segunda-feira, 9 de janeiro de 2017


TRABALHANDO IDENTIDADE

 PLANO DE AULA


AMBIENTE: Sala de Referência

EIXO: Comunicação e Múltiplas Linguagens/Identidade e Diversidade

OBJETIVOS:
·         Conhecer a si mesmo e o próprio corpo explorando e identificando suas diferenças partes e funções;
·          Estabelecer relações de semelhanças e diferença entre seu corpo e o corpo do outros colegas do grupo.

RECURSOS:
·         Quebra cabeça do corpo humano, papel 40k. pincel, giz de cera e espelho.

ATIVIDADES: Conhecendo meu corpo. Roda de conversa sobre as partes do corpo utilizando uma criança como exemplo. Desenhar uma criança no papel 40k  e identificar  junto com as crianças as partes do corpo fazer mural deixar exposto na sala e brincar com músicas relacionadas ao tem.

DESENVOLVIMENTO:

         Iniciar a atividade observando o corpo no espelho, e o corpo dos colegas. Sugerir que peguem na parte do corpo, quando a professora solicitar. Exemplo: Vamos agora pegar no joelho, nas mãos, na barriga e assim por diante. Cantar músicas relacionadas como: Eu conheço  jacaré  que gosta de comer, esconda seu nariz se não  jacaré como seu nariz e o dedão pé. Minha boneca de lata; Cabeça, ombro, joelho e pé e fui no mercado entre outras fazendo gestos. Em seguida, um representante  menina e menino eleitos pela turma se deita em uma grande folha de papel para que se  desenhe o contorno do seu corpo  o qual será um modelo de corpo a ser explorado pela turma, onde as crianças vão observar semelhanças e diferenças entre ambos.

DESENHO DO CORPO DA CRIANÇA NO PAPEL 








Lucinéia Paula

Um comentário: