sábado, 4 de março de 2017


Projeto: Música

Tema: Ouvindo e  Cantando 

Estou Só Começando


INTRODUÇÃO:
A música possui um papel importante na educação das crianças contribui para o desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo, cognitivo e linguístico, além de ser facilitadora do processo de construção do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, da memória, da concentração e da atenção.
JUSTIFICATIVA:                             
 Segundo o RCNEI “As crianças interagem com a música, as brincadeiras e aos jogos: cantam enquanto brincam, acompanham com sons os movimentos de seus carrinhos, dançam e dramatizam situações sonoras diversas, conferindo personalidades e significados simbólicos aos objetos sonoros e a sua produção musical”. Os aspectos instintivos e afetivos da música se destacam para crianças de até três anos e, por isso devem ser trabalhados nas creches.
Observamos que nossas crianças reagem de maneiras diferenciadas aos  sons que são apresentados durante a rotina diária.  Sendo assim, sentimos necessidade de explorar junto a eles as variedades sonoras que podemos executar com os materiais em sala, buscando utilizar e confeccionar objetos afim de encontrar e realizar múltiplas possibilidades sonoras. Queremos que a música seja utilizada neste Projeto, de forma a ampliar a linguagem oral, visual e corporal das crianças, de forma socializadora.

 OBJETIVO GERAL: 

  • Promover através da música a integração das crianças, dando lhes oportunidades de expressar sensações, sentimentos e pensamentos ampliando seu conhecimento de mundo.

OBJETIVO ESPECÍFICO:
  •  Estimular a percepção visual, tátil e auditiva;
  •   Proporcionar atividades com participação dos pais;
  • Explorar  diferentes gêneros e ritmos musicais;
  • Desenvolver a coordenação fina e grossa;
  •   Estimular a linguagem oral e escrita;
  •  Contar oralmente até 5 através de canções;
  •  Explorar diferentes instrumentos musicais;
  •       Participar de brincadeiras e histórias cantadas;
  •    Estimular a atenção e concentração.
DESENVOLVIMENTO:


  •    Em cada música trabalhada com as crianças, desenvolver um tipo de atividade com elas envolvendo-as no tema cantado;
  •      Conhecer, tocar e eplorar diferentes instrumentos musicais: chocalho, pandeiro, tambor e violão;
  •      Cantar músicas em vários ritmos;
  •      Escutar os sons do corpo;
  •     Participar de brincadeira cantada e identificar as partes do corpo imitando gestos conforme a música e dançar espontaneamente;
  •       Confeccionar murais de arte a partir de músicas.

CULMINÂNCIA:

  • A culminância se dará através de uma exposição de fotos, confecção de um livro de músicas e apresentação da bandinha com a participação dos pais.

AVALIAÇÃO:

  • Ocorrerá durante todo o projeto através do registro de observações diárias.

REFERÊNCIAS:
  • REFERENCIAL CURRICULAR DE EDUCAÇÃO INFANTIL – Volume III.
  • Revista Guia Prático do Professor Educação Infantil – Editora Escala/Edição 150.



Nenhum comentário:

Postar um comentário