sábado, 25 de julho de 2020

Relatório de criança que precisa ser encaminhada


Relatório de Encaminhamento



 Tem  2 anos e 7 meses é da turma de 2 anos da professora Lucinéia .
A partir de observações diárias sobre o desenvolvimento da criança, percebemos que ele sente-se seguro no ambiente da instituição, sua adaptação foi tranquila desde o seu primeiro dia na creche, logo na chegada deixa a mãe sem esboçar nenhuma reação e vai para os braços da professora/monitora geralmente a mãe se despede, mas ele não olha. E é bom lembrar que este é seu segundo ano na instituição.
Seu convívio com os professores/monitores é bom, relaciona-se bem com todos os colegas tanto de sua turma quanto da outra turma que divide a mesma sala.  Não interage com o grupo, tendo preferências em ficar sozinho sempre se isolando.  Tem dias que demonstra agressivo entrando em conflito, mas é importante resaltar que esse comportamento não é constante.
Apresenta dificuldade de comunicação, não fala quase nada, apenas algumas palavras soltas tipo: mamãe e papai sendo raridade ouvi-lo pronunciar. Faz muito uso de balbucios. Em algumas vezes o vi tentando cantar, mas não consegue pronunciar as palavras corretamente. Geralmente quando quer chamar minha atenção pedir ou mostrar alguma coisa ele toca no meu braço. A criança tem dificuldade em estabelecer e manter o contato visual. Não apresenta interesse em compartilhar alegrias ou realizações, bem como expressões faciais é muito difícil arrancar um sorriso.
Na rodinha não consegue se concentrar fica o tempo todo como se não tivesse compreendendo nada, uma inquietação, impaciência uma distração exagerada, procura outras coisas pra fazer. Tem mania de ficar pulando, pulando... E quando o chama faz de conta que não esta ouvindo, e pode chama-lo várias vezes só vai atender se for até ele e tocá-lo. Importante resaltar que já foi feito a intervenção em relação audição da criança e percebemos que ele escuta normalmente, mas ele atende quando ele quer, nesses momentos ele olha, percebe que é com ele mas não atende.
Nos momentos das brincadeiras não se interessa pelos brinquedos e nem da funções aos mesmos, pega um e larga no mesmo instante, pega outro na verdade pega em todos e não brinca com

Nenhum, exceto legos pois brinca por um bom tempo colocando-os em fileiras. No parque acontece da mesma forma. O momento das refeições é difícil, não alimenta sozinho e não aceita a alimentação oferecida é necessário insistir por muitas vezes, e tem hora que junta à comida na boca e joga para fora. Segundo informações da família a criança tem tolerância à lactose. Se alimenta pouco a mãe já relatou que a criança faz uso da mamadeira em casa, e não apresenta dificuldades para se alimentar. Partindo de registros da agenda do filho, provavelmente ela oferece apenas aquilo que ele gosta (batatinha, inhame e angu). No repouso sempre ao acordar fica chorando o tempo todo e isso sempre acontece da mesma forma, mesmo fazendo a intervenção oferecendo várias coisas até mesmo o banho, mas só para de chorar no momento dele. Pode sentar ao lado, fazer um carinho  nada adianta. Também ainda não controla os esfíncteres. 
Sobre sua coordenação motora consegue escalar, sobe e desce com facilidade, apresenta equilíbrio e corre com segurança, porém sempre anda na ponta do pé.
Diante das observações acreditamos que a criança necessita de atendimento especial.

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