sábado, 4 de março de 2017


   Intenções  Pedagógicas


Turno:                                                                                                                
 Professora:                                                                                        

Introdução

           Com o objetivo de propiciar um conjunto de referências e orientações pedagógicas, este planejamento visa contribuir com a implantação de práticas educativas que respeitem os direitos fundamentais das crianças envolvendo dois aspectos indissociáveis: cuidar e educar fornecendo-lhes uma educação de qualidade onde muitas delas vivem a maior parte de sua infância.
Seguimos como referências norteadoras os documentos legais: Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Proposta Pedagógica da Instituição, ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, LEI 8086/90, Indicadores de Qualidade da Educação Infantil, Caderno de Diretrizes Curriculares da Escola de Tempo Integral e Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil, que lhe compreendem e garantem o direito de seres humanos com particularidades próprias.   As situações de aprendizagens serão organizadas através de atividades permanentes, e do Projeto: “Preservando é Que se Aprende” e outras atividades que fizerem necessárias.
  Entendemos que a educação é à base do princípio de uma vida. Sem ela seria impossível viver em uma sociedade, onde todos precisam se comunicar uns com os outros.


EIXO: IDENTIDADE E DIVERSIDADE

 CONTEÚDOS:
Formação Pessoal e Social

·      Corpo Humano: Descobrir, conhecer e controlar progressivamente o próprio corpo, formando uma imagem e adquirir hábitos de saúde e bem estar, (suas partes, função, movimentos e equilíbrio);
·       Interação social com os colegas, identificação de si mesmo, do próximo, do ambiente que vive;
·      Exploração de retratos;
·      Compartilhar experiências vividas;
·      Membros Integrantes da família;
·      Respeito e valorização de si próprio e com os colegas;

·      Realizar atividades diárias de higiene e organizar  rotinas de práticas de conservação da saúde.

Objetivos:
·      Favorecer a construção da independência e autonomia;
·      Conhecer a história do seu nome;
·      Estimular aos hábitos de cuidado respeito com os outros e consigo mesmo;
·      Desenvolver hábitos de higiene;
·      Adquirir hábitos e noções que permitam manter uma boa saúde;
·      Relacionar-se progressivamente com mais crianças, com seus professores e com demais profissionais da instituição, demonstrando suas necessidades e interesses;
·      Conhecimento do meio onde vive.
Movimento e Música
·      Exploração sonora de som com voz, corpo, entorno e materiais sonoros diversos
      ( chocalhos, pandeiros e clavas);
·      Escuta de obras musicais variadas;
·      Coordenação motora ampla (grandes músculos – braços, pernas, troncos: pular, subir, rolar, descer, lançar, correr, andar, equilibrar, abaixar, levantar, etc.) e fina (pequenos músculos: olhos, nariz, orelhas, boca, língua, mãos, dedos, pés, pulsos, piscar, dobrar, pegar, pinçar, etc.);
·      Percepção: ouvir, emitir e identificar sons, trocar, alisar, provar, cheirar etc;
·      Experimentar situações de interação com a música, canções e movimentos corporais;
·      Participar de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.
Objetivos:
·    Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação;
·      Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
·    Exploração de diferentes posturas corporais, como sentar-se em diferentes inclinações, deitar-se em diferentes posições, ficar ereto apoiado nas plantas do pé com sem ajuda etc.;
·    Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais;
·    Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
·    Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular, desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras;
·    Desenvolver a oralidade e a sociabilidade.

EIXO: COMUNICAÇÃO E MÚLTIPLAS LINGUAGENS
CONTEÚDOS:
 Artes Visuais
·      Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, espumas, carimbos etc.; de meios como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos como jornal, papel, papelão,chão, caixas etc.;
·      Obras de artes;
·      Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas;

·      Atividades espontâneas (livres): (Desenhos, pinturas, modelagens, participação nas confecções de brinquedos e objetos, etc.);
·      Uso das cores em atividades diversas: (Misturar tintas, escolher e separar papéis, tampinhas, caixas, etc.)
Objetivos:
·         Ampliar o reconhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
  • Desenvolver a percepção sensorial, experimentando diferentes sensações táteis;
  • Garantir oportunidades para que as crianças desenvolvam a imaginação criadora, a expressão, a sensibilidade e a comunicação;
  •   Explorar os materiais recicláveis através da arte;
  • Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.

Linguagem oral e Escrita
  • Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivencias e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano;
  •  Interações com a escrita: letreiros, cartazes, rótulos, embalagens, bilhetes, registros  falar, narrar, cantar, memorizar, repetir, brincar com palavra falada,  literatura, ler, ouvir, narrar e contar histórias, contos, lendas, parlendas, advinhas, quadrinhas, poemas, canções, etc.);
·         Observações e manuseio de materiais impressos, como livros, revistas, historias etc.;
·         Jogos simbólicos, o faz de conta e imitação.

Objetivos:
·         Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;
·         Fazer contato com diversos tipos de textos (narrações, versos, parlendas, advinhas, canções, receitas, poesia e outros);
·         Expressar o pensamento através de frases, perguntas e respostas completas;
·         Interpretar e realizar reconto de  histórias oralmente;
·         Interessar-se pela leitura de histórias;
·         Ampliar sua linguagem oral e o vocabulário  através do diálogo  da criança com o grupo;
·         Expressar sentimentos, interesses pessoais e opiniões durante as conversas formais e informais.
Lógicos e Matemáticos

  • Utilização da contagem oral, de noções de quantidade de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária;
  • Manipulação e exploração de objetos e brinquedos, em situações organizadas de forma a existirem quantidades individuais suficientes para que cada criança possa descobrir as características e propriedades principais e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar etc.;
  •  Noção temporal e espacial: tempo, casualidade, localização no espaço (para frente, para trás), lateralidade, deslocamentos,  distância ( perto, longe).
Objetivos:
·         Estabalecer aproximações com algumas noções matemáticas presentes no cotidiano da criança, como contagem oral e relações espaciais;
·         Conhecer formas e cores primarias;
·         Observação e identificação de imagens diversas;
·         Conhecer algumas figuras geométricas.

EIXO: SUSTENTABILIDADE E PROTAGONISMO
CONTEÚDOS:
Natureza e Sociedade
·         Participar de atividades de contato com a natureza e preservação da mesma;
  • Exploração de diferentes objetos, de suas propriedades (odor, forma, tamanho, textura, temperatura);
  • Horta (plantio de alimentos, flores etc.);
  • Alimentação (rótulos e embalagens, para desenvolver trabalhos que incentivem  a alimentação saudável e  natural);
  • Observação da paisagem local (rios, construções, florestas, montanhas etc).;
  • Passeata pelas ruas do bairro e entrega de planfetos educativos em relação ao meio ambiente;
·         Convívio em sociedade: Regras, convivência e valores – participar de brincadeiras que desenvolvem gradativamente a autonomia em relação às regras sociais.
Objetivos:
·         Reconhecer a importância da água para a vida e para a história dos povos, levando-os a valorizar a preservação da água, como bem precioso da natureza e fonte de vida para todos;
·         Conhecer os fenômenos da natureza referentes à água (rios, chuvas, etc.);
·         Identificar o mosquito transmissor Aedes aegypti , levar as crianças a conhecer meios de combater o mosquito e conscientizar crianças e famílias  sobre a contribuição de cada um na prevenção do Dengue;
·         Resgatar junto às crianças a importância de vivermos e convivermos em um ambiente limpo e refletir sobre nossas atitudes no dia a dia;
·         Sensibilizar as crianças a auxiliarem no cuidado com a creche, não jogando lixo no chão;
·            Produzir brinquedos e outros objetos através do lixo que não é lixo   incluindo no dia a dia das nossas criança, hábitos conscientes sobre reciclagem;
·             Envolver a família na produção de brinquedos e outros materiais recicláveis, como forma de incentivar e entusiasmar os pais e familiares nessa proposta; 
·         Reconhecer os elementos prejudiciais à natureza;
·         Desenvolver percepções tátil, gustativa, olfativa e visual através de experiências;
·         Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo ser humano parte integrante e agente de transformação do mundo em que vive;
·         Aprender e usar as regras de convivências sociais como: (por favor, com licença e obrigado).
·         Desenvolver o gosto por uma alimentação saudável como forma de preservação da saúde.

Bibliografia:
·           Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil – Brasília: MEC/SEF, 1998.
·           Cadernos de Diretrizes Curriculares 2. Identidade e Diversidade.
·           Fontes de Pesquisa: WWW.Nova Escola.com.br e outros específicos para Educação Infantil- feitas as devidas adaptações de acordo com os turma e estrutura da instituição.
·           BRASIL.Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. (LDB). Lei Federal 9394/96 de 26/12/1996.
·           BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei n 8.069/90 de 13 de julho de 1990. Senado Federal. Brasília, DF:
·           Indicadores da Qualidade na Educação Infantil.



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