Sequência de Atividades na Educação Infantil
Turma: 2
Professor (a): Lucinéia
Paula
Tema da sequência: Semeando
Valores
Campos de Experiências: O
Eu, O Outro e o Nós; Corpo, Gestos e Movimento; Traços, Sons, Cores e Formas; Escuta,
Fala, Pensamento e Imaginação; Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e
Transformações.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento (BNCC):
(EI02EO06),
(EI02EO07), (EI02CG01), (EI02CG05),
(EI02EF03), (EI02RT07).
Tempo de duração: 2
semanas
Justificativa: Observando
nossas crianças, percebendo o comportamento, agressividade diária entre pares,
a dificuldade em ouvir, e o individualismo, sentimos a necessidade de trabalhar
valores, como respeito, cooperação, afetividade e obediência.
Objetivo Geral: Estimular e
demonstrar carinho e afeto com as pessoas em nossa volta, principalmente com os
colegas, professores, monitores e demais funcionários da instituição.
Objetivos Específicos:
·
Respeitar regras básicas de convívio social nas
interações e brincadeiras;
·
Resolver conflitos nas interações e
brincadeiras, com a orientação de um adulto;
·
Apropriar-se de gestos e movimentos de sua
cultura e no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras;
·
Desenvolver progressivamente as habilidades
manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar...;
·
Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura
de histórias...;
·
Contar oralmente objetos, pessoas, livros e etc.;
·
Conhecer o artista plástico Romero Britto
através de imagens.
Recursos Utilizados: Tinta guache; Cola; Caixa de som; Pen
drive; Papel; Imagens da histórias; papelão; papel crepom; pincel; papel 40 k;
urso de pelúcia; varias flores; mural com imagem de jardim; fantasia; bandeja
de isopor; imagens do quadro de Romero Britto.
Apresentação ou Introdução: No primeiro momento vamos iniciar
com uma brincadeira utilizando a
música “Sai Piaba” onde todos deveram estar deitados e aos comandos da música
vão realizando o que pede para ser feito. Ex: dá um abraço, dá beijo, fazer
carinho, fazer cosquinha...
Atividade 1: Contar
a história: “ Mariana a Florzinha”Conversar com as crianças sobre a história
explicando que todos nós somos importantes, que devemos respeitar e amar as
pessoas. Cantar a música Mariana Conta Um...
Atividade 2: Dinâmica
do abraço: na rodinha apresentar para as crianças um bichinho de pelúcia (urso)
cantar a música “Tenho um Ursinho” quando terminar de cantar a criança indicada
levanta e vai dar um abraço no urso e assim repete até todos terem participado.
Música:
Tenho um ursinho – nho nho nho
muito triste – te te te
Ele anda – da da da
Ele chora – ra ra ra
Ele quer – quer quer quer
Um abraço – ço ço ço
Da Mirelly
Atividade 3: Cantar com as crianças a música: “o meu amigo eu vou respeitar” apresentando quadros ilustrativos e escrever
no cartaz, deixando exposto na sala.
MÚSICA: O MEU AMIGO EU VOU RESPEITAR
O meu
amigo eu vou respeitar
A minha amiga eu vou respeitar
Não pode bater
Não pode morder
Não pode beliscar
Tem que fazer carinho
Tem que
dar um abraço
E tem
que ajudar.
Atividade 4: Brincadeira
- Jardim das virtudes: vamos ver quem vai colher mais flores? Em um mural colar
várias flores e pedir que em dupla as crianças colhem as flores e coloquem no
jarro uma de cada vez ao sinal da professora. Quando acabar o tempo quem tiver
colhido mais flores é o vencedor. Contar com as crianças quantas flores
conseguiram colher. E repetir a brincadeira até que todos tenham participado.
Atividade 5: Dramatização
da história “Mariana a Florzinha”
Atividade
6: Apresentar
o artista plástico Romero Britto para as crianças através de imagem e realizar a releitura do quadro “Flor”, utilizando bandeja de isopor.
Culminância: Entrega
do quadro feito pelas as crianças - a releitura do quadro “Flor” do artista
plástico Romero Britto.
Avaliação:
Consegui realizar todas atividades propostas para essa sequência, e
percebi que preciso dar continuidade a esse trabalho pois há muitas coisas a
serem desenvolvidas e o tempo foi curto. Pretendo continuar trabalhando com a
intenção de amenizar a situação na minha turma. Todos se envolveram nas
atividades realizadas. Uma das
atividades que percebi bastante entusiasmo foi à brincadeira com a música Sai
Piaba e a dinâmica do abraço onde eles brincaram, interagiram e houve muita afetividade com os
colegas. Conseguiram aprender a música o “Meu
Amigo Vou Respeitar” e isto foi muito bom, pois sempre que alguém desrespeita
um dos combinados da turma voltamos ao cartaz que foi confeccionado e cantamos
a música dando ênfase ao que foi e continua sendo trabalhado com a turma.
Anexos/ Foto
Nenhum comentário:
Postar um comentário