Relatório de Encaminhamento
Tem 2 anos e 7 meses é da turma de 2 anos da professora Lucinéia .
A
partir de observações diárias sobre o desenvolvimento da criança, percebemos
que ele sente-se seguro no ambiente da instituição, sua adaptação foi tranquila desde o seu
primeiro dia na creche, logo na chegada deixa a mãe sem esboçar nenhuma
reação e vai para os braços da professora/monitora geralmente a mãe se
despede, mas ele não olha. E é bom lembrar que este é seu segundo ano na
instituição.
Seu
convívio com os professores/monitores é bom, relaciona-se bem com todos os
colegas tanto de sua turma quanto da outra turma que divide a mesma sala. Não interage com o grupo, tendo
preferências em ficar sozinho sempre se isolando. Tem dias que demonstra agressivo entrando
em conflito, mas é importante resaltar que esse comportamento não é constante.
Apresenta dificuldade de comunicação, não
fala quase nada, apenas algumas palavras soltas tipo: mamãe e papai sendo
raridade ouvi-lo pronunciar. Faz muito uso de balbucios. Em algumas vezes o
vi tentando cantar, mas não consegue pronunciar as palavras corretamente.
Geralmente quando quer chamar minha atenção pedir ou mostrar alguma coisa ele
toca no meu braço. A criança tem dificuldade em estabelecer e manter o contato visual. Não apresenta interesse em
compartilhar alegrias ou realizações, bem como expressões faciais é muito
difícil arrancar um sorriso.
Na rodinha não consegue se concentrar fica
o tempo todo como se não tivesse compreendendo nada, uma inquietação,
impaciência uma distração exagerada, procura outras coisas pra fazer. Tem
mania de ficar pulando, pulando... E quando o chama faz de conta que não esta
ouvindo, e pode chama-lo várias vezes só vai atender se for até ele e
tocá-lo. Importante resaltar que já foi feito a intervenção em relação
audição da criança e percebemos que ele escuta normalmente, mas ele atende
quando ele quer, nesses momentos ele olha, percebe que é com ele mas não
atende.
Nos momentos das
brincadeiras não se interessa pelos brinquedos e nem da funções aos mesmos,
pega um e larga no mesmo instante, pega outro na verdade pega em todos e não
brinca com
Nenhum, exceto
legos pois brinca por um bom tempo colocando-os em fileiras. No parque
acontece da mesma forma. O momento das refeições é difícil, não alimenta
sozinho e não aceita a alimentação oferecida é necessário insistir por muitas
vezes, e tem hora que junta à comida na boca e joga para fora. Segundo
informações da família a criança tem tolerância à lactose. Se alimenta pouco
a mãe já relatou que a criança faz uso da mamadeira em casa, e não apresenta
dificuldades para se alimentar. Partindo de registros da agenda do filho,
provavelmente ela oferece apenas aquilo que ele gosta (batatinha, inhame e
angu). No repouso sempre ao acordar fica chorando o tempo todo e isso sempre
acontece da mesma forma, mesmo fazendo a intervenção oferecendo várias coisas
até mesmo o banho, mas só para de chorar no momento dele. Pode sentar ao
lado, fazer um carinho nada adianta. Também ainda não controla os esfíncteres.
Sobre sua
coordenação motora consegue escalar, sobe e desce com facilidade, apresenta
equilíbrio e corre com segurança, porém sempre anda na ponta do pé.
Diante das
observações acreditamos
que a criança necessita de atendimento especial.
|
Educação Infantil. Projetos. Sequência de atividades. Jogos. Brincadeiras.
sábado, 25 de julho de 2020
Relatório de criança que precisa ser encaminhada
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário