sábado, 25 de julho de 2020

Intenções Educativas para 2 anos

INTENÇÕES PEDAGÓGICAS

TURMAS DE 2 ANOS –SEGUNDO SEMESTRE

  
Campos de Experiências:O Eu, o Outro e o Nós
Objetivos ou Competências:

· Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras;
· Demonstrar atitude de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos;
· Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios;
· Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças;
· Resolver conflitos nas interações e brincadeiras, com a orientação.

 Campos de Experiências:Corpo, Gestos e Movimentos
Objetivos ou Competências:

·  Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras;
·  Deslocar-se seu corpo no espaço, orientando-se por noções como frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora, etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas;
·  Explorar formas de deslocamento nos espaços (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações;
·  Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo;
·  Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros;

Campos de Experiências:Traços, Sons, Cores e Formas
Objetivos ou Competências:
·  Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação.  (Argila, massa de modelar) explorando cores, textura, planos, formas, e volumes ao criar objetos;
·  Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.

Campos de Experiências:Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
 Objetivos ou Competências:
· Dialogar com a criança e adultos, expressando seus desejos, necessidades sentimentos e opiniões;
· Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de historia;
· Formular e responder perguntas sobre fatos da historia narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos;
· Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos;
·Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos;

Campos de Experiências:Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
Objetivos ou Competências:

· Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (Textura, Massa, Tamanho);
· Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais;
Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela; 
· Identificar relações (dentro, fora, em cima em baixo);
· Classificar objetos considerando determinados atributos (tamanho, peso, cor e forma etc.)
· Utilizar conceitos básicos de tempo (Agora, Hoje, Amanha);
· Contar oralmente objetos, pessoas, livros em contextos diversos.

Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Conviver – Brincar – Participar – Explorar – Expressar – Conhecer-se

Avaliação

Dar-se-á de maneira reflexiva e qualitativa a partir das observações e registros diários feitos pelos profissionais que atuam com as crianças, a fim de propiciar novas aprendizagens e o desenvolvimento das crianças atendidas na instituição, em parceria com seus familiares.









Nenhum comentário:

Postar um comentário