PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO
INFANTIL
TURMA:
2A
PROFESSOR(A):
Lucinéia
Paula
TEMA: A
Verdadeira Páscoa!
COMPETÊNCIAS:
Comunicação,
Empatia e Cooperação, Repertório Cultural.
CAMPOS
DE EXPERIÊNCIA: O Eu, O Outro e O Nós; Corpo, Gestos e Movimentos;
Traços, Sons, Cores e Formas; Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação; Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e
Transformações.
TEMPO DE DURAÇÃO: 3
dias (De 15 a 17 de abril).
JUSTIFICATIVAS:
Escolhemos esse
tema Páscoa com a intenção de apresentar para as crianças o verdadeiro sentindo
da páscoa e explicar de
uma maneira simples o que é a páscoa, porque comemoramos essa data, a sua
importância, o significado de alguns símbolos da páscoa para que eles tenham
conhecimento sobre o assunto, aprendam a respeitar e valorizar essa importante
data cultural.
OBJETIVO
GERAL:
Vivenciar momentos de
aprendizagem no que diz respeito ao verdadeiro sentido da páscoa, oportunizando
atividades significativas sobre o tema.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Estimular a oralidade;
·
Cantar
músicas referentes ao tema;
·
Proporcionar as crianças o entendimento
do significado da Páscoa;
·
Promover momentos de interação entre os
pares e a partilha;
·
Propiciar atividade artística que será
entregue as crianças;
·
Trabalhar virtudes e valores.
RECURSOS DIDÁTICOS:
Tinta guache; Cola; Caixa de som; TV; Pen drive; Papel;
Imagens dos símbolos da páscoa e etc.; História: A Verdadeira Páscoa; Data
Show; CDs.
APRESENTAÇÃO OU INTRODUÇÃO:
Primeiramente será feito um
levantamento dos conhecimentos prévios das crianças em relação ao tema que será
trabalhado. Faremos um
cineminha coletivo onde vamos apresentar um vídeo que fala do
verdadeiro sentido da páscoa e cantar a músicas relacionadas ao tema.
PRÁTICA
1 – Trabalhar
os símbolos da páscoa (Com as professoras e monitoras das turmas de 3anos). Apresentar
símbolos literalmente e seus significados para que as crianças possam ver,
tocar, sentir como: Coelho de verdade, Vela, peixinho, o pão, o suco de uva e
etc.
PRÁTICA
2 – Apresentação
do teatro: “O Verdadeiro Sentido da Páscoa” com Lica e Sandy. (Professoras e
monitoras de 2 anos).
PRÁTICA
3 – Partilha
(professoras de 1ano) Preparar a “Partilha”, organizando a mesa com símbolos
pascais, pão e suco de uva, simbolizando a comemoração da páscoa e realizar
esse momento coletivo.
PRÁTICA
4 – Contar
A história: “A Verdadeira Páscoa” e
realizar a atividade artística de pintura: Realizar
pintura das mãos para confeccionar peixinhos para montagem do mural que ficará
exposto na creche.
PRÁTICA
5 – Escrever
em um cartaz a poesia: “O Girassol”, ler com as crianças pedir que façam
desenhos no mesmo cartaz onde está escrita a poesia. Deixa-lo exposto na sala
para apreciação das crianças. Confeccionar o girassol com decalque das mãos
para crianças levar para casa.
Poesia:
“Quero ser como você.
Oh! Bonito
Girassol,
Quero estar sempre
Voltado pra Jesus
O nosso sol.”
(Autor
desconhecido.)
CULMINÂNCIA:
Entrega
da lembrancinha para cada criança (o girassol) símbolo da páscoa e junto á arte
uma reflexão sobre a verdadeira páscoa, alcançando assim também as famílias.
AVALIAÇÃO:
O
trabalho realizado com o tema páscoa foi bem produtivo. Já nas sondagens
realizadas com a turma percebi que as crianças não tinham conhecimentos sobre o
assunto. Esperava que algum deles dissesse que páscoa era chocolate, mas me
surpreenderam, não falaram nada a respeito e isto de uma certa forma foi muito
bom, pois tive a possibilidade de ensinar para eles qual o verdadeiro sentido
da páscoa em nossa vida.
Todas
as crianças participaram das atividades realizadas nesta sequência, no cinema
que foi um momento coletivo prestaram bastante atenção apresentando uma
concentração satisfatória. Na apresentação dos símbolos da páscoa o peixinho e
o coelho foi o motivo da alegria, todos queriam pegar, tocar, animais despertam
a curiosidade das crianças. Outra atividade que também chamou bastante à
atenção foi a artes, a pintura das mãozinhas. Eles gostam de ver o decalque das
mãos no papel, ficam admirando tanto o processo da tinta nas mãos, quanto a
imagem no papel. Ensinei a poesia do girassol para a turma e continuamos a
lê-la todos os dias. Ficaram super felizes em levar a lembrancinha do girassol
para casa ao ver os pais foi a primeira coisa que mostraram. A partilha também
foi muito especial, todas as crianças reunidas num momento de confraternização,
união e amor.
Portanto
o verdadeiro sentido da páscoa foi transmitido, de forma dinâmica e lúdica. A
boa semente foi lançada e os frutos com certeza virão. Certamente não serei eu
a colher, mas o que importa é que eles crescem e deem muitos frutos.
REFERÊNCIAS:
·
Projeto Institucional: Sou Criança Sou
Artista
Nenhum comentário:
Postar um comentário