· Apropriar-se
de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e
brincadeiras;
· Deslocar-se
seu corpo no espaço, orientando-se por noções como frente, atrás, no alto,
embaixo, dentro, fora, etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de
diferentes naturezas;
· Explorar
formas de deslocamento nos espaços (pular, saltar, dançar), combinando
movimentos e seguindo orientações;
· Demonstrar
progressiva independência no cuidado do seu corpo;
· Desenvolver
progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar,
pintar, rasgar, folhear, entre outros;
Campos de Experiências:Traços, Sons, Cores e Formas
Objetivos ou Competências:
· Utilizar materiais variados com possibilidades de
manipulação. (Argila, massa de modelar) explorando cores, textura,
planos, formas, e volumes ao criar objetos;
· Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em
brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
Campos de Experiências:Escuta, Fala,
Pensamento e Imaginação
Objetivos ou Competências:
· Dialogar
com a criança e adultos, expressando seus desejos,
necessidades sentimentos e opiniões;
· Demonstrar
interesse e atenção ao ouvir a leitura de historia;
· Formular
e responder perguntas sobre fatos da historia narrada, identificando
cenários, personagens e principais acontecimentos;
· Relatar
experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças
teatrais assistidos;
·Criar e contar histórias oralmente, com
base em imagens ou temas sugeridos;
Campos
de Experiências:Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
Objetivos
ou Competências:
· Explorar
e descrever semelhanças e diferenças entre as características e
propriedades dos objetos (Textura, Massa, Tamanho);
· Observar,
relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais;
|
Compartilhar,
com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos
espaços da instituição e fora dela;
· Identificar
relações (dentro, fora, em cima em baixo);
· Classificar
objetos considerando determinados atributos (tamanho, peso, cor e
forma etc.)
· Utilizar
conceitos básicos de tempo (Agora, Hoje, Amanha);
· Contar
oralmente objetos, pessoas, livros em contextos diversos.
Direitos de Aprendizagem e
Desenvolvimento
Conviver – Brincar – Participar –
Explorar – Expressar – Conhecer-se
Dar-se-á de maneira
reflexiva e qualitativa a partir das observações e registros
diários feitos pelos profissionais que atuam com as crianças, a fim
de propiciar novas aprendizagens e o desenvolvimento das crianças
atendidas na instituição, em parceria com seus familiares.
|
|
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário