Sequência de Atividades na Educação Infantil
Turma: 2A
Professor (a): Lucinéia
Paula
Tema da sequência: Creche
e Família Aproximação que Transforma.
Campos de Experiências: O
Eu, O Outro e o Nós; Corpo, Gestos e Movimento; Traços, Sons, Cores e Formas; Escuta,
Fala, Pensamento e Imaginação; Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e
Transformações.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento (BNCC):
(EI02EF01), (EI02EO06), (EI02EO04), (EI02EF03), (EI02CG05) e
(EI02CG01).
Tempo de duração: 2
semanas
Justificativa: Mediante algumas situações vivenciadas na
turma, sentimos a necessidade de apertar os laços com as famílias e uma forma
pratica de fazer isso é convidar as famílias a estarem conosco no ambiente da
creche participando das atividades propostas juntamente com seus filhos, pois
sabemos da importância de ambos caminharem juntos para apoiar o desenvolvimento
das crianças.
Objetivo Geral: Levar a família entender a importância da
parceria creche/família no processo ensino aprendizagem de seus filhos.
Objetivos Específicos:
·
Dialogar com crianças e adultos, expressando
seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
·
Respeitar regras básicas de convívio social nas
interações e brincadeiras;
·
Comunicar-se com os colegas e adultos, buscando
compreendê-los e fazendo-se compreender.
·
Apropriar-se de gestos e movimentos de sua
cultura e no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras;
·
Desenvolver progressivamente as habilidades
manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar...;
·
Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura
de histórias...;
·
Conscientizar e sensibilizar a importância do
acompanhamento familiar na vida de seus filhos e integração entre creche e
família.
Recursos Utilizados: Tinta guache; Cola; Caixa de som; Pen
drive; livros literários; papelão; EVA; papel chamex, pincel; meias; cola
quente, pistola de cola quente; tesouras, TNT, barbante, fantasias, perucas e
chapéu.
Apresentação ou Introdução: Dar inicio a sequência na rodinha
conversando com as crianças sobre como será nossas atividades e que teremos a
presença da família. Pedir que cada um faça o convite para a mamãe, o papai e
os irmãos para vir na creche participar porque vamos ter muitas surpresas. E
enviar um bilhete para as famílias convidando-os para uma reunião onde será
informado o trabalho que será realizado na sequência.
Atividade 1: Reunião
com a família para conversar sobre a sequência didática que será trabalhada e quais atividades serão desenvolvidas com a
participação deles. Dinâmica: De quem é essa mão? Reflexão com o tema: o que eu
sei sobre meu filho?
Atividade 2: Hora da história: convidar os pais para vir
contar uma história na roda para as crianças da turma. E depois uma conversa
informal sobre a mesma.
Atividade 3: Artes: ilustração da história com pintura e colagem.
Atividade 4: Família na roda: Realizar uma rodinha
com a participação dos pais. No primeiro
momento fazer a oração, apresentação de
todos, cantar música de boas vindas, e ensinar aos pais algumas músicas do
convívio das crianças. Ex: Bom dia sol; hoje eu estou feliz; minhoca, o coração
da menina e do menino; o jacaré foi passear lá na lagoa dona formiguinha e
pezinho teimoso. Utilizar fantoches como recurso nesse momento.
Atividade 5: Oficina de artesanato: Construção de fantoches de meia com os pais e as
crianças. Apresentar em slides imagens de fantoches de meias explicando que não
é necessário ser como os apresentados, mas que os pais podem criar usar a imaginação. Conversar com eles
sobre: para que servem os fantoches?
Para contar histórias, cantar e brincar.
Atividade 6: Brincadeira: Dança da
cadeira – no primeiro momento explicar as regras da brincadeira. Na primeira
rodada será apenas os pais e na segunda os pais e os filhos.
Atividade 7: Dramatização da história ‘A
Dona Baratinha’ com a participação dos famílias. Convidar todas as turmas para assistir a
apresentação.
Culminância: Confecção
do mural de fotos de todos os momentos vivenciados com a família durante essa
sequencia didática, com o tema: Creche e Família uma aproximação que
transforma.
Avaliação: No desenvolvimento da sequencia foi notável que a parceria
entre creche e família traz impactos positivos não só para a vida e formação
das crianças, mas também na relação com professora/monitores.
Os momentos vivenciados de forma lúdica como a reunião, as brincadeiras, a
história contada, músicas, a oficina de artesanato e a apresentação teatral com
certeza vão virar história na vida dessas crianças e das famílias. Posso
afirmar que esse trabalho foi muito além das minhas expectativas, conseguimos
alcançar com sucesso os nossos objetivos. Foi apaixonante, a cada atividade
realizada uma nova descoberta, uma conquista. Momentos de muitas alegrias, de carinho
e contato de pais/filhos de pais/professores/monitores. De doze famílias apenas
uma, não participou das atividades propostas e mesmo assim justificou a ausência.
As que participaram só fazem comentários positivos, dizendo que gostaram, que
estão felizes por ter esse momento na creche com os filhos. Os pais do Arthur me
surpreenderam no dia da brincadeira dança da cadeira, pois o papai veio
prestigiar e participou das brincadeiras, a família estava super feliz
principalmente o Arthur que depois dessas atividades tenho percebido uma
mudança em seu comportamento. Esta mais feliz e participativo. Começou a dizer
algumas palavras, pra mim isto é incrível. Foi gratificante desenvolver esse
trabalho, enfim sem palavras para descrever tamanha alegria por ter concluído e
com certeza no segundo semestre quero promover outros momentos de interação com
a família das minhas crianças. Agradeço
a Deus, as minhas monitoras Jaqueline e Joice, minha Pedagoga Magna Lúcia e ao
meu Diretor Guilherme Rodrigues pelo apoio e orientações. Certamente “Juntos
Somos Mais Fortes”.
Obs: Segue
em anexo avaliação das monitoras e famílias em relação ao trabalho realizado.
Anexos/ Foto
Nenhum comentário:
Postar um comentário