sábado, 25 de março de 2017







Sequência Didática 

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA  EDUCAÇÃO INFANTIL


TURMA:  (Pode fazer adaptação)

PROFESSORA: Lucinéia Paula

TEMA: Aprendendo e Socializando Com: Meu Pintinho Amarelinho

EIXOS: Comunicação e Múltiplas Linguagens/ Sustentabilidades e Protagonismo

CONTEÚDOS: Linguagem Oral e Escrita, artes visuais, música, movimento e natureza e sociedade. 

TEMPO DE DURAÇÃO: Duas semanas.

JUSTIFICATIVA:
 Por ser a adaptação uma fase difícil para todos nós, professores, crianças e pais. Uma etapa delicada que precisa de muita dedicação por parte de todos envolvidos, momento de novas experiências, de conhecer, de aprender, de cuidar um do outro, de amar e acolher. A separação, apesar de necessária, é um processo doloroso tanto para a criança quanto para a mãe, foi pensando em transformar esse sofrimento em segurança, confiança e vínculos afetivos que surgiu a ideia de se trabalhar essa sequencia didática que  tem como finalidade proporcionar a criança uma acolhida fraterna, valorizando sua presença na creche. Nesse sentido, consideramos importantíssima a parceria e a interação família/creche para que haja a construção de laços saudáveis favoráveis à troca de vivências e ao pleno desenvolvimento da criança, sendo ela o principal sujeito da adaptação. Sabemos que a confiança e a segurança dos pais vão sendo construídas à medida que vão conhecendo as professoras e o seu trabalho, por isso desejamos que esse período seja de muita parceria, compreensão, carinho e confiança.

OBJETIVO GERAL:
·      Oferecer tranquilidade e fazer com que todos se sintam seguros, pois, é um momento de conhecimento e construção de vínculos afetivos entre crianças, professoras, instituição e família, a fim de que todos possam conhecer viverem novas experiências, expressando seus sentimentos, pensamentos e emoções livremente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Fazer com que a criança e a família sintam-se acolhida, segura no ambiente da instituição e através das brincadeiras, promover a interação da criança com os demais colegas, professores, monitores e demais funcionários da instituição;
·         Experimentar situações de interação com a música e explorar o corpo com a voz, mãos e pés, produzindo sons, ritmos e movimentos corporais;
·         Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas;
·          Estimular a linguagem oral à emissão de sons, balbucios e palavras cantando músicas, imitando os personagens das histórias, etc.;
·         Interessar-se por leituras de histórias;
·         Estabelecer contato com pequenos animais, manifestando curiosidades e interesse;
·         Exploração do ambiente da creche, passeios aos espaços da instituição;
·         Promover à integração família a creche.

RECURSOS DIDÁTICOS:
·    Papel A4, papel 40k, EVA;
·    Tinta guache, durex colorido;
·    Caixa de sapato, cartela vazia de remédio, garrafa pet, cabo de vassoura;
·    Um pintinho, canjiquinha, feijão e arroz;  
·    História em fantoche;
·    TV, som e pendrive.

APRESENTAÇÃO OU INTRODUÇÃO:
  A sequência didática foi planejada com o propósito de proporcionar um ambiente agradável e acolhedor com atividades lúdicas e prazerosas as quais supram o processo de separação da família vivido pela criança. A partir dessas atividades, como: músicas,  brincadeiras, histórias, pinturas e dentre outras, receber as crianças, dando-lhes atenção, carinho e afeto, sempre chamando-as pelo nome,  pretende -se conquistar a confiança da criança e consequentemente facilitar o processo de adaptação e socialização da mesma. Será dado inicio a essa sequência com uma roda de conversa e a apresentação de uma caixa surpresa onde terá um pintinho que será a peça chave de todo esse trabalho. Serão apresentadas e cantadas as músicas relacionadas ao tema como: Meu Pintinho Amarelinho, A galinha Pintadinha, A Galinha do Vizinho e Pintinho Fujão com a utilização de chocalhos. Em outro momento será realizado atividades de artes com decalque das mãos e pintura coletiva para confecção do pintinho que será o enfeite da porta e ainda a confecção de um mural onde será exposto a música Meu Pintinho Amarelinho. Acontecerá também a contação da história “A galinha Ruiva” utilizando fantoche de vareta e roda de conversa informal sobre o tema trabalhado.  Apresentação das dependências da creche acontecerá de forma natural, através dos momentos de alimentação e de execução de atividades, ou seja, na "sala de aula", nos banheiros, no lanche/almoço, no campo, no pátio, no contato com os funcionários e demais crianças da creche através de interações. Como culminância vamos contar com a participação da família na colaboração para realização de um piquenique com as crianças, tendo como intenção trabalhar a importância da partilha e a socialização.

PRÁTICA 1 - Num primeiro momento, na rodinha apresentar a caixa fechada com a intenção de provocar a curiosidade das crianças perguntando: "O que será que tem dentro da caixa"? Logo após abrir a caixa conversar sobre a novidade com eles perguntando: Quem já viu um pintinho? Como o pintinho faz? O que será que ele come? Ele é macio? Fofinho? Deixar as crianças tocar no pintinho. Propor cantar a música do pintinho amarelinho.

PRÁTICA 2 - Na rodinha cantar músicas relacionadas ao tema: Meu Pintinho Amarelinho, A galinha Pintadinha, A Galinha do Vizinho e Pintinho Fujão com a utilização de chocalhos.  

PRÁTICA 3 - Artes: Pintura coletiva e decalque das mãos utilizando tinta guache.

PRÁTICA 4 - contar a história “A galinha Ruiva” usando fantoche de palito.

PRÁTICA 5 - Confecção de um mural com a música “Meu Pintinho Amarelinho”;

CULMINÂNCIA:
·         Piquenique com as crianças e a colaboração das famílias.

AVALIAÇÃO:
  Observei que aos poucos as crianças foram adaptando-se a nova rotina o choro foi dando lugar à confiança consequentemente os pais demonstraram satisfação e segurança. No geral todos participaram de diferentes propostas de aprendizagem como: histórias, artes, música, dança e brincadeiras. Apresentaram disposição e curiosidade ao realizarem as propostas. Surpreenderam-me com a visita do pintinho demonstraram alegria, sentimentos e sensações diferentes. Todos queriam tocar, mas alguns desejavam apertar, uma das crianças chegou a tremer deixando claro sua vontade, o pintinho foi salvo várias vezes pela professora. Posso dizer que foi um momento mágico, muito prazeroso para toda turma. Percebi que as canções cantadas e gesticuladas pela professora fazem as crianças imitar os gestos, cantar, babulciar os sons, bater palminhas e movimentar o corpo. Apreciam atividades com tinta, gostam de sentir, observar a tinta nas mãos, admiram quando vê a impressão da mesma no papel. Com relação ao piquenique, fiquei extremante satisfeita com a participação dos pais, pois todos colaboraram com satisfação para a realização do mesmo. As crianças teve um momento de socialização bem gostoso onde todos se envolveram e ficaram felizes. Hoje percebo que a turma está bem adaptada, as crianças tranquilas, interagem bem com os coleguinhas, professoras, monitores e demais funcionários da instituição.
Conclui-se que essa sequência contribuiu muito para que a adaptação das crianças tornasse um momento prazeroso de aprendizagem e muita diversão.   

REFERÊNCIAS:
  • REFERENCIAL CURRICULAR DE EDUCAÇÃO INFANTIL – Volume III.
  • Revista Guia Prático do Professor Educação Infantil – Editora Escala/Edição 150.

                                                                            








Nenhum comentário:

Postar um comentário