitando bem este tempo para descansar.







  


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