sábado, 25 de julho de 2020

Creche e Família Aproximação que Transforma


Sequência de Atividades na Educação Infantil

Turma: 2A

Professor (a): Lucinéia Paula

Tema da sequência: Creche e Família Aproximação que Transforma.

Campos de Experiências: O Eu, O Outro e o Nós; Corpo, Gestos e Movimento; Traços, Sons, Cores e Formas; Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação; Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento (BNCC):
(EI02EF01), (EI02EO06), (EI02EO04), (EI02EF03), (EI02CG05) e (EI02CG01).

Tempo de duração: 2 semanas
Justificativa: Mediante algumas situações vivenciadas na turma, sentimos a necessidade de apertar os laços com as famílias e uma forma pratica de fazer isso é convidar as famílias a estarem conosco no ambiente da creche participando das atividades propostas juntamente com seus filhos, pois sabemos da importância de ambos caminharem juntos para apoiar o desenvolvimento das crianças.
Objetivo Geral: Levar a família entender a importância da parceria creche/família no processo ensino aprendizagem de seus filhos.
Objetivos Específicos:
·         Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões. 
·         Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras;
·         Comunicar-se com os colegas e adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
·         Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura e no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras;
·         Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar...;
·         Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias...;
·         Conscientizar e sensibilizar a importância do acompanhamento familiar na vida de seus filhos e integração entre creche e família.
Recursos Utilizados: Tinta guache; Cola; Caixa de som; Pen drive; livros literários; papelão; EVA; papel chamex, pincel; meias; cola quente, pistola de cola quente; tesouras, TNT, barbante, fantasias, perucas e chapéu.
Apresentação ou Introdução: Dar inicio a sequência na rodinha conversando com as crianças sobre como será nossas atividades e que teremos a presença da família. Pedir que cada um faça o convite para a mamãe, o papai e os irmãos para vir na creche participar porque vamos ter muitas surpresas. E enviar um bilhete para as famílias convidando-os para uma reunião onde será informado o trabalho que será realizado na sequência.
Atividade 1: Reunião com a família para conversar sobre a sequência didática que será trabalhada e  quais atividades serão desenvolvidas com a participação deles. Dinâmica: De quem é essa mão? Reflexão com o tema: o que eu sei sobre meu filho?

Atividade 2: Hora da história: convidar os pais para vir contar uma história na roda para as crianças da turma. E depois uma conversa informal sobre a mesma.

Atividade 3: Artes: ilustração da história com pintura e colagem.

Atividade 4: Família na roda: Realizar uma rodinha com  a participação dos pais. No primeiro momento fazer a oração,  apresentação de todos, cantar música de boas vindas, e ensinar aos pais algumas músicas do convívio das crianças. Ex: Bom dia sol; hoje eu estou feliz; minhoca, o coração da menina e do menino; o jacaré foi passear lá na lagoa dona formiguinha e pezinho teimoso. Utilizar fantoches como recurso nesse momento.

 

Atividade 5: Oficina de artesanato: Construção de fantoches de meia com os pais e as crianças. Apresentar em slides imagens de fantoches de meias explicando que não é necessário ser como os apresentados, mas que os pais podem criar  usar a imaginação. Conversar com eles sobre:  para que servem os fantoches? Para contar histórias, cantar e brincar.

Atividade 6: Brincadeira: Dança da cadeira – no primeiro momento explicar as regras da brincadeira. Na primeira rodada será apenas os pais e na segunda os pais e os filhos.

Atividade 7: Dramatização da história ‘A Dona Baratinha’ com a participação dos famílias. Convidar todas as turmas para assistir a apresentação.

Culminância: Confecção do mural de fotos de todos os momentos vivenciados com a família durante essa sequencia didática, com o tema: Creche e Família uma aproximação que transforma.
Avaliação: No desenvolvimento da sequencia foi notável que a parceria entre creche e família traz impactos positivos não só para a vida e formação das crianças, mas  também na relação com professora/monitores. Os momentos vivenciados de forma lúdica como a reunião, as brincadeiras, a história contada, músicas, a oficina de artesanato e a apresentação teatral com certeza vão virar história na vida dessas crianças e das famílias. Posso afirmar que esse trabalho foi muito além das minhas expectativas, conseguimos alcançar com sucesso os nossos objetivos. Foi apaixonante, a cada atividade realizada uma nova descoberta, uma conquista. Momentos de muitas alegrias, de carinho e contato de pais/filhos de pais/professores/monitores. De doze famílias apenas uma, não participou das atividades propostas e mesmo assim justificou a ausência. As que participaram só fazem comentários positivos, dizendo que gostaram, que estão felizes por ter esse momento na creche com os filhos. Os pais do Arthur me surpreenderam no dia da brincadeira dança da cadeira, pois o papai veio prestigiar e participou das brincadeiras, a família estava super feliz principalmente o Arthur que depois dessas atividades tenho percebido uma mudança em seu comportamento. Esta mais feliz e participativo. Começou a dizer algumas palavras, pra mim isto é incrível. Foi gratificante desenvolver esse trabalho, enfim sem palavras para descrever tamanha alegria por ter concluído e com certeza no segundo semestre quero promover outros momentos de interação com a família das minhas crianças.  Agradeço a Deus, as minhas monitoras Jaqueline e Joice, minha Pedagoga Magna Lúcia e ao meu Diretor Guilherme Rodrigues pelo apoio e orientações. Certamente “Juntos Somos Mais Fortes”.
Obs: Segue em anexo avaliação das monitoras e famílias em relação ao trabalho realizado.
Anexos/ Foto







Nenhum comentário:

Postar um comentário