Intenções Pedagógicas
Turno:
Professora:
Introdução
Com o objetivo de propiciar um conjunto de
referências e orientações pedagógicas, este planejamento visa contribuir com a
implantação de práticas educativas que respeitem os direitos fundamentais das
crianças envolvendo dois aspectos indissociáveis: cuidar e educar
fornecendo-lhes uma educação de qualidade onde muitas delas vivem a maior parte
de sua infância.
Seguimos como referências norteadoras os documentos
legais: Referencial
Curricular Nacional para Educação Infantil, Proposta Pedagógica da Instituição, ECA
– Estatuto da Criança e do Adolescente, LEI 8086/90, Indicadores de Qualidade
da Educação Infantil, Caderno de Diretrizes Curriculares da Escola de Tempo
Integral e Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil, que lhe
compreendem e garantem o direito de seres humanos com particularidades próprias. As situações de aprendizagens serão
organizadas através de atividades permanentes, e do Projeto: “Preservando é Que
se Aprende” e outras atividades que fizerem necessárias.
Entendemos
que a educação é à base do princípio de uma vida. Sem ela seria impossível
viver em uma sociedade, onde todos precisam se comunicar uns com os outros.
EIXO: IDENTIDADE E DIVERSIDADE
CONTEÚDOS:
Formação Pessoal e Social
·
Corpo
Humano: Descobrir, conhecer e
controlar progressivamente o próprio corpo, formando uma imagem e adquirir
hábitos de saúde e bem estar, (suas partes, função, movimentos e
equilíbrio);
·
Interação social com os colegas, identificação de si mesmo, do
próximo, do ambiente que vive;
·
Exploração
de retratos;
·
Compartilhar
experiências vividas;
·
Membros
Integrantes da família;
·
Respeito
e valorização de si próprio e com os colegas;
·
Realizar
atividades diárias de higiene e organizar rotinas de práticas de conservação da saúde.
Objetivos:
·
Favorecer a construção da independência e autonomia;
·
Conhecer a história do seu nome;
·
Estimular aos hábitos de cuidado respeito com os
outros e consigo mesmo;
· Desenvolver
hábitos de higiene;
·
Adquirir hábitos e noções que permitam manter uma boa
saúde;
·
Relacionar-se progressivamente com mais crianças, com
seus professores e com demais profissionais da instituição, demonstrando suas
necessidades e interesses;
·
Conhecimento do meio onde vive.
Movimento e Música
·
Exploração sonora de som com voz, corpo, entorno e
materiais sonoros diversos
(
chocalhos, pandeiros e clavas);
·
Escuta de obras musicais variadas;
·
Coordenação motora ampla (grandes músculos – braços,
pernas, troncos: pular, subir, rolar, descer, lançar, correr, andar,
equilibrar, abaixar, levantar, etc.) e fina (pequenos músculos: olhos, nariz,
orelhas, boca, língua, mãos, dedos, pés, pulsos, piscar, dobrar, pegar, pinçar,
etc.);
·
Percepção: ouvir, emitir e identificar sons, trocar,
alisar, provar, cheirar etc;
·
Experimentar situações de
interação com a música, canções e movimentos corporais;
·
Participar de brincadeiras
e jogos cantados e rítmicos.
Objetivos:
· Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando
gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e
demais situações de interação;
·
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
· Exploração de diferentes posturas corporais, como sentar-se em
diferentes inclinações, deitar-se em diferentes posições, ficar ereto apoiado
nas plantas do pé com sem ajuda etc.;
· Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e
produções musicais;
· Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
· Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular,
desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras;
·
Desenvolver a oralidade e a sociabilidade.
EIXO: COMUNICAÇÃO E MÚLTIPLAS LINGUAGENS
CONTEÚDOS:
Artes Visuais
·
Exploração e manipulação de materiais, como lápis e
pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, espumas, carimbos etc.;
de meios como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes
gráficos como jornal, papel, papelão,chão, caixas etc.;
·
Obras de artes;
·
Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos
gestuais, visando a produção de marcas gráficas;
·
Atividades espontâneas (livres): (Desenhos, pinturas,
modelagens, participação nas confecções de brinquedos e objetos, etc.);
·
Uso das cores em atividades diversas: (Misturar
tintas, escolher e separar papéis, tampinhas, caixas, etc.)
Objetivos:
·
Ampliar o reconhecimento de
mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas
características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em
contato com formas diversas de expressão artística;
- Desenvolver a percepção sensorial,
experimentando diferentes sensações táteis;
- Garantir oportunidades para que as
crianças desenvolvam a imaginação criadora, a expressão, a sensibilidade e
a comunicação;
- Explorar os materiais recicláveis
através da arte;
- Estimular a coordenação da criança e a
criatividade com o uso da argila e massinha.
Linguagem
oral e Escrita
- Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas
vivencias e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas
diversas situações de interação presentes no cotidiano;
- Interações com a escrita:
letreiros, cartazes, rótulos, embalagens, bilhetes, registros falar, narrar, cantar, memorizar,
repetir, brincar com palavra falada,
literatura, ler, ouvir, narrar e contar histórias, contos, lendas,
parlendas, advinhas, quadrinhas, poemas, canções, etc.);
·
Observações
e manuseio de materiais impressos, como livros, revistas, historias etc.;
·
Jogos
simbólicos, o faz de conta e imitação.
Objetivos:
·
Participar
de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos,
necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;
·
Fazer
contato com diversos tipos de textos (narrações, versos, parlendas, advinhas,
canções, receitas, poesia e outros);
·
Expressar
o pensamento através de frases, perguntas e respostas completas;
·
Interpretar
e realizar reconto de histórias
oralmente;
·
Interessar-se
pela leitura de histórias;
·
Ampliar
sua linguagem oral e o vocabulário
através do diálogo da criança com
o grupo;
·
Expressar
sentimentos, interesses pessoais e opiniões durante as conversas formais e
informais.
Lógicos
e Matemáticos
- Utilização da contagem oral, de noções de quantidade de tempo e de
espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos
diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como
necessária;
- Manipulação e exploração de objetos e brinquedos, em situações
organizadas de forma a existirem quantidades individuais suficientes para
que cada criança possa descobrir as características e propriedades
principais e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar,
transvasar, encaixar etc.;
- Noção temporal e espacial: tempo, casualidade, localização no espaço (para frente, para trás), lateralidade, deslocamentos, distância ( perto, longe).
Objetivos:
·
Estabalecer aproximações
com algumas noções matemáticas presentes no cotidiano da criança, como contagem
oral e relações espaciais;
·
Conhecer formas e cores primarias;
·
Observação e identificação de imagens diversas;
·
Conhecer algumas figuras geométricas.
EIXO:
SUSTENTABILIDADE E PROTAGONISMO
CONTEÚDOS:
Natureza e Sociedade
·
Participar de atividades de
contato com a natureza e preservação da mesma;
- Exploração de diferentes objetos, de
suas propriedades (odor, forma, tamanho, textura, temperatura);
- Horta (plantio de alimentos, flores
etc.);
- Alimentação (rótulos e embalagens, para
desenvolver trabalhos que incentivem a alimentação saudável e natural);
- Observação da paisagem local (rios,
construções, florestas, montanhas etc).;
- Passeata pelas ruas do bairro e entrega de planfetos educativos em
relação ao meio ambiente;
·
Convívio em sociedade: Regras, convivência e valores –
participar de brincadeiras que desenvolvem gradativamente a autonomia em
relação às regras sociais.
Objetivos:
·
Reconhecer a importância da
água para a vida e para a história dos povos, levando-os a valorizar a
preservação da água, como bem precioso da natureza e fonte de vida para todos;
·
Conhecer os fenômenos da natureza referentes à
água (rios, chuvas, etc.);
·
Identificar o mosquito
transmissor Aedes aegypti
, levar as crianças a conhecer meios de combater o mosquito e conscientizar
crianças e famílias sobre a contribuição
de cada um na prevenção do Dengue;
·
Resgatar junto às crianças
a importância de vivermos e convivermos em um ambiente limpo e refletir sobre
nossas atitudes no dia a dia;
·
Sensibilizar as crianças a
auxiliarem no cuidado com a creche, não jogando lixo no chão;
·
Produzir brinquedos e outros objetos através
do lixo que não é lixo incluindo no dia a dia das nossas criança, hábitos
conscientes sobre reciclagem;
·
Envolver a família na produção de brinquedos
e outros materiais recicláveis, como forma de incentivar e entusiasmar os pais
e familiares nessa proposta;
·
Reconhecer os elementos
prejudiciais à natureza;
·
Desenvolver percepções
tátil, gustativa, olfativa e visual através de experiências;
·
Compreender
a natureza como um todo dinâmico, sendo ser humano parte integrante e agente de
transformação do mundo em que vive;
·
Aprender
e usar as regras de convivências sociais como: (por favor, com licença e
obrigado).
·
Desenvolver o gosto por uma
alimentação saudável como forma de preservação da saúde.
Bibliografia:
·
Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil
– Brasília: MEC/SEF, 1998.
·
Cadernos de Diretrizes Curriculares 2. Identidade e
Diversidade.
·
Fontes de Pesquisa: WWW.Nova Escola.com.br e outros
específicos para Educação Infantil- feitas as devidas adaptações de acordo com
os turma e estrutura da instituição.
·
BRASIL.Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
(LDB).
Lei Federal 9394/96 de 26/12/1996.
·
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei n
8.069/90 de 13 de julho de 1990. Senado Federal. Brasília, DF:
·
Indicadores da Qualidade na Educação Infantil.
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