quarta-feira, 7 de junho de 2017

Sequência de Atividades

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA
EDUCAÇÃO INFANTIL



TURMA:
PROFESSORA:
TEMA: Brinquedos e Brincadeiras Oh Que Bom!
EIXO - ETI: Comunicação e Múltiplas Linguagens/ Identidade e Diversidade / Sustentabilidades e Protagonismo
CONTEÚDOS: Linguagem Oral e Escrita, artes visuais, música, movimento e natureza e sociedade. 
TEMPO DE DURAÇÃO: Duas semanas.
JUSTIFICATIVA:
        Proporcionar as crianças à oportunidade de conhecer outras brincadeiras e brinquedos, participar da construção dos mesmos  e brincar, porque bem sabemos que brincando a criança aprende a respeitar regras, a  ampliar o seu relacionamento social respeitar a si mesmo e ao outro. Por meio da ludicidade a criança começa a expressar-se com maior facilidade, ouvir, respeitar e discordar de opiniões, exercendo sua autonomia. Pensando em proporcionar momentos de muita interação, diversão e aprendizagem que surgiu a ideia de trabalharmos essa sequência.
OBJETIVO GERAL:
         Valorizar o gosto pelo brincar, mergulhando na magia dos brinquedos e brincadeiras, participando da construção do próprio brinquedo, proporcionando momentos agradáveis de diversão e de alegria.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·        Promover a socialização e interação afetiva entre as crianças através das brincadeiras;
·        Proporcionar momentos agradáveis e de prazer;
·        Estimular a linguagem oral através de jogos e brincadeiras ampliando as possibilidades expressivas do próprio corpo;
·        Conhecer o artista plástico Ivan Cruz e algumas de suas telas que retratam  brincadeiras incentivando-os a apreciação de obras de artes;
·        Incentivar a vivência de valores como: cooperação e respeito;
·        Aumentar o repertório de brincadeiras infantil;
·        Desenvolver a coordenação motora ampla através das brincadeiras.
RECURSOS DIDÁTICOS:
·        Caixa de sapato, meias;
·        Tinta guache pincéis e esponjas;
·        Papel 40k, papel cartão, papel chamex, cola branca, cola quente, pistola de cola quente e barbante;
·        Maquinas fotográfica;
·        Imagens de algumas telas de Ivan Cruz;
·        Som, CDs;
·        Revistas e jornais.
APRESENTAÇÃO OU INTRODUÇÃO:
         Apresentar para as crianças na rodinha, as telas do artista Ivan Cruz, para observarem as brincadeiras retratadas, conversar com as crianças explicando que vamos  realizar todas as brincadeiras e construir um brinquedo durante a sequência .
PRÁTICA 1 – Na rodinha apresentar algumas telas do artista plástico Ivan Cruz que retratam brincadeiras como: Ciranda II, Barquinho de Papel, Jogando Bola, Carrinho de Boneca, Passarás, Balanço e falar um pouco sobre a biografia do artista.
PRÁTICA 2 - Através de brincadeiras realizar a releitura das telas: “Ciranda II” e “Passarás” .
PRÁTICA 3 – Realizar a releitura da tela “Balanço” através de brincadeiras no parque e momento fotográfico para confeccionar lembrancinha para a mamãe.
PRÁTICA 4Confeccionar bola de meia, utilizando  jornal,  realizar releitura da tela “Jogando Bola no pátio” e  brincar com a caixa encaixe a bola.
PRÁTICA 5 Releitura das telas: “Barquinho de Papel” e “Carrinho de Boneca” através de brincadeiras.
CULMINÂNCIA:
          Convidaremos as outras turmas para participar de uma roda de brincadeiras que será realizada no pátio: Dança da cadeira, corrida do saco, corrida de obstáculo, estátua e corrida do ovo etc.
AVALIAÇÃO:
REFERÊNCIAS:
  • REFERENCIAL CURRICULAR DE EDUCAÇÃO INFANTIL – Volume III.
  • Projeto Institucional Brinquedos e Brincadeiras: Resgatando Valores Com as Famílias.


 ANEXOS

Um comentário: