PROJETO:
TEMA: Jardim de Histórias
Brilhantes!
TURMA: 2
PROFESSORAS: Lucinéia Paula
OBJETIVO GERAL: Proporcionar momentos de prazer através da contação de histórias, ampliando linguagem, vocabulário e a organização de pensamentos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Estimular
a imaginação e criatividade das crianças através das histórias;
·
Ampliar
o repertório de histórias infantis;
·
Conhecer
o autor e ilustrador de cada livro trabalhado com a turma;
· Provocar a curiosidade, emoções e sentimentos das crianças de forma prazerosa e significativa;
·
Desenvolver a linguagem oral e a capacidade
de ouvir;
·
Organizar ideias e pensamentos;
·
Permitir livre expressão;
·
Ampliar vocabulário;
·
Envolver as famílias em algumas atividades
propostas no projeto;
· Desenvolver a coordenação motora, noção
espacial, cores, formas, atenção, concentração e socializar;
· Transmitir valores como
autoestima, paz, respeito às diferenças, amor ao próximo, amizade e
solidariedade, visando contribuir na formação do caráter da criança;
·
Oportunizar a criança
diferentes situações lúdicas, para que através da convivência em grupo possa
desenvolver a sociabilidade, autonomia, cooperação e solidariedade;
Trabalhar
releitura de obras de artes relacionado às histórias contadas.SITUAÇÃO PROBLEMA OU JUSTIFICATIVA: Percebendo a necessidade de trabalhar a linguagem oral da turma e sabendo-se que histórias é um dos caminho que levam as crianças a desenvolver não apenas a oralidade, mas também a imaginação, emoções e valores de forma prazerosa e significativa é que surgiu a ideia de trabalhar essa sequência didática. Pois sabemos que é importante para a formação de qualquer criança ouvir e ouvir muitas histórias, pois é através dos livros e dos contos que a criança enfoca a importância do ouvir, do contar e recontar histórias. Segundo Fanny Abramovich, “Escutá-las é o inicio da aprendizagem para ser um leitor e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão do mundo.”
ESTRATÉGIAS OU METODOLOGIAS: O projeto será desenvolvido através de rodas de histórias, com contação feita pelas professoras, crianças, monitoras e famílias, teatro/dramatizações, músicas, brincadeiras, rodas de conversa, vídeos, murais, cartazes, confecção de material com sucata, mala de história, sacola literária, tenda da história e confecção de caderno de arte utilizando: pintura, desenho, dobradura, colagem e histórias.
DESENVOLVIMENTO:
PRIMEIRA ETAPA:
- Organização do cantinho da
leitura;
- Envio de bilhete as famílias informando sobre o projeto
de turma enfatizando a importância da participação da família;
- Ornamentação da porta da sala da turma com o tema do
projeto “Jardim de Histórias Brilhantes”;
- Contar a história: “A Menina e o Barquinho”;
- Realizar a releitura do quadro de Ivan Cruz;
- Confecções de mural dos
trabalhos realizados em relação ao projeto;
- Registrar através de
desenhos, massa de modelar, as histórias lidas ou ouvidas.
SEGUNDA ETAPA:
-Confecção
de personagens e fantoches para amostra literária com sucata;
-Dramatização e encenação de
histórias infantis com o auxílio de fantoches, bonecos, fichas, etc;
- Confecção da caixa de história;
- Assistir filmes relacionados
às histórias contadas, como: A Galinha Ruiva, Os Três Porquinhos, Chapeuzinho Vermelho,
Rapunzel e outros;
- Contar história
para as outras turmas;
-
Realizar brincadeiras como seu Lobo esta? Corrida da lebre e Tartaruga...
QUARTA
ETAPA:
- Convidar os pais para escolher uma história e
vir contar na sala para as crianças;
- Construção da tenda da história no pátio;
- Contação de história na tenda para outras
turmas da creche;
- História na praça;
- Trabalhar a história Menina Bonita do Laço
de Fita de Ana Maria Machado;
- Trabalhar com a música aos olhos do Pai.RECURSOS: Livros de literatura infantil; fantoches; palitoches; casinha de fantoche; mala; sacolas literárias; avental de histórias; histórias em caixas; cartazes; sombrinha para contar história; fantasias diversas; revistas e jornais; CDs/; Pen drive, Som; Televisão/desenhos; Sucatas; Papéis diversos; Tintas e pincéis; Giz de cera; massinha de modelar; pintura facial; máscaras; máquina fotográfica; microfone; data show; cenários; Cola; tesoura; fichas, figuras; TNT; Cola; Bastão e pistola de Cola quente e outros conforme a necessidades.
AVALIAÇÃO: Será contínua, através da observação diária do comportamento da criança, em seu desempenho nas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse, assimilação e aprendizagem, nas relações e manifestações com os colegas, professor e monitor
Nenhum comentário:
Postar um comentário