sábado, 25 de julho de 2020

Semeando Valores - atividades




Sequência de Atividades na Educação Infantil

Turma: 2

Professor (a): Lucinéia Paula

Tema da sequência: Semeando Valores

Campos de Experiências: O Eu, O Outro e o Nós; Corpo, Gestos e Movimento; Traços, Sons, Cores e Formas; Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação; Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento (BNCC):
(EI02EO06), (EI02EO07), (EI02CG01), (EI02CG05), (EI02EF03), (EI02RT07).

Tempo de duração: 2 semanas
Justificativa: Observando nossas crianças, percebendo o comportamento, agressividade diária entre pares, a dificuldade em ouvir, e o individualismo, sentimos a necessidade de trabalhar valores, como respeito, cooperação, afetividade e obediência.
Objetivo Geral: Estimular e demonstrar carinho e afeto com as pessoas em nossa volta, principalmente com os colegas, professores, monitores e demais funcionários da instituição.
Objetivos Específicos:
·         Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras;
·         Resolver conflitos nas interações e brincadeiras, com a orientação de um adulto;
·         Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura e no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras;
·         Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar...;
·         Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias...;
·         Contar oralmente objetos, pessoas, livros e etc.;
·         Conhecer o artista plástico Romero Britto através de imagens.
Recursos Utilizados: Tinta guache; Cola; Caixa de som; Pen drive; Papel; Imagens da histórias; papelão; papel crepom; pincel; papel 40 k; urso de pelúcia; varias flores; mural com imagem de jardim; fantasia; bandeja de isopor; imagens do quadro de Romero Britto.
Apresentação ou Introdução: No primeiro momento vamos iniciar com uma brincadeira utilizando a música “Sai Piaba” onde todos deveram estar deitados e aos comandos da música vão realizando o que pede para ser feito. Ex: dá um abraço, dá beijo, fazer carinho, fazer cosquinha...

Atividade 1: Contar a história: “ Mariana a Florzinha”Conversar com as crianças sobre a história explicando que todos nós somos importantes, que devemos respeitar e amar as pessoas. Cantar a música Mariana Conta Um...

Atividade 2: Dinâmica do abraço: na rodinha apresentar para as crianças um bichinho de pelúcia (urso) cantar a música “Tenho um Ursinho” quando terminar de cantar a criança indicada levanta e vai dar um abraço no urso e assim repete até todos terem participado.
Música:
Tenho um ursinho – nho nho nho
muito triste –  te te te
Ele anda – da da da
Ele chora – ra ra ra
Ele quer – quer quer quer
Um abraço – ço ço ço
Da Mirelly
Atividade 3: Cantar com as crianças a música: “o meu amigo eu vou respeitar apresentando quadros ilustrativos e escrever no cartaz, deixando exposto na sala.
MÚSICA: O MEU AMIGO EU VOU RESPEITAR
O meu amigo eu vou respeitar
A  minha amiga eu vou respeitar
Não  pode bater
Não  pode morder
Não  pode beliscar
Tem  que fazer carinho
Tem que dar um abraço
E tem que ajudar.
Atividade 4: Brincadeira - Jardim das virtudes: vamos ver quem vai colher mais flores? Em um mural colar várias flores e pedir que em dupla as crianças colhem as flores e coloquem no jarro uma de cada vez ao sinal da professora. Quando acabar o tempo quem tiver colhido mais flores é o vencedor. Contar com as crianças quantas flores conseguiram colher. E repetir a brincadeira até que todos tenham participado.

Atividade 5: Dramatização da história “Mariana a Florzinha”

Atividade 6: Apresentar o artista plástico Romero Britto para as crianças através de imagem  e realizar a releitura do quadro  Flor”, utilizando bandeja de isopor.

Culminância: Entrega do quadro feito pelas as crianças - a releitura do quadro “Flor” do artista plástico Romero Britto.
Avaliação:
           Consegui realizar todas  atividades propostas para essa sequência, e percebi que preciso dar continuidade a esse trabalho pois há muitas coisas a serem desenvolvidas e o tempo foi curto. Pretendo continuar trabalhando com a intenção de amenizar a situação na minha turma. Todos se envolveram nas atividades  realizadas. Uma das atividades que percebi bastante entusiasmo foi à brincadeira com a música Sai Piaba e a dinâmica do abraço onde eles brincaram,  interagiram e houve muita afetividade com os colegas.                                   Conseguiram aprender a música o “Meu Amigo Vou Respeitar” e isto foi muito bom, pois sempre que alguém desrespeita um dos combinados da turma voltamos ao cartaz que foi confeccionado e cantamos a música dando ênfase ao que foi e continua sendo trabalhado com a turma.
Anexos/ Foto
               








Nenhum comentário:

Postar um comentário