PROPOSTA
DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA
EDUCAÇÃO
INFANTIL
TURMA:
PROFESSORA:
TEMA: Brinquedos e
Brincadeiras Oh Que Bom!
EIXO
- ETI: Comunicação
e Múltiplas Linguagens/ Identidade e Diversidade / Sustentabilidades e Protagonismo
CONTEÚDOS:
Linguagem
Oral e Escrita, artes visuais, música, movimento e natureza e sociedade.
TEMPO
DE DURAÇÃO:
Duas
semanas.
JUSTIFICATIVA:
Proporcionar as
crianças à oportunidade de conhecer outras brincadeiras e brinquedos,
participar da construção dos mesmos e
brincar, porque bem sabemos que brincando a
criança aprende a respeitar regras, a ampliar o seu relacionamento social respeitar
a si mesmo e ao outro. Por meio da ludicidade a criança começa a expressar-se
com maior facilidade, ouvir, respeitar e discordar de opiniões, exercendo sua
autonomia. Pensando em proporcionar momentos
de muita interação, diversão e aprendizagem que surgiu a ideia de trabalharmos
essa sequência.
OBJETIVO
GERAL:
Valorizar o gosto pelo brincar, mergulhando na
magia dos brinquedos e brincadeiras, participando da construção do próprio
brinquedo, proporcionando momentos agradáveis de diversão e de alegria.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Promover a socialização
e interação afetiva entre as crianças através das brincadeiras;
·
Proporcionar momentos agradáveis e de prazer;
·
Estimular a linguagem oral através de jogos e
brincadeiras ampliando as possibilidades expressivas do próprio corpo;
·
Conhecer o artista plástico Ivan Cruz e algumas de
suas telas que retratam brincadeiras
incentivando-os a apreciação de obras de artes;
·
Incentivar a vivência
de valores como: cooperação e respeito;
·
Aumentar o repertório de brincadeiras infantil;
·
Desenvolver a coordenação motora ampla
através das brincadeiras.
RECURSOS
DIDÁTICOS:
·
Caixa de sapato, meias;
·
Tinta guache pincéis e esponjas;
·
Papel 40k, papel cartão, papel chamex,
cola branca, cola quente, pistola de cola quente e barbante;
·
Maquinas fotográfica;
·
Imagens de algumas telas de Ivan Cruz;
·
Som, CDs;
·
Revistas e jornais.
APRESENTAÇÃO OU INTRODUÇÃO:
Apresentar para as crianças na rodinha,
as telas do artista Ivan Cruz, para observarem as brincadeiras retratadas, conversar
com as crianças explicando que vamos realizar todas as brincadeiras e construir um
brinquedo durante a sequência .
PRÁTICA 1 – Na rodinha
apresentar algumas telas do artista plástico Ivan Cruz que retratam brincadeiras
como: Ciranda II, Barquinho de Papel, Jogando Bola, Carrinho de Boneca,
Passarás, Balanço e falar um pouco sobre a biografia do artista.
PRÁTICA 2 -
Através de brincadeiras
realizar
a releitura das telas: “Ciranda II” e “Passarás” .
PRÁTICA 3
–
Realizar a releitura da tela “Balanço” através de brincadeiras no parque e momento
fotográfico para confeccionar lembrancinha para a mamãe.
PRÁTICA
4
– Confeccionar
bola de meia, utilizando jornal, realizar releitura da tela “Jogando Bola no
pátio” e brincar com a caixa encaixe a
bola.
PRÁTICA
5
– Releitura
das telas: “Barquinho de Papel” e “Carrinho de Boneca” através de brincadeiras.
CULMINÂNCIA:
Convidaremos as outras turmas para
participar de uma roda de brincadeiras que será realizada no pátio: Dança da cadeira,
corrida do saco, corrida de obstáculo, estátua e corrida do ovo etc.
AVALIAÇÃO:
REFERÊNCIAS:
- REFERENCIAL CURRICULAR DE
EDUCAÇÃO INFANTIL – Volume III.
- Projeto
Institucional Brinquedos e Brincadeiras: Resgatando Valores Com as
Famílias.
ANEXOS
As crianças amam..
ResponderExcluir