sábado, 4 de março de 2017


PROJETO: LEITURA EM FAMÍLIA

Incentive seus alunos a ler e convide a família a participar desse momento mágico, você vai se surpreender com o resultado.

 
PEDAGOGA: 
PROFESSORA:

 I- APRESENTAÇÃO.
         O projeto “LEITURA EM FAMÍLIA” será desenvolvido na Creche com a participação das famílias atendidas. Com inicio previsto para a primeira semana de setembro e termino em dezembro 2016. O referido projeto terá como público alvo as crianças de 1, 2 e 3  anos de idade, matriculadas nesta instituição de Educação Infantil.

 II- JUSTIFICATIVA.
           Este projeto enfoca a importância de ouvir histórias e do contato da criança desde cedo com o livro. 
           Sabemos que a literatura infantil contribui para o crescimento emocional e cognitivo e para a identificação pessoal da criança, propiciando, a percepção de diferentes resoluções de problemas, despertando a criatividade, autonomia, que são elementos necessários à formação das nossas crianças.
           De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998, vol 3) ressalta a importância do manuseio de textos (livros, revistas, jornais, etc), pelas crianças, que vai conhecendo de forma gradativa as característica formais da linguagem. Isso é visível quando uma criança folheia um livro, imita sons e faz gestos como se estivessem lendo.
            Portanto, acreditamos que devemos propiciar aos nossos pequenos o contato com a literatura infantil, através deste projeto, contando com a parceria das famílias para incentivar e estimular o hábito da leitura, tornando um ato prazeroso para as  nossas crianças.

III- OBJETIVOS.

OBJETIVO GERAL:                  
            Incentivar a leitura e o contato com os livros desde cedo. Tornando  a leitura um ato prazeroso.

OBJETIVOS ESPECIFICO:
  • Possibilitar a integração dos pais com os filhos através do projeto de leitura, para que se torne um habito familiar.
  • Resgate dos livros clássicos infantis.
  • Possibilitar a vivencia de emoções e o exercício da fantasia e da imaginação.
  • Estabelecer  parceria com as famílias. 
IV- DESENVOLVIMENTO:

O projeto será norteado pela literatura infantil que serão previamente selecionados pela professoras com o intuito de oferecer livros com bons textos, com gravuras que possibilitem o encantamento, enfim, livros que possuam conteúdos e qualidade.

O TRABALHO SERÁ DESENVOLVIDO DA SEGUINTE FORMA:
  • Confeccionar  uma sacola viajante.
  • Duas vezes na semana, (segunda-feira e quarta-feira) uma criança será sorteada para levar para casa com o livro, um caderno de desenho, uma caixa de giz e lápis de escrever.
  • Os pais da criança sorteada na segunda-feira deverão ler a história e na quarta-feira enviar a sacola.
  • Após a leitura desse livro, a criança e o responsável, deverá fazer um registro no caderno através de desenhos, colagens, dobradura, foto e tudo o que a imaginação mandar. Lembrando de colocar o nome e a data.
  •  Na segunda folha é para os pais e/ou responsáveis responder: como foi a experiências de ter esta sacola literária em casa, seja através de um pequeno relato, foto, colagem e  dobradura.
  • No dia estipulado à criança deverá trazer de volta para a escola à sacola e convidar um dos responsáveis para ajuda-las a contar a história para os demais colegas.
V- AVALIAÇÃO:
          Avaliação ocorrerá no decorrer do projeto, buscando identificar se os objetivos traçados foram alcançados.

VI - CULMINÂNCIA
         O encerramento do projeto está previsto para dezembro. Na oportunidade, serão expostos os cadernos desenvolvidos durante o projeto, bem como os registros e uma peça teatral das histórias contadas dramatizadas pelos familiares e contação de histórias pelas crianças e professoras.

“Pais lembrem-se que nossos exemplos valem mais do que palavras, demonstre interesse por ler, pelo estudo de seu filho (a), e verás o quanto é gratificante essa fase de suas vidas.”

                                                                SUGESTÃO

                                       
                                          CADERNO LITERÁRIO                                   

REGISTRO DA FAMÍLIA
REGISTRO DA CRIANÇA

REGISTRO DA FAMÍLIA



Um comentário: