sábado, 25 de julho de 2020

Páscoa




PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
TURMA: 2A
PROFESSOR(A): Lucinéia Paula
TEMA: A Verdadeira Páscoa!
COMPETÊNCIAS: Comunicação, Empatia e Cooperação, Repertório Cultural.
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: O Eu, O Outro e O Nós; Corpo, Gestos e Movimentos; Traços, Sons, Cores e Formas; Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação;  Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações.
TEMPO DE DURAÇÃO: 3 dias (De 15 a 17 de abril).
JUSTIFICATIVAS:
           Escolhemos esse tema Páscoa com a intenção de apresentar para as crianças o verdadeiro sentindo da páscoa e explicar de uma maneira simples o que é a páscoa, porque comemoramos essa data, a sua importância, o significado de alguns símbolos da páscoa para que eles tenham conhecimento sobre o assunto, aprendam a respeitar e valorizar essa importante data cultural.
OBJETIVO GERAL:
 Vivenciar momentos de aprendizagem no que diz respeito ao verdadeiro sentido da páscoa, oportunizando atividades significativas sobre o tema.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Estimular a oralidade;
·         Cantar  músicas referentes ao tema;
·         Proporcionar as crianças o entendimento do significado da Páscoa;
·         Promover momentos de interação entre os pares e a partilha;
·         Propiciar atividade artística que será entregue as crianças;
·         Trabalhar virtudes e valores.
RECURSOS DIDÁTICOS:
Tinta guache; Cola; Caixa de som; TV; Pen drive; Papel; Imagens dos símbolos da páscoa e etc.; História: A Verdadeira Páscoa; Data Show; CDs.
APRESENTAÇÃO OU INTRODUÇÃO:
           Primeiramente será feito um levantamento dos conhecimentos prévios das crianças em relação ao tema que será trabalhado. Faremos um cineminha coletivo onde vamos apresentar um vídeo que fala do verdadeiro sentido da páscoa e cantar a músicas relacionadas ao tema.  
PRÁTICA 1 – Trabalhar os símbolos da páscoa (Com as professoras e monitoras das turmas de 3anos). Apresentar símbolos literalmente e seus significados para que as crianças possam ver, tocar, sentir como: Coelho de verdade, Vela, peixinho, o pão, o suco de uva e etc.
PRÁTICA 2 Apresentação do teatro: “O Verdadeiro Sentido da Páscoa” com Lica e Sandy. (Professoras e monitoras de 2 anos).
PRÁTICA 3Partilha (professoras de 1ano) Preparar a “Partilha”, organizando a mesa com símbolos pascais, pão e suco de uva, simbolizando a comemoração da páscoa e realizar esse momento coletivo.
PRÁTICA 4 – Contar A história: “A Verdadeira Páscoa” e realizar a  atividade artística de pintura: Realizar pintura das mãos para confeccionar peixinhos para montagem do mural que ficará exposto na creche.
PRÁTICA 5 – Escrever em um cartaz a poesia: “O Girassol”, ler com as crianças pedir que façam desenhos no mesmo cartaz onde está escrita a poesia. Deixa-lo exposto na sala para apreciação das crianças. Confeccionar o girassol com decalque das mãos para crianças levar para casa.
Poesia:
“Quero ser como você.
Oh! Bonito
Girassol,
Quero estar sempre
Voltado pra Jesus
O nosso sol.”
                                                                                                         (Autor desconhecido.)
CULMINÂNCIA:
       Entrega da lembrancinha para cada criança (o girassol) símbolo da páscoa e junto á arte uma reflexão sobre a verdadeira páscoa, alcançando assim também as famílias.
AVALIAÇÃO:
O trabalho realizado com o tema páscoa foi bem produtivo. Já nas sondagens realizadas com a turma percebi que as crianças não tinham conhecimentos sobre o assunto. Esperava que algum deles dissesse que páscoa era chocolate, mas me surpreenderam, não falaram nada a respeito e isto de uma certa forma foi muito bom, pois tive a possibilidade de ensinar para eles qual o verdadeiro sentido da páscoa em nossa vida.
Todas as crianças participaram das atividades realizadas nesta sequência, no cinema que foi um momento coletivo prestaram bastante atenção apresentando uma concentração satisfatória. Na apresentação dos símbolos da páscoa o peixinho e o coelho foi o motivo da alegria, todos queriam pegar, tocar, animais despertam a curiosidade das crianças. Outra atividade que também chamou bastante à atenção foi a artes, a pintura das mãozinhas. Eles gostam de ver o decalque das mãos no papel, ficam admirando tanto o processo da tinta nas mãos, quanto a imagem no papel. Ensinei a poesia do girassol para a turma e continuamos a lê-la todos os dias. Ficaram super felizes em levar a lembrancinha do girassol para casa ao ver os pais foi a primeira coisa que mostraram. A partilha também foi muito especial, todas as crianças reunidas num momento de confraternização, união e amor.
Portanto o verdadeiro sentido da páscoa foi transmitido, de forma dinâmica e lúdica. A boa semente foi lançada e os frutos com certeza virão. Certamente não serei eu a colher, mas o que importa é que eles crescem e deem muitos frutos.
REFERÊNCIAS:
·         Projeto Institucional: Sou Criança Sou Artista





Nenhum comentário:

Postar um comentário