sábado, 25 de julho de 2020

Projeto para Educação Infantil


PROJETO DE TURMA
PROFESSORA: Lucinéia Paula 

TEMA: Bichos Que Voam.


OBJETIVO GERAL:

 Promover o desenvolvimento de algumas habilidades e o envolvimento das crianças com o tema do projeto, através de atividades, permitindo que as crianças possam brincar com parlendas, viajar no mundo da imaginação com as histórias, ampliando seus conhecimentos a respeito não só das aves, mas também de outros animais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Desenvolver a linguagem oral e a capacidade de ouvir;
- Organizar ideias e pensamentos;
- Ampliar vocabulário;
- Estimular a criatividade.
- Envolver as famílias em algumas atividades propostas no projeto;
·    -Manipular diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio;
- Desenvolver a coordenação motora, noção espacial, cores, formas, atenção, concentração e socializar;
- Reconhecer como os hábitos de higiene ajudam a manter a saúde e a prevenção da dengue;
- Desenvolver hábitos e atitudes que ajude a acabar com a proliferação do mosquito;
- Conscientizar as famílias e a comunidade sobre a importância de cuidar do meio ambiente para acabar com a dengue.

SITUAÇÃO PROBLEMA OU JUSTIFICATIVA:
Devido não ter conseguido finalizar as etapas do projeto “Bichos que Voam” no primeiro semestre e o interesse da turma em relação ao tema, optei por dar sequência do mesmo neste segundo semestre, inserindo contação de histórias e parlendas uma vez que minhas crianças apreciação muito.


ESTRATÉGIAS OU METODOLOGIAS:
O projeto será desenvolvido através de palestras, pesquisas de campo, contação de histórias pelas famílias, dramatizações, músicas, parlendas, brincadeiras, rodas de conversa, vídeos, murais, cartazes, confecção de material com sucata e confecção de álbum de arte utilizando: pintura, desenho, dobradura e colagem.

DESENVOLVIMENTO:

PRIMEIRA ETAPA:
- Contar a história: “Pomba Colomba” de Sylvia Orthof;
- Apresentar um pombo para as crianças;
- Na rodinha coversar sobre: O que é  carta? Quem entrega as cartas?
 - Confeccionar uma cartinha com as crianças;
- Convidar os pais para contar histórias para turma usando fantasias;
- Trabalhar com as parlendas:
·         Quem cochicha
             O rabo espicha
             Come pão com largaticha

·         Vaca Amarela
              Pulou a janela
              Quem conversar primeiro
              Fica com o rabo dela

·         Galinha Choca
             Comeu minhoca
              Saiu pulando
              Feito pipoca

SEGUNDA ETAPA:
Na rodinha sondar os conhecimentos prévios das crianças sobre o tema “Dengue”, através de conversa informal,  Lançar questões como: Quem sabe que bichinho é esse? (mostrar imagem do Aedes Aegypti). Ele transmite uma doença que chama dengue. Quem já ouviu falar?;
-Integrar os pais e/ou responsáveis no projeto, pedindo que ajudem pesquisando materiais interessantes para enriquecer o trabalho;
- Confeccionar planfetos educativos para enviar para família e colar na comunidade;
Criar cartazes sobre o tema através de desenhos e técnicas de recorte e colagem;

TERCEIRA ETAPA:
- Confeccionar máscaras do mosquito; Dramatização (como se prevenir da dengue);
- Brincadeiras (cuidar de uma boneca que está “dengosa” – quais são os sintomas e como tratar);
- Pinturas e modelagens relacionados ao tema;
- Histórias e dramatizações sobre o tema;
-Palestra sobre a prevenção da dengue com o pessoal do posto de saúde e teatro com a turma;
- Passeio na comunidade para entrega de planfetos educativos sobre a dengue.

RECURSOS:
 Livros de literatura infantil; revistas e jornais; CDs/; Pen drive, Som; Televisão/desenhos; Sucatas; Papéis diversos; Tintas e pincéis; Giz de cera; Máquina fotográfica; Cola; tesoura; fichas, figuras; TNT; Cola; Bastão e pistola de Cola quente; Um pássaro e gaiola, outros conforme a necessidades.

AVALIAÇÃO:
 Será contínua, através da observação diária do comportamento da criança, em seu desempenho nas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse, assimilação e aprendizagem, nas relações e manifestações com os colegas, professor e monitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário